Hamster Russo ~ "Ni" [RIP]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda dez 30, 2013 1:35 am

zinsciz0r Escreveu:
Sasha99 Escreveu:os hamsters já n estão tão habituados e hibernar como quando viviam na natureza (não sei se ainda vivem) mas mesmo na natureza muitos dos animais que hibernam podem morrer ao acordar ou nunca chegar a acordar pois podem não ter reservas de gordura suficientes.
um animal que tenha a bexiga cheia quando morre quase sempre urina pois os músculos deixam de fazer força
infelizmente assisti e auxiliei muitas eutanásias e quase todos se urinavam :cry:
Eu fiz o que li no Google, um Hamster ao hibernar tentar acordá-lo (manter num sitio quente) e tentei uma temperatura o suficiente e natural. Resultar resultou, mas assim que acordou teve uma convulsão e pronto.
Depois o mais estranho é que tinha a pata vermelha e inchada, antes tinha algodão preso e tirei. Foi tudo muito de repente, nem sei se mesmo indo a um VET na hora que dei com ela assim a salvava. :/
Hamsters para mim, nunca mais. :cry:

E tem a ver com o seu emprego a parte do auxilio ou...?
eu tirei o curso de auxiliar e agora estou a seguir enfermagem veterinaria
zinsciz0r
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 5:41 pm

segunda dez 30, 2013 1:36 am

Sasha99 Escreveu:
zinsciz0r Escreveu:
Sasha99 Escreveu:os hamsters já n estão tão habituados e hibernar como quando viviam na natureza (não sei se ainda vivem) mas mesmo na natureza muitos dos animais que hibernam podem morrer ao acordar ou nunca chegar a acordar pois podem não ter reservas de gordura suficientes.
um animal que tenha a bexiga cheia quando morre quase sempre urina pois os músculos deixam de fazer força
infelizmente assisti e auxiliei muitas eutanásias e quase todos se urinavam :cry:
Eu fiz o que li no Google, um Hamster ao hibernar tentar acordá-lo (manter num sitio quente) e tentei uma temperatura o suficiente e natural. Resultar resultou, mas assim que acordou teve uma convulsão e pronto.
Depois o mais estranho é que tinha a pata vermelha e inchada, antes tinha algodão preso e tirei. Foi tudo muito de repente, nem sei se mesmo indo a um VET na hora que dei com ela assim a salvava. :/
Hamsters para mim, nunca mais. :cry:

E tem a ver com o seu emprego a parte do auxilio ou...?
eu tirei o curso de auxiliar e agora estou a seguir enfermagem veterinaria
Ah ok! Boa sorte na vida e na profissão :)

E pronto parece-me que não vou saber muito mais sobre o assunto, mas os que responderam obrigado. :wink:
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda dez 30, 2013 1:39 am

Só li por enquanto as últimas postagens, fiquei alarmada com o facto de mencionar que tinha algodão na pata, esse pode ter sido o problema que a levou a ficar com as patas inchadas, é um objecto extremamente perigoso para hamsters, infelizmente, mesmo o dito próprio, portanto isso pode explicar o inchaço.
zinsciz0r
Membro Júnior

segunda dez 30, 2013 1:46 am

CristinaFrr Escreveu:Só li por enquanto as últimas postagens, fiquei alarmada com o facto de mencionar que tinha algodão na pata, esse pode ter sido o problema que a levou a ficar com as patas inchadas, é um objecto extremamente perigoso para hamsters, infelizmente, mesmo o dito próprio, portanto isso pode explicar o inchaço.
É algodão que se compra naquelas embalagens para Hamsters, não pensei que ia fazer-lhe mal, foi a primeira vez que ficou com a pata presa.
O ter o sangue ali preso ia provocar alguma coisa que levasse à morte ou estava mesmo hibernada? Eu tirei assim que vi, mexia-lhe todos os dias, não seria disso, penso eu.
Às vezes o que pensamos ser o melhor para os animais é mesmo o pior. :(
CristinaFrr
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 1:52 am

A "hibernação" no Anão Russo é extremamente rara e as temperaturas, pelo menos aqui em Lisboa, não me pareciam estar para tanto, mas pode de facto acontecer.

