Dúvidas sobre ratazanas domésticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Diabinha95
Membro
Registado: domingo abr 12, 2009 3:12 pm

sábado jun 13, 2009 7:15 pm

Mas elas não são alérgicas a aparas de madeira e aparas de papel? :?: :roll:
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado jun 13, 2009 7:35 pm

buzio Escreveu:bem, vou dissertar um bocadinho acerca de substratos, utilizando os conhecimentos de outros países e que cá temos poucas hipoteses de cunprir dado que o nosso mercado não tem os produtos que lá fora têm.

areia de gato: totalmente desadequada tendo em conta que é calcária e queima mucosas e patas, que nas ratz são nuas.

aparas de madeira: desadequadas porque são feitas de pinho e deita vapores tóxicos, além de serem tóxicas se ingeridas

cats best: desadequadas porque ficam em papa quando têm urina. também deitam pó dado que se trata de serradura e por vezes causa problemas nos olhos.

corn cobs: propiciam o desenvolvimento de fungos causando problemas de pele e intestinais

Cubetto straw: inócuo mas também propicia o aparecimento de fungos dado que é palha prensada

litter friskies roedores: desadequado se ingerido

cartão prensado (biolliter): tem algumas tintas e produtos tóxicos, como cola, logo também tem desvantagens

e não me lembro de mais nenhum. Como podem ver, são todos desadequados mas:
-Se a limpeza for frequente acabam-se com a maioria das desvantagens como o aparecimento de fungos, fazendo com que, corn cobs, cubetto straw e bioliter sejam adequados
- As ratazanas não costumam comer a maioria dos litter fazendo com que as aparas tb sejam adequadas
- As ratazanas costumam passar a maior parte da vida a escalar, fazendo com que o cats best (originalmente fabricado para gatos) seja adequado.

A areia de gato não presta nem para gato. Se formos pelas desvantagens... não usamos substrato nenhum, assim, é necessário minimizar riscos, mas não é necessário ser assim tão selectivo...
Diabinha, coloquei a negrito o que a Búzio escreveu. Lê com atenção ;)
Diabinha95
Membro

sábado jun 13, 2009 7:43 pm

HAAAA
ok desculpa :oops: :?
Diabinha95
Membro

sábado jun 13, 2009 7:44 pm

Ahhh
Ok desculpa, não li bem. :oops: :?
Kathamina
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 8:24 pm

Aqui estão referidas também as desvantagens, tens que ter em atenção as caracteristicas de cada litter e ver como as tuas ratz se dão com o litter que escolheste para elas ( corrijam-me se estiver a dizer algo errado).
No meu caso, retirei o feno por causa do cheiro intenso e o cats best porque as minhas de vez enquando começavam a comer.
Uso apenas aparas de madeira (sem aromas) no w.c, que constantemente mudo.
Diabinha95
Membro

sábado jun 13, 2009 8:47 pm

Desculpa mas o ke é litter? :? :?:
Kathamina
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 9:33 pm

Agora fui traduzir e não corresponde com o que vou dizer, mas as meninas/os mais entendidos vão corrigir se estiver a dizer alguma coisa mal.

É substrato.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado jun 13, 2009 10:35 pm

Diabinha, foi por isso mesmo que deixei o link para as imagens dos dois tipos de litter mais frequentemente usados em Portugal, para poder ter uma ideia do que é. Litter é material o que se usa no fundo da gaiola para absorver os "xixis" e tal dos animais.
Bedding, caso também se questione, é o material que fornece aos animais para que possam fazer o seu ninho.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado jun 13, 2009 11:09 pm

exacto.Não percebi a parte do "alérgicas" é que uma ratazana que goza de boa saúde tem tanto probabilidade de "alergias" como um humano.
Acho que confundiu com tóxico não?
Diabinha95
Membro

domingo jun 14, 2009 6:35 am

Não sei é ke eu vi um video no youtube e disseram que as ratazanas eram alérgicas ao pó :!: :?
Kathamina
Membro Veterano

domingo jun 14, 2009 6:26 pm

Diabinha, podes colocar aqui o link desse video para podermos ver?
Diabinha95
Membro

segunda jun 15, 2009 6:23 pm

Não sei se sabes falar francês? mas mostro-te na mesma: http://www.youtube.com/watch?v=UZ6z15vS_ZA :wink: :P
Kathamina
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 6:50 pm

Percebo um pouco de francês sim ;)
As ratz não são alérgicas a...podem é desenvolver problemas respiratórios a certos produtos, tal como foi referido pela Búzio, por causa dos compostos do litter.
Mas desde que haja o minimo cuidado na escolha e limpeza sistemática do litter penso que os factores são minimizados.
(Meninas se estiver errada, já sabem...corrijam-me ;))
Diabinha95
Membro

segunda jun 15, 2009 6:53 pm

Então por exemplo posso por rapas de madeira?
:lol:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jun 15, 2009 6:58 pm

Normalmente essa é uma opção que apenas quem tem mesmo muitas ratz toma, por ser mais barato. Mas... para quem tiver menos e puder proporcionar o melhor possível... aparas não é o melhor possível.
Existem no entanto vários tipos de aparas à venda, umas produzem mais pó que outras, tipos de madeira diferentes, perfumadas ou não etc.

Num P.S. Perfumadas pode não ser mesmo uma boa ideia.
Última edição por marianamar em segunda jun 15, 2009 7:09 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”