Furao, Cao Da Pradaria, Suricata

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jun 12, 2010 8:55 pm

moslie Escreveu:Dá é muito dinheiro a ganhar....é isso que irrita!
Enquanto houver alguém que tem o capricho de ter o bicho mais extravagante em casa e o possa pagar, mesmo que depois quando ele adoecer, nenhum vet o saiba tratar, há de sempre haver quem venda...
Suricatas e Cães da pradaria são animais gregários, toda a estrutura deles se baseia no grupo. São ágeis, exigem espaço, fazem túneis, até nso zoos é dificil manter em segurança e com condições estes animais. Vão-me dizer que é possível ter um animal destes feliz em casa?
não é.... mas dá nas vistas por isso serve! As pessoas não querem um animal, querem um acessório/brinquedo, e escolhem-nos como se fossem escolher o carro. O mais rápido, o mais bonito, o mais exótico, o que requeira o ambiente mais controlado do mundo.... Nunca entendi porquê. Nucna entendi porque é que o amor a certas espécies obriga a que se tenha uma enjaulada num ambiente controlado e isso corrobore o amor de uma pessoa por determinada espécie.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jun 12, 2010 9:16 pm

Charlie2 Escreveu:
moslie Escreveu:Dá é muito dinheiro a ganhar....é isso que irrita!
Enquanto houver alguém que tem o capricho de ter o bicho mais extravagante em casa e o possa pagar, mesmo que depois quando ele adoecer, nenhum vet o saiba tratar, há de sempre haver quem venda...
Suricatas e Cães da pradaria são animais gregários, toda a estrutura deles se baseia no grupo. São ágeis, exigem espaço, fazem túneis, até nso zoos é dificil manter em segurança e com condições estes animais. Vão-me dizer que é possível ter um animal destes feliz em casa?
não é.... mas dá nas vistas por isso serve! As pessoas não querem um animal, querem um acessório/brinquedo, e escolhem-nos como se fossem escolher o carro. O mais rápido, o mais bonito, o mais exótico, o que requeira o ambiente mais controlado do mundo.... Nunca entendi porquê. Nucna entendi porque é que o amor a certas espécies obriga a que se tenha uma enjaulada num ambiente controlado e isso corrobore o amor de uma pessoa por determinada espécie.
Eu tenho esquilos terrestres de richardson e répteis, bastantes, além de cães e agora uma gata. Nenhum deles sai de casa por isso para mostrar que tenho é dificil.

E sim, tenho porque gosto, e vou mantendo e aumentando a colecção sempre que posso.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado jun 12, 2010 11:06 pm

Exactamente, a palavra certa é essa: colecção.
Há quem coleccione aves. Repteis, mamíferos. Quanto mais exótico melhor, mais emocionante fica a colecção. Colecção é uma palavra um bocado estranha para seres vivos não é?....Lembra assim vários exemplares, jaulinhas, caixinhas, zoológicos privativos...
Não duvido que as pessoas amem as suas colecções. Duvido é que os animais que as compõe, quando são animais selvagens, se sintam bem nelas.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado jun 12, 2010 11:13 pm

moslie Escreveu:Exactamente, a palavra certa é essa: colecção.
Há quem coleccione aves. Repteis, mamíferos. Quanto mais exótico melhor, mais emocionante fica a colecção. Colecção é uma palavra um bocado estranha para seres vivos não é?....Lembra assim vários exemplares, jaulinhas, caixinhas, zoológicos privativos...
Não duvido que as pessoas amem as suas colecções. Duvido é que os animais que as compõe, quando são animais selvagens, se sintam bem nelas.
Depende do tipo de animal e do que necessita para se sentir bem, eu tambem não teria suricatas se não tivesse uma grande quinta onde lhes pudesse dar uma boa parte, em segurança longe de predadores naturais, com cuidados veterinarios e alimentação adequada. Tambem não consigo ter um canario por exemplo numa gaiolita onde só salta do poleiro da frente para o detrás....mas algumas classses de animais conseguem sentir-se muito bem, se tiverem os cuidados e o ambiente apropriado á especie, e a prova disso é que chegam em maior numero ao estado adulto no que no estado selvagem e geralmente vivem uma vida mais longa.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado jun 12, 2010 11:24 pm

Acrescentaria ainda que muitos destes animais já não conseguiriam sobreviver na natureza ao fim de tantas gerações criadas em cativeiro.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jun 13, 2010 6:01 am

Ora bem...isto é uma afirmaçao valente não?
Eu sou daqueles que tem uma "colecção" grande de exoticos...mas tou de acordo com a kitten, bondage e a nicaxi. Alem de que há pessoas e pessoas :wink:

Eu gosto de observa los...gosto de conseguir mante los nas condiçoes ideias...gosto de os sentir (os possiveis de pegar hehe)...e nao vejo o porque disto ser contra eles?! A maior parte deles já provem de geraçoes e gerações e gerações em cativeiro...muito provavelmente já nem os instintos mais basicos possuem...
kitten
Membro Veterano

domingo jun 13, 2010 7:40 pm

Exactamente, é a única palavra possivel!!!! Se eu tiver vários cães chamo-lhe matilha, vários peixes chamo cardume, se forem abelhas enxame, para cobras não conheço o substantivo colectivo, mas talvez a Moslie em toda a sua sapiência me saiba informar que nome hei-se eu chamar a um grupo razoavelmente grande de cobras.
Madalena Marques
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo jun 13, 2010 10:10 pm

kitten Escreveu:
Exactamente, é a única palavra possivel!!!! Se eu tiver vários cães chamo-lhe matilha, vários peixes chamo cardume, se forem abelhas enxame, para cobras não conheço o substantivo colectivo, mas talvez a Moslie em toda a sua sapiência me saiba informar que nome hei-se eu chamar a um grupo razoavelmente grande de cobras.
Cobrolândia!!! :lol:

