coelho "virou" porcalhão
Tenho o Niko ha ano e meio, e sempre fez as suas porcarias no canto próprio. De há 2 semanas para cá, faz xixi por todo o lado, por toda a gaiola, menos no sítio e "recreia-se" na poça. Resultado, patas de trás sempre molhadas. Quando acabo de o limpar e secar, outra vez... Coça-se e lambe imenso as patas, e hoje reparei que a pele está rosada, provavelmente resultado de tanta lambidela e do ácido da urina. Passo os dias nos "castigos" de mete e tira na gaiola, mas como digo, também faz no meio da própria gaiola. Alguém me pode sugerir uma solução?
O meu coelhinho nunca fez nada disso, mas... pode não ter nada a ver, mas será que o seu coelhinho está à procura de coelha e tenta espalhar o seu odor dessa maneira?!
Não sei como ajudar porque nunca aconteceu com os meus...

Não sei como ajudar porque nunca aconteceu com os meus...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
Há algum animal novo em casa ou houve alguma alteração?
Limpa a gaiola com um produto diferente? Tente limpar a gaiola com um produto diferente e veja se resulta, às vezes esse tipo de comportamento deriva dos cheiros dos produtos usados.
Se não pode sempre ponderar a castração.
Limpa a gaiola com um produto diferente? Tente limpar a gaiola com um produto diferente e veja se resulta, às vezes esse tipo de comportamento deriva dos cheiros dos produtos usados.
Se não pode sempre ponderar a castração.
o meu pipoquinha tambem teve mais ou menos o mesmo problema.
quando chegou aprendeu sozinho a ir á gaiola quando andava á solta para ir fazer as necessidades. depois passado uns tempos começou a fazer ca fora, mas so em cima de um tapete. como lhe começamos a tirar esse tapete, virou-se para o sofá.
agora como nao o deixamos subir para o sofá nem ir ao tapete nao tem feito xixi fora da gaiola. e ate tem entrado na gaiola com muita frequencia quando anda á solta. pode ser que esteja a ficar limpinho outra vez.
mas nunca chegou a enxarcar se em xixi, alias, na gaiola so faz xixi dentro de um recipiente, que po acaso ate era a taça da comida
quanto as causas tambem desconheco. mas talvez tenha mesmo a ver com a marcação de territorio.
boa sorte com o seu niko
quando chegou aprendeu sozinho a ir á gaiola quando andava á solta para ir fazer as necessidades. depois passado uns tempos começou a fazer ca fora, mas so em cima de um tapete. como lhe começamos a tirar esse tapete, virou-se para o sofá.

agora como nao o deixamos subir para o sofá nem ir ao tapete nao tem feito xixi fora da gaiola. e ate tem entrado na gaiola com muita frequencia quando anda á solta. pode ser que esteja a ficar limpinho outra vez.

mas nunca chegou a enxarcar se em xixi, alias, na gaiola so faz xixi dentro de um recipiente, que po acaso ate era a taça da comida

quanto as causas tambem desconheco. mas talvez tenha mesmo a ver com a marcação de territorio.

boa sorte com o seu niko

-
- Membro Veterano
SofiaCM, mas no seu caso provavelmente foi culpa das hormonas. No caso do coelho referido o mais provável é ter sido alguma alteração ao ambiente porque já é adulto.
Da última vez que vi algo semelhante tinha sido porque a dona tinha passado a limpar a gaiola com um produto diferente do habitual.
Da última vez que vi algo semelhante tinha sido porque a dona tinha passado a limpar a gaiola com um produto diferente do habitual.
pois é provavel.
o meu deve ter agora uns 8meses (se ele tinha mesmo 2meses quando o comprei).
eu tento sempre lavar a gaiola usando o minimo de produtos possiveis para evitar que ele nao estranhe o ambiente e pelo que vejo acho que tem resultado.
o meu deve ter agora uns 8meses (se ele tinha mesmo 2meses quando o comprei).

eu tento sempre lavar a gaiola usando o minimo de produtos possiveis para evitar que ele nao estranhe o ambiente e pelo que vejo acho que tem resultado.

