Bebés ratz (novas fotos)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo abr 28, 2013 12:38 pm

Sim, separo apenas durante alguns dias para acasalar, e mesmo durante esses dias vou proporcionando visitas aos originais companheiros de gaiola, para evitar que depois os estranhem.

Diz-se que um macho que tenha acasalado se vai tornar territorial e rejeitar a companhia de outros machos e é isso que tento evitar. Talvez seja porque evito ao máximo cruzar animais muito dominantes (dominância a mais acaba por conduzir a agressividade), mas nunca me aconteceu.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda abr 29, 2013 4:46 am

marianamar Escreveu:Sim, separo apenas durante alguns dias para acasalar, e mesmo durante esses dias vou proporcionando visitas aos originais companheiros de gaiola, para evitar que depois os estranhem.

Diz-se que um macho que tenha acasalado se vai tornar territorial e rejeitar a companhia de outros machos e é isso que tento evitar. Talvez seja porque evito ao máximo cruzar animais muito dominantes (dominância a mais acaba por conduzir a agressividade), mas nunca me aconteceu.
Não tenho a certeza se entendi. Fora da altura da reprodução tens machos e fêmeas juntos ou tens os machos numa gaiola e fêmeas noutra? Quando chega a altura de criar separas os casais? E quando a fêmea está grávida fica sozinha?

Lol já são muitas perguntas. Basicamente queria saber como é que manténs machos e fêmeas nas várias alturas (fora da reprodução, reprodução e após nascimento das crias)
marianamar
Membro Veterano

segunda abr 29, 2013 11:28 am

Tenho duas colónias: uma de machos e uma de fêmeas, que vivem em pequenos grupos (3 a 4 elementos) em gaiolas separadas.

No momento em que decido cruzar um casal junto o macho e a fêmea numa gaiola aparte durante uma semana. Durante essa semana, vou proporcionando uma ou duas horas de vez em quando de volta às suas respectivas colónias, para que os companheiros de gaiola não os "esqueçam" ou estranhem o cheiro diferente. Cada colónia de ratz tem um cheiro próprio partilhado pelos membros, mas imperceptível para nós. Isto quer dizer que dois ratos da mesma colónia, se introduzidos noutro grupo, vão reconhecer-se como membros da mesma "família". São mesmo espertos estes ratos :)

Durante a gravidez devolvo a fêmea à sua colónia, retirando-a quando faltam alguns dias para o parto. Aí a fêmea fica sozinha numa gaiola aparte (na verdade, para este momento gosto de usar uma caixa bem alta e larga, coberta com rede, evitando que os bebés se magoem nas grades, caíam dos níveis etc e criando um ambiente mais protegido).

Quando as crias são desmamadas separo machos e fêmeas e são encaminhados para as suas novas famílias. A mãe fica com as filhotas enquanto as houver, regressando depois à sua colónia (normalmente acompanhada de uma filha da minha escolha).

Um aparte, nós temos conversado um pouco sobre genética (e obrigada por isso porque já aprendi qualquer coisa, é muito bem ter com quem falar sobre isso) mas não podemos esquecer que a característica hereditária mais importante nas ratazanas é o carácter.

A mansidão, a ausência de agressividade, a curiosidade, a inteligência, é passada de pais para filhos e mais importante que qualquer cor rara. Não vou negar que o facto de ser uma self quase perfeita foi um peso na escolha desta minha fêmea na última ninhada. Mas a razão porque juntei este par foi porque o macho, mink ou não, tem um dos feitios mais perfeitos de sempre, comparável ao do avô da fêmea, mas não ao pai por ex, que é um ratzo meigo, mas muito tímido. O meu principal objectivo desta ninhada é conseguir ratos excepcionalmente mansos.
CH2O2
Membro Veterano

quarta mai 01, 2013 2:27 am

marianamar Escreveu:
A mansidão, a ausência de agressividade, a curiosidade, a inteligência, é passada de pais para filhos e mais importante que qualquer cor rara. Não vou negar que o facto de ser uma self quase perfeita foi um peso na escolha desta minha fêmea na última ninhada. Mas a razão porque juntei este par foi porque o macho, mink ou não, tem um dos feitios mais perfeitos de sempre, comparável ao do avô da fêmea, mas não ao pai por ex, que é um ratzo meigo, mas muito tímido. O meu principal objectivo desta ninhada é conseguir ratos excepcionalmente mansos.
As minhas são mansinhas. São tímidas mas acho que é por serem novas. Será que com a idade se tornarão menos tímidas? Elas já vêm comer à minha mão e no início nem isso faziam, mas se eu não tiver comida tentam fugir quando aproximo a mão. Será realista esperar que elas queiram vir ter comigo? Ficava satisfeito se elas quisessem subir pelo meu braço acima sem medo, quando aproximo a mão. É normal que isso venha a acontecer?
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 01, 2013 5:57 pm

Sim, se continuares a passar tempo com elas, vão ficar mais mansas e à vontade ;)

Os meus primeiros ratz vieram de um criador de alimento, não tinham sido muito socializados e tinham tanto medo que me faziam xixi nas mãos quando lhes pegava. No fim o nosso laço era tão forte que nos últimos momentos de vida o Fivela só queria estar junto a mim, mesmo que o deixasse na gaiola para repousar ele pedia colo. Morreu nos meus braços.

Recentemente um amigo adquiriu duas ratazanas numa feira e descobriu que estavam tão mal socializadas que o mordiam. Pensou até em dá-las... até que uma delas começou a segui-lo e a vir quando chamada :)

Penso que estes exemplos dizem muito, mas teria muitos mais!...

Bem, os meus pequeninos já têm pelo :)
Foto de ontem, o seu nono dia de vida.

Imagem
CH2O2
Membro Veterano

quinta mai 02, 2013 12:07 pm

marianamar Escreveu:
Bem, os meus pequeninos já têm pelo :)
Foto de ontem, o seu nono dia de vida.
Será um dumbo black?
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 02, 2013 12:32 pm

Dumbo charcoal black é o mais provável.
No entanto as crias tem "shades" diferentes de black, tons diferentes, uns mais claros que outros... e parece-me ver uma pinta muito leve nas testas?... O meu namorado também a conseguiu ver por isso não o sonhei. Mas temos de esperar para ver no que isso vai dar.

Foto de ontem, com 10 dias ^^
Imagem[/img]
marianamar
Membro Veterano

quarta mai 08, 2013 8:39 pm

Não tenho tido muito tempo pra espalhar as fotos pela internet (meto diariamente no facebook da rataria)... Cá vão agora :D

Com 14 dias, olhinhos ainda fechados.
Imagem

Com 16 dias, a dormir depois da mama!
Imagem

E hoje, dia 17. Uma minina ^^
Imagem

E o bebé que escolhi para mim, o Merlin.
Imagem

A todos aqueles que queiram escolher um ratz bebé, já tenho fotos individuais disponíveis, enviem-me mensagem (:
marianamar
Membro Veterano

segunda mai 20, 2013 8:08 pm

Bom, não tenho actualizado o tópico mas os bebés já estão tãaaao fofos ^^

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem