PRECISO DE IDEIAs fresquinhas. E muitas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
FranciscaM
Registado: quinta set 06, 2012 5:09 pm

quinta set 06, 2012 10:24 pm

"Eu disse que levaria tempo. Hehehe." disseste sim sanhor!

marianamar e nitara... porquê gerbos? quando me debrucei sobre mamíferos deparei-me com os siberianos e os roborovskis... em termos praticos (cuidado e interação), qual a diferença?
é possivel deixar comida para um fim-de-semana para eles? de 6ª a tarde até manhã de 2ª?
FranciscaM

quinta set 06, 2012 10:30 pm

AndreEdge Escreveu:
FranciscaM Escreveu:André, quem ficaria em stress? A tarantula ou os alunos? :lol: :lol:
Zahn li mal peço desculpa lol

A Tarântula claro. Os alunos iriam adorar a 8 patas . Perdiam o medo num instante. Depois iam para casa pedir aos pais para ter uma tarântula em casa também :lol:
Bem capazes disso eram eles! E as mães teriam um ataque cardíaco quando eles fizessem tal pedido! :lol: :twisted:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 07, 2012 10:40 am

FranciscaM Escreveu:"marianamar e nitara... porquê gerbos? quando me debrucei sobre mamíferos deparei-me com os siberianos e os roborovskis... em termos praticos (cuidado e interação), qual a diferença?
é possivel deixar comida para um fim-de-semana para eles? de 6ª a tarde até manhã de 2ª?
No meu caso digo gerbos, porque é o animal, neste caso roedor, que se melhor se adapta num aquário.

Veja estas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Se o aquário for pequeno, pode colocar uma rede por cima e terá uma coisa assim, que ainda é melhor:

Imagem

Imagem

Imagem

Em relação à alimentação, basta deixar num comedouro. Põe uma quantidade para dois dias e não há problemas.
A água deve ser mudada todos os dias, mas creio que se não for mudada no fim-de-semana não traga grandes complicações. Um bebedouro de sifão preserva a água em melhores condições e impede que fique suja, ao contrário dos abertos.

Os gerbos são animais que interagem uns com os outros e necessitam de companhia. Já os hamsters, seja de que espécie for, são animais solitários.
Com os gerbos, os alunos iriam ver interacção ( coçam-se mutuamente, limpam-se, dormem juntos, etc. ), trabalho de equipa, entre outros.
Além de que os hamsters também são nocturnos e os gerbos são crepusculares ou até possivelmente diurnos.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta set 07, 2012 4:18 pm

Alem de que, na minha opinião, um hamster e muitas crianças não combina. Alem de serem nocturnos, são solitários, porisso gostam do seu sossego e não interagem com tanta facilidade, preferem explorar, uma vez soltos.
Já os gerbos pulam de um lado para o outro para conhecer toda a gente! São curiosos e interactivos.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta set 07, 2012 5:23 pm

Por essas razões ;)

O hamster os pequeninos já conhecem, e só poderiam ter um no aquário. Os gerbos gostam de viver em grupos. É giro vê-los brincar, pulam muito alto. Também costumam manusar-se bem.

Além disso o aquário é o habitat ideal para o gerbo, porque eles adoram escavar tuneis! As crianças podem levar rolos de papel higiénico e caixas de cartão para os gerbos, que eles desfazem-nos num instante para fazer a sua cama. É giro de ver :)
FranciscaM

sexta set 07, 2012 8:49 pm

Ohh! estou rendida! Principalmente à ideia de uma gaiola por cima do aquário! que delícia.
Também explorei a ideia do formicarium e encontrei um modo de adquirir colónias bastante viável.
Na segunda feira conhecerei os meus novos alunos e escolherei a opção que melhor se adequar à dinâmica da turma. Uma coisa é certa, seja qual for a opção que escolha, a outra opção ficará em standby para a próxima oportunidade.... Turmas, haverá muitas. Já ideias destas, é difícil ;)
quanto à tarantula... quem sabe arranje uma para mim :)
obrigada a todos pelas ideias. Não vinha à arca desde a minha juventude, mas parece que o pessoal continua simpático e solícito ;)
Postarei notícias do desenvolvimento desta história :D
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo set 09, 2012 9:53 pm

AndreEdge Escreveu:Não se pode apanhar formigas soldado e obreiras já crescidas e junta-las a uma nova rainha?
Nunca viu o que acontece quando formigas de diferentes formigueiros se cruzam, não? :twisted:
--

FranciscaM, boa sorte e bom trabalho com a escolha. ;)
AndreEdge
Membro Veterano
Registado: domingo jan 30, 2011 5:41 pm

domingo set 09, 2012 10:02 pm

Zahn Escreveu:
AndreEdge Escreveu:Não se pode apanhar formigas soldado e obreiras já crescidas e junta-las a uma nova rainha?
Nunca viu o que acontece quando formigas de diferentes formigueiros se cruzam, não? :twisted:
--

FranciscaM, boa sorte e bom trabalho com a escolha. ;)
Já Zahn e já vi por ai rainhas a passear e afazer os seus buracos e formigas soldado passarem por elas e ingnorarem
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo set 09, 2012 10:43 pm

Pelo mesmo motivo que ignoraram quando elas saíram dos formigueiros onde nasceram. ;)
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda set 10, 2012 10:58 am

Caso a escola seja na zona de lisboa terei todo o prazer em ajudar na construção do terrário. Quanto às rainhas, aquelas que se apanham nas primeiras chuvas de Outubro, demora até à primavera até que apareçam as obreiras. Como alguém disse, aquecendo é mais rápido. Temperaturas entre os 28 a 31ºC funcionam bem. Mas teria que se comprar equipamento para esse efeito. As espécies que têm os voos nupciais no verão produzem obreiras muito mais rapidamente mas nesta altura os voos já ocorreram. Posso tentar arranjar colónias inteiras mas teria que me deslocar ao alentejo para esse efeito e não sei quando é que teria essa disponibilidade.

Já agora outra sugestão. Que tal uma colónia de térmitas?
FranciscaM

segunda set 10, 2012 6:16 pm

A escola é em Lisboa, sim. Conheci hoje a turma completa (alunos novos incluídos) e o mais provável é ir para a frente com as formigas... Os gerbos acabariam em stress, no canto de uma sala com 22 crianças de 8 anos....

Quanto à sugestão do Ácido Fórmico...Térmitas? Nunca me tinha ocorrido tal ideia... é mais viável? e igualmente interessante? Sempre as vi como criaturas amorfas, confesso ;)
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda set 10, 2012 8:17 pm

FranciscaM Escreveu:A escola é em Lisboa, sim. Conheci hoje a turma completa (alunos novos incluídos) e o mais provável é ir para a frente com as formigas... Os gerbos acabariam em stress, no canto de uma sala com 22 crianças de 8 anos....

Quanto à sugestão do Ácido Fórmico...Térmitas? Nunca me tinha ocorrido tal ideia... é mais viável? e igualmente interessante? Sempre as vi como criaturas amorfas, confesso ;)

As térmitas são viáveis e muito interessantes. É muito parecido com um terrário de formigas mas com serradura em vez de areia. E nem sequer é preciso vedar o terrário porque as térmitas não fogem. Para apanha-las é necessário um aspirador manual (daqueles onde se chupa por um tudo e faz vácuo) e econtrar uma colónia claro.
Responder

Voltar para “Exóticos”