PDI nao come!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
duqueema
Membro
Registado: domingo jan 25, 2009 9:30 am

segunda jan 26, 2009 7:54 pm

ola a todos,

o kiko no primeiro dia (sabado) comeu cenoura, devorou quase uma inteira (pekena)! hoje de manha deixei banana e uva para ele comer e fui trabalhar....entretanto xeguei e ele nem tocou na fruta, depois fui buscar pimento, salsa, cenoura e pepino e ele nao quis nada, sera que esta doente?
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

segunda jan 26, 2009 9:13 pm

ola
tens que tentar ver se ele esta com diarreia , os porquinhos que nao estejam habituados a certos vegetais ou frutas podem entrar em diarreia , se ele estiver tens que fazer parar o mais rapido , umas das coisas e parares de dar vegetais . se ele estiver com diarreia vai ao vet para ele receitar algo

Boa sorte

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

segunda jan 26, 2009 10:47 pm

Refere-se apenas aos vegetais e à fruta. Come ração? E feno? E o estado geral dele? Está activo?
O que interessa é que coma, se não quiser comer temporariamente vegetais e fruta não há problema (embora não deixe de ser estranho, tratando-se de coisas que está acostumado a comer e gosta). Mas se não come nada, corra com ele para o vet. Os pdi não podem ficar muito tempo sem comer. Quando um dos meus pdi deixou de comer, o meu vet recomendou-me que o forçasse a comer uma papa sem leite na sua composição, preparada com água, com a ajuda de uma seringa. Isto, claro, até chegar a hora da consulta e durante o tratamento. Por favor, se o seu porquinho deixou mesmo de comer, não hesite, contacte já quem lhe possa dar uma ajuda profissional.
Dê-nos noticias
duqueema
Membro
Registado: domingo jan 25, 2009 9:30 am

terça jan 27, 2009 7:20 pm

racao ele come e feno tambem, so achei estranho ele nao ter comido nem a fruta nem os legumes!!!

ja esta a comer fruta e legumes, secalhar na altura nao lhe apetecia!!!
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

quarta jan 28, 2009 2:58 pm

Pois, é possível. Também depende da quantidade de ração que lhe deita.

Pelo menos as fêmeas que tenho, preferem a ração aos legumes, por isso se eu deitasse grandes quantidades de ração, com toda a certeza, elas depois não pegariam nos legumes.

Um pequeno à parte, as frutas são permitidas, mas não deve dar diariamente devido às quantidades de açúcar que estas têm. Em relação aos legumes, a cenoura é permitida, mas não todos os dias, pois engorda muito.

Mas encontra uma pirâmide sobre a alimentação recomendável destes neste link: http://capi-portugal.com/ , bem como poderá encontrar muita mais informação destes pequenos nos sites de criadores.

Espero ter ajudado. :wink:
StellaR ;)
ChloeS
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 10:39 pm

Boa noticia, lá não estava virado para as verduras no momento :D

Engraçado o website do capi, parece que a informação é fidedigna.
Bom, os meus porquinhos pesam os 2 mais de um Kg (um deles pesa 1,3 Kg). Se calhar andam "bem" nutridos demais. Eles comem ração e feno e legumes e tudo o que lhes der e parece que estão sempre prontos a comer mais :o eheh Tenho posto sempre limites (excepto no feno), a ração só fica disponível de manhã, mas parece que mesmo assim estão um bocadinho para o gordo!

Perdão pela ignorância :P , mas sabem dizer-me onde encontrar dente-de-leão e em que altura? Faz-se muita propaganda e diz-se que os pdi adoooram. Gostava de dar aos meus.
stellar1
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 11:59 pm

Uma das variedades do feno da montanha da Versele-Laga têm adicionado os tais famosos dentes-de-leão.

ChloeS, só uma questão: que quantidade de ração deita aos seus pequenos? E por exemplo, no caso dos humanos, que penso que nos animais deve processar-se da mesma forma, a quantidade de comida que deve ser ingerida ao longo do dia, deve ser repartida ao longo do dia, para que esta seja totalmente aproveitada e não acumulada, ou seja, por exemplo, eu às minhas PDI's dou uma colher de sopa de ração de manhã e outra à noite, a cada uma, e durante a tarde "divertem-se" com o feno e os legumes.

As minhas por elas também estariam todo o dia a comer, mas quem tem de impôr limites é o dono, senão é o reino da macacada! :lol: :lol:

Mas mesmo assim as minhas fêmeas adultas pesam por volta das 900gr...
StellaR ;)
ChloeS
Membro Veterano

quinta jan 29, 2009 1:03 am

O meu vet recomendou que só lhes deixasse à disposição a ração quatro horas por dia. Então por comodidade deixo-lhes de manhã e à hora de almoço retiro. Mas vou experimentar repartir: 2 horas de manha e 2 horas ao fim da tarde. Obrigada pelo conselho.
Dou uma colher de sopa de ração por porquinho. Não me parece muito, até pelo contrário, tendo em conta o que já li aqui no forum. Talvez tenha de mudar de ração. Que tipo de ração dá às suas porquinhas? Eu dou uma da Versele-Laga, mas tem cereais misturados. E agora experimentei uma outra sem cereais, feita à base de ervas. Tão cara e os marotos odiaram!! :twisted:
stellar1
Membro Veterano

quinta jan 29, 2009 1:07 am

Eu dou mesmo a Cavia Complete. É mais cara, mas também rende bastante. Pois eu comprei a caixa de 2,5kg e dura para aí uns dois meses... Por acaso as minhas com ração não são esquisitas... lol

A quantidade de ração que lhes deito, não dura mais de 5min no comedouro...

Eu por acaso, nisso de quantidade de ração, sou rigorosa, pois um animal com o peso adequado é mais saudável... E como vou ser uma futura profissional de saúde, a minha preocupação pela saúde começa nos meus animais! :lol: :lol:
StellaR ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”