Joaoejoca Escreveu:Sou participante neste forum apenas na parte das aves que são a minha grande paixão, mas este tópico despertou-me algum interesse e estive a ler, e gostava de perceber uma coisa, fala-se tanto de ter dois machos ou duas fêmeas, mas não ouvi aqui ninguém falar em ter um casal, aquilo que me parece o mais racional pois se o objectivo é terem companhia, se esta for do sexo oposto fica mais "natural". Sei que nos roedores, um casal significa criação, mas também acredito que se a gaiola tiver uma separação os animais possam interagir um com o outro através das grades e não prociar, depois quando soltas podem estar juntas desde que não seja na altura de procriar...
Gostava de perceber se a minha ideia está muito errada ou se optam por dois do mesmo sexo algum motivo que eu desconheça.
As ratz sao animais socias por isso tem de ter sempre companhia, nao estou a ver qual o seu ponto de vista, 2 ratz de sexo oposto nunca poderiam tar juntas pois seria ninhada atras de ninhada, como obvio que eu penso que é, é muito melhor estarem duas ratz do mesmo sexo (nao sei qual e o problema que esta a ver) juntas no mesmo espaço poderem interagir realmente e brincar uma com a outra do que duais de sexos diferentes separadas pois e quase como se estivessem sozinhas.. Se a ideia e procriar ai sim mantem-se machos e femeas separados e depois jnuta se mas nesse caso duas femeas para um lado e dois machos para o outro por exemplo.
As ratz precisam de companhia portanto se nao se quer criaçao junta se duas do mesmo sexo, a parte do ser "natural" nao faz grande sentido, dao-se tao bem com uma do mesmo sexo como com uma do sexo oposto, ainda por cima ratz que se dao bem com tudo ate com outros animais
Espero ter esclarecido
P.S.: Nas ratazanas qualquer momento e altura para procriar, ate mesmo depois de acabar de parir

<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>