coelho "virou" porcalhão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
PINTEZ
Membro Júnior
Registado: segunda jan 12, 2009 12:19 pm

quarta jun 10, 2009 9:01 am

Tenho o Niko ha ano e meio, e sempre fez as suas porcarias no canto próprio. De há 2 semanas para cá, faz xixi por todo o lado, por toda a gaiola, menos no sítio e "recreia-se" na poça. Resultado, patas de trás sempre molhadas. Quando acabo de o limpar e secar, outra vez... Coça-se e lambe imenso as patas, e hoje reparei que a pele está rosada, provavelmente resultado de tanta lambidela e do ácido da urina. Passo os dias nos "castigos" de mete e tira na gaiola, mas como digo, também faz no meio da própria gaiola. Alguém me pode sugerir uma solução?
itait
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:59 pm

quarta jun 10, 2009 12:03 pm

O meu coelhinho nunca fez nada disso, mas... pode não ter nada a ver, mas será que o seu coelhinho está à procura de coelha e tenta espalhar o seu odor dessa maneira?! :o

Não sei como ajudar porque nunca aconteceu com os meus...
PINTEZ
Membro Júnior

quarta jun 10, 2009 12:21 pm

Não vou por aí, porque continua a namorar furiosamente com o boneco... E o problema maior é que se encharca a ele próprio...
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quarta jun 10, 2009 1:42 pm

Há algum animal novo em casa ou houve alguma alteração?

Limpa a gaiola com um produto diferente? Tente limpar a gaiola com um produto diferente e veja se resulta, às vezes esse tipo de comportamento deriva dos cheiros dos produtos usados.

Se não pode sempre ponderar a castração.
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quarta jun 10, 2009 2:10 pm

o meu pipoquinha tambem teve mais ou menos o mesmo problema.

quando chegou aprendeu sozinho a ir á gaiola quando andava á solta para ir fazer as necessidades. depois passado uns tempos começou a fazer ca fora, mas so em cima de um tapete. como lhe começamos a tirar esse tapete, virou-se para o sofá. :evil:

agora como nao o deixamos subir para o sofá nem ir ao tapete nao tem feito xixi fora da gaiola. e ate tem entrado na gaiola com muita frequencia quando anda á solta. pode ser que esteja a ficar limpinho outra vez. :D

mas nunca chegou a enxarcar se em xixi, alias, na gaiola so faz xixi dentro de um recipiente, que po acaso ate era a taça da comida :lol:

quanto as causas tambem desconheco. mas talvez tenha mesmo a ver com a marcação de territorio. :?

boa sorte com o seu niko :wink:
Loriath
Membro Veterano

quarta jun 10, 2009 2:30 pm

SofiaCM, mas no seu caso provavelmente foi culpa das hormonas. No caso do coelho referido o mais provável é ter sido alguma alteração ao ambiente porque já é adulto.

Da última vez que vi algo semelhante tinha sido porque a dona tinha passado a limpar a gaiola com um produto diferente do habitual.
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quarta jun 10, 2009 2:36 pm

pois é provavel.

o meu deve ter agora uns 8meses (se ele tinha mesmo 2meses quando o comprei). :?

eu tento sempre lavar a gaiola usando o minimo de produtos possiveis para evitar que ele nao estranhe o ambiente e pelo que vejo acho que tem resultado. :wink:
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quarta jun 10, 2009 6:59 pm

Como a Loriath disse, por vezes são pequenas alterações que nos passam despercebidas que por vezes têm grande impacto neles.

De qualquer modo como a castração por vários factores é sempre benéfica poderia ponderar em relação a esse assunto.

Pense se mudou alguma coisa, desde o litter ao desinfectante que utilizou para limpar o wc e a gaiola, pois existe geralmente algo que nos escapa pois não nos parece relevante.
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
quinta jun 11, 2009 3:59 pm

eu evito isso tendo o fundo da gaiola todo (tirando a casota dele) coberto com areia de gato sem cheiro... foi a unica soluçao porque o meu também chegou ao ano e meio, dois anos e mudou de comportamento: deixou de ser limpinho, deixou de vir pedir festas e de querer passear.

na altura decidi por o google a funcionar e la encontrei uma pagina que dizia que o melhor é adquirir coelhos anoes ja adultos porque muitas vezes eles mudam imenso ao chegar á idade adulta. convenientemente, essa informaçao nao estava em lado nenhum quando adquiri o coelho :cry:

agora que veio o bom tempo decidi por a gaiola dele aberta no patio, para ele ter espaço para andar á vontade, e de vez em quando ponho uma toalha para proteger o sofá e trago-o para o pé de mim, para ele nao se desabituar muito de companhia humana. mas que tem sido uma grande desilusao esta mudança de personalidade, tem :cry:

mais alguem teve este problema com coelhos anoes?
Loriath
Membro Veterano

quinta jun 11, 2009 4:08 pm

isatoday Escreveu:eu evito isso tendo o fundo da gaiola todo (tirando a casota dele) coberto com areia de gato sem cheiro... foi a unica soluçao porque o meu também chegou ao ano e meio, dois anos e mudou de comportamento: deixou de ser limpinho, deixou de vir pedir festas e de querer passear.