Eu não sou tão má como tu, porque "ainda" só tenho uma "colecçãozinha" de cobras... :twisted: Portanto tenho uma Cobrolândiazinha! :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jun 13, 2010 11:13 pm

TheOne Escreveu:
kitten Escreveu:
Cobrolândia!!! :lol:

Eu não sou tão má como tu, porque "ainda" só tenho uma "colecçãozinha" de cobras... :twisted: Portanto tenho uma Cobrolândiazinha! :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
kitten
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 8:02 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Madalena Marques
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

segunda jun 14, 2010 8:29 pm

"colecção
nome feminino
1. reunião de objectos da mesma natureza; colectânea
2. conjunto; ajuntamento;
de colecção raro, procurado por coleccionadores
(Do lat. collectióne-, «acto de juntar»)
"

in Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora

Concordo com a tua última frase, mas não com o sentido que deste à palavra que não tem nada a ver com a sua etimologia.
Miclas
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:42 am

segunda jun 14, 2010 8:46 pm

Bem, eu tenho 1 PdI, 1 pássaro e vários peixes. E ando a pensar em alargar esta "familia". Nunca gostei dos peixes e dos pássaros porque não há laços como os mamiferos criam (e também eles têm aquele pelinho, mas também adoro os carecas). Os Suricatas apesar de serem lindos, mordem que se fartam, não por estarem com medo ou zangados mas sim porque é uma brincadeira, tal como os cachorrinhos.
Agora perciso da vossa ajuda aqui:
Tenho visitado lojas e falado com donos de espécies de mamiferos exóticos e o que pergunto é o que me aconselham e a maior parte diz: "Ratazana" ou "Ouriço". Claro que são boas sugestões. Numa loja de animais exóticos aqui em Famalicão o dono da loja dizia-me que os melhores eram os Esquilos ou os Ratos Pigmeus.
Bem espero que me ajudem na escolha acertada.
Cumprimentos

PS: Desculpem, decidi escrever aqui para não abrir outro tópico.
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

segunda jun 14, 2010 9:03 pm

ola

eu tenho dois gerbinhos da mongolia. nao sao ratazanas (que tb adorava, que ate dao a patinha, mas n tenho espaço, nem money money pa uma gaiola em condiçoes).

eles reconhecem o dono, dao-se pelo nome, dormem nas nossas perninhas, saltam pa cima de nos... ate sabem se tas triste ou contente e reagem dessa forma. eu ja tive chinos, e gatos e caes, mas assim pa um animal pequenino digote quer estou apaixonada pelos meus bebes. mas pelo que dizem, acho que tambem seria muito intressante ter uma ratz, so pelo que leio aqui.

nao ocupam demasiado espaço, nao comem muito, nao dao uma despesa assim muito grande.

aconcelho a toda a gente um gerbo, sao uma fufurinha e sao muito inteligentes. e pa alem disso sao estremamente engraçados, e olha, quando tou farta do estudo, sao o meu escape^^
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jun 16, 2010 9:19 am

Li por alto a maioria das mensagens deste tópico e queria deixar aqui escrito que conheço uma loja muito perto de lisboa que tem há MESES repito MESES dentro de um aquário que não tem um metro quadrado de tamanho uma doninha albina, nunca vi o animal acordado deve estar profundamente deprimido, nunca o vi acordado nem de noite nem de dia... está sempre enroladinho a dormir ou então sedam-no ...
logo ao lado exite um aquario do MESMO TAMANHO há outro tanto de tempo duas suricatas ...
na loja vendem-se ratos ratinhos e ratões, cães da pradaria, cobras de todos os tamanhos e cores, uns esquilos pretos e vermelhos, gerbos.
A loja abriu aí há uns tres meses e desde então que aquelas criaturas ali estão a servir de não sei muito bem o que... :evil: :evil: :evil: :evil:
sinceramente é imoral, deshumando, inqualificável quem é que tem uam loja de animais e depois não faz nada pelos animais não lhes tem ao menos compaixão? aqueles animais não estão minimamente habituados a conviver com nada .. nem pessoas nem outros da mesma espécie. como é algum dia se adaptariam a viver nmum ambiente familiar?
Muito mau
a loja é mesmo no predio ao lado do meu e queria sinceramente fazer alguma coisa para os chamar a atenção :cry: :cry:
fungi
Membro Júnior
Registado: sexta abr 30, 2010 6:25 pm

quarta jun 16, 2010 10:48 am

zuca_05, julgo que conheço essa loja (em Alverca?) e digo que até la vou bastantes vezes...

Gosto bastante do staff, são simpáticos e sempre que me esclareceram dúvidas acerca de qualquer animal nunca me deram informações erradas.
Para além de gostar bastante deles reconheço que não mantêm os animais nas devidas condições, o que é uma pena isto acontece em bastantes sitios, não só nessa loja :( . Quanto à doninha também nunca a vi acordada, mas penso que seja por ser um animal nocturno (?), e os suricatas é que estão mesmo num espaço minúsculo. Logo em cima está uma iguana também num aquario que nem 1m tem de altura, e têm alguns répteis de espécies diferentes (ainda que semelhantes) juntos.

Para além de os animais não estarem nas devidas condições vejo que eles gostam bastante deles, mas não é suficiente...

Eu sei que o dono tem uma "quinta" onde tem os animais, por curiosidade gostava de saber em que condições.... :?
Responder

Voltar para “Exóticos”