Alimentação para chinchila
Boa tarde a todos. Tenho uma chinchila beje com aproximadamente 4 meses e está comigo há quase 2,5 meses, gostaria da vossa ajuda a nível de cuidados a ter com este bichinho. Já me informei em vários sites e mesmo onde a comprei. A ração que lhe dou é a da Prestige Nature mas já ouvi dizer que a Duo é melhor dado que não tem tantas guloseimas como a nature. Se tiver que mudar de ração, tenho de fazer de modo gradual, certo? Também lhe dou alfafa em cubos, feno e 2x por semana tostas integrais. Dou-lhe um banho diário de areia 2x/dia de manhã e à noite e solto-a à noite durante 20 minutos. Algum conselho adicional agradecia as vossa dicas. Obrigada a todos. Ana
Acho que não devias habituar o teu bixinho a comida "recheada" de guloseimas desde tao peqenino..
Tive a "má" esperiencia com a minha chinchila macho...
Ele ficou tao gulouso que só come as guloseimas e deixa o que é preciso comer para traz. O que nao é nada bom, porque se nao gosta poe po lado e fica sem comer..

Tive a "má" esperiencia com a minha chinchila macho...
Ele ficou tao gulouso que só come as guloseimas e deixa o que é preciso comer para traz. O que nao é nada bom, porque se nao gosta poe po lado e fica sem comer..
A marca que eu estava a referir-me é essa da versele-laga Prestige Nature é a que dou à minha chinchila mas tb ouvi dizer que a tal Duo (que te referes) não tem tanta guloseima. Já obtive outro conselho k foi continuar a dar a da versele-laga Prestige Nature porque tem alfafa fresca, fruta e legumes e contem certos aminoácidos fundamentais para uma boa sáude e comprar só granulado (a tal ração k eles deviam comer mais) e misturar à anterior. O que tenho feito sempre é dar-lhe a comida, ela come logo o que mais gosta k são a futa e legumes em forma de biscoitos e deixa para o fim a alfafa em rama e o tal granulado, só reponho mais comida qd vejo k ela termina os últimos alimentos para obrigá-la a comer o que lhe faz melhor. Obrigada pelo conselho. Boa noite
n quis fazer um topico so para esclarecer uma duvida relacionada cm chinchilas, é a seguinte.é aconselhável fazer um ninho com qualquer tipo de material do genero do algodao? ou a toca é o suficiente para q eles estejam confortaveis??
Sim, é o que já lhe tou a fazer darkrise. Coloco-lhe mais granulado e menos biscoitos e fruta as tais "guloseimas". Tb já me dizeram que esta fruta e legumes em forma de biscoitos fazem parte da dieta das chinchilas, tento controlar a qtd que lhe dou qué menor em relação à própria ração. Obrigada pela sugestão.
Qto à tua questão kravex, o único abrigo k deves ter para a chinchila é uma casinha feita em madeira (existe à venda na loja de animais). O algodão ou outro material está fora de questão. Como deves saber as chinchilas tem um pêlo mto denso o k faz com k elas não tenhâm frio mto pelo contrário se tiverem em sítos mto quentes podem passar um mau bocado com o calor. Espero ter ajudado.