E.siberianos e chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jul 31, 2009 1:37 am

OK.....

Esquecendo a arquitectura, não pense que 50cm é suficiente para uma chin... Elas saltam bastante e também precisam de gaiolas em altura com plataformas e rampas neste caso. Não comparando com os esquilos siberianos, mas as gaiolas delas devem ser semelhantes, apenas mais largas.
invision
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 11:01 pm

sexta jul 31, 2009 1:40 am

Ok em base tenho 70x50. Qualquer que seja a gaiola que tenha vai ter sempre plataformas e rampas e tudo o que ela precisa se conseguir arranjar mais alto que 50 que pode ser mesmo só 70 cm e depois as suas viagens quando eu chegar a casa já farão algum exercício...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta jul 31, 2009 1:41 am

invision Escreveu:Olha já te disse que para ela estar ao fresquinho vai ter que ter uma gaiola um pouco mais baixa.

Desculpa mas não te vou dizer onde a vou por.
Sabes porque é que não vais dizer? Porque não fazes a menor ideia onde vai ser. Ainda há pouco tempo (umas horinhas) não fazias ideia onde a ias pôr, mas agora já sabes onde a pôr e o espaço que tens... não gozes comigo, pá.

Passei aqui tanto tempo a responder às tuas perguntas, pensando que tinhas aprendido alguma coisa com a discussão sobre a gaiola do esquilo, mas afinal descubro que estava redondamente enganada. É uma pena.
invision
Membro

sexta jul 31, 2009 1:47 am

Por acaso enquanto ia respondendo ia vendo onde a ia por mas descansa ela vai ser bem tratada, em tudo..

Não stressem assim tanto já disse mais de que uma vez não sou inconsciente.
GSfanatic
Membro Veterano

sexta jul 31, 2009 1:51 am

Descrever a casa? Mas eu pedi isso por acaso? Porra! Só perguntei que sítio é esse, tão pequeno que não pode ter uma gaiola com mais de 70cm! É assim tão dificil? Achas que vou ficar com uma fotografia mental da tua casa? Desculpas, pá!

Mas pronto, compra lá o raio da gaiola de 70cm. Eu só espero que a soltes mesmo. E põe pelo menos um brinquedo na gaiola, para ela ter algo que fazer nas muitas horas que passará sozinha, num espaço pequeno.

Qual é a tua ideia de inconsciente? É que varia de pessoa para pessoa.
invision
Membro

sexta jul 31, 2009 1:57 am

È não saber o que estou a fazer, claro que vou meter um brinquedo e também um bocado de madeira não tratado para ela roer e para ai 2 patamares com escadas e uma casa que achas?
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jul 31, 2009 1:58 am

Diz-se que se deve ter uma gaiola espaçosa pois é onde passará a maior parte do tempo e no Verão não deve ser retirada para não ser mais susceptível a golpes de calor, mas isso não interessa. Quando o dono chegar a casa ela logo se exercita... Por essa ordem de ideias podia colocá-la numa caixa de sapatos que ela logo tinha tempo para se mexer ao final do dia durante duas horas e meia.

Também foi alertado de que deve ter duas para não ficar deprimida pelo tempo que passa sozinha, mas isso foi completamente ignorado...

O que me espanta é que na lavandaria estejam de 35º a 40º e o resto da casa está a menos de 30º, mas questões de arquitectura não podem ser discutidas aqui...

Resumindo, o que interessa é arranjar um animal, não interessa qual, não interessa em que condições desde que caiba no espaço que lhe está destinado, seja ele qual e onde for...

Também sou da opinião que não tem idade, nem maturidade para tomar conta de um exótico.

Desistiu do esquilo por medo de doenças? Olhe, doenças podemos nós apanhar de qualquer animal, seres humanos incluídos...
GSfanatic
Membro Veterano

sexta jul 31, 2009 2:10 am

Tendo em conta as mil e uma perguntas que fizeste, acho que é normal que eu presuma que não fazes a menor ideia o que hás-de fazer.

O meu problema não é se a gaiola terá patamares, brinquedos ou casinha. É se ela terá espaço para se movimentar dentro da gaiola, sendo o espaço pequeno e limitado devido às coisas que lá estão. Digamos que os patamares dessas gaiolas não são exactamente largos e que já lá vais ter uma casa, um comedouro e pelo menos 1 brinquedo. Tendo em conta que o tamanho de uma chinchila é de cerca de 20 a 35cm, não consigo imaginar a chinchila a ser lá muito feliz numa gaiola de 70x50x50. Até porque é lá que ela passará a maior parte do dia. Quando compro uma gaiola para um animal meu, penso sempre no tempo que o animal passará nessa gaiola. E é exactamente por pensar nisso que tento comprar gaiolas grandes.

