Chin agressiva apos o parto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
dmccondeca
Registado: terça fev 24, 2009 4:12 pm

sexta jul 10, 2009 1:51 pm

Olá

há pouco tempo ofereceram-me uma chin femea para juntar ao macho que tinha cá em casa, entretanto ela já engravidou e teve as crias faz hoje 1 semana. Na altura do parto separei o macho da femea e esperei uns dias para não voltar a engravidar tão cedo, agora queria junta-las mas... a femea maltrata, e muito, o macho, passa o tempo a morde-lo e arranca-lhe pelo, ele por sua vez anda com medo dela...

É normal? Devo voltar a junta-los?
Já o tive um tempo com a crias e ele é super meiguinho com elas, gostava de os juntar todos durante estas semanas que restam até separar de vez os pequenos da mãe.

Já vos aconteceu?

Agradeço as vossas opiniões.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jul 10, 2009 2:26 pm

Se quiser correr o risco do macho matar as crias e da fêmea voltar a engravidar, pode juntá-los, caso contrário deve mante-los separados.
Marguij
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 3:10 pm

sexta jul 10, 2009 3:33 pm

As femeas chinchilas entram no cio a seguir a parto. Se até há bem pouco tempo, uma semana como voce disse, a chin teve uma ninhada não queira juntar o macho, caso contrario virá outra ninhada a caminho.
Se o seu problema é ter a sua chin femea e macho sozinhos, podem juntar chins do mesmo sexo a eles, nomeadamente as crias ao fim de estarem desmamadas.

Agradeço a correcção de alguem mais experiente, face ao meu comentário.
Muito obrigado.

Cumps
<p>"Aquele que conhece verdadeiramente os animais &eacute; por si mesmo capaz de compreender plenamente o car&aacute;cter &uacute;nico do Homem"&nbsp; (Konrad Lorenz)</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados" (Mahatma Gandhi)</p>
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sexta jul 10, 2009 6:12 pm

Zahn Escreveu:Se quiser correr o risco do macho matar as crias e da fêmea voltar a engravidar, pode juntá-los, caso contrário deve mante-los separados.
se continuares a tentar junto uma coisa e certa a femea mata o macho , as chinchilas sao matriarcas sao elas que mandam , eu tentava meter uma separação na gaiola para teres o macho e aos poucos voltares a juntar , as minhas chinchilas nem sempre tem ninhadas seguidas

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
dmccondeca
Registado: terça fev 24, 2009 4:12 pm

sexta jul 10, 2009 7:05 pm

Desde já agradeço as vossas opiniões.

A informação que me tinham dado era que após o parto eles deviam estar separados para evitar nova gravidez, mas que apos o cio já os poderia juntar novamente.
Esperei uma semana e visto o cio ser de aproximandamente de 5 dias, nesta altura ela já não iria engravidar, pelo menos não este mes.

As pessoas com quem tenho falado, após uns dias juntam o casal e dizem até que os machos são muito carinhosos com as crias. Há até quem não chegue a separa-los e a femea não engravida...

Acaba por ser muita opinião diferente em relação ao mesmo assunto... :(
jos8
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 10:11 pm

sábado jul 11, 2009 11:12 pm

Eu também já ouvi dizer que se deve separar o macho da fêmea, mas também já ouvi dizer o contrário...

Por experiência própria aconselho a não os separar! Pode acontecer que ela engravide, mas não é certo... Além disso o facto de os separar pode fazer com que a fêmea não o reconheça quando os voltar a juntar (como foi o que aconteceu). Não tem necessariamente a ver com o facto de ela ter crias, pois se os separasse, mesmo que ela não tivesse crias, ela iria ser agressiva com o macho.

Já tenho chinchilas há quase 6 anos, e em cerca de 5 ninhadas, apenas aconteceu uma vez ela ter uma ninhada a seguir à outra! E mesmo assim correu tudo bem com as crias e com a mãe!

Uma fêmea que eu tive, que estava com um macho, morreu e passado algum tempo comprei outra para juntar ao macho que ficou sozinho. Como a fêmea nova já era adulta ela era agressiva com ele, mesmo eu tendo experimentado junta-los num território neutro, na gaiola do macho... Como já andava há uns dias naquilo e o resultado era sempre o mesmo (a fêmea atacava o macho e ele fugia) resolvi pô-la dentro da gaiola do macho o dia todo (em vez de apenas uns minutinhos - até ela o atacar), como a gaiola era bastante grande o macho tinha espaço suficiente para fugir! Ela atacou-o como de costume ao início,mas ele subia para o andar de cima e ela ficava em baixo algum tempo e só depois subia. Passadas algumas horas fui ver como estavam, estavam separados, mas sem arranhões nem falhas de pêlo ou mordidelas! Ao fim do dia fui ver como estavam e estavam-se a dar bem, a comer um ao lado do outro sem andar a bulha.

Eu no seu caso acho melhor esperar que as crias sejam maiorzinhas, pois se juntar o casal agora as crias é que podem ser prejudicadas por causa das brigas dos pais...
Diogo75
Registado: domingo jul 27, 2008 7:51 pm

segunda jul 13, 2009 2:15 pm

Aconteceu uma coisa parecidacom os meus hamsters, depois de a femea ter as crias, o macho matou-as!
Isso aconteceu do dia para a noite, e tive de os separar pois estavam sempre a morderem-se!
Genmaken
Membro Júnior
Registado: quinta abr 16, 2009 4:56 pm

quinta jul 30, 2009 1:09 am

A experiência varia consoante os casais.

O casal que tenho sempre se deu bem. Assim que nascem as chinchilas tiro a femea e os bebés e vão para outra gaiola (ou tiro o macho).

Não os separo + que 1 semana. Quando os junto é como se nada tivesse acontecido.

Uma vez a femea esteve 1 mês separada e quando os voltei a juntar chatearam-se um bocado mas não passou de ameaças. Voltaram a ficar juntos e felizes, e continuam a fazer bebés sem parar.

O que aconselho é a separar na 1ª semana e depois ao juntar estar atento aos comportamentos nos primeiros dias / horas.
Responder

Voltar para “Exóticos”