AJUDA - Porquinho da India

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
ToeLu
Registado: domingo fev 22, 2009 4:44 pm

domingo fev 22, 2009 4:52 pm

Olá a todos... sou novo neste forum... ja li imenso nele... e gostaria apenas que me esclarecessem umas duvidas!

Estou a pensar em comprar 2 porquinhos da india, mas antes estou preocupado com a casita que devo escolher para eles.
ja vi neste forum, mas gostava de saber onde encontro para eu construir. tipo aquelas coisas da la redoute, mas sao muito caras, nao há algo menos dispendioso, mas com o mesmo efeito. vou por a casita na minha varanda... a varanda é fechada, mas tenho medo porque de noite é um bocadtio frio la.
Outra duvida é a base da casita, o que vcs dizem de coroplast... para que serve, e onde se vende?

A nível da alimentação ja estou elucidado, so gostava que me dessem lojas para comprar. porque no norteshopping na ornimundo as coisas sao caritas...

tipo aparas de madeira, bebedouros, etc...

espero que me ajudem... e muito obrigado :P
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

domingo fev 22, 2009 11:51 pm

Quanto à construção da casinha, não sei ajudar. Quanto ao resto...
Em primeiro lugar parabens por se elucidar antes de adquirir os porquinhos. É coisa rara e de louvar!
Quanto à alimentação: feno de qualidade. Interessa é que seja bem verdinho :D
Ração: com vitamina C estabilizada e sem cereais. Infelizmente não há marcas baratas com estas características. Recomendo vivamente a Bunny Nature (parece-me melhor até do que a Versele-Laga). É cara, bem sei, mas acho que vale mesmo a pena e até dura bastante. Convem perguntar na loja ou criador onde vai adquirir os pdi qual a ração a que estão habituados para ir misturando a nova ração aos poucos até substituir a antiga por completo: eles são sensíveis a mudanças bruscas na dieta.

Uma questão importante relativa è temperatura (se calhar já sabe, mas pelo sim, pelo não...): se essa varanda fechada é fria no Inverno, tambem deve ser quente no Verão, e esta é a parte mais problemática, porque os pdi não devem estar expostos a temperaturas muito superiores a 24º (uma temperatura de mais de 28ºC é já bastante perigosa, podendo pôr em risco a vida) Não que o frio tambem não seja de evitar, mas penso é que dentro de casa não é tão provável a temperatura descer ao ponto de provocar problemas. Já subir demasiado pode acontecer. O ideal é entre 18 e 24ºC, segundo já me informei em diversas fontes, mas se ultrapassar um pouco esses limites, tambem não há-de ser dramático :lol:
Boa sorte!

[Editado pela moderação (zitapets)]
ToeLu

segunda fev 23, 2009 12:14 am

ChloeS Escreveu:Quanto � constru��o da casinha, n�o sei ajudar. Quanto ao resto...
Em primeiro lugar parabens por se elucidar antes de adquirir os porquinhos. � coisa rara e de louvar!
Quanto à alimentação: feno de qualidade. Interessa é que seja bem verdinho Very Happy
Ração: com vitamina C estabilizada e sem cereais. Infelizmente não há marcas baratas com estas características. Recomendo vivamente a Bunny Nature (parece-me melhor até do que a Versele-Laga). É cara, bem sei, mas acho que vale mesmo a pena e até dura bastante. Convem perguntar na loja ou criador onde vai adquirir os pdi qual a ração a que estão habituados para ir misturando a nova ração aos poucos até substituir a antiga por completo: eles são sensíveis a mudanças bruscas na dieta.

