Porquinha da India prestes a dar à luz?!
A minha porquinha está grávida e hoje fez 67 dias de gestação. Acontece que ela hoje, começou a gemer muito (presumo que com dores) e a arrastar-se... parece muito cansada, e está sempre no mesmo canto da gaiola, junto á água (que está a beber muito). Pu-la no meu quarto por ser bastante fresquinho. Será que ela via ter as crias durante a noite? Quais são os sinais e o que devo fazer?!
<strong>Telmo Neto</strong>
Vamos ver se percebi... Ela geme e arrasta-se e o conselho é "Não se preocupe muito com isso"?!...inesph98 Escreveu:O mais certo é ter bebés. Vá ao veterinário para ver. Se tiver crias vá tb no dia a seguir. Não se preocupe muito com isso[/b]

Nenhuma das minhas fêmeas mostra esses sinais de sofrimento perto do parto. Geralmente o que acontece é uma fêmea passar mais tempo deitada dias antes de ter as crias. Nada mais. O que vier por acréscimo é, sim, preocupante! Inclusivamente se houver um aborto (aí sim, gemem com dores) pode levar à morte, pois se não expelirem tudo as fêmeas cavia contraem toxémia, uma infecção generalizada que leva à morte de uma fêmea.
Aconselho vivamente a consultar um vet para saber o que se passa, mas evite mexer-lhe muito. Não sei como foi o periodo de gestação dela mas nnca se deve manusear muito uma fêmea grávida nem sujeitá-la a qualquer tipo de stress, além da necessária limpeza periódica da gaiola, claro.
Espero que tudo corra bem com o animal... Dê notícias.
se for o caso de estar com um macho, este deve ser retirado antes do parto, pois as fêmeas entram em cio 6 a 8h após o mesmo e podem engravidar novamente o que representa um desgaste enorme para a fêmea...
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
As minhas porquinhas quando estão a dar a luz nao gemem nem nada disso, ficam é paradas se fazer muitos movimentos!
<p><strong>Se existe alguem de Santiago do Cacém, Sines ou Santo André que ofereça cadelas de raça Yorkshire Terrier, por favor contactem-me.</strong></p>
Ainda bem que está tudo mais calmo... Agora é esperar e não manusear a fêmea, nunca se deve manusear uma fêmea grávida. Evitar pegar e nada de stress para ela...Gospelman Escreveu:Entretanto passou-lhe. tá muito calminha. Hoje faz 68 dias de gestação... vamos ver o que acontece...

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."

Fotos dos pais e dos rebentos...isso é que era

Parabéns!!!
Parabéns!Gospelman Escreveu:Olá Pessoal - os porquinhos da índia já nasceram - são dois - e são tão fofos!!!!!!

Agora é deixar a mamã cuidar deles (sem o pai lá, não esquecer que ele engravida a fêmea estando lá...), alimentá-la bem, deixar também muito feno sempre, não só porque após o parto elas têm que comer bastante feno como também porque as crias começam a tentar "bicar" com 1 dia de vida, mais ou menos

Qualquer dúvida é só dizer!