ratz!!!!!!! gaiola a espera da crystal e da irma(sem nome)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quinta ago 27, 2009 1:17 pm

Kathamina Escreveu:
Litoss Escreveu:Uma raçao normal, para animais de laboratorio contem proteina bruta a cerca de 16%, na mistura as fontes de proteina nao sao apenas a comida de cao, tambem a raçao utilizada que pode ser de coelho por exemplo que ja contem alguma proteina por si só, parece-me um pouco estranho 4,20% como valores de proteina pois em tudo o que vejo em pessoal que mantem/cria ratazanas a proteina é bem mais elevada :roll:
Litoss, não percebi bem o que querias dizer :?
Ora bem, o que eu queria dizer e que, começando pela raçao propria para animais de laboratorio, a proteina bruta total e cerca de 16% da raçao. Quando se fazem misturas por exemplo uma mistura de raçao de coelho, corn flakes, massa por exemplo utiliza-se raçao de cao para complementar a falta de proteina visto que apenas 40/50% da mistura e raçao de coelho que deve ter a volta de 13% de proteina vai fazer com que a proteina total passe a ser apenas de cerca de 6.5% e entao ai complementamos com comida para cao que tem cerca de 18/20% de proteina bruta para aumentar a proteina da mistura. Posto isto, 4,20% de proteina bruta total da dieta de uma ratz parece-me ser pouco comparativamente ao que vejo ser dado por gente que mantem/cria ratazanas. Espero que o meu raciocinio esteja certo senao que me corrijam :wink:

EDIT: Alias, segundo os niveis que disse a marianamar, sendo a proteina 4% e a gordura 5% parece-me muito estranho que a alimentaçao das ratazanas tenha mais gorduras do que proteínas :?
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta ago 27, 2009 3:35 pm

Litoss, não fui eu que inventei esses valores. São o resultado de pesquisa em laboratório para compreender as necessidades do animal. São retirados do site oficial da AFRMA, por isso não os considero de maneira nenhuma questionáveis.

A proteína total da ração é bem maior que 4,20%, obviamente, porque estamos a falar de quantidades diferentes!
4,20% refere-se a uma quantidade diária.
O resultado da mistura que referiste, penso que será a comida equivalente a várias semanas, senão meses?... Para ver se a quantidade está correcta ou não, é preciso dividir esses valores.
Litoss
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 3:38 pm

marianamar Escreveu:Litoss, não fui eu que inventei esses valores. São o resultado de pesquisa em laboratório para compreender as necessidades do animal. São retirados do site oficial da AFRMA, por isso não os considero de maneira nenhuma questionáveis.

A proteína total da ração é bem maior que 4,20%, obviamente, porque estamos a falar de quantidades diferentes!
4,20% refere-se a uma quantidade diária.
O resultado da mistura que referiste, penso que será a comida equivalente a várias semanas, senão meses?... Para ver se a quantidade está correcta ou não, é preciso dividir esses valores.
Eu sei, tive a ver a tabela e tudo mais, mesmo assim soa-me estranho. 4.20% como quantidade diaria ou como quantidade de 1 mes e a mesma coisa, se considerarmos que a mistura e uniforme, ter 16% de proteina num saco de 20 Kg ou numa tijela e a mesma coisa pois estamos a falar em percentagem, se a proteina for 4.20% é 4.20% do saco ou 4.20% da dose diaria, em termos de percentagens e a mesma coisa :roll: Se fosse em termos de quantidades obviamente seria diferente, se a proteina fosse 10%, em 100gramas 10 seriam proteinas, em 10 gramas 1 seria proteina, mas em termos de percentagem é 10% que nos 100gramas quer nos 10 :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta ago 27, 2009 5:34 pm

Vamos fazer um exercicio:

Temos duas ratz, a minha Eve e a Storm.
Vieram cá para casa, não tenho o peso da altura, mas a olho nú, em termos de constituição fisica, muito semelhantes.
Mistura + legumes e frutas em quantidades equilibradas.
A Eve está mais gordinha que a Storm.

Existem outros factores além do que é levado tão a peito ciêntificamente.
O que me está a parecer é que estamos a criar na alimentação um padrão, quando no caso das minhas ratz, as personalidades são diferentes, as necessidades, os gostos, se são mais activas ou não. Depende muito de certas características.
Eu não questiono os estudos, tudo é para mim informações úteis para o bem estar das minhas ratz, mas não posso de maneira nenhuma deixar de parte aquilo que as caracteriza com animais individuais.
A Eve é a Eve e a Storm é a Storm, não se regem pelo mesmo padrão de actividade, uma prefere mais uns alimentos que a outra e por aí adiante.
Isto se estamos a falar de ratazanas domésticas e não de ratos de laboratório, porque aí perde-se um pouco a noção das caracteristicas da ratazana como animal de estimação e começamos a reger por uma visão de uma ratazana e não na ratazana que temos em casa, com o todo que a sua individualidade representa.

Muito confuso? Teria muito mais a acrescentar, pois todas as verdades ditas absolutas são relativas e nestes casos ainda mais, por isso existem tantos estudos a ser feitos.
Quanto á mistura e no meu caso, o que faço é dar-lhes variedade alimentar e as escolhas são delas, se gostam mais ou menos, cabe-lhes a elas decidir e se estão gordas ou com problemas, cabe-me a mim como dona, prevenir e cuidar da alimentação individual da minha ratz com tendência a engordar e no que se aplica na alimentação, aplica-se na manutenção de tudo o resto.

Rat Duo faz parte da alimentação das minhas ratz.
Mas se formos a fazer o tal exercicio inicial, dar apenas lab blocks, a tendência para engordar da Eve, era um facto, pois ela não tem o mesmo grau de actividade fisica que a Storm tem. Engordaria na mesma, por isso, na minha opinião, há que ter bom senso (como em tudo na vida).

p.s- a Eve não está gorda, apenas não tem as medidas 86/60/86 da Storm ;)

Alguém que me corrija se estiver a dizer barbaridades ófaxavór
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta ago 27, 2009 6:21 pm

Concordo em absoluto com a kathamina. Aliás há quem defenda já que não se deve dar a proteína animal do modo como nós a damos (ração de cão ou de gato).
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
marianamar
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 6:32 pm

kitten Escreveu:Concordo em absoluto com a kathamina. Aliás há quem defenda já que não se deve dar a proteína animal do modo como nós a damos (ração de cão ou de gato).
Kitten, mas isso parece-me exactamente o oposto do que a Kath estava a dizer... ela estava a defender a adição de proteína usando ração de cão.

Kath, é óbvio que cada ratazana, como indivíduo, tem necessidades diferentes e o dono é que deve estar atento e pensar como há-de satisfazer essas necessidades.
Simplesmente não tenho o conhecimento para me pôr a questionar factos científicos. Se foram aprovados esses valores, se a AFRMA os sublinha, quem sou eu para dizer que são verdadeiros ou não? Aceito-os, por enquanto, porque confio nessa fonte. Se um dia se provarem errados tudo bem, mas não tenho conhecimentos para os contrariar.
Mas sim, claro que cabe a cada um decidir o que é melhor para o seu animal.
Apenas tentei alertar o dominik, pois o erro mais frequente que tenho visto no que toca a alimentação de ratz é o uso exagerado de ração de cão.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta ago 27, 2009 6:53 pm

Eu não estou a defender nada. Dentro das informações que tenho e do que leio, uso sim, ração para cão.
Mas em nenhum ponto ou nenhum tópico referi que a ração de cão deve ser a base da mistura, porque não é.
Penso que a Kitten se estava a referir aos estudos feitos e ás ditas verdades absolutas.
Existe muita informação para e sobre ratz, temos de saber filtrar.
Eu também não venho dizer nada com fundamento em algo ciêntifico, apenas partilho a minha opinião, o que conheço mediante os resultados com as minhas e do que leio, só isso ;)
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta ago 27, 2009 7:11 pm

há quem defenda que se deve dar ração de furão em vez de ser cao/gato
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Litoss
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 7:22 pm

De qualquer maneira, do que estamos aqui a falar no que diz respeito a raçao de cao é apenas como um complemento, nunca ultrapassando uma pequena parte da mistura...
marianamar
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 7:42 pm

Ninguém aqui é dono de verdades absolutas, porque tal não existe.
Mas julgo que ao dar uma opinião, a estamos a defender, não? Nem vejo mal nenhum nisso, é assim que se discute :wink:
Litoss
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 8:38 pm

Na minha opiniao, desde que as ratazanas estejam bem tratadas, sejam fortes e saudaveis a partir daí cada um pode adaptar a sua dieta, fazer a sua mistura da maneira que entender desde que, claro, cumpra as necessidades dos animais e nao exagere em certas substâncias :wink:
Quanto a proteina animal, ha defensores de varias coisas, comida para cao, comida para gato para furoes e ate ha quem diga que a maneira de fornecer proteina animal é atraves do peixe cozido mas penso que desde que se forneça o necessario dentro das quantidades apropriadas cada um pode optar por aquilo que acha melhor, nunca esquecendo que tudo varia como foi dito de animal para animal consoante o apetite, exercicio etc etc
marianamar
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 8:59 pm

Eu julgo que sim, a dieta deve ser adaptada às necessidades individuais de cada ratazana e às condições e escolhas do dono.
Só que elas também são gulosas :twisted:

Para as habituar aos lab blocks tive de deixar passar muitos dias em que era a única coisa que lhes dava (além dos vegetais), porque elas não os queriam de maneira nenhuma... Forcei-as porque sei que apesar de não quererem, é o melhor para elas. É um pouco como as crianças com os brócolos XD
Agora, depois de habituadas, também complemento com outras coisas, mas é so mesmo para adicionar variedade e tornar a refeição mais interessante, porque na verdade os blocks por si só chegavam.
Mas tento ter cuidado para não deixar os meus ratz tornarem-se obesos, porque a obesidade carrega bastantes doenças e encurta bastante o tempo de vida, que por si só já é tão curtinho...
Litoss
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 9:07 pm

Sim, penso que a obesidade é dos principais problemas com os quais se deve ter mais cuidado, no entanto se fizerem bom exercicio nao e preciso haver tanto controlo pois acabam por desgastar aquilo que comem 8)
dominik1994
Membro
Registado: domingo fev 17, 2008 10:01 am

quinta ago 27, 2009 11:49 pm

eu acho que basta estar atento ao peso se estiverem goradas reduz se a quantidade de proteina no meu caso raçao de cao

eu comprei comida de ratz da verse laga aquela normal nao os blocos comprei aquela toda variada

e os sacos sao todos do mesmo tamanho das diferentes comidas por isso estava a pensar misturar a de ratz com a de coelho e com 2 terços ou metade da de cao

mais depois a massa e etc
Imagem
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sexta ago 28, 2009 12:35 am

as estações do ano tambem influenciam muito nos animais, claro que no verão não podemos dar a mesma alimentação que no inverno, principalmente se as ratz estiverem em sitios quentes
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”