Chinchila...
-
- Membro
- Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
- Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india
Boa noite
Tenho vindo a ponderar há uns meses a hipotese de adquirir uma chinchila ou um petauro. Tenho pesquisado extensivamente na net, falado com donos de lojas de animais mas infelizmente onde eu moro, no Algarve, há pouco conhecimento "in loco" sobre estes animais, pelo que toda a informação verdadeiramente util de que disponho tem vindo de foruns como este.
O meu receio é que as chinchilas sejam animais que mordam, pois tive algumas experiencias de "dentadinhas" de hamsters que não foram nada agradáveis.
Em termos de condições para ter uma chinchila, não tenho duvida de que disponho de local, tempo, paciência. O meu maior receio seria o calor de verão embora tenho climatização em toda a habitação e disponho de um vasto terreno á volta da casa onde há muito sitio fresco onde pudesse colocar uma gaiola grande para o animal.
Curiosamente, tenho vagueado de forum em forum e vejo que o assunto das dentadas é inexistente o que me leva a pensar que estes animais não são muito de morder nos donos. Estarei certa em pensar isso?
E já agora se alguem me puder dizer algo sobre petauros, pois não falei ainda com ninguem que os tenha em casa.
Todos os reparos, sugestões, avisos, enfim, toda a ajuda que me puderem dar para me ajudar a fazer a decisão mais correcta serão muito apreciados.
Paula
Tenho vindo a ponderar há uns meses a hipotese de adquirir uma chinchila ou um petauro. Tenho pesquisado extensivamente na net, falado com donos de lojas de animais mas infelizmente onde eu moro, no Algarve, há pouco conhecimento "in loco" sobre estes animais, pelo que toda a informação verdadeiramente util de que disponho tem vindo de foruns como este.
O meu receio é que as chinchilas sejam animais que mordam, pois tive algumas experiencias de "dentadinhas" de hamsters que não foram nada agradáveis.
Em termos de condições para ter uma chinchila, não tenho duvida de que disponho de local, tempo, paciência. O meu maior receio seria o calor de verão embora tenho climatização em toda a habitação e disponho de um vasto terreno á volta da casa onde há muito sitio fresco onde pudesse colocar uma gaiola grande para o animal.
Curiosamente, tenho vagueado de forum em forum e vejo que o assunto das dentadas é inexistente o que me leva a pensar que estes animais não são muito de morder nos donos. Estarei certa em pensar isso?
E já agora se alguem me puder dizer algo sobre petauros, pois não falei ainda com ninguem que os tenha em casa.
Todos os reparos, sugestões, avisos, enfim, toda a ajuda que me puderem dar para me ajudar a fazer a decisão mais correcta serão muito apreciados.
Paula
-
- Membro
- Registado: segunda fev 28, 2005 12:59 pm
- Localização: Chinchila Cinza Standard,Testudo Horsfieldi, Testudo Graeca, Pelodiscus sinensis
Tenho uma chinchila á cerca de 1 ano, é um animal espetacular, muito energético e muito activo ( de noite ). Para mim é excelente porque trabalho de dia assim como a minha esposa e ao fim do dia e á noite é quando ele está activo e assim disfrutamos de optimos momentos com ele. Todas as noites quando jantamos o soltamos, ele corre pula trepa para o nosso colo, chega a vir á mesa, sentamo-nos no chao e ele anda sempre de volta e em cima de nós, é muito divertido. Até hoje nunca nos mordeu e todos os dias de manha costumo ir dar-lhe umas festas, ele até volta a cabeça para eu o ir afagando. Se tens condiçoes e tempo, sao das coisas mais importantes, aconselho a adquirires uma, nao te vais arrepender! Quanto aos petauros é uma espécie que nao conheço muito bem, sei de uma loja perto da minha casa onde vendem, em Vialonga. Aconselho a falares com alguém que tenha para assim conheceres melhor a espécie além de , é claro, pesquisares o mais possível.
-
- Membro
Muito obrigada pela sua resposta. Eu já tive a pesquisar o site dessa loja em Vialonga (até tirei o numero de tlm deles para lhes ligar, creio que fala de Petoslandia?).esmifra Escreveu:Tenho uma chinchila á cerca de 1 ano, é um animal espetacular, muito energético e muito activo ( de noite ). Para mim é excelente porque trabalho de dia assim como a minha esposa e ao fim do dia e á noite é quando ele está activo e assim disfrutamos de optimos momentos com ele. Todas as noites quando jantamos o soltamos, ele corre pula trepa para o nosso colo, chega a vir á mesa, sentamo-nos no chao e ele anda sempre de volta e em cima de nós, é muito divertido. Até hoje nunca nos mordeu e todos os dias de manha costumo ir dar-lhe umas festas, ele até volta a cabeça para eu o ir afagando. Se tens condiçoes e tempo, sao das coisas mais importantes, aconselho a adquirires uma, nao te vais arrepender! Quanto aos petauros é uma espécie que nao conheço muito bem, sei de uma loja perto da minha casa onde vendem, em Vialonga. Aconselho a falares com alguém que tenha para assim conheceres melhor a espécie além de , é claro, pesquisares o mais possível.
