Olá.
Boas festas a todos. Sou nova aqui no vivapets. Inscrevi-me agora mesmo pois este natal a minha prenda foi uma chinchila linda, a Silvestra.
Está cá em casa há 5 dias e ontem reparámos que tem o olho direito um pouco molhado à volta. O QUE SERÁ?
Ela tem estado com bastante energia, principalmente á noite. Come e bebe água, e as fezes parecem-me normais.
Se alguém me poder ajudar, agradeço imenso. Estamos preocupados.
Entretanto, também já aconteceu por duas vezes ela fazer um som esquisito. Estava muito paradinha e fez uns sons. Estaria a tentar comunicar?
Temos brincado muito com ela e ela já nos dá mais confiança.
Desde já muito obrigada pela ajuda.
Ana
Ajudem-me. Chinchila com um olho lacrimejante
olá ana. qto ao olhinho não sei, mas em relação ao ruido, verifica se era em tom meio alto, em ar de chamamento, a minha fez isso várias vezes, até descobrir que era de medo e susto.parecia quase uma pessoa engasgada, contudo há uma página na net so com sons de chinchilas, e ai dá para verificar o que é que queria dizer. no tópico do "ruído de chinchilas" que lancei há tempo atrás, está la o link. é que estive tb ja mto ralada com os barulhos que ela emitia. a minha tem agora 3 meses.
espero ter sido util. bom ano novo.
espero ter sido util. bom ano novo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Colocou aquela frase com aquele tamanho para quê? Sem querer ser desagradável, mas já o sendo, quem está preocupado, leva o animal ao vet e depois uma coisa que me intrigou é como consegue avaliar se as fezes são normais ou não, se nunca teve um animal desta espécie?NanyBeny Escreveu: Está cá em casa há 5 dias e ontem reparámos que tem o olho direito um pouco molhado à volta. O QUE SERÁ?
Ela tem estado com bastante energia, principalmente á noite. Come e bebe água, e as fezes parecem-me normais.
Se alguém me poder ajudar, agradeço imenso. Estamos preocupados.
Desde já desejo as melhoras da sua pequenota...

StellaR 

Olá,boa tarde!
Antes demais, e independentemente do que se diga aqui acho que deve levar a chinchila a um veterinário de exóticos.
Tenho várias chinchilas e posso dizer-lhe que, pelo menos com os meus o lacremejo dos olhinhos já foram por: úlcera no olho, constipação, problemas associados à dentição e tenho um macho que tem lacremejo constante devido a um problema alérgico.
Por isso, nada melhor do que levar a sua chinchila a um veterinário de exóticos pois as causas podem ser múltiplas.
Boa sorte!
Antes demais, e independentemente do que se diga aqui acho que deve levar a chinchila a um veterinário de exóticos.
Tenho várias chinchilas e posso dizer-lhe que, pelo menos com os meus o lacremejo dos olhinhos já foram por: úlcera no olho, constipação, problemas associados à dentição e tenho um macho que tem lacremejo constante devido a um problema alérgico.
Por isso, nada melhor do que levar a sua chinchila a um veterinário de exóticos pois as causas podem ser múltiplas.
Boa sorte!
Olá,boa tarde!
Boa sorte!
Boa sorte!
Obrigada a todos os que responderam.
Em relação aos ruidos, já fui ouvir os sons do tal site e pelo que me pareceu o som que a silvestra fez teria a ver com estar muito barulho novo à sua volta.
Quanto ao olho, já pensei na hipotese de estar a fazer alguma alergia, nomeadamente ao pó que se põe na areia do banho (fará algum sentido?), de qualquer forma irei concerteza com ela ao veterinário para ver o que é.
Usei letras maiores apenas para dar destaque á parte fundamental da questão que me levou a escrever o tópico... não queria ferir susceptibilidades... e quanto ás fezes, eu disse que me "pareciam" normais: "e as fezes parecem-me normais.", baseado no que tenho lido em variados sites sobre chinchilas. Quanto ao comentário: "quem está preocupado, leva o animal ao vet", eu questiono então a função deste forum. É obvio que o forum não serve para substituir uma ida ao veterinario, mas a meu ver, para além de outros assuntos, pode servir para uma espécie de triagem, a partir da ajuda de pessoas que possam cruzar informações úteis. Quem acha que não o pode fazer, não responde simplesmente.
Mais uma vez obrigada aos que tentaram ajudar.
Darei noticias assim que souber alguma coisa.
Ana
Em relação aos ruidos, já fui ouvir os sons do tal site e pelo que me pareceu o som que a silvestra fez teria a ver com estar muito barulho novo à sua volta.
Quanto ao olho, já pensei na hipotese de estar a fazer alguma alergia, nomeadamente ao pó que se põe na areia do banho (fará algum sentido?), de qualquer forma irei concerteza com ela ao veterinário para ver o que é.
Usei letras maiores apenas para dar destaque á parte fundamental da questão que me levou a escrever o tópico... não queria ferir susceptibilidades... e quanto ás fezes, eu disse que me "pareciam" normais: "e as fezes parecem-me normais.", baseado no que tenho lido em variados sites sobre chinchilas. Quanto ao comentário: "quem está preocupado, leva o animal ao vet", eu questiono então a função deste forum. É obvio que o forum não serve para substituir uma ida ao veterinario, mas a meu ver, para além de outros assuntos, pode servir para uma espécie de triagem, a partir da ajuda de pessoas que possam cruzar informações úteis. Quem acha que não o pode fazer, não responde simplesmente.
Mais uma vez obrigada aos que tentaram ajudar.
Darei noticias assim que souber alguma coisa.
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Triagem quem faz é o vet, pois com já foi referido por um user, pode ter diversas causas e o lacrimejo da sua chinchila pode nem ser por nenhuma das situações enunciadas. Aqui trocam-se experiências, mas no que toca no âmbito da saúde animal, como pode consultar noutros tópicos, nenhum user opina sobre isso, apenas aconselha uma ida ao veterinário.
StellaR 

e penso que seja boa ideia nao brincar c ela nos primeiros tempos deixar que o animal se habitue ao novo espaço.ja tenho chinchilas a mes e meio e só agora é que começo a dar festas ao macho e é dentro da gaiola sem forçar nada porque elas adoram ter atençao mas detestam ser agarradas