Uma quest�o importante relativa � temperatura (se calhar j� sabe, mas pelo sim, pelo n�o...): se essa varanda fechada � fria no Inverno, tambem deve ser quente no Ver�o, e esta � a parte mais problem�tica, porque os pdi n�o devem estar expostos a temperaturas muito superiores a 24� (uma temperatura de mais de 28�C � j� bastante perigosa, podendo p�r em risco a vida) N�o que o frio tambem n�o seja de evitar, mas penso � que dentro de casa n�o � t�o prov�vel a temperatura descer ao ponto de provocar problemas. J� subir demasiado pode acontecer. O ideal � entre 18 e 24�C, segundo j� me informei em diversas fontes, mas se ultrapassar um pouco esses limites, tambem n�o h�-de ser dram�tico :lol:
Boa sorte!
Obrigado pela resposta...
em breve darei mais noticias...

agora resta me saber uma coisa... A BASE DE COMO È FEITA A GAIOLITA... esse de coroplasto... :?
ToeLu

segunda fev 23, 2009 12:43 am

uma duvida...
para fazer a base da gaiola é este:

[Editado pela moderação (zitapets)]

coroplast???

AJUDEM ME...
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

segunda fev 23, 2009 2:16 am

[Editado pela moderação (Zitapets)]

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

segunda fev 23, 2009 12:14 pm

pois... no que respeita aos animais não podemos olhar aos gastos... um porquinho não é dos animais que saem mais caros, mas sempre dão despesa, e os vets tão saem um bocado caros, pensa muito bem então antes de os levares para casa.

Em relação ao coroplast, pela experiência que tenho não compensa. Os cubos da La Redoute são quase ao preço de uma gaiola e acresce ainda o preço do coroplast (cerca de 10-15€ por folha) que tem de ser substituído com alguma frequência porque a urina dos porquinho corroí o material. Por isso aconselho-te a ver bem nas lojas de animais (não precisas de comprar de uma marca conhecida, há lojas com gaiolas de porquinhos de fabrico português, o que sai mais barato). Aí no Norte não sei, mas em LX os grandes hipermercados têm gaiolas de dimensões bem boas a preços reduzidos. E a gaiola sempre dura mais tempo que o coroplast...

Se depois de pensares em todos estes assuntos e decidires que tens condições e vontade para ter os porquinhos, deixo-te então apenas um conselho (visto que ja te responderam às questões sobre alimentação, etc)
a marquise é capaz de não ser o sitio ideal... porque a temperatura varia muito, de dia se apanhar sol está muito quente, e de noite é muito fria... só para não falar nas correntes de ar... se calhar o melhor sitio para pores os teus porquinhos é na cozinha. Se não puderes por na cozinha... tens de ter sempre as janelas fechadas (excepto no verão, podem estar abertas, mas cuidado com as correntes de ar), protege as janelas com estores japoneses, etc, para os porquinhos não apanharem sol directo. À noite, é mais complicado... aquecedores podem ser perigosos... fecha bem tudo põe a gaiola sobre uma mantinha polar (para não estar sobre o chão frio) e tapa-a com outra (deixa umas gretas para circular o ar).
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

segunda fev 23, 2009 12:16 pm

ah! outra coisa... mesmo que não os possas por na cozinha de dia (por teres pouco espaço) põe-os pelo menos de noite, sempre é mais quentinho.
ToeLu

segunda fev 23, 2009 2:40 pm

Em relação às correntes de ar, so tenho mesmo a marquise... nao tenho hipotese de por os porquitos noutro sitio...

apenas vim ca para me elucidarem sobre isso do poliporileno. mas começam logo a falar de custos e etc...

Cumprimentos...
palocas
Membro
Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india

segunda fev 23, 2009 3:06 pm

Olá

Eu também tive a pesquisar muito sobre o coroplast mas quando liguei para uns criadores de porquinhos eles não mo aconselharam. Em vez disso, comprei uma cerca com 1,70 m x 0,90 m x 1,00 m e para o fundo usei linoleo que cobro com aparas de madeira que se compram em supermercados e para lhe dar um "ar" mais natural, espalho feno por cima das aparas (talvez não seja preciso, mas acho que fica mais fofinho para elas). O feno que uso para pôr no chão é de qualidade inferior ao que ponho no suporte delas, mas no entanto se elas o comerem não lhes fará mal pois é próprio para todos os roedores. Eu tenho 2 porquinhas com 2 meses e 3 dias cada uma, e claro que a cerca é demasiado grande para elas, mas tenho o privilégio de ter espaço com fartura em minha casa, para a tua marquise podes arranjar uma cerca mais adequada ao formato e tamanho dela. O linoleo é de plastico por isso lava-se bem e não deixa passar a urina para a madeira que tenho como base da cerca, além disso, quando for preciso substituir não sai caro. :D

Fica aqui uma mera sugestão se quiseres fugir ás gaiolas, como é o meu caso. :wink:

Se precisares de mais esclarecimentos, tentarei te ajudar sempre no que puder. :)
ToeLu

segunda fev 23, 2009 3:19 pm

antes de mais obrigado pelo o apoio...