Como deve calcular, aqui no Algarve há muito pouca informação sobre estas especies e seria um crime adquirir um animal sem ter total conhecimento prévio das condições necessárias para lhe porporcionar uma vida longa e feliz.
Também trabalho de dia e tenho a noite toda livre para lhe dedicar e apreciar, o que creio será satisfatório para ele e para mim, assim ninguem o importuna durante o seu descanso, lol.
Fico muito contente por saber que não são dados a mordidelas, já me coloca um pouco mais perto de adquirir um.
Abraços.
Paula
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
sao animais absolutamente fantásticos! se puder dar as condiçoes que outro forista ja abordou e muito mimo porque adoram
, é uma excelente companhia!
adquiri a minha ha um ano e é encantador, mimado, fofo, inteligente...Fantástico!
ja li que sao os proximos cães ....

adquiri a minha ha um ano e é encantador, mimado, fofo, inteligente...Fantástico!
ja li que sao os proximos cães ....
existe aí no algarve um grande criador de chinchilas e que me parece uma pessoa bastante honesta!eu estou sempre a perder o link da pagina dele mas ele é criador de chinchilas e a mulher de porcos da india vou ver se encontro o site
-
- Membro
Obrigada pedrolm, aguardo então que me mande o link do site, pois preferia mto mais comprar a um criador da zona do que a uma loja de animais a 200 ou 300 kms daqui.pedrolm Escreveu:existe aí no algarve um grande criador de chinchilas e que me parece uma pessoa bastante honesta!eu estou sempre a perder o link da pagina dele mas ele é criador de chinchilas e a mulher de porcos da india vou ver se encontro o site
Cumps
Paula
-
- Membro
Obrigada pelo seu ressalvo. De facto, tenho estado a "estudar" vários locais que tenho disponiveis e tenho uma sala que é pouco usada pela familia e onde eu posso colocar a gaiola. Por ser bastante fria e ter pouco recheio (apenas sofá e movel) é que não usamos e considero ideal para a chinchila, pois tem 0 de humidade é muito fria e o bichinho pode fazer o barulho que quiser durante a noite. Servirá tambem de lugar para as brincadeiras á solta.pedrolm Escreveu:roedores do algarve!atençao que por na rua nem sempre é a melhor opçao porque mesmo a sombra esta calor e elas sao muito sensiveis asaltas temperaturas
No entanto, tenho consciência que só depois de ter o animal é que puderei saber ao certo se será o local apropriado. Ainda estou na fase da "investigação".
Cumps
Paula
boa sorte
eu tenho um casal no meu quarto e estou maravilhado com eles, sao muito muito fixes só tenho pena de nao os soltar muitas vezes porque os danados só fazem disparates e começam logo a roer o que nao devem como fios que ja tentei arranjar soluçao para que eles nao os consigam roer mas foram todas falhadas e depois tem a questao de voltar para a gaiola que ja tive de dormir com eles soltos porque os malandros insistiram que nao queriam voltar claro que quando acordei era uma confusao pelo quarto que tive de desistir.a gaiola nao é pequena mas tratarei de arranjar um "arranha-ceus" para disfrutarem de mais espaço.de qualquer maneira se no inicio eles tem medo sem forçar consegui que venham para a minha mae e para o meu colo(mas sem serem agarrados,eles odeiam que os agarrem)

-
- Membro
- Registado: quarta jan 04, 2006 5:00 pm
Concordo com tudo o que foi dito. E o meu Gil adquiri - o nessa mesma loja em Vialonga ,aliás o rapaz que lá está chama-se Hugo.
De tudo o que foi dito aqui , acrescento também que é um animal espectacular , o qual também nos dá mimos quando lhe apetece , claro
Eu ADORO o Meu GIL.
De tudo o que foi dito aqui , acrescento também que é um animal espectacular , o qual também nos dá mimos quando lhe apetece , claro

Eu ADORO o Meu GIL.
Sónia
-
- Membro
Boa noite a todos.
Ora aqui tou eu para vos comunicar que já adquiri a minha chinchila. É um macho escuro cinzento/preto que se chama Joey. Ainda está a habituar-se ao novo ambiente.
