Ajudem-me. Chinchila com um olho lacrimejante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
NanyBeny
Registado: segunda dez 29, 2008 4:45 pm

segunda dez 29, 2008 5:00 pm

Olá.

Boas festas a todos. Sou nova aqui no vivapets. Inscrevi-me agora mesmo pois este natal a minha prenda foi uma chinchila linda, a Silvestra.

Está cá em casa há 5 dias e ontem reparámos que tem o olho direito um pouco molhado à volta. O QUE SERÁ?

Ela tem estado com bastante energia, principalmente á noite. Come e bebe água, e as fezes parecem-me normais.

Se alguém me poder ajudar, agradeço imenso. Estamos preocupados.

Entretanto, também já aconteceu por duas vezes ela fazer um som esquisito. Estava muito paradinha e fez uns sons. Estaria a tentar comunicar?

Temos brincado muito com ela e ela já nos dá mais confiança.

Desde já muito obrigada pela ajuda.

Ana
cmvn
Membro Júnior
Registado: terça nov 18, 2008 3:17 pm

terça dez 30, 2008 8:43 am

olá ana. qto ao olhinho não sei, mas em relação ao ruido, verifica se era em tom meio alto, em ar de chamamento, a minha fez isso várias vezes, até descobrir que era de medo e susto.parecia quase uma pessoa engasgada, contudo há uma página na net so com sons de chinchilas, e ai dá para verificar o que é que queria dizer. no tópico do "ruído de chinchilas" que lancei há tempo atrás, está la o link. é que estive tb ja mto ralada com os barulhos que ela emitia. a minha tem agora 3 meses.
espero ter sido util. bom ano novo.
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

terça dez 30, 2008 11:05 am

NanyBeny Escreveu: Está cá em casa há 5 dias e ontem reparámos que tem o olho direito um pouco molhado à volta. O QUE SERÁ?

Ela tem estado com bastante energia, principalmente á noite. Come e bebe água, e as fezes parecem-me normais.

Se alguém me poder ajudar, agradeço imenso. Estamos preocupados.
Colocou aquela frase com aquele tamanho para quê? Sem querer ser desagradável, mas já o sendo, quem está preocupado, leva o animal ao vet e depois uma coisa que me intrigou é como consegue avaliar se as fezes são normais ou não, se nunca teve um animal desta espécie?
Desde já desejo as melhoras da sua pequenota... :wink:
StellaR ;)
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

terça dez 30, 2008 3:53 pm

Olá,boa tarde!

Antes demais, e independentemente do que se diga aqui acho que deve levar a chinchila a um veterinário de exóticos.
Tenho várias chinchilas e posso dizer-lhe que, pelo menos com os meus o lacremejo dos olhinhos já foram por: úlcera no olho, constipação, problemas associados à dentição e tenho um macho que tem lacremejo constante devido a um problema alérgico.
Por isso, nada melhor do que levar a sua chinchila a um veterinário de exóticos pois as causas podem ser múltiplas.
Boa sorte!
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

terça dez 30, 2008 4:54 pm

Olá,boa tarde!

Antes demais, e independentemente do que se diga aqui acho que deve levar a chinchila a um veterinário de exóticos.
Tenho várias chinchilas e posso dizer-lhe que, pelo menos com os meus o lacremejo dos olhinhos já foram por: úlcera no olho, constipação, problemas associados à dentição e tenho um macho que tem lacremejo constante devido a um problema alérgico.
Por isso, nada melhor do que levar a sua chinchila a um veterinário de exóticos pois as causas podem ser múltiplas.
Boa sorte!
NanyBeny
Registado: segunda dez 29, 2008 4:45 pm

terça dez 30, 2008 6:36 pm

Obrigada a todos os que responderam.

Em relação aos ruidos, já fui ouvir os sons do tal site e pelo que me pareceu o som que a silvestra fez teria a ver com estar muito barulho novo à sua volta.

Quanto ao olho, já pensei na hipotese de estar a fazer alguma alergia, nomeadamente ao pó que se põe na areia do banho (fará algum sentido?), de qualquer forma irei concerteza com ela ao veterinário para ver o que é.

Usei letras maiores apenas para dar destaque á parte fundamental da questão que me levou a escrever o tópico... não queria ferir susceptibilidades... e quanto ás fezes, eu disse que me "pareciam" normais: "e as fezes parecem-me normais.", baseado no que tenho lido em variados sites sobre chinchilas. Quanto ao comentário: "quem está preocupado, leva o animal ao vet", eu questiono então a função deste forum. É obvio que o forum não serve para substituir uma ida ao veterinario, mas a meu ver, para além de outros assuntos, pode servir para uma espécie de triagem, a partir da ajuda de pessoas que possam cruzar informações úteis. Quem acha que não o pode fazer, não responde simplesmente.

Mais uma vez obrigada aos que tentaram ajudar.

Darei noticias assim que souber alguma coisa.

Ana
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

terça dez 30, 2008 10:36 pm

Triagem quem faz é o vet, pois com já foi referido por um user, pode ter diversas causas e o lacrimejo da sua chinchila pode nem ser por nenhuma das situações enunciadas. Aqui trocam-se experiências, mas no que toca no âmbito da saúde animal, como pode consultar noutros tópicos, nenhum user opina sobre isso, apenas aconselha uma ida ao veterinário.
StellaR ;)
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

quarta dez 31, 2008 9:54 am

e penso que seja boa ideia nao brincar c ela nos primeiros tempos deixar que o animal se habitue ao novo espaço.ja tenho chinchilas a mes e meio e só agora é que começo a dar festas ao macho e é dentro da gaiola sem forçar nada porque elas adoram ter atençao mas detestam ser agarradas
Responder

Voltar para “Exóticos”