Comprei 2 ratz, mas uma delas está agressiva fora da gaiola.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AndreBarbosa
Membro
Registado: quarta nov 20, 2013 11:09 pm

domingo jan 12, 2014 1:33 am

Ela só fica assim fora da gaiola. Dentro não faz nada.
Mas quando a soltamos, passado uns 5 minutos, começa a ficar agressiva. Quase não se consegue pegar nela porque fica já meia de lado para morder. E começa a morder os braços/mãos, com força mesmo. Hoje aleijou mesmo a minha Mãe... fez mesmo um corte enorme... A minha Mãe já não pega mais nela... eu também já não consigo pegar nela quando a solto. Até ao meu Pai começou a morder.

Acho que a solução passa mesmo por castrá-la. Por enquanto, não a posso ter á solta. Ou então solto-a, mas não se pode brincar com ela :(
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo jan 12, 2014 2:07 am

tenta uma coisa quando ele for a morder pega nele com umas luvas grossas e agarra-o e encosta-o a ti (convem usares camisolas grossas) e só soltas quando ele acalmar assim ele associa o atacar a ficar sem brincadeira.
repete este processo varias vezes e diz se vai melhorando com o tempo
AndreBarbosa
Membro

domingo jan 12, 2014 6:10 pm

Acabamos de tentar com luvas protectoras de mota e um borrifador de água e não vale a pena.
Com luvas, voltou agora morder a minha Mãe e mesmo assim fez um buraco na pele e sangrou.
Com o borrifador, ele fica meio assustado, de lado, mas não adianta.
Está muito agressivo :cry:
Sasha99
Membro Veterano

domingo jan 12, 2014 10:46 pm

AndreBarbosa Escreveu:Acabamos de tentar com luvas protectoras de mota e um borrifador de água e não vale a pena.
Com luvas, voltou agora morder a minha Mãe e mesmo assim fez um buraco na pele e sangrou.
Com o borrifador, ele fica meio assustado, de lado, mas não adianta.
Está muito agressivo :cry:
fogo isso é msm estranho!
se fosse um furão ainda entendia agora uma ratazana até fico parva!
AndreBarbosa
Membro

segunda jan 13, 2014 12:33 am

Pois :(
Ele dentro da gaiola é calminho e deixa tocar e pegar nele..
Há bocado soltei o pequeno e deixei este dentro da gaiola. Deu para ver que ele estava a ficar ansioso e tentava abrir a porta a todo o custo.
Lá se acalmava e via o pequeno cá fora. Tá de castigo! Ele tem de perceber quem manda...
Mas amanhã vou ao vet pedir uma opinião.
Sasha99
Membro Veterano

segunda jan 13, 2014 12:55 am

é que se ele ate as luvas consegue passar é mt complicado.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jan 13, 2014 2:01 am

Se uma ratz que ao inicio até era meiga e sociável, se mostra de repente defensivo e agressivo, algo se passa...

pode-se ter magoado, pode ter dores, pode estar mais frágil por alguma razão. eu não excluia uma ida ao vet para ver se está tudo bem! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jan 13, 2014 2:02 am

e já agora, deviam mudar o nome deste tópico para "comprei duas ratazanas". Se em vez de hamster tivesse ratazana no titulo do tópico, eu já tinha vindo cá mais cedo! :P
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AndreBarbosa
Membro

segunda jan 13, 2014 3:02 am

Ela esteve no vet há 2 semanas, tiveram lá 5 dias no "hotel" porque nós estivemos fora... e estava tudo bem com elas...
Curioso que foi a partir daí que ela começou a ficar mais agressiva, quando está fora da gaiola. Mas o estranho é que no início, ela parecia estar na brincadeira, e que as mordidelas fossem na brincadeira, mas agora dá para ver que não é. Se a soltar, ela vai para o "seu" canto do corredor (tenho lá uma estante e elas gostam de trepar por lá), e não nos deixa pegar nela... fica já com intenções de morder.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jan 13, 2014 10:22 pm

Há novidades? Chegaste a ir ao vet com ele?

Sasha eu também coloquei a hipotese da castração, sinceramente não sei porquê este comportamento tão agressívo :(

Indigo, pela descrição que o André me tem feito, não me parece que sejam dores, ele dá sinais de dominancia, parece ser muito territorial.. acho que o rapazinho precisou foi de uma mão firme na altura certa, e sobretudo agora! Mas vamos ver o que o André diz... pode ser que o vet tenha uma opinião diferente... esta situação esta me a deixar mesmo triste! :(
AndreBarbosa
Membro

segunda jan 13, 2014 11:45 pm

Fui hoje ao vet e disseram que o ideal era castrá-lo. E para castrar os dois.
Entretanto também sugeriu "treiná-lo" ou pô-lo de castigo em certas situações que ele morda.
Hoje os meus Pais tiveram com eles fora da gaiola durante 1 hora, e hoje já nao mordeu com tanta força, mas ainda assim, foi de castigo para a gaiola 2 vezes.
É que castrar os dois naquele vet fica super caro, e os meus Pais não estão dispostos a pagar um balúrdio para o problema se calhar nem se resolver.
Sendo assim, vamos optar por tentar treiná-lo nestes dias e ver a evolução.
AndreBarbosa
Membro

terça jan 14, 2014 7:36 pm

Sim, não deixa de ser uma grande coincidência.
Hoje voltamos a soltá-los durante 40 minutinhos.
O pequeno parece que dá a entender que até fica menos brincalhão quando o grande vem para fora..
Hoje voltou a morder-me, e já deu para fazer sangue.
Começa a ficar nervoso. Impeço-o de ir para uma certa zona, ele vai forçando e forçando, ficando sempre mais nervoso. Passou muitas vezes pelas minhas mãos e braços e não mordia. Mas passado um tempo, começa-se a notar o nervosismo e ataca.
Voltei a pô-lo na gaiola de castigo....
Sasha99
Membro Veterano

