Olá pessoal. Preciso muito da vossa ajuda.
Eu e a minha m.a acabámos de dar banho aos doi porquinhos dela.
Nós sabemos que não lhes podemos molhar as orelhas nem o nariz mas um deles estava muito irriquieto e sem querer molhámo-lo nasa orelhas.
Secámo-lo rapidamente e vimos que ele estava a deitar um liquido branco dos olhos, como se estivesse a chorar e do nariz.
Limpámo-lo, mas não sabemos o que é. Amanhã iremos levá-lo ao vet, mas antes gostávamos de saer o que se passa, e se é realmente preciso levá-lo.
Outra coisa que ele costuma ter é uma coisa ue parece cola colado ao lábio, mas deta vez foi pior: ele tinha aquela coisa presa ao lábio e no pêlo, deixando-o com a boca de lado.
Precisamos de ajuda urgente. Por favor.
P.s.: o porquinho foi adotado, mas nã osabemos qual a razão, talvez porque fose um porquinho doente.
Obrigada.
Porquiho da idnia doente! AJUDA URGENTE!!!
-
- Membro
- Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm
Ola
Bom... em relação ao líquido branco nos olhos e no nariz... nos olhos é costume eles produzirem um líquido branco quando limpam o pêlo, mas não sei se o segregam quando têm alguma impressão no olho, fazendo o mesmo efeito de limpeza que as nossas lágrimas fazem. No nariz.... realmente não sei, mas pode ser apenas muco, quando vamos à banhoca no mar e na piscina e nos entra água para o nariz também ficamos ranhosos
De qualquer maneira não disseste se usaste champô no banho e que champô... deve ser sempre próprio para porquinhos... isto porque, se não for, pode ocorrer alguma reacção alérgica... talvez seja mesmo isso que se passe com o teu porquinho! portanto, vê bem se os olhos além de lacrimejantes não estão vermelhos... é complicado ver porque a esclera (parte branca do olho) é pouco visível (tenta aliciá-lo com uma guloseima para ele direccionar o olhar de modo a veres, porque as mãos podem ser perigosas... mais bactérias e possíveis acidentes com a unha, etc, evita mexer nos olhos com as mãos).
Atenção... vai ainda ao vet hoje. Não tentes adiar... se for alguma alergia ao champô pode ser complicado, sobretudo com os olhos... os olhos são sempre muito sensíveis e devem ser tratados com muito cuidado... só para não falar que lhe podem estar a arder e ele ter dores, não lhe prolongues o sofrimento.
Em relação à "cola" que referiste... por acaso não sei o que é, mas já reparei que um dos meus porquinhos também tem de vez em quando. Por acaso, esse porquinho dorme sempre de boca bem aberta... não sei se poderá ser baba
porque já me disseram que os porquinhos não vomitam (que foi logo o que pensei da primeira vez). Eu não notei nada de mais com o meu, portanto, deve ser uma coisa de pouca importância. Sim, é difícil de limpar porque fica muito seca e dura, mas molha um disco de algodão em água morna e vai passando até fical mole. Depois com um cotonete também molhado em água morna, tenta tirar (é mais fácil de manusear que o algodão).
Uma coisa que deves ter sempre em casa à mão é soro fisiológico (vê na farmácia qual o mais adequado) para limpares as ramelas, essa "cola", a boca quando fica suja de comida, etc... é o limpa-tudo dos porquinhos
Agora... VET! Ok?
cumprimentos
Bom... em relação ao líquido branco nos olhos e no nariz... nos olhos é costume eles produzirem um líquido branco quando limpam o pêlo, mas não sei se o segregam quando têm alguma impressão no olho, fazendo o mesmo efeito de limpeza que as nossas lágrimas fazem. No nariz.... realmente não sei, mas pode ser apenas muco, quando vamos à banhoca no mar e na piscina e nos entra água para o nariz também ficamos ranhosos

Atenção... vai ainda ao vet hoje. Não tentes adiar... se for alguma alergia ao champô pode ser complicado, sobretudo com os olhos... os olhos são sempre muito sensíveis e devem ser tratados com muito cuidado... só para não falar que lhe podem estar a arder e ele ter dores, não lhe prolongues o sofrimento.
Em relação à "cola" que referiste... por acaso não sei o que é, mas já reparei que um dos meus porquinhos também tem de vez em quando. Por acaso, esse porquinho dorme sempre de boca bem aberta... não sei se poderá ser baba

Uma coisa que deves ter sempre em casa à mão é soro fisiológico (vê na farmácia qual o mais adequado) para limpares as ramelas, essa "cola", a boca quando fica suja de comida, etc... é o limpa-tudo dos porquinhos
Agora... VET! Ok?
cumprimentos

-
- Membro
- Registado: domingo abr 12, 2009 3:12 pm
Olá LiveToRock.
O champô por acaso não lhe entrou para os olhos nem nada, ao menos não vimos. A marca do champô é: Living World. Própria para porquinhos e coelhos.
Ligámos agora a um vet e disse-nos que estava tudo bem e que a liquido dos olhos devia ser só uma inflação, mas já marcámos uma consulta para hoje á noite.
Espero que corra tudo bem, e já agora obrigada pela resposta LiveToRock.
O champô por acaso não lhe entrou para os olhos nem nada, ao menos não vimos. A marca do champô é: Living World. Própria para porquinhos e coelhos.
Ligámos agora a um vet e disse-nos que estava tudo bem e que a liquido dos olhos devia ser só uma inflação, mas já marcámos uma consulta para hoje á noite.
Espero que corra tudo bem, e já agora obrigada pela resposta LiveToRock.

Bom, pelo que dizes penso que não há nada de errado com ele. Durante o banho fez reacção a algo que entrou nos olhos, mas depois de limpares acho que não terá mais problemas.
Claro que em caso de dúvida é sempre bom contactar um veterinário.
Claro que em caso de dúvida é sempre bom contactar um veterinário.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>