Tudo para chinchilas saudáveis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

sábado set 25, 2010 12:31 am

niguem conhece o meu anti fungos? :? uma porcaria de 7 euros e nem marca tem.
OMG :evil:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado set 25, 2010 12:36 am

AmigadoChiru Escreveu:Alfafa
Àgua
Feno
Anti Fungos
Areia
E ração decente....
È o essencial!

As guloseimas são um extra!
Sim, não por essa ordem 8) Água dou da engarrafada menos da Luso. Feno e ração boa, sempre á disposição. Areia, a da VL é a melhor. As guloseimas são um extra mesmo. Quanto ao antifungico, vou pesquisar e depois coloco aqui.
Ruben , o antifungico coloca nessa quantidade. Não sei qual é mas mais vale esse do que nenhum, porque ela se molhou. É caro, mas dura imenso tempo e é fundamental na areia dos chins :wink:
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 12:42 am

claro. Mais vale este que nenhum. Só queria mesmo saber se alguém conhecia, mas já vi que não :?
RubenLPT
Membro Veterano

quarta set 29, 2010 4:18 pm

Boas tardes,

Alguém me poderá dizer se numa distancia entre grades seja 2,1cm a cria (chinchila) poderá fugir?

cumprimentos
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta set 29, 2010 7:01 pm

olá,
sim efectivamente as chinchilas com esse espaço de grade podem fugir quando pequenas. suponho que tenhas uma gaiola semelhante às IMAC em que o espaço é efectivamente 2cm. As gaiolas de papagaio que uso tem 1cm de espaço e assim não fogem, pois na IMAC que tenho já tive de andar a recolher bébés pela casa :lol: o melhor que tens a fazer é comprar uma "maternidade" onde colocas a mãe separada do macho antes de parir numa gaiola com espaço reduzido entre as grades e guardas as crias lá até desmamadas. É incrível como elas conseguem passar por espaços exíguos, enganam-nos bem, pois elas de momento que a cabecinha passe, também passa o resto. Incrivelmente vi um bébé já com quase 2 meses fugir de um espaço com 2cm e pouco, nem quis acreditar nos meus olhos. Isto é de facto muito perigoso pois elas podem ficar como que "enforcadas" quando por vezes passam a cabeça mas depois já não conseguem sair nem para a frente ou para tras (também já me ocorreu e tive de destruir umas grades de uma gaiola... por isso para prevenir agora as mães que estejam quase na data H são separadas e postas em gaiolas com espaços pequenos entre as grades!! Algumas já comprei assim, outras andei a por rede metalizada á volta (por fora).
espero ter ajudado
boa sorte
RubenLPT
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 1:38 am

Boas noites,

obrigado pela dica :wink:

sim tenho uma gaiola da imac easy 100 e um viveiro igual ao teu.

em relação à materialidade vou ter mesmo de a fazer.
tenho aqui um estante de ferro mas desisti de a acabar porque a chapa das prateleiras fazia muito barulho. Nada melhor do que ir ao aki e cortar madeira a medida, fazer as prateleiras em madeira e furar aquilo com rede galvanizada 1x1.

Prontos está a maternidade feita xD

cumprimentos
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta set 30, 2010 1:56 am

Mas vais ter crias? A tua fêmea está grávida? Ou é para um dia no futuro?
RubenLPT
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 2:06 am

tenho um viveiro, uma gaiola imac e vou fazer uma maternidade para o seguinte:

Vou adquirir uma veluda castanha para juntar ao adulto ( só espero mesmo conseguir junta-los) e vou deixa-los quando já se derem bem no viveiro.
Se tudo correr bem e ela ficar pranha, vou controlando a gravidez e quando ver que está a altura certa meto a fêmea da maternidade.

a gaiola da imac como já sabes está a cria do adulto que também ade ter um menino. Estou só mesmo a espera da oportunidade de alguém ter crias para vender.

em relação ao adulto não vale a pena comprar uma menina nova porque o mais certo e ele crer logo molhar o pincel :D quando aparecer-lhe o cio pela primeira vez por isso é que tenho mesmo optar por comprar adulta, mas já sei que vai ser uma chatice dos diabos para lhes juntar. :?

cumprimentos
GSfanatic
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 2:17 am

Podes comprar uma pequena, mantê-los na mesma gaiola, mas com uma separação no meio e retirar a separação quando ela atingir a maioridade. :)

Veludo castanho... uma cor simplesmente fantástica!