na altura decidi por o google a funcionar e la encontrei uma pagina que dizia que o melhor é adquirir coelhos anoes ja adultos porque muitas vezes eles mudam imenso ao chegar á idade adulta. convenientemente, essa informaçao nao estava em lado nenhum quando adquiri o coelho :cry:

agora que veio o bom tempo decidi por a gaiola dele aberta no patio, para ele ter espaço para andar á vontade, e de vez em quando ponho uma toalha para proteger o sofá e trago-o para o pé de mim, para ele nao se desabituar muito de companhia humana. mas que tem sido uma grande desilusao esta mudança de personalidade, tem :cry:

Areia de gato não pode ser usada para coelhos, porque provoca problemas respiratórios. Substitua a areia por aparas de madeira prensadas em rolos, como no caso do Cat's Best.

Sinceramente os meus coelhos foram todos adquiridos em pequenos e não tive qualquer problema. Agora se por mudança de comportamento entende que o coelho já não gosta de colo ou mimos, então lamento desiludir mas os coelhos não são peluches, têm personalidade própria e a maioria não gosta disso.

O problema que muita gente tem com os coelhos é que esperam que sejam bolas peludas que são um cão em versão miniatura. Mas a maioria dos coelhos é muito independente.
DoraJoy
Membro Júnior
Registado: quarta abr 15, 2009 1:55 pm

quinta jun 11, 2009 10:41 pm

PINTEZ Escreveu:Tenho o Niko ha ano e meio, e sempre fez as suas porcarias no canto próprio. De há 2 semanas para cá, faz xixi por todo o lado, por toda a gaiola, menos no sítio e "recreia-se" na poça. Resultado, patas de trás sempre molhadas. Quando acabo de o limpar e secar, outra vez... Coça-se e lambe imenso as patas, e hoje reparei que a pele está rosada, provavelmente resultado de tanta lambidela e do ácido da urina. Passo os dias nos "castigos" de mete e tira na gaiola, mas como digo, também faz no meio da própria gaiola. Alguém me pode sugerir uma solução?
Boa noite

A Dora tem 10 meses e ultimamente também tem deixado a gaiola numa bagunça. Derruba muitas vezes o wc ou move-o do sitio o que o torna inacessível e faz xixi pela gaiola. (ao contrário do Niko, a Dora evitar pisa-lo)
Estranho esta atitude tão frequente. Quererá ela mais atenção?

Mas não é só isto: Há uns dias para cá, quando andava solta no meu quarto fez xixi em cima da cama (coisa que não acontecia à varios meses) e numa outra vez fez xixi no chão do quarto (isto nunca aconteceu!! ela sempre fazia em sitio almofadados como a cama ou o sofa ou então no chão da casa da banho)

e então?
Delfina
DoraJoy
Membro Júnior

quinta jun 11, 2009 10:48 pm

isatoday Escreveu:eu evito isso tendo o fundo da gaiola todo (tirando a casota dele) coberto com areia de gato sem cheiro... foi a unica soluçao porque o meu também chegou ao ano e meio, dois anos e mudou de comportamento: deixou de ser limpinho, deixou de vir pedir festas e de querer passear.

Eu já tive um coelho anão macho que era muito sociável e adorava mimos e brincadeiras mas, quando começou a ficar adulto marcava território e tornou-se agressivo mordendo a sério. (com sangue e mais de duas semanas a sarar)
Delfina
PINTEZ
Membro Júnior

sexta jun 12, 2009 12:31 pm

Não houve alterações nenhumas. Pelo sim, pelo não levei-o ao vet, porque as patas de trás deixaram de estar rosadas para passar a horrivelmente "assadas", e apareceu sujo de um líquido pastoso branco (parecia esperma). Diagnóstico confirmado com rx- pedras nos rins. Talvez as dores expliquem a mudança de hábitos de higiene. Obrigada a todos pelas dicas. Darei notícias quando as houver
DoraJoy
Membro Júnior

sexta jun 12, 2009 8:17 pm

ainda bem que foste ao vet. não sei bem qual a gravidade da doença nem tratamento mas espero que tudo corra bem.

as rápidas melhoras para o Niko!
Delfina
PINTEZ
Membro Júnior

domingo jun 28, 2009 11:32 am

Ontem o Niko teve alta, depois de muito antibiotico, muita agua boca abaxo à seringa, muitos xixis fora do sítio, muito pouco comer.
Há 2 dias que tem fome de leão, mas continua a dieta... O vet aconselhou-me a dar-lhe mais "frescos" - alface, maçã, couve - e menos ração. Burro com fome... Já brinca, já salta, já faz asneiras, ainda faz xixi fora do sítio :roll: . Obrigada pelas dicas.
Responder

Voltar para “Exóticos”