A probabilidade que um "escapista" consiga chegar a um habitat razoável, já por si, não é grande. Até lá chegarem e partindo do principio que o gps deles lhes sabe indicar o caminho, têm de passar por muitos "predadores", desde humanos a cães e automóveis e sobreviver sem comida porque muito poucos conseguem trepar até aos contentores de lixo e depois sair deles.
Mas depois de assinado o diploma que irá permitir a legalização, o clube irá discutir com o ICNB a melhor maneira de os legalizarmos contornando variadas hipoteses, com a finalidade de evitar que certos donos façam com eles o mesmo que fazem com tantos gatitos e canitos. Por exemplo, chip, registo e obrigatoriedade de notificar em caso de fuga, de morte ou de venda/adopção.
Furoes legais?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
não sei se sabem , mas ca em portugal ha caçadores que caçam com furão,
e ainda dizem que os furos na natureza nao eram capazes de sobreviver?
<p>é tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
Também os cães caçam se treinados/educados, já os meus só sabem caçar a comida no prato.Disprasio Escreveu:não sei se sabem , mas ca em portugal ha caçadores que caçam com furão,
Pode haver aí muita gente a caçar coelhos com furões, mas a maior tratam-se mesmo de toirões roubados da natureza.
Por isso mesmo que diz, Disprasio, o perigo maior de alterar o habitat natural do nosso país, já existe há muuuuuuitos anos: os caçadores com os seus furões. Se houvesse perigo de que os furões alterassem o habitat, isso já se teria verificado.
Quantos furões terão escapado dos seus donos caçadores? Ou quantos não hão-de ter sido soltos propositadamente na natureza? E temos algum conhecimento de alteração do nosso habitat devido aos furões? Até agora, não.
Quantos furões terão escapado dos seus donos caçadores? Ou quantos não hão-de ter sido soltos propositadamente na natureza? E temos algum conhecimento de alteração do nosso habitat devido aos furões? Até agora, não.
Eu sei que se vendem, até sei onde, mas sempre tive a ideia de que eram toirões. Conheço pessoalmente tanta gente que antes de comprar tentavam encontrar ninhadas (de toirões) na natureza...MHZ Escreveu:Infelizmente, Zahn, a maior parte dos caçadores furtivos usam o furão. O toirão é demasiado bravo e selvagem. E os furões para a caça, encontram-se à venda nas feiras...à socapa...
Pelo que me explicaram, antigamente levavam-nos à caça nas gaiolas mas desde que foi proibida a caça com furões, os caçadores furtivos começaram a levá-los dentro das camisas ou das samarras, para os ocultar da GNR, caso fossem fiscalizados. Guardar aí um toirão, é um convite a forte mordida
Mas sei que há casos em que conseguem apanhar toirões. E aqui, já não estão só a infringir uma lei mas duas, porque alem de ser poribido a caça com eles, a detenção do toirão Mustela putorius é completamente proibida pela Convenção de Genebra.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Mas lá está, se o furão se torna-se legal, comecariam a aparecer MUITOS mais em liberdade! E de facto penso que é um assunto que tem de ser bem melhor estudado, penso que não seria assim tão complicado para um furão adaptar-se á vida selvagem, e isso sim, teria consequências desastrosas. Agora o motivo por que é iligal não é o motivo certo...
Há um pormenor que não me referi e que tem bastante importancia: grande parte dos furanitos animais de companhia, são castrados/esterilizados.
Se ler o artigo em espanhol de Bob Church, que coloquei, verá que a opinião dele é contrária à sua.
Acrescento também, se tiver contacto diário com um, verá que muda de opinião.
Se ler o artigo em espanhol de Bob Church, que coloquei, verá que a opinião dele é contrária à sua.
Exacto. Um pormenor a realçar.MHZ Escreveu:Há um pormenor que não me referi e que tem bastante importancia: grande parte dos furanitos animais de companhia, são castrados/esterilizados.
Apenas quem os tem para criação não os castra/esteriliza, uma vez que os machos têm um cheiro demasiado activo e as fêmeas podem morrer do cio se não lhes arranjarem parceiro.
Este tema interessou-me e de que maneira.. contudo so acrescento:
Quem convive com um furão muda de opiniao rapidamente e percebe uma coisa, este animal educado desde pequeno torna-me muito depende do dono, eu que o diga! sao animais que precisam de atenção, por mais curiosos que sejam e tenham as supostas tendencias "selvagens", no fim acabam sempre por procurar o dono... Por mim, pela experiencia que tenho, digo. Se por experiencia libertasse a minha furona, sem duvida alguma nao sobreviviria.... e contudo. ja fui acampar e levei.a comigo, deixava-a solta e nunca tive problemas em que ela fugisse e nao voltasse. Muito pelo contrario, estar longe de mim era impossivel. onde quer que fosse ela ia atras.
Sempre tive os caes como o melhor animal de estimaçao, e essa ideia mantem-se. Mas sem duvida alguma que um Furao, para mim, é a segunda melhor opçao que pode haver. Antes d a adoptar tinha algumas duvidas.. mas agora digo com toda a certeza, é o melhor animal de estimação que tive até hoje. E mesmo que seja ilegal, vale a pena todos os esforços..
Quem convive com um furão muda de opiniao rapidamente e percebe uma coisa, este animal educado desde pequeno torna-me muito depende do dono, eu que o diga! sao animais que precisam de atenção, por mais curiosos que sejam e tenham as supostas tendencias "selvagens", no fim acabam sempre por procurar o dono... Por mim, pela experiencia que tenho, digo. Se por experiencia libertasse a minha furona, sem duvida alguma nao sobreviviria.... e contudo. ja fui acampar e levei.a comigo, deixava-a solta e nunca tive problemas em que ela fugisse e nao voltasse. Muito pelo contrario, estar longe de mim era impossivel. onde quer que fosse ela ia atras.
Sempre tive os caes como o melhor animal de estimaçao, e essa ideia mantem-se. Mas sem duvida alguma que um Furao, para mim, é a segunda melhor opçao que pode haver. Antes d a adoptar tinha algumas duvidas.. mas agora digo com toda a certeza, é o melhor animal de estimação que tive até hoje. E mesmo que seja ilegal, vale a pena todos os esforços..