Só quero que a chinchila seja feliz. É só por isso que estou acordada às 3 e tal da manhã a discutir o tamanho de gaiolas.
invision
Membro

sexta jul 31, 2009 2:20 am

ok, eu vou arranjar o maior espaço possível mas acredita que ela vai ser feliz e vai ter espaço par se movimentar.

Trust me

E agora vou para a caminha :P mas confiem em mim ela vai ter espaço
GSfanatic
Membro Veterano

sexta jul 31, 2009 2:23 am

Já agora, as gaiolas de 70cm costumam ter 20 e tal cm de largura, não 50. Infelizmente isso é algo que não podes escolher. Só se tiveres mesmo muita, muita sorte. Aliás, se a chin tiver muita, muita sorte.
invision
Membro

sexta jul 31, 2009 2:33 am

E vai ter nem que eu tenha de ir a Espanha mas arranjo uma gaiola com 70x70x50 ou mesmo 70x70x70 assim fica com mais largura que vai poder dar para ela ter mais espaço.

Agora vou para a cama.:P
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sexta jul 31, 2009 7:12 pm

bem...nem sei por onde começar.... secalhar pela imaturidade que demonstras ter.... sabes por acaso qual é a idade media de vida de uma chinchila?? Vamos pensar em conjunto... agora tás prai no 10 ou 11º ano....tens vontade de ter um animal porque até é fixe e bacano...Daqui por amanha ja nem ligas ao animal porque saiu um jogo novo pra playstation ou PC....daqui a 2 ou 3 anos tiras a carta, começas a namorar, as saidas à noite, a universidade, o POUCO TEMPO, as borgas e o animal fica em casa sem atençao nenhuma...

Eu quando comprei o meu esquilo que infelizmente e com muita tristeza faleceu no passado mes de maio por doença (transmitida por um ser humano - e nao o contrário) tinha 20 anos e começei até a pensar "e quando me casar? terei que arranjar condiçoes...." (consoante a idade média de vida deles)....por isso pensa mais à frente porque para adquirires um animal tens k pensar muito bem no tempo em que ele vive!!!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jul 31, 2009 7:35 pm

E nas ferias como é?? Não se vai de ferias, ou leva-se nas ferias?? E isso é bom para o animal?? Ou será que com o espaço que vai ter morre antes disso e pronto já não há que pensar mais no assunto....
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
invision
Membro

sexta jul 31, 2009 9:13 pm

Condições para gaiola por 90 cm estou em negociações cá em casa.

Férias fora nunca passo e quando passar tenho a pessoa ideal para tratar dela.

Quantos as noitadas, cartas de condução,etc sempre ouvi dizer que há tempo para tudo, é preciso é dividir o tempo...
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado ago 01, 2009 1:47 am

Invision, quais os motivos que o levaram de um esquilo siberiano a mudar para uma chinchila?
Espaço?
Se for, continua com o mesmo problema, só mudou a temperatura da lavandaria para a divisão enigmática.
Parece que está a tentar encaixar um tamanho definido por si (sobre dimensões de gaiolas) que se adaptem ao seu espaço e não ao espaço que estes animais requerem.

Só para ter uma ideia fui propositadamente medir as minhas gaiolas, apesar de não serem para chinchila, mas é só para ter uma noção entre animais e gaiolas (alguém por favor me corrija se não tiver as dimensões necessárias).

Para 1 Hamster sírio as medidas que tenho são:
Alt: 25 cm
Larg: 28 cm
compr: 47 cm

Para 2 gerbos da Mongólia:
Alt: 50 cm
Larg: 25 cm
Comp: 50 cm

Gaiola das Ratz:
Alt total da gaiola: 1,07 cm
Alt: 86 cm
Larg: 60 cm
Comp: 90 cm

Sendo que, os únicos que não saem das respectivas gaiolas para passear e/ou exercitar são os gerbos, que são de tamanho muito inferior do que as chinchilas e comparando com o tamanho que referiu de 70x50x50, a gaiola dos meus gerbos é só 20 cm mais baixa, 25 cm menos larga e com o comprimento igual.
Isto só em termos de gaiola, nem vou aprofundar o resto, parece que a teimosia fala mais alto.
Continuo a achar que deveria ponderar sobre o assunto e bem.
Responder

Voltar para “Exóticos”