Duvidas chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 21, 2008 4:56 pm

a minha maneira de esterilizar e a seguinte
se for pedra numa panela e deixar ferver durante uns tempos
se for madeira a temp, nao sei eu meto no maximo durante uns tempos tambem
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

sábado jun 21, 2008 9:59 pm

E depois disso, no caso de ser madeira (ramos ou assim), ainda é preciso lixá-la??

Obrigado
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 21, 2008 10:18 pm

so se tiver falhas muito grandes, mas eu nunca lixei, eu normalmente nao dou madeira aos meus roedores, senao fikava sem arvores,lol achinchila sim essa e so os palitos e de vez em quando um tronquito, agora as ratazanas e hamsters e gerbos e a minha porca,dou tudo que seja cartao, rolos, caixas tudo
e elas gastam os dentes na mesma
jmiguel15
Membro Veterano

terça jul 08, 2008 11:19 pm

Quais são os sinais da presença de fungos??

Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quarta jul 09, 2008 1:28 pm

Os fungos aparecem mais facilmente nas patitas, orelhas, à volta dos olhos e no resto do focinho no geral, mas podem aparecer noutra zona qq. Mas quando aparecem nas patas, orelhas ou focinho, como o pelo é mais curtinho, é mais facil de detectar. Os sinais são falta de pelo, e dependendo do fungo, pode também haver vermelhidão e escamação na zona, tipo crostazinhas a sair. Eu tenho umas fotos de uma das minhas chins qdo apanhou um fungo, vou deixar aqui um link ;) Ela apanhou numa pata, na orelha e perto do olho.

http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4857.jpg
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4872.jpg (nesta, ela tem uma crostazinha pequenina mesmo por cima do olho)
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4874.jpg

Mas é preciso ter cuidado, para ter a certeza d q é um fungo e não tricofagia, stress, ou até a muda do pelo (nesta altura do ano, é normal elas largarem mais pelo). Em caso de dúvida, o vet é sempre a melhor opção ;)
jmiguel15
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 4:14 pm

Muito obrigado pela resposta. Eu criei este tópico porque como expliquei num outro tópico (URGENTE - Melhor maneira de secar uma chinchila), tive um pequeno incidente com a minha e ainda não sei se ela pode ter apanhado algum fungo.

Obrigado! :wink:

GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado jul 12, 2008 12:09 pm

Olá!
Espero que não se importem que eu faça a minha perguntinha.

Há pouco tempo atrás fui a uma loja de animais comprar uma gaiola para as minhas porquinhas (a que tinha era muito pequena) e vi lá uma chinchila. Esta chinchila tinha sido abandonada na loja há 4 meses. Estava à venda por 30 euros, com gaiola, comedouro, bebedouro e uma casinha de madeira.
A minha mãe apaixonou-se pela chinchila (e eu tambem). Acabámos por comprá-la.
Nós já sabiamos algumas coisas sobre como cuidar de chinchilas, porque eu fiz muitas pesquisas na internet sobre Porquinhos da Índia, e acabei por ver coisas sobre outros animais (furões, esquilos, hamsters e chinchilas).

Agora, aí vem a razão para a minha pergunta (que virá depois). Eu sei que as chinchilas precisam de sair da gaiola e passear um pouco. Agora, esta não sai. Eu abro a gaiola para ela sair e afasto-me um pouco, para que não se sinta pressionada, mas ela fica na gaiola.

Isto é normal? É por estar num local novo? Bom, eu tenho a certeza que quando a chinchila esteve na loja, ela nunca saiu da gaiola. E foram 4 meses. Será que ele (tenho que me habituar a dizer "ele" pois já descobrimos, de uma maneira muito engraçada, que se trata de um macho) simplesmente não está habituado a sair da gaiola? Será que tem medo?
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

sábado jul 12, 2008 3:46 pm

Provavelmente ainda não está habituado á nova casa...experimente tira-lo da gaiola e pousa-lo no chão...consigo lá, a fim do chinchila se habituar a si e ao ambiente...pode dar-lhe também um pouco de tosta como guloseima que não lhe faz mal...
Sempre que soltar o chinchila não se esqueça de o supervisionar pois eles são uns "terroristas"...e assim evita problemas desnecessários...
Boa sorte :wink:
GSfanatic
Membro Veterano

sábado jul 12, 2008 4:04 pm

TiagoGrilo Escreveu:Provavelmente ainda não está habituado á nova casa...experimente tira-lo da gaiola e pousa-lo no chão...consigo lá, a fim do chinchila se habituar a si e ao ambiente...pode dar-lhe também um pouco de tosta como guloseima que não lhe faz mal...
Sempre que soltar o chinchila não se esqueça de o supervisionar pois eles são uns "terroristas"...e assim evita problemas desnecessários...
Boa sorte :wink:
Agradeço a ajuda.

