Offtopic nº três.... ter um hamster a ingerir iodo... não me parece nada bom mesmo...mas eu só lido com animais de aior porte...em que isso não representa um problema. Fale com um vet de exóticos.
O soro fisiológico é optimo para lavar feridas, mas sinceramente para desinfectar....não sei se será eficaz. O alcool desinfecta mas também causa a morte de células somáticas na zona do ferimento, o que num bixinho tão pequenino...não me parece boa ideia....
Acho que se costuma usar iodo diluido... mas repito: fala com um vet!!
Siberiana com Tanta dentada... :(
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
Beeeemmm que grande discussão que para aqui vai!!!stellar1 Escreveu:Eu também estou num curso em que tenho de saber essas coisas...MatildeS Escreveu:*O álcool só é estéril a partir da graduação +/- 30º, doutra maneira não se conseguia fazer cerveja e vinho...stellar1 Escreveu:Ok, está desculpada por insistir... O álcool para além de acção desinfectante, tem poder anti-séptico. Eu continuo a afirmar que o soro fisiológico tem poder desinfectante, devido à sua composição em cloreto de sódio e não é só um mero líquido para lavar, porque para isso poderia utilizar a água bidestilada. Mas tal como falou no álcool, não sei se sabe, mas a iodopovidona é estéril e o álcool também o é. Mas isto são posts completamente off-topic.MatildeS Escreveu:Desculpa insistir, mas se realmente desinfecta-se não haveria a necessidade de existir soro fisiológico esterelizado! Para que esterelizar algo que consegue matar os microorganismos?! O soro "esterelizava-se" a ele próprio, por exemplo o álcool a 96% não diz "álcool esterelizado" pois aqui sim, devido à sua grande percentagem de álcool, não permite a existência de microorganismos!stellar1 Escreveu:O soro fisiológico desinfecta devido à sua percentagem em cloreto de sódio...MatildeS Escreveu:O soro fisiológico apenas limpa, poderá arrastar algum tipo de microorganismos, mas não é o suficiente, pois não os mata!stellar1 Escreveu:O soro fisiológico limpa e desinfecta...![]()
btiteia as melhoras para as duas pequeninas, (e insisto) o melhor é mesmo ir ao vet de qualquer das maneiras! Continue a dar novidades!
E se assim fosse nós nunca apanhávamos infecções, porque soro fisiológico, é na concentração de NaCl que temos nos nossos fluidos corporais!
Mas ainda em relação à ideia que tem sobre esterilidade, penso que não estará bem informado/a sobre isso. E o álcool só tem acção sobre bactérias não álcool resistentes, que é um pequeno grupo...
*E da mesma maneira que há bactérias álcool resistentes, há um grande grupo de bactérias (estafilococos) bastante comuns que são resistentes a grandes concentrações de NaCl!
(Estou num curso onde tenho que saber essas coisas todas, daí a minha convicção, e como diria um prof meu "a esterelidade é uma questão de probabilidade")
E as pequenas como estão?

Resumindo, deve usar-se soro fisiologico esterelizado e não betadine devido a ter % de iodo!!!
E assim o fiz! Parecem-me bem melhores!!! Ainda com algumas crostas, o que é normal!!
Quanto á MAZONA (mas que é uma fofa, porque adora festinhas minhas) está agora sozinha e muito refilona!!!
E boa sorte para o curso!!

Saudações Coelhais,
Abaixo o coelho Guizado e muito menos com Arroz!!!!
Penso que não vai ser preciso. QUando for a uma consulta com os meus coelhos, pergunto sobre isso a ele.angeleyes20 Escreveu:Offtopic nº três.... ter um hamster a ingerir iodo... não me parece nada bom mesmo...mas eu só lido com animais de aior porte...em que isso não representa um problema. Fale com um vet de exóticos.
O soro fisiológico é optimo para lavar feridas, mas sinceramente para desinfectar....não sei se será eficaz. O alcool desinfecta mas também causa a morte de células somáticas na zona do ferimento, o que num bixinho tão pequenino...não me parece boa ideia....
Acho que se costuma usar iodo diluido... mas repito: fala com um vet!!
Obrigadinha pela opinião.

Saudações Coelhais,