Psammomys obesus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ShiningAngel
Membro Júnior
Registado: sábado out 23, 2004 8:36 pm

terça fev 24, 2009 10:43 pm

Olá a todos,
Vi anteontem numa loja em Lisboa um ratinho (que lhe chamaram rato do deserto) cujo nome científica é Psammomys obesus. O único equivalente que encontrei na pesquisa foi o Fat Sand Rat.
Na loja disseram-me que são bastante mansos, tipo Gerbos mas maiores. Até peguei num e tudo!
No entanto, hoje quando lá voltei, já não fui atendida pela mesma pessoa e este não me sabia informar de nada (alimentação, se eram animais que toleravam estar sozinhos ou se necessitavam de companhia da mesma espécie, tipo de alojamento, etc).
Gostaria de saber se alguém possui um exemplar desses e que dicas me poderá dar pois sinceramente fiquei vidrada neste bichinho :)
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

terça fev 24, 2009 11:17 pm

Olá Dra. Ana

É com muito prazer que venho informar do facto de ter alguns anos de experiência na referida espécia, mas há que ter muito cuidado com as lojas onde se compram, pois há muita confusão com a identificação das espécies e se a loja não for de confiança, pode estar a confundir um Meriones shawi com um Psammomys obesus.

Não estou a falar mal de loja nenhuma, pois não sei qual é e as Regras da Arca não permitem publicidade a lojas. Não digas...

Digo isto porque um dia dizem uma coisa e no outro já não sabem, porque a pessoa mudou. Então os animais nessa loja não estão devidamente identificados e alojados. A loja tem certificação?

Posso e quero ajudar, pois conforme seja uma, ou outra espécie, as exigências de alojamento são parecidas (apenas parecidas), mas as alimentares são muito diferentes... e há algumas verdades que quem vende animais nunca diz que deve conhecer sobre qualquer espécie.

Como também sou um Técnico e não emprenho pelos ouvidos, digo o que sei, baseado em dados e factos e não porque o meu amigo tem uma loja e me pediu para não dizer isso.

Consegue que a loja deixe fotografar? Vou-lhe enviar uma privada com o meu email para me poder contactar, pois há tanto Rato e Gerbo, ou Jerbo por aí que já ninguém se entende. As lojas compram os animais por correio estrangeiro, ou nas feiras, ou a quem lhe vende o que quer. Se não sabem bem o que é por falta de conhecimento científico da espécie, olha... inventam, ou acham que é parecido com...

As minhas renitências prendem-se com o facto de muito raramente aparecerem Psammomys obesus em Portugal.

Espero ajudar

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 27, 2009 9:26 am

Desconfio que sei qual a loja...

Deixo aqui umas fotos para o Paulo poder identificar, pois se é a loja que eu desconfio, são estes meninos...

Imagem

Imagem

Imagem

eram 2 casais e viviam juntos sem nunca ter tido problemas.
No dia que resolvi separá-los por casais foi o pior que fiz. Mataram-se uns aos outros...
Roeram-me tudo, não havia biberons que aguentassem com eles.
Mas eram extremamente dóceis.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sexta fev 27, 2009 2:11 pm

Assim à primeira vista, só posso garantir uma coisa: Não são Obesus e a loja pode não ser a que pensas, mas aquela onde o Fernando foi parar... ;)

Os Obesus têm caudas com pêlo como os Degus, são do tamanho de Degus ou Maiores... são Gordos e não esguios... Não têm a barriga branca nem patas de "canguru" com pés grandes e brancos.

Têm garras negras, patas curtas, são grandes e todos da mesma côr, mais ou menos... Esses, parecem estar entre os Gerbos Pálidos e uma das muitas Variedades de Gerbos Egípcios:

Os Obesos têm sempre este aspecto e tamanho em adultos:

Imagem

Ajuda?

jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 27, 2009 2:22 pm

PauloMonteiro Escreveu:Assim à primeira vista, só posso garantir uma coisa: Não são Obesus e a loja pode não ser a que pensas, mas aquela onde o Fernando foi parar... ;)

Os Obesus têm caudas com pêlo como os Degus, são do tamanho de Degus ou Maiores... são Gordos e não esguios... Não têm a barriga branca nem patas de "canguru" com pés grandes e brancos.

Têm garras negras, patas curtas, são grandes e todos da mesma côr, mais ou menos... Esses, parecem estar entre os Gerbos Pálidos e uma das muitas Variedades de Gerbos Egípcios:

Os Obesos têm sempre este aspecto e tamanho em adultos:

Imagem

Ajuda?
a que me referia é mesmo onde o Fernando foi parar.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 27, 2009 7:05 pm

Acertámos na Loja, mas a mão que vês é da Ana e estás a ver o aspecto e tamanho de um Obesus adulto que já era assim quando tinha 4 ou 5 meses?

Cauda tipo degu... Grande... Vês as pontas das Garras pretas entre os dedos?

Quase que aposto que os teus são mesmo uma variante qualquer de Gerbillus e não de Psammomys ou Meriones... parecem, Egípcios, ou Pálidos, ou Sungorus... não é fácil assim...

Quanto a não serem muito sociáveis, os perpalidus, por exemplo são tipo rattus, vivem aos montes... os obesus são mais solitários, mas será que há alguma sub-espécie de Psammomys obesus? Que eu saiba não, mas...

Não tem nada a ver... Ainda pensei que fossem Shawii, pois são dos mais parecidos, mas shawii também não são!

É o Mistério dos Ratos da FP!!! E o Fernando ainda lá está?

jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 27, 2009 7:09 pm

PauloMonteiro Escreveu:Acertámos na Loja, mas a mão que vês é da Ana e estás a ver o aspecto e tamanho de um Obesus adulto que já era assim quando tinha 4 ou 5 meses?

Cauda tipo degu... Grande... Vês as pontas das Garras pretas entre os dedos?

Quase que aposto que os teus são mesmo uma variante qualquer de Gerbillus e não de Psammomys ou Meriones... parecem, Egípcios, ou Pálidos, ou Sungorus... não é fácil assim...

Quanto a não serem muito sociáveis, os perpalidus, por exemplo são tipo rattus, vivem aos montes... os obesus são mais solitários, mas será que há alguma sub-espécie de Psammomys obesus? Que eu saiba não, mas...

Não tem nada a ver... Ainda pensei que fossem Shawii, pois são dos mais parecidos, mas shawii também não são!

É o Mistério dos Ratos da FP!!! E o Fernando ainda lá está?
sim ainda....

Eu na altura que os tive falei coma búzio e ela também me disse que lhe pareciam egipcios e não os P. obesus.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 27, 2009 7:14 pm

Pois, é que os nossos Obesus são quase do tamanho de Esquilos Richarsonii... tás a ver a diferença... agora para distinguir Pálidos de Egípcios, só medindo caudas e mais uns pormenores... são muito parecidos...

A culpa não deve ser da Loja, mas de quem os vendeu que facturou mal a coisa, ou nem sabe o que comprou na última Avisan, por exemplo, foi à Net, googlou e achou que eram obesus... LoL...

Responder

Voltar para “Exóticos”