Há imensas coisas inadequadas em lojas de animais, infelizmente é a realidade, uma tristeza na minha opinião. :?
zinsciz0r
Membro Júnior

segunda dez 30, 2013 1:54 am

CristinaFrr Escreveu:A "hibernação" no Anão Russo é extremamente rara e as temperaturas, pelo menos aqui em Lisboa, não me pareciam estar para tanto, mas pode de facto acontecer.

Há imensas coisas inadequadas em lojas de animais, infelizmente é a realidade, uma tristeza na minha opinião. :?
No Alentejo tem estado frio mas... Não um exagero.
Se calhar a causa foi mesmo a pata, mas não explica as convulsões.
E sim com tanta coisa nas Lojas e tanta "sabedoria" a indicar o produto que vendem, só estão a impingir menos vida aos animais.
CristinaFrr
Membro Veterano

segunda dez 30, 2013 2:01 am

Poderá ter engolido algum pedaço de algodão que poderá ter-lhe causado obstrução, os perigos do algodão são diversos e este é um dos piores.

Pode não ter sido, mas pode também ter sido, nunca iremos saber 100%, o meu conselho é não se preocupar com isso e não pensar nisso, infelizmente não há nada a fazer agora, apenas a saudade ficará e com ela as memórias dos bons momentos, concentre-se neles e esqueça os maus, espero que se sinta melhor o mais depressa possível.
zinsciz0r
Membro Júnior

segunda dez 30, 2013 2:06 am

CristinaFrr Escreveu:Poderá ter engolido algum pedaço de algodão que poderá ter-lhe causado obstrução, os perigos do algodão são diversos e este é um dos piores.

Pode não ter sido, mas pode também ter sido, nunca iremos saber 100%, o meu conselho é não se preocupar com isso e não pensar nisso, infelizmente não há nada a fazer agora, apenas a saudade ficará e com ela as memórias dos bons momentos, concentre-se neles e esqueça os maus, espero que se sinta melhor o mais depressa possível.
Sim tem razão, não há nada que possa fazer, só acho injusto nem o tempo me ter dado tempo de a levar à VET. Espero que quem esteja a ler sem responder, não cometa os mesmos erros que eu.
Obrigado pelas palavras.
Shercane
Registado: terça fev 18, 2014 4:23 pm

quinta fev 20, 2014 3:48 pm

Estive a ler....

Doi sempre muito quando perdemos um animal.... Eu tb tenho um hamster especial, o Teco.

Li aqui que o algodão é perigoso para os hamsters!!!! E foi o que me aconselharam na loja!!!!!. Que uso então para os proteger do frio???
zinsciz0r
Membro Júnior

quinta fev 20, 2014 4:36 pm

Shercane Escreveu:Estive a ler....

Doi sempre muito quando perdemos um animal.... Eu tb tenho um hamster especial, o Teco.

Li aqui que o algodão é perigoso para os hamsters!!!! E foi o que me aconselharam na loja!!!!!. Que uso então para os proteger do frio???

Verdade.
Papel macio, às tiras/fitas.
Como o papel higiênico
CristinaFrr
Membro Veterano

sexta fev 21, 2014 3:22 pm

O meu conselho é sempre para não pedir opiniões em lojas de animais, fazer toda a pesquisa em casa antes, de preferência em sites de confiança, pois infelizmente há por aí muitos blogs e sites com informação muito má.

Como já disseram a cima, use papel, apenas adiciono que deve ser sem perfumes nem cores, ou seja, aquele branco normal onde se limpa a boca ou o higiénico.

Se preferir algo mais profissional, a Cunipic tem um produto também, que é o Sweet Dreams de papel.
Coloquei a negrito para não ser confundido com a outra gama deles com o mesmo nome, que é feita de tecido como o algodão, logo é perigosa.

A minha opinião é que se poupa muito mais usando papel higiénico ou guardanapo, uma vez que esse produto da Cunipic além da difícil aquisição devido a não ser muito comum nas lojas de Portugal, também não trás nada de diferente, é papel às tiras também, não vale a pena.

Espero que não se importe de eu ter andado a ver o petsite do Teco e companhia e de ter lido também o diário, fascinada como sou por hamsters, gosto de ver os das outras pessoas, reparei que tinha o diário e acabei por o ler, posso-lhe dar mais umas dicas à cerca do que li lá se desejar.

Vou começar por perguntar qual é a gaiola do Teco? Eles vivem juntos? (Não devem viver juntos).
Uma vez que numa gaiola de tamanho adequado não é suposto estar suja duas ou três vezes por semana, na verdade, uma gaiola de