É complicado tirá-lo da gaiola, porque quando a abro ele vai logo para o ultimo patamar, e lá não há portinha.Só há duas portinhas no piso de baixo. Por isso é que eu deixo a porta aberta e me afasto. Ele volta para baixo, chega perto da portinha (até chega a pôr lá as patas) mas não sai.

Espero que isto mude, pois entristece-me ver o bichinho sempre dentro da gaiola. Nem dá pra lhe dar festinhas como deve ser. E ele gosta muito de festinhas, disso não haja duvida. Principalmente no pescoço. Adoro ver a reacção dele quando lhe dou festinhas.
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

domingo jul 13, 2008 10:41 pm

Dê-lhe tempo... um dia quando ele se sentir mais seguro e estiver mais ambientado, ele sairá certamente. Depois vai ver-se aflito para que o chinchila volte a entrar na gaiola :)
Eles são sensíveis a mudanças de ambiente e por vezes reagem com algum stresse, que se pode manisfestar de diversas formas. Se ele já aceita festa é muito bom, pois seria normal que ele ainda não as quisesse.
Eles são animais de rotinas, portanto, todas as mudanças são estranhas para eles.
Boa sorte!
Boa sorte e fiquem bem! Aymara
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jul 13, 2008 11:21 pm

Ok, obrigada Aymara e TiagoGrilo. :D
Pcipriano
Registado: quinta jun 05, 2008 6:17 pm

quarta jul 16, 2008 8:49 pm

Olá, é a primeira vez que converso aqui :D
Tenho duas chins, casal. E tenho algumas duvidas, procuro sempre ler muito, pesquisar muito e tenho cerca de várias apostilas ( 2 eu recebi na compra das chins ).

O meu machinho é muito ativo, não para um minuto, vive correndo pra lá e pra cá, já a minha femea é quetinha, demora a sair da gaiola nos passeios, vive dentro do cubinho, aos poucos ela tenta se aproximar de mim, mas logo corre.
Queria saber se é um comportamento normal de femeas, ser reservada???

Eu vi em um site, uma moça que coloca canos de PVC na gaiola para as chins entrar e sair de dentro deles, queria saber se tem algum tipo de risco a saúde dos meus filhos esses canos?

Moro no Rio de Janeiro Brasil, aqui é muito quente eu procuro sempre nos dias de calor, deixar o ar refrigerado ligado para o ambiente ficar bem geladinho, e aqui é muito dificil de achar produtos, rações e brinquedos pros meus chins, sempre tenho que pedir em outros estados ( Paraná e SP ) e como eu tenho que usar a imaginação, podem me dar umas dicas de brinquedos que eu mesma posso fazer???.

Obrigada a todos . Beijos Pri

Aymara
Membro Veterano

quarta jul 16, 2008 10:18 pm

Cada animal tem a sua própria personalidade. Uns são mais reservados e quietos, outros menos. O que eu disse no meu anterior post também se aplica à sua chinchila. Dê-lhe tempo e espaço para ela se habituar e tenha muita paciência, pois tal como nos seres humanos, há uns que se habituam melhor do que outros.
Quanto aos tubos de pvc, pode utilizar sem que haja perigo para as chinchilas, mas no seu caso, eu não usava já... esperava que a fêmea se tornasse mais sociável e estivesse mais ambientada, pois nesta altura, ela terá tendência para se esconder nos tubos.
Tenha paciência e vai ver que com o tempo tudo ficará normal.
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quarta jul 16, 2008 10:52 pm

Alguém me pode dizer um sitio em lisboa onde possa comprar esses tubos de pvc sff :roll:
Aymara
Membro Veterano

quarta jul 16, 2008 10:59 pm

Enviei mp ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”