Ratz [Já Chegaram]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

sábado ago 22, 2009 6:36 pm

Kathamina Escreveu:
Litoss Escreveu:
Kathamina Escreveu:Parece-me muito fixe, só tens mesmo de forrar com rede para evitar que saiam ;)
E comprá-la :twisted: :twisted:
Obrigado :wink:
1º comprar a gaiola
2º comprar rede para forrar a gaiola
3º Forrar a gaiola
4º Limpar a gaiola
5º Colocar hammocks, bebedouros, comedouros, litter, etc
6º Colocar as ratz lá dentro
7º Não colocar toalhitas dentro da gaiola porque as ratz não se vão servir delas :twisted:

Tá bom assim? 8)

De nada, boa sorte.
Quando chegam as miúdas?
Convém teres tudo preparado antes da chegada, mas acho que isso tu já sabes :twisted:
Haha, em principio la para segunda feira compro a gaiola por isso devo te la por volta de quarta. Os acessorios comedouros litter etc etc ja tenho tudo e so meter. Depois no mesmo dia compro rede e forro e depois vou buscar as meninas :wink:

P.S.: Vais ver que as minhas vao se limpar com toalhitas :twisted: :twisted:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado ago 22, 2009 6:53 pm

Parece uma boa compra ^_^
Litoss
Membro Veterano

sábado ago 22, 2009 7:02 pm

marianamar Escreveu:Parece uma boa compra ^_^
Sim, parece ser um bom investimento :P
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo ago 23, 2009 2:57 pm

Sou participante neste forum apenas na parte das aves que são a minha grande paixão, mas este tópico despertou-me algum interesse e estive a ler, e gostava de perceber uma coisa, fala-se tanto de ter dois machos ou duas fêmeas, mas não ouvi aqui ninguém falar em ter um casal, aquilo que me parece o mais racional pois se o objectivo é terem companhia, se esta for do sexo oposto fica mais "natural". Sei que nos roedores, um casal significa criação, mas também acredito que se a gaiola tiver uma separação os animais possam interagir um com o outro através das grades e não prociar, depois quando soltas podem estar juntas desde que não seja na altura de procriar...
Gostava de perceber se a minha ideia está muito errada ou se optam por dois do mesmo sexo algum motivo que eu desconheça.
Litoss
Membro Veterano

domingo ago 23, 2009 3:08 pm

Joaoejoca Escreveu:Sou participante neste forum apenas na parte das aves que são a minha grande paixão, mas este tópico despertou-me algum interesse e estive a ler, e gostava de perceber uma coisa, fala-se tanto de ter dois machos ou duas fêmeas, mas não ouvi aqui ninguém falar em ter um casal, aquilo que me parece o mais racional pois se o objectivo é terem companhia, se esta for do sexo oposto fica mais "natural". Sei que nos roedores, um casal significa criação, mas também acredito que se a gaiola tiver uma separação os animais possam interagir um com o outro através das grades e não prociar, depois quando soltas podem estar juntas desde que não seja na altura de procriar...
Gostava de perceber se a minha ideia está muito errada ou se optam por dois do mesmo sexo algum motivo que eu desconheça.
As ratz sao animais socias por isso tem de ter sempre companhia, nao estou a ver qual o seu ponto de vista, 2 ratz de sexo oposto nunca poderiam tar juntas pois seria ninhada atras de ninhada, como obvio que eu penso que é, é muito melhor estarem duas ratz do mesmo sexo (nao sei qual e o problema que esta a ver) juntas no mesmo espaço poderem interagir realmente e brincar uma com a outra do que duais de sexos diferentes separadas pois e quase como se estivessem sozinhas.. Se a ideia e procriar ai sim mantem-se machos e femeas separados e depois jnuta se mas nesse caso duas femeas para um lado e dois machos para o outro por exemplo.
As ratz precisam de companhia portanto se nao se quer criaçao junta se duas do mesmo sexo, a parte do ser "natural" nao faz grande sentido, dao-se tao bem com uma do mesmo sexo como com uma do sexo oposto, ainda por cima ratz que se dao bem com tudo ate com outros animais 8)
Espero ter esclarecido :wink:

P.S.: Nas ratazanas qualquer momento e altura para procriar, ate mesmo depois de acabar de parir :twisted:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo ago 23, 2009 3:15 pm

Joaoejoca Escreveu:Sou participante neste forum apenas na parte das aves que são a minha grande paixão, mas este tópico despertou-me algum interesse e estive a ler, e gostava de perceber uma coisa, fala-se tanto de ter dois machos ou duas fêmeas, mas não ouvi aqui ninguém falar em ter um casal, aquilo que me parece o mais racional pois se o objectivo é terem companhia, se esta for do sexo oposto fica mais "natural". Sei que nos roedores, um casal significa criação, mas também acredito que se a gaiola tiver uma separação os animais possam interagir um com o outro através das grades e não prociar, depois quando soltas podem estar juntas desde que não seja na altura de procriar...
Fácil, quando se fala em interacção entre animais da mesma espécie, animais sociais como é o caso das ratz que vivem em liberdade em grande grupos familiares, não se fala só em reprodução, as ratazanas são animais que devem ter sempre companhia e não é através duma grade, isso não é companhia. As ratz lavam-se umas às outras, catam-se, dormem enroladas umas nas outras, as fêmeas ajudam a criar as ninhadas umas das outras, logo não vejo como pode ser a interacção se tiver uma grade no meio.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo ago 23, 2009 3:32 pm

kitten Escreveu:
Fácil, quando se fala em interacção entre animais da mesma espécie, animais sociais como é o caso das ratz que vivem em liberdade em grande grupos familiares, não se fala só em reprodução, as ratazanas são animais que devem ter sempre companhia e não é através duma grade, isso não é companhia. As ratz lavam-se umas às outras, catam-se, dormem enroladas umas nas outras, as fêmeas ajudam a criar as ninhadas umas das outras, logo não vejo como pode ser a interacção se tiver uma grade no meio.
X2
dOory
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 6:25 pm

terça ago 25, 2009 12:14 pm

bem, eu nao tenho nenhuma ratazana... mas tou numa loja de animais em que estao la duas de ferias. o dono disse que elas nao mordiam mas como sou desconhecida tenho algum receio pois pelo que se sabe as ratazanas sao perigosas no que toca a transmitir doenças. como deverei fazer para limpar minimamente a gaiola sem as chatear muito?