Como a Loriath disse, por vezes são pequenas alterações que nos passam despercebidas que por vezes têm grande impacto neles.
De qualquer modo como a castração por vários factores é sempre benéfica poderia ponderar em relação a esse assunto.
Pense se mudou alguma coisa, desde o litter ao desinfectante que utilizou para limpar o wc e a gaiola, pois existe geralmente algo que nos escapa pois não nos parece relevante.
De qualquer modo como a castração por vários factores é sempre benéfica poderia ponderar em relação a esse assunto.
Pense se mudou alguma coisa, desde o litter ao desinfectante que utilizou para limpar o wc e a gaiola, pois existe geralmente algo que nos escapa pois não nos parece relevante.
eu evito isso tendo o fundo da gaiola todo (tirando a casota dele) coberto com areia de gato sem cheiro... foi a unica soluçao porque o meu também chegou ao ano e meio, dois anos e mudou de comportamento: deixou de ser limpinho, deixou de vir pedir festas e de querer passear.
na altura decidi por o google a funcionar e la encontrei uma pagina que dizia que o melhor é adquirir coelhos anoes ja adultos porque muitas vezes eles mudam imenso ao chegar á idade adulta. convenientemente, essa informaçao nao estava em lado nenhum quando adquiri o coelho
agora que veio o bom tempo decidi por a gaiola dele aberta no patio, para ele ter espaço para andar á vontade, e de vez em quando ponho uma toalha para proteger o sofá e trago-o para o pé de mim, para ele nao se desabituar muito de companhia humana. mas que tem sido uma grande desilusao esta mudança de personalidade, tem
mais alguem teve este problema com coelhos anoes?
na altura decidi por o google a funcionar e la encontrei uma pagina que dizia que o melhor é adquirir coelhos anoes ja adultos porque muitas vezes eles mudam imenso ao chegar á idade adulta. convenientemente, essa informaçao nao estava em lado nenhum quando adquiri o coelho

agora que veio o bom tempo decidi por a gaiola dele aberta no patio, para ele ter espaço para andar á vontade, e de vez em quando ponho uma toalha para proteger o sofá e trago-o para o pé de mim, para ele nao se desabituar muito de companhia humana. mas que tem sido uma grande desilusao esta mudança de personalidade, tem