Podias me mandar uns links por mp dissso do linoleo por favor...?
Outra questão, achas que na minha marquise os porquitos vao ficar com frio e calor???

:D Cumps.
palocas
Membro
Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india

segunda fev 23, 2009 4:27 pm

"antes de mais obrigado pelo o apoio...

Podias me mandar uns links por mp dissso do linoleo por favor...?
Outra questão, achas que na minha marquise os porquitos vao ficar com frio e calor??? "

O linoleo compro em qualquer drogaria. Sei que lojas como Aki, Izi, etc também vendem. Sinceramente, online nunca pesquisei, como tenho várias drogarias "á mão". :)

Não conheço a tua marquise, mas talvez se pusesses um termómetro lá para teres noção da mudança de temperaturas te ajudasse. Quando estiveres lá, repara bem em pormenores como se o sol bate nos vidros (calor) , se a zona é ventosa, a humidade, quando os vidros estão abertos, há correntes de ar? Lembra-te que os porquinhos precisam de alojamento que facilite a circulação de ar (não pode ser tipo terrário/aquário) por isso ventos e correntes de ar são perigosos dado que eles são muito sujeitos a problemas respiratórios/pneumonias.

Na eventualidade de algum destes factores existirem, terás de arranjar solução para os eliminares ou proporcionares o maior conforto possivel aos teus porquinhos.
Lembra-te também que os porquinhos machos precisam de ter as glandulas anais limpas com alguma frequência pois têm a tendencia de deixar odor enquanto isso não acontece com as fêmeas.

Porquinhos dão-se melhor aos pares daí que aconselho dois machos ou duas fêmeas se não quiseres ter crias e as fêmeas não devem criar após os 7 meses pois os ossos pelvicos fundem-se, tornando impossivel o parto natural.

Fica bem. :D
ChloeS
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 5:47 pm

Quanto à gaiola, a minha não é enorme, mas tem dimensões aceitáveis e a prova disso é que tenho dois machos juntos que nunca brigaram. E não foi muito cara, custou cerca de 60 euros. Algumas gaiolas caríssimas que se vêem nas lojas têm vários andares, o que na minha opinião é dispensável. Se forem gaiolas simples mas com boas dimensões, não são muito caras. E talvez se não houver perigos na marquise, os possas deixar soltos algum tempo por dia para fazerem exercício, o que já compensa uma gaiola um pouco mais pequena do que a que idealizaste 8)
Pergunta nas lojas se não têm um catálogo, porque quando comprei a minha não havia na loja, mas encomendaram-na.
Por isso, se calhar, comprar a gaiola dava o mesmo efeito e era mais prático e duradouro... Isso já é ao gosto de cada um, só queria mesmo deixar aqui a informação dos catálogos das lojas porque às vezes as pessoas esquecem-se de perguntar (eu, por exemplo, com outras coisas que já adquiri em lojas de animais :lol: )
Última edição por ChloeS em segunda fev 23, 2009 5:55 pm, editado 1 vez no total.
ToeLu

segunda fev 23, 2009 5:48 pm

Não conheço a tua marquise, mas talvez se pusesses um termómetro lá para teres noção da mudança de temperaturas te ajudasse. Quando estiveres lá, repara bem em pormenores como se o sol bate nos vidros (calor) , se a zona é ventosa, a humidade, quando os vidros estão abertos, há correntes de ar? Lembra-te que os porquinhos precisam de alojamento que facilite a circulação de ar (não pode ser tipo terrário/aquário) por isso ventos e correntes de ar são perigosos dado que eles são muito sujeitos a problemas respiratórios/pneumonias.