p.s.: acho mesmo fixe terem ratazanas como animal domestico, em africa usam nas para a detecçao de tuberculose. sao mais eficientes que os proprios exames medicos.. LINDOOO, nao acham?
dOory
Membro

terça ago 25, 2009 12:15 pm

bem, eu nao tenho nenhuma ratazana... mas tou numa loja de animais em que estao la duas de ferias. o dono disse que elas nao mordiam mas como sou desconhecida tenho algum receio pois pelo que se sabe as ratazanas sao perigosas no que toca a transmitir doenças. como deverei fazer para limpar minimamente a gaiola sem as chatear muito?

p.s.: acho mesmo fixe terem ratazanas como animal domestico, em africa usam nas para a detecçao de tuberculose. sao mais eficientes que os proprios exames medicos.. LINDOOO, nao acham?
marianamar
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 12:31 pm

Deteção de tuberculose? Pode dizer-me onde viu/ouviu isso por favor? Nunca tinha ouvido tal mas é sempre bom saber mais.

Quanto a doenças que se peguem ao Homem, é tão provável como ser você a pegar uma constipação à ratazana. A ratazana doméstica de hoje em dia não veio do esgoto e não transmite doenças, nem nunca chegou a ser a responsável directa pela transmissão da Peste Negra. É de espantar que trabalhe numa loja de animais e não saiba isso :roll:

Para limpar a gaiola sem lhes tocar muito, como parece ser a sua preocupação, o melhor seria mesmo pegar-lhes e deixá-las numa outra gaiola enquanto lava a delas à vontade.
Se a gaiola tem níveis, pode esperar que elas trepem para o nível de cima para desencaixar o tabuleiro e lavá-lo à vontade. Depois pode esperar que elas desçam para passar um pano molhado nos níveis.

Também acho divertido que venha pedir ajuda e gozar com as pessoas a quem pede ajuda ao mesmo tempo. Mostra muita educação de facto.
dOory
Membro

terça ago 25, 2009 12:48 pm

mas eu nao estava a gozar, estava mesmo a falar muito a serio... acho excelente terem ratazanas como animais domesticos. acho muito mais interessante do que terem hamsters.
claro, vi num programa qualquer do genero de vida animal. nao tenho bem a certeza se e da N. geographic, odisseia ou afins. as ratazanas sao treinadas e, com o olfacto, detectam os doentes que tem tuberculose e os que nao tem. o que acho mesmo fascinante e conseguirem serem mais eficazes que os proprios exames medicos.. os humanos pensam que sao os melhores porque evoluem em tudo, mas afinal a vida animal e bem mais eficiente.

que elas nao vinham de esgotos tambem sabia, alias devo dizer que aquelas ate sao bastante simpaticas, mas como nao sei o seu historial nao sei se ha perigo de transmitir me uma doença, como qualquer outro animal pode fazer.
sim, isso de mudar gaiola e o que pensei mais logico, mas nao tenho qualquer problema em tocar nelas..
p.s.: nao trabalho numa loja de animais, a dona da loja e minha amiga e esta gravida entao vou la ajudar a limpar os animais apenas.
marianamar
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 1:01 pm

Depois de falar assim em doenças, parecia mesmo que estava a gozar.
Não, estas não vêm do esgoto, digamos que a História é a mesma, mas o historial é outro. São limpas e seguras.
Litoss
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 1:05 pm

Se as ratazanas forem domesticas, e uma questao de se aproximar e ver a reacçao, se vir que se mantem calmas podes pegar e por noutro sitio a vontade, em principio sao meigas..
As ratazanas sao animais fascinantes, quando domesticadas nao tem nada a ver com as ratz do esgoto, e noutros paises sao utilizadas para varias coisas de facto, nomeadamente ha um local em que sao treinadas para desarmar minas no chao, como sao leves nao as activam e tem intelegencia suficientes para as desarmar quando treinadas, vi esse documentario e e espantoso, as ratz vao desarmam a bomba vem buscar um biscoitinho e vao desarmar outra, sempre assim :D
Mas e como digo, se forem domesticas em principio nao tera problemas em pegar lhes, ate vai gostar 8)
dOory
Membro

terça ago 25, 2009 1:15 pm

nao nao, nao estava de alguma forma a gozar.

sim, tambem ja tinha ouvido falar nisso das bombas, mas nao vi o documentario em si. realmente sao mesmo fascinantes, acho que todos os bichos em si sao, uns por umas coisas, outros por outras...

sim, parecem me bastante calmas e hoje quando lhes deixei comida vieram logo, nem tiveram medo de mim nem nada...
deverei po las a apanhar sol de vez em quando? nao, pois nao?

amanha deixo aqui como correu a experiencia xD
marianamar
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 2:19 pm

Não as deixe a apanhar luz directa do sol durante muito tempo :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”