Uma pergunta sobre as chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
7654321
Registado: sábado jan 24, 2009 12:28 pm

quinta fev 05, 2009 1:12 pm

Ola comunidade.:D
Queria perguntar se as chinchilas sobem a pequenos troncos, porque eu estou a pensar em por um tronco na gaiola dela. A gaiola tem 2 metros de altura e 70 centimetros de comprimento, eu ainda nao fiz nada, porque queria ter a opiniao de alguem....
Obrigado :)
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sexta fev 06, 2009 11:05 am

ola

eu não tenho chinchilas... mas conheço quem as tenha :D sim elas sobem a troncos, podes por um grande na gaiola. Não sei se terá de ser liso (tipo eucalipto ou isso :? ) porque caso contrário talvez a possa magoar nas patas com farpas, etc... não sei... mas vê bem se não há nada que lhe possa fazer feridas.

cumprimentos :D
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta fev 06, 2009 11:59 am

Elas saltam, nao trepam propriamente... se for um tronco até 20-30 cms, talvez consigam chegar ao topo, mas se for maior, convém por prateleiras para que elas possam saltar das prateleiras para o tronco :)
7654321
Registado: sábado jan 24, 2009 12:28 pm

sábado fev 07, 2009 12:38 pm

Obrigado pelas respostas :)
Foram me muito uteis :D

Saudaçoes :lol:
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

domingo fev 08, 2009 7:49 pm

cuidado com o tipo de madeira!algumas arvores sao toxicas
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sábado fev 21, 2009 2:41 pm

Nadeshda Escreveu:Elas saltam, nao trepam propriamente... se for um tronco até 20-30 cms, talvez consigam chegar ao topo, mas se for maior, convém por prateleiras para que elas possam saltar das prateleiras para o tronco :)
Não é má vontade, nem me interpretem mal, mas as Chinchilas são animais dos Andes. As recém nascidas saltam, até 20 ou 30 cms, mas as adultas, facilmente atingem mais de 1 metro num único salto, podendo repeti-lo em planos verticais lisos como por exemplo: chão, parede, tecto, parede, chão...

Dá para perceber o que é uma chinchila saudável e animada, ou assustada, aos saltos?

Agora, na gaiola, sim... convém ter rampas e prateleiras e troncos, limpos, desparasitados, desinfectados e secos... o melhor mesmo, é ir ao AKI e comprar Pinho liso e não tratado com verniz nenhum... Espessura? Quanto mais melhor, porque elas roem TUDO!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
amsobral
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

quinta fev 26, 2009 9:55 am

O Sr. Paulo Monteiro tem razão, eu também comprei no AKI a tal madeira não tratada (pinho) e coloquei uma prateleira e o meu marido fez-lhe uma casa e ela consola-se toda a roe-la. Até aproveitámos o que sobrou e deixámos na gaioloa pequenos pedaços de madeira para ela mordiscar.
É uma forma de elas desgastarem os dentes visto terem ráiz aberta, os dentes estão em constante crescimento.
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quinta fev 26, 2009 12:48 pm

amsobral Escreveu:O Sr. Paulo Monteiro tem razão...
Agradeço, mas por favor tirem o Sr. da coisa. Aqui somos todos iguais e se há Doutores que querem ser tratados como tal e têm cheques a dizer Dr. DR. Qualquer Coisa, eu nem os Títulos Académicos uso, quanto mais os SR.

Paulo chega, ou Paulo Monteiro...

... e devia ser assim com todos. Somos uma Comunidade, não? Pelo menos deviamos ser!

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
amsobral
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

quinta fev 26, 2009 2:13 pm

Concordo plenamente com o que o Paulo disse. Não volto a repetir a gracinha. :D
Responder

Voltar para “Exóticos”