Linguagem dos furões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
strega
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 11, 2002 1:21 am

segunda jun 24, 2002 12:12 am

Oi!!
Gostaria que me ajudassem pois adquiri um furão á pouquissimo tempo e gostava que me dessem uma ajudinha em relação á sua linguagem tanto corporal com sonora.


Meus comprimentos:
Strega
:D
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

segunda jun 24, 2002 8:13 am

Quais são as suas dúvidas?

Eu acho que talvez se devesse ter informado ANTES de compar o animal. Depois de o ter em casa é que está a investigar sobre ele???
strega
Mensagens: 7
Registado: quinta abr 11, 2002 1:21 am

segunda jun 24, 2002 2:05 pm

Eu informei-me bastante antes de o ter, mas, corri tudo e mais alguma coisa. Só que as informações diferem umas das outras. Coisa k eu fiz foi, informar-me bastante, ANTES, de o adquirir. Pois nunca se deve adquirir um animal sem anter ter recolhido informações sobre ele.
Rita_kikas
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta mar 07, 2003 7:44 pm

O ferret, Mustela Putoris Furo, é um animal parente do conheceido furão. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor, como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre.
Os ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egipto. São tão domésticos que morreriam se fossem deixados livres, pois não sabem procurar comida sozinhos. Antigamente os europeus usavam ferrets para caçar pequenos roedores, como esquilos e coelhos.
O ferret é um excelente animal de companhia, são extremamente flexíveis e agéis e irão divertir a sua família. São saudáveis e resistentes. Eles já vêm esterilizados dos Estados Unidos e microshipados (identificação electrónica subcutanêa) e sem a glândula que produz o odor comum à família Mustelidae.
É um animal pequeno com cerca de 40 cm, excluída a cauda e 1 quilo aproximadamente, é muito ágil, curioso e dócil.
Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmea, com o focinho arredondado e a cara mais larga, enquanto que a fêmea são menores, com a cara mais fina e nariz delicado e ponteagudo.
Calmos, sensíveis e inteligentes, aprendem rápido e são facilmente ensinados a fazer coisas como sentar, rolar e vir quando chamados. Apegam-se facilmente ao ser humano e ficam mais mansos se habituados desde cedo a esta presença, embora os adultos também se afeiçoam.
São excelentes nadadores e apreciam nadar na banheira, quando acostumados a tomar banho.
O seu metabolismo é muito alto: o coração bate 3 vezes por segundo e a digestão é feita em pouco tempo, sendo aconselhado deixar sempre comida seca ao seu alcance.


Comportamento


Quando se tem um ferret, é preciso ter cuidado, pois estes animais são muito curiosos e gostam de entrar dentro de armários, gavetas, caixas, etc. Objectos pequenos como, chaves, borrachas e brinquedos, podem ser “roubados” pelo animal que irá esconder os seus “tesouros” pela casa juntamente com comida recolhida também.
O ferret não morde nem arranha apenas se se sentirem ameaçados ou numa brincadeira de luta que adoram! Estas mordidas não costumam does embora devam aprender desde cedo a ter cuidado e a medirem a sua força assim como os cães.
É um bom companheiro para brincar, pode aprender truques e vir quando chamados apegando-se ao seu dono.
O ferret precisa de muita atenção pois são animais sociáveis, podem se sentir tristes e sozinhos ou até mesmo deprimidos se não tiverem a companhia de outras pessoas ou ferrets. Eles passam o tempo a brincar e adaptam-se facilmente a outros animais, como cães e gatos (a adaptação com estes animais não depende apenas do ferret mas também do animal com quem vai conviver; então é melhor que o ferret e o outro naimal sejam apresentados quando os dois ainda forem pequenos).
Ferrets solitários costumam passar uma maior parte do tempo a dormir podendo levá-los a ter problemas de saúde.
São animais que precisam da companhia do dono, como se disse anteriormente, só o dono pode ensinar ao seu animalzinho o que é um comportamento aceitável (do qual precisam de ser constantemente lembrados). A sua companhia reforçará o comportamento instruído, enquanto o torna amigável e aceitável socialmente com outros membros da sua família e onde quer que o leve. Além disso, com este laço pode executar as rotinas de manutenção de saúde necessárias (escovar a pele, cortar as unhas, escovar os dentes, etc...) com menos resistência da parte dele.
Quando estão felizes os ferrets costumam pular desgovernadamente e emitir um pequeno som, chegando até a bater com a cabeça na parede ou nos móveis. Isso pode até assustar algumas pessoas ou parecer que o ferret está irritado mas esta é apenas uma demostração de alegria.
Costumam bocejar bastante, tremem com facilidade (não por estar com medo, mas por sentir frio), costumam se coçar bastante (se estiver se coçando excessivamente, procure um veterinário) e também costumam deitar-se no chão para decidir o que fazer deseguida (ficam a parecer um tapete).
Se os ferrets pudessem falar, as suas frases preferidas seriam: “O que é isto?”, “Olha para mim!!!” e “Tudo o que está no chão é MEU!!!”
A curiosidade é a sua característica mais marcante. Embora tenham uma personalidade muito distintas entre si, pode-se distinguir o ferret como um animal pequeno, ágil, muito curioso e dócil, e que são excelentes animais de estimação.
Responder

Voltar para “Exóticos”