Os teus meninos são ambos cinza, né?
RubenLPT
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 2:22 am

exacto. vou buscar a veluda castanha nos primeiros dias de Outubro :D
com calma eles dão-se bem e eu terei com sorte algum veludo castanho ou preto :D
essa opção também dava mas acho que na loja castanho veludo só tem adulto.
Só se trouxer uma branca rosa novinha :?
GSfanatic
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 7:48 am

Faz como tu quiseres. Se o que queres são veludos castanho ou preto, compra a veludo castanho. Depois fazes o ritual de apresentação (que requer muita paciência) e tudo correrá bem, vais ver. ;)
AmigadoChiru
Membro
Registado: terça set 21, 2010 12:18 am

quinta set 30, 2010 12:04 pm

Pessoal eu tive a pensar... eu de momento nao tenho possibilidades e tambem a minha chila ainda é pequena .
Mas eu gostava de quando tiver um ordenado fixo, e possibilidades financeiras seguras... Gostava muito de fazer criação...
Mas estou com um grande dilema... pois o problema é depois
As regras quando eu achar que tenho possibilidades para fazer criaçao... Logo me aconselho com vocês mas agora de momento o que me está a fazer polemica é o depois da criação.
As chinchilas, como os roedores, comem os bebes?
E depois... Quantas crias no máximo podem nascer?
È que eu adorava ter uma familia, e se fizesse criação nao iria crer nem vender nem dar...Mas depois , separa-los, é triste.
Sei que á muitos problemas a nivel da femea morder o macho e magoa-lo.
Outro pormenor é quando os filhotes forem grandes, as femeas nao poderem estar juntas, e os machos podem mas dependendo da sua relaçao. E depois as femeas que estao juntas com os machos fazem novamente prociraçao e ai é que já é pior... Porque nao sei depis como evitar tal acontecimento a menos que os separe...Mas depois é tão cruel =/
GSfanatic
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 3:39 pm

As fêmeas podem ficar juntas, sem problema algum. É claro que tudo depende da personalidade delas, mas no geral elas dão-se lindamente. É exactamente o mesmo que acontece com os machos.

Normalmente nascem 2 crias por ninhada, mas às vezes nascem 3 ou até mesmo 4 (quando isto acontece às vezes perde-se uma das crias, por ser mais fraca). Muitas vezes nascem casais, o que dá jeito para quem quer fazer criação 1 vez e depois juntar pai com filho e mãe com filha.

É muito, muito, muito raro haver canabalismo em chinchilas. Só ouvi falar nisso uma vez e sinceramente não se sabe o que realmente se passou, pois quando a dona das chinchilas chegou a casa já o mal estava feito. Não se sabe se as chinchilas foram mortas pelo pai por ciúmes ou pela mãe por falta de nutrição... é uma incógnita. Não acho que isto seja algo com que tenhas de te peocupar. É demasiado raro para sequer pensares na possibilidade de tal acontecer ;).
RubenLPT
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 3:53 pm

Sim tudo correrá bem. :D
a mais novinha só para o ano é que está pronta 8)
AmigadoChiru
Membro
Registado: terça set 21, 2010 12:18 am

quinta set 30, 2010 5:16 pm

Óhh pessoal obrigadissima pela informação!
Fiquei mais animada...
A minha chila ainda é pequenuxa, tens uns mesitos perto de um ano.
Ainda não estou a repensar acasalar...
Ainda preciso ganhar confiança com ele... e por ai
Mas ja decidi que quando eu tiver um ordenado fixo eu irei fazer criação
Na altura virei buscar pelos vossos sábios conselhos a nivel de maternidade
Agradecida mesmo :D

Ja me melhoraram o dia :D
Responder

Voltar para “Exóticos”