terça jan 14, 2014 8:12 pm

AndreBarbosa Escreveu:Ela esteve no vet há 2 semanas, tiveram lá 5 dias no "hotel" porque nós estivemos fora... e estava tudo bem com elas...
Curioso que foi a partir daí que ela começou a ficar mais agressiva, quando está fora da gaiola. Mas o estranho é que no início, ela parecia estar na brincadeira, e que as mordidelas fossem na brincadeira, mas agora dá para ver que não é. Se a soltar, ela vai para o "seu" canto do corredor (tenho lá uma estante e elas gostam de trepar por lá), e não nos deixa pegar nela... fica já com intenções de morder.
também me chamou muito a atenção e pareceu que n tiveram praticamente manutenção nenhuma ou seja contacto com pessoas! a mudança de ambiente também não ajudou, um vet tem demasiado barulho para ratz!
provavelmente os enfermeiros veterinários e/ou os auxiliares não tiveram muito tempo para cuidar de uns ratos e havia muitas outras coisas para fazer e cães para passear :evil:
eu durante o meu estagio fui muitas vezes repreendida por perder muito tempo com os animais em hotel pq perdia mt tempo e tal e havia mais coisas para fazer tipo limpezas -.-'

enfim tenho a certeza que isso é uma questão de dominância e que ele pensa que pode fazer td o que quer e bem lhe apetece mas tmb tenho a certeza que não o soltar não é solução.
muita paciência msm
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jan 14, 2014 8:52 pm

Já te respondi em www.ratz.livreforum.com mas vou copiar para aqui a minha resposta também.

"Eu não acredito na resolução de casos de agressão através do confrontamento.

Já tive de lidar com casos diferentes de agressividade em ratz: agressividade territorial (suspeito que seja o caso, apesar de parecer "invertido", o teu ratz é territorial no espaço à volta da gaiola mas não dentro dela, certo?) e agressividade "genética", simplesmente herdada (por isso não se deve cruzar ratz que mostrem sinais de ser agressivos) e não resolvida em pequeno através de uma boa socialização.

Em nenhum dos casos o confrontamento com o ratzo ajudou. Sim, tentei essa técnica, já que era uma das sugeridas por alguns sites... mas não ajudou mesmo nada ):

O que ajudou realmente foi a leitura do artigo Trust-Training Rats.
O caso de Phineas não é igual ao teu... o problema desse era a falta de socialização e o do teu parece ser territorialidade. Mas pode ser que a leitura ajude!...

As técnicas que me ajudaram a lidar com os meus casos, tantos os de agressividade herdada (Jekyll e Hyde) como o de territorialidade excessiva (Dylan), fui desenvolvendo ao longo do tempo e manuseamento do animal.
Consistiam no seguinte:

- Numa primeira fase, uso de luvas de jardinagem e uma toalha de mãos para manuseamento do animal. Tanto o Jekyll como o Hyde mordiam só de ser tocados e as luvas ajudaram a criar habituação. A toalha auxiliava ao enrolar o animal nela ou permitir-lhe subir para cima dela e usa-la depois para o manusear.

- Atitude calma, sem medo. Se o animal sentir que estamos nervosos, vai captar essas vibrações. Depois de já ter levado umas boas dentadas, aceitei-o como parte do meu destino enquanto dona x)
Respirar fundo e agir com segurança é essencial.

- Paciência. Sempre que possível, esperar que seja o ratz a vir ter connosco e não o contrário. Respeitar os tempos do animal, que se sente assustado ou ameaçado, e por isso reage.

- Palmas das mãos sempre viradas para cima.

- Mãos aproximam-se do ratz sempre de baixo para cima e de trás para a frente.

Estas duas últimas, das mãos, são das coisas que mais me ajudaram. Percebi que movimentos lentos mas seguros, com as mãos viradas de palmas para cima e aproximando-se de baixo para cima e nunca por cima do animal, são pormenores extremamente úteis a ter em conta. Penso que na natureza, muitas vezes o perigo vem de cima da ratazana e por esse motivo um animal menos relaxado pode sentir-se ameaçada ao ser abordada por cima e pela frente!...

Espero ter ajudado um pouquinho que seja.
Também queria sugerir que experimentasses soltar o ratz num lugar diferente do habitual, que lhe seja estranho, a ver se ele tem o mesmo comportamento.

Li que apesar de não terem sido muito socializadas em bebés (bebés que fogem em pânico como descreveste e fazem xixi e cocó nas mãos não foram socializados), só se tornaram agressivas depois de terem estado num "hotel" durante as tuas férias, certo?

Provavelmente sofreram algum trauma, algo as assustou e criou esse comportamento... por isso mesmo, escolhia uma abordagem mais calma e passiva, pelo menos para já, do que espicaçá-las quando têm um comportamento negativo.

A ratazana maior comporta-se bem na gaiola: sente-se segura e gosta de lá estar. No entanto, começa a comportar-se de modo agressivo depois de algum tempo no exterior... sente-se ansioso e excitado.

Eu procuraria arranjar um terceiro espaço, que fosse seguro mas não tão agradável como a gaiola ou interessante como o exterior, por exemplo uma transportadora, onde colocar o ratz durante uns 15 min de castigo depois de ele começar a demonstrar comportamento agressivo."
Responder

Voltar para “Exóticos”