higiene porquinhos da índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

terça abr 14, 2009 7:14 pm

Ola a todos! venho pedir a vossa opinião em relação a um problema que tenho com os meus porquinhos... hábitos de higiene, ou melhor, falta deles. Os meus porquinhos não têm o hábito de limparem o seu próprio pêlo... tenho sempre gente em casa e eu própria passo HORAS no escritório (onde estão as gaiolas) e RARAMENTE os vejo a tomarem a sua banhoca, tanto de dia como de noite. Acontece apenas de vez em quando (1 vezes por semana ou menos) quando estão ao colo... e não dura mais de 30 segundos. Ora, tendo em conta que os roedores (pela experiência que tenho com outras espécies) passam a vida a lamber o pêlo... isto não será motivo de preocupação? É que, efectivamente, eles nunca têm o pelo brilhante e com aspecto limpo (apesar de lhes dar a melhor ração, tomarem suplementos de vit C de vez em quando, e lhes escovar o pêlo)... e parece-me excessivo dar-lhes eu banho de quinze em quinze dias para estarem minimamente apresentáveis :|

agora as perguntas...

1) lavam-se menos que os outro roedores? ou é paranóia minha?

2) poderão não ter adquirido esse hábito por algum motivo? (é que não
me parece que o criador os retirasse cedo demais da mãe...)

3) tendo em conta que se não for eu a lavá-los estão sempre sujos
(atenção... não é por falta de limpeza da gaiola, que faço 2 vezes por
semana) com que frequência os devo lavar? e para o caso, será melhor
o pó?

muito obrigada :wink:
lelinha14
Registado: segunda abr 13, 2009 6:48 pm

terça abr 14, 2009 9:29 pm

ola! Não sou muto experiente no assunto, mas tenho um porquinho da índia também.
Ele se limpa o tempo todo, diferente dos teus, como pude observar. Até onde eu sei, nao se deve dar banho neles mais do que de 3 em 3 meses. Eu limpo a gaiola do meu todos os dias, talvez por você limpar apenas 2 vezes por semana tenha a sensação de que eles estão mais sujinhos..
Eu não escovo o meu, ele é responsável pela sua própria higiene e a faz muito bem.
Sugiro que você limpe a gaiola com mais frequência, talvez isso ajude..
Espero ter ajudado, aguardo resultados.
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quarta abr 15, 2009 8:31 pm

Bom, os meus pdis tratam da higiene com alguma frequência e têm o pêlo bastante brilhante. No entanto, pela pouca experiência que tive com hamsters e por comparação com eles, posso dizer-lhe que os pdis se lavam muito menos.
Mas os seus têm o pêlo sujo, de que forma exactamente? É apenas falta de brilho?
Creio que o problema não seja falta de higiene com a gaiola porque também eu só limpo a gaiola duas vezes por semana e, como disse, os meus têm o pêlo muito bonito.
Em todo o caso, já perguntei ao meu vet se lhes devia dar banho e ele desaconselhou por completo. Pelo que entendi, os banhos só pioram a situação e começando com eles, cada vez é preciso dá-los com maior frequência.
Escova-os diariamente? Se não o faz, experimente para ver se nota alguma melhoria.
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

quarta abr 15, 2009 10:32 pm

ola ChloeS

bom... os meus porquinhos estão limpos, não estão sujos de forma alguma (como podem ver nos petsites) tanto que nunca deixo a gaiola suficientemente suja para eles se puderem sujar... limpo sempre o zona perianal e corto as unhas. Mas de facto, o pêlo está com pouco brilho, e muitas vezes áspero, apesar e terem uma óptima alimentação.

A única coisa que noto mais no pêlo é o pó das aparas de madeira (que é normal... tendo em conta que eles vivem em cima delas) do feno e da ração, das raízes até à superfície do pêlo. Mesmo quando os solto e eles andam pelo chão e pela terra, vão para a gaiola e não se lavam lol podem tar cheios de terra que não limpam o pêlo. Por isso... já que não se limpam eles... o que costumo fazer é escová-los para não tar sempre a dar-lhes banho. É que eles não têm nenhum problema, nem sequer comichão... parecem não se importar nada lol

por isso estou a tentar perceber se esse comportamento pode ter resultado de eventualmente terem estado pouco tempo com outros porquinhos (antes de virem cá para casa) e não terem adquirido esse hábito, ou se poderá ser... sei lá... uma fase? Será que por eu os escovar eles acham que o pelo fica suficientemente limpo?

:|
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

quinta abr 16, 2009 6:15 pm

live,
por acaso tenho um porquinho que tambem nao dá muito valor a sua propria higiene... nem faz questao de se lamber de vez enquanto...
mas é apenas um... sempre esteve com um irmao (na criadora) e a partir do momento em que xegou a minha casa... foi logo viver para o grupo de machos... (sao 3 agora)... neste momento todos os porquinhos que tenho sao de pelo comprido... e escovo o pelo 2 vezes por semana (porque nao tem possibilidades para mais...)
O que eu aconcelho é mudar de fundo de gaiola... existem os rolinhos de madeira... e os corn cobs... que apesar de um pouco mais caros... duram mais tempo e nao largam nenhum po que suje o pelo...
Desde de que os seus porquinhos nao se queixem de parasitas externos... penso que nao se precisa de preocupar... continue a escova-los... e ter a gaiola limpa... como tem feita até agora...

Quanto ao banho... nao convem dar banhos em pouco espaço de tempo, pois cada vez que dá banho aos seus porquinhos, corre o risco dos pequenos se constiparem... o que pode ser fatal... (mas deve continuar a limpar a zona perianal regularmente)...

Quanto ao pelo brilhante... pode tambem resultar de um cruzamente com um porquinho da india de uma raça com pelo aspero... o que é o caso do abissinio... dos teddy e dos rex...

espero ter ajudado... ou pelo menos tranquilizado de alguma maneira...

cumprimentos
Responder

Voltar para “Exóticos”