Na eventualidade de algum destes factores existirem, terás de arranjar solução para os eliminares ou proporcionares o maior conforto possivel aos teus porquinhos.

obrigado pelos conselhos... :D

a minha marquise nao tem estores..mas como o sol nao bate lá com muita frequencia queria saber se acha que ha problema??? no sitio onde vao ficar os porquinhos o sol nao bate directamente...quanto ao frio como me disse da mantinha sera a solução???a marquise pode tar sempre fechada, dai nao ter corrente de ar, e os porquinhos vao ter casinha e alcofa...entao uma solução para tal...tou mesmo com muitas duvidas...pois quero que os porquinhos possam tar confortaveis e felizes...

:?

obrigado pela a ajuda..
ToeLu

segunda fev 23, 2009 5:59 pm

ChloeS Escreveu:
ToeLu Escreveu:
a nivel de publicidade nao sabia... mas uma coisa é certa, como eu, vira mais alguem que tenha duvidas, e se nao for por links como se há de explicar a duvida... um conselho, deixem de ser tao agressivos, se falei algum dia de qualidade/preço, nao estava a questionar a comodidade do futuro porquinho, apenas uma coisa "Preços em dif lojas" como é de senso comum, em portugal acontece muitas das vezes isto...
E fizeste muito bem, só alguem muito parvo é que vai comprar a primeira ração caríssima que lhe aparece à frente sem se certificar se existe mais barato e de igual qualidade!

Quanto à gaiola, a minha não é enorme, mas tem dimensões aceitáveis e a prova disso é que tenho dois machos juntos que nunca brigaram. E não foi muito cara, custou cerca de 60 euros. Algumas gaiolas caríssimas que se vêem nas lojas têm vários andares, o que na minha opinião é dispensável. Se forem gaiolas simples mas com boas dimensões, não são muito caras. E talvez se não houver perigos na marquise, os possas deixar soltos algum tempo por dia para fazerem exercício, o que já compensa uma gaiola um pouco mais pequena do que a que idealizaste 8)
Pergunta nas lojas se não têm um catálogo, porque quando comprei a minha não havia na loja, mas encomendaram-na.
obrigado mais uma vez...

idealizei uma gaiola com os cubos do ikea, o tal fundo que a PALOCAS disse... e com uma casita uma alcofa e com bebedouro e comedouro... entre outras coisas...

so th duvidas agora em relação ao local...
ate os metia no meu quarto, que dava perfeitamente. mas o problema sao os cheiritos e o barulhito...

que acha da minha ideia pa gaiolita???
isso do quarto é impensavel???

Obrigado mais uma vez... eu e a mh namorada tamos gratos, visto que é ela k mos vai oferecer...

So falta a casita, os porquitos e os nomes :D

a felicidade deles, se for por nos vai ser muita :D
ChloeS
Membro Veterano

segunda fev 23, 2009 6:22 pm

Acho impensável deixá-los no quarto, a não ser que tenhas a coragem e tempo de lavar a gaiola diariamente e um sono muiito pesado :lol:
Mas não te preocupes assim tanto com a marquise, parece-me uma boa opção tendo em conta a tua descrição. Se não houver correntes de ar, sol directo nos pdis e temperaturas que ultrapassem muito os limites que já mencionei, não há problema nenhum. Talvez tentares perceber ao certo qual a temperatura à noite, como já te sugeriram, seja o melhor, para ficares mais descansado. No Verão, só tu podes saber se aquece demais, mas se dizes que bate pouco o sol, talvez não seja quente demais. Se quando no Verão estás na marquise te sentes desconfortável com o calor, então aí temos um problema.. Porque o grande perigo com os pdis dentro de casa é mesmo temperaturas demasiado altas.

Quando se diz que se devem evitar oscilações de temperatura, penso que se trata de oscilações bruscas e não das oscilações normais que ocorrem ao longo do dia. Mas tambem podes sempre confirmar isso com um vet quando fores fazer a desparasitação.

Vais colocar-lhes uma alcofa? Pois bem, estou a torcer para que os teus pdis sejam mais asseados do que os meus :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”