-
- Membro Veterano
Areia de gato não pode ser usada para coelhos, porque provoca problemas respiratórios. Substitua a areia por aparas de madeira prensadas em rolos, como no caso do Cat's Best.isatoday Escreveu:eu evito isso tendo o fundo da gaiola todo (tirando a casota dele) coberto com areia de gato sem cheiro... foi a unica soluçao porque o meu também chegou ao ano e meio, dois anos e mudou de comportamento: deixou de ser limpinho, deixou de vir pedir festas e de querer passear.
na altura decidi por o google a funcionar e la encontrei uma pagina que dizia que o melhor é adquirir coelhos anoes ja adultos porque muitas vezes eles mudam imenso ao chegar á idade adulta. convenientemente, essa informaçao nao estava em lado nenhum quando adquiri o coelho![]()
agora que veio o bom tempo decidi por a gaiola dele aberta no patio, para ele ter espaço para andar á vontade, e de vez em quando ponho uma toalha para proteger o sofá e trago-o para o pé de mim, para ele nao se desabituar muito de companhia humana. mas que tem sido uma grande desilusao esta mudança de personalidade, tem![]()
Sinceramente os meus coelhos foram todos adquiridos em pequenos e não tive qualquer problema. Agora se por mudança de comportamento entende que o coelho já não gosta de colo ou mimos, então lamento desiludir mas os coelhos não são peluches, têm personalidade própria e a maioria não gosta disso.
O problema que muita gente tem com os coelhos é que esperam que sejam bolas peludas que são um cão em versão miniatura. Mas a maioria dos coelhos é muito independente.
Boa noitePINTEZ Escreveu:Tenho o Niko ha ano e meio, e sempre fez as suas porcarias no canto próprio. De há 2 semanas para cá, faz xixi por todo o lado, por toda a gaiola, menos no sítio e "recreia-se" na poça. Resultado, patas de trás sempre molhadas. Quando acabo de o limpar e secar, outra vez... Coça-se e lambe imenso as patas, e hoje reparei que a pele está rosada, provavelmente resultado de tanta lambidela e do ácido da urina. Passo os dias nos "castigos" de mete e tira na gaiola, mas como digo, também faz no meio da própria gaiola. Alguém me pode sugerir uma solução?
A Dora tem 10 meses e ultimamente também tem deixado a gaiola numa bagunça. Derruba muitas vezes o wc ou move-o do sitio o que o torna inacessível e faz xixi pela gaiola. (ao contrário do Niko, a Dora evitar pisa-lo)
Estranho esta atitude tão frequente. Quererá ela mais atenção?
Mas não é só isto: Há uns dias para cá, quando andava solta no meu quarto fez xixi em cima da cama (coisa que não acontecia à varios meses) e numa outra vez fez xixi no chão do quarto (isto nunca aconteceu!! ela sempre fazia em sitio almofadados como a cama ou o sofa ou então no chão da casa da banho)
e então?
Delfina
Eu já tive um coelho anão macho que era muito sociável e adorava mimos e brincadeiras mas, quando começou a ficar adulto marcava território e tornou-se agressivo mordendo a sério. (com sangue e mais de duas semanas a sarar)isatoday Escreveu:eu evito isso tendo o fundo da gaiola todo (tirando a casota dele) coberto com areia de gato sem cheiro... foi a unica soluçao porque o meu também chegou ao ano e meio, dois anos e mudou de comportamento: deixou de ser limpinho, deixou de vir pedir festas e de querer passear.
na altura decidi por o google a funcionar e la encontrei uma pagina que dizia que o melhor é adquirir coelhos anoes ja adultos porque muitas vezes eles mudam imenso ao chegar á idade adulta. convenientemente, essa informaçao nao estava em lado nenhum quando adquiri o coelho![]()
agora que veio o bom tempo decidi por a gaiola dele aberta no patio, para ele ter espaço para andar á vontade, e de vez em quando ponho uma toalha para proteger o sofá e trago-o para o pé de mim, para ele nao se desabituar muito de companhia humana. mas que tem sido uma grande desilusao esta mudança de personalidade, tem![]()
Delfina
Não houve alterações nenhumas. Pelo sim, pelo não levei-o ao vet, porque as patas de trás deixaram de estar rosadas para passar a horrivelmente "assadas", e apareceu sujo de um líquido pastoso branco (parecia esperma). Diagnóstico confirmado com rx- pedras nos rins. Talvez as dores expliquem a mudança de hábitos de higiene. Obrigada a todos pelas dicas. Darei notícias quando as houver
Ontem o Niko teve alta, depois de muito antibiotico, muita agua boca abaxo à seringa, muitos xixis fora do sítio, muito pouco comer.
Há 2 dias que tem fome de leão, mas continua a dieta... O vet aconselhou-me a dar-lhe mais "frescos" - alface, maçã, couve - e menos ração. Burro com fome... Já brinca, já salta, já faz asneiras, ainda faz xixi fora do sítio
. Obrigada pelas dicas.
Há 2 dias que tem fome de leão, mas continua a dieta... O vet aconselhou-me a dar-lhe mais "frescos" - alface, maçã, couve - e menos ração. Burro com fome... Já brinca, já salta, já faz asneiras, ainda faz xixi fora do sítio