reprodução chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
blackcat2
Registado: sábado mar 11, 2006 12:22 am

sábado jul 18, 2009 1:38 am

boas,
alguemme sabe dizer até que idade as chinchilas femeas podem ter filhotes??
ou até que idade é aconselhavel.
é que já me disseram que é até aos 5 anos ma gostava de saber. e ter a certeza...
Obrigado :D
abelcarvalho
Membro
Registado: domingo mai 18, 2008 2:45 am

sábado jul 18, 2009 2:07 am

boa noite.

nao sou expert em chinchilas,mas como a intencao foi boa,pesquisei um pouco e descubri isto...

''Pergunta: Até que idade elas reproduzem regularmente:
Resposta: Sobre o macho sabemos que ele é capaz de cobrir as fêmeas de sua colônia até os 20 anos e as fêmeas tem partos regulares até os 14 anos de idade, todavia consideramos vida útil 8 a 10 anos.''

nao se acredite no que postei ate aparecer alguem que lhe de a certeza de que esta certo o que postei.
Última edição por abelcarvalho em sábado jul 18, 2009 9:21 pm, editado 1 vez no total.
<p>Feliz e aquele que sabe dizer&nbsp;<u>SIM</u> a vida, mesmo quando esta lhe diz <u>N&Acirc;O</u>...</p>
<p>A maior felizidade de um animal, e um animal <u>livre</u>...</p>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado jul 18, 2009 2:14 pm

abelcarvalho Escreveu:boa noite.

nao sou expert em chinchilas,mas como a intencao foi boa,pesquisei um pouco e descubri isto...

''Pergunta: Até que idade elas reproduzem regularmente:
Resposta: Sobre o macho sabemos que ele é capaz de cobrir as fêmeas de sua colônia até os 20 anos e as fêmeas tem partos regulares até os 14 anos de idade, todavia consideramos vida útil 8 a 10 anos.''

o site que tirei isto foi o

nao se acredite no que postei ate aparecer alguem que lhe de a certeza de que esta certo o que postei.
Acho que antes de inserir conselhos, devemos ler bem e com olhos de ver de onde estamos a retirar a informação.
caso nao tenha reparado o site que mencionou é de um assassino de chins, de uma fabrica de peles, por isso, vou reportar esta mensagem. claro que se sao para assassinar e ter lucro com isso, quanto mais reproduzirem, melhor. :evil:

quanto á pergunta inicial, não queiram fazer dos animais maquinas reprodutoras. quanto mais reproduzirem decresce a esperança media e vida... a cada parto, os animais ficam desgastados.
o máximo julgo ser 2 ninhadas por ano, mas aguarde indicações de alguem que tenha chins femeas e que seja mesmo conhecedor...
Última edição por chinchilavis em segunda jul 20, 2009 5:43 pm, editado 3 vezes no total.
chinchilavis
Membro Veterano

sábado jul 18, 2009 2:16 pm

abelcarvalho Escreveu:

o site que tirei isto foi

.
REPORTADO. SITE DE FABRICA DE ABATE DE CHINS.
Última edição por chinchilavis em segunda jul 20, 2009 5:42 pm, editado 1 vez no total.
abelcarvalho
Membro
Registado: domingo mai 18, 2008 2:45 am

sábado jul 18, 2009 9:26 pm

chinchilavis,peco desculpa mas foi um grande descuido meu,nem reparei no que dizia na parte lateral esquerda da pagina, foi o resultado de varias horas de andar na net que me aconteceu este descuido.

ja editei a mensagem e eliminei o link que da acesso a pagina web,quanto ao conteudo da mensagem deixei ficar ate me corrigirem o resultado para nao haver equivocos...

mais uma vez peco desculpa...
<p>Feliz e aquele que sabe dizer&nbsp;<u>SIM</u> a vida, mesmo quando esta lhe diz <u>N&Acirc;O</u>...</p>
<p>A maior felizidade de um animal, e um animal <u>livre</u>...</p>
blackcat2
Registado: sábado mar 11, 2006 12:22 am

domingo jul 19, 2009 4:17 am

eu sei que sao duas ninhadas por ano e a intenção não é fzer criação com fins lucrativos mas sim fazer uma unica ninhada e ficar com mais uma chinchila, mas a minha chinchila tem 6 anos e gostaria de saber se é recomendavel ainda fazer criação ou não....
chinchilavis
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 5:36 pm

blackcat2 Escreveu:eu sei que sao duas ninhadas por ano e a intenção não é fzer criação com fins lucrativos mas sim fazer uma unica ninhada e ficar com mais uma chinchila, mas a minha chinchila tem 6 anos e gostaria de saber se é recomendavel ainda fazer criação ou não....
Com essa idade...não sei... poder deve poder mas julgo muito arriscado para o animal.
Aguarde opiniões de quem tenha fêmeas.
chinchilavis
Membro Veterano

segunda jul 20, 2009 5:37 pm

abelcarvalho Escreveu:chinchilavis,peco desculpa mas foi um grande descuido meu,nem reparei no que dizia na parte lateral esquerda da pagina, foi o resultado de varias horas de andar na net que me aconteceu este descuido.

ja editei a mensagem e eliminei o link que da acesso a pagina web,quanto ao conteudo da mensagem deixei ficar ate me corrigirem o resultado para nao haver equivocos...

mais uma vez peco desculpa...
Ora ai está uma atitude muito correcta: apagar o maldito link!

Ainda bem. Sei que ás vezes só lemos uma parte e não vemos o resto... é noemal. Sem stress :D
jos8
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 10:11 pm

terça jul 21, 2009 12:25 am

Também já tive essa dúvida, e pelo que consegui saber na altura as chinchilas podem criar durante toda a vida. Agora não me lembro se quem me disse foi o veterinário das minhas chinchilas, se foi o presidente da APROME!

Penso que, apesar de a associação já não existir, se for ao site dela e mandar um mail ao Presidente do Núcleo das Chinchilas ele lhe responde...
Responder

Voltar para “Exóticos”