murganho vs gerbo da mongolia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta out 03, 2008 11:18 pm

fang Escreveu: Só para ressalvar que inteligencia nem sempre é sinónimo de interactividade com humanos. :wink:
Claro que não. Havendo outros exemplos na natureza lembro-me agora do golfinho e do polvo. Embora um seja absolutamente interactivo com humanos e o outro " népia", em termos de inteligência estão muito próximos.
E humanamente falando , ao longo dos tempos temos visto que os " grandes craneos" eram ( e são, os da actualidade , que os há , felizmente ) tudo menos sociaveis.... :lol:
Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

segunda nov 17, 2008 10:34 pm

um post scriptum importante:
quem tem Ratos (vulgo ratazana) não deve ter perto murganho (vulgo ratinho). O rato é predador do murganho e basta o cheiro do primeiro para endoidecer o segundo. è uma questão de qualidade de vida que se deve ter em conta quando se colecciona roedores.
abraço
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça nov 18, 2008 7:23 am

Como? :o
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça nov 18, 2008 10:08 am

8) gostei... :lol:
MatildeS
Membro
Registado: sábado fev 16, 2008 1:42 am

terça nov 18, 2008 1:42 pm

Mozzkito Escreveu:Os murganhos são os ratinhos de laboratório. Aliás, nos laboratórios as pessoas não se referem a eles como ratinhos mas sim como murganhos (ratinho dá mais trabalho dizer); e isto porque porque rato é o nome dado ao Rattus norvegicus que na gíria se chama ratazana.
Ou seja, nos labs há murganhos (ou ratinhos) e ratos.
Como é obvio estamos a falar de nomes vulgares pelo que podem variar muito.
(...)quote]

Olha que não, no laboratório eles são assim mesmo distinguidos como o rato e o ratinho. Sei disso com conhecimento de causa, os meus professores (que trabalham com eles em lab na área da farmacologia), chamam-nos sempre assim.
Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

terça nov 18, 2008 8:05 pm

A gíria (e não só) tem dessas coisas. Em Lisboa chama-se "o enzima" ao que no porto se diz "a enzima" - e mais exemplos se podem avançar. Murganho ou Ratinho... seja. Por cá chama-se a essa preciosidade de laboratório ambas. A ratazana é que se diz mesmo rato. Mas questões de variantes regionais (seja a região um laboratório, ou uma área geográfica) não geram discussões com consenso à vista.

A minha avozinha quando via um Mus dizia -"olha um rato"- e segui um grito de aflição. Quando via um Rattus, apesar de não conseguir dizer quase nada por pavor que a levava a rondar o AVC, apenas apontava e com ar de pânico balbuciava .... "uuummmaa raaattaaazaaannnaaa nooogenntaaa".
Não valorando o sentimento e apreço que a minha avozinha nutria por estes animais, resta que para ela as coisas eram simples e dividida em ratos e ratazanas. Diria ela hoje acerca desta conversa: modernices!

Interessa reter é que não convém misturar as duas espécies em áreas próximas pois os mais pequenos irão passar um mau bocado com o stress.
abrç
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta nov 19, 2008 11:52 pm

Desconhecia e mantenho no mesmo espaço ratos de benin Praomys natalensis ratazanas rattusnorvergicus e ratinhos mus musculus, que com o cheiro proprio destes não devem nem conseguir sentir o meu cheiro depois duma feijoada quanto mais o das ratazanas...atenção não duvido...apenas desconhecia e sempre tenho cometido esse erro :roll:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
misspucca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 3:57 pm

quinta nov 20, 2008 5:05 pm

Native, um ps:
crias ratos de benin?
sei de uma pessoa k queria um macho..
<strong>Por favor adicionar o c&eacute;rebro antes de abrir a boca!</strong>
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

sexta nov 21, 2008 9:46 pm

A nivel de interacção as ratz são melhores devido ao seu tamanho.
O problema dos gerbos é que o seu manuseamento deve de ser cauteloso, pois são mestres no que toca a fugas e em causar estragos.
Em relação aos mus, apesar de os achar muito giros já senti o seu cheiro... Os meus 21 gerbos conseguem cheirar bem melhor do que 3 mus.
luisgecko
Membro Veterano
Registado: domingo ago 31, 2008 8:09 pm

sexta nov 21, 2008 10:16 pm

contras
gerbos- saltam que nem doidos, roem tudo MESMO TUDO
mus- ganda pivete
ratz-..........

pros
gerbos- sem xeiro, mansos (as vezes)
mus- as cobras agradecem
ratz- sem xeiro, interactivas, inteligentes(treinam se)
Responder

Voltar para “Exóticos”