Comprei a gaiola que me aconselharam, que era a maior das disponiveis.
Só não estou muito satisfeita com a comida que ele me aconselhou que tem muita mistura mas é o que ele tem dado ás chinchilas desde sempre e eu tive medo de mudar.
A minha unica duvida é que tipo de material ponho no ninho, pois eu não comprei nada com receio de não ser adequado. Ele tinha serradura, mas eu não tinha a certeza se era mais adequado.
Alguem me pode dizer o que eu poderei colocar no ninho?
Quando o Joey estiver mais calmo, ele agora emite um som tipo grito constantemente, que julgo ser dos barulhos estranhos que ouve (só chegou há uma hora cá em casa), eu tiro fotos para colocar aqui e dar de conhecer ao pessoal que me ajudou na decisão.
A todos que me responderam neste forum, deixo aqui o meu muito obrigada.
Abraços
Paula
Ora aqui tou eu para vos comunicar que já adquiri a minha chinchila. É um macho escuro cinzento/preto que se chama Joey. Ainda está a habituar-se ao novo ambiente.
Comprei a gaiola que me aconselharam, que era a maior das disponiveis.
Só não estou muito satisfeita com a comida que ele me aconselhou que tem muita mistura mas é o que ele tem dado ás chinchilas desde sempre e eu tive medo de mudar.
A minha unica duvida é que tipo de material ponho no ninho, pois eu não comprei nada com receio de não ser adequado. Ele tinha serradura, mas eu não tinha a certeza se era mais adequado.
Alguem me pode dizer o que eu poderei colocar no ninho?
Quando o Joey estiver mais calmo, ele agora emite um som tipo grito constantemente, que julgo ser dos barulhos estranhos que ouve (só chegou há uma hora cá em casa), eu tiro fotos para colocar aqui e dar de conhecer ao pessoal que me ajudou na decisão.
A todos que me responderam neste forum, deixo aqui o meu muito obrigada.
Abraços
Paula
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
Olá.
Antes de mais, parabéns pelo novo peludo aí de casa!
No que diz respeito à comida... tem razao, as melhores rações são aquelas que são só granulado, aquelas que têm guloseimas pelo meio acabam por ser prejudiciais porque elas comem as guloseimas todas primeiras e deixam o granulado. Dê-lhe mais uns dias para se habituar e depois pode fazer o "desmame"... na primeira semana de transiçao, dê-lhe 1/4 da raçao nova e 3/4 da antiga, na 2a semana, metade de uma e metade da outra, na 3a semana, 3/4 da nova e 1/4 da antiga. Se a qualquer momento vir que os cocós estão a perder consistência, adicione um pouco mais da raçao antiga, deixe estar assim uns dias e depois prossiga. Para além da raçao, elas têm também de ter sempre feno disponível. Quando comprar, procure um saco que esteja verdinho, se estiver tudo castanho, está muito seco e elas regra geral nao gostam tanto.
No que toca ao material para o ninho, elas não fazem ninho, só precisam é de qualquer coisa no fundo da gaiola, e aí pode usar aparas de pinho ou pode optar por aquele granulado de madeira prensada que se compra para os gatos, como a Cat's Best. Eu uso aparas, funcionam bem, não são caras e às vezes ainda aparecem lá no meio uns bocadinhos de pinho que elas se diverter a roer
Antes de mais, parabéns pelo novo peludo aí de casa!

No que diz respeito à comida... tem razao, as melhores rações são aquelas que são só granulado, aquelas que têm guloseimas pelo meio acabam por ser prejudiciais porque elas comem as guloseimas todas primeiras e deixam o granulado. Dê-lhe mais uns dias para se habituar e depois pode fazer o "desmame"... na primeira semana de transiçao, dê-lhe 1/4 da raçao nova e 3/4 da antiga, na 2a semana, metade de uma e metade da outra, na 3a semana, 3/4 da nova e 1/4 da antiga. Se a qualquer momento vir que os cocós estão a perder consistência, adicione um pouco mais da raçao antiga, deixe estar assim uns dias e depois prossiga. Para além da raçao, elas têm também de ter sempre feno disponível. Quando comprar, procure um saco que esteja verdinho, se estiver tudo castanho, está muito seco e elas regra geral nao gostam tanto.
No que toca ao material para o ninho, elas não fazem ninho, só precisam é de qualquer coisa no fundo da gaiola, e aí pode usar aparas de pinho ou pode optar por aquele granulado de madeira prensada que se compra para os gatos, como a Cat's Best. Eu uso aparas, funcionam bem, não são caras e às vezes ainda aparecem lá no meio uns bocadinhos de pinho que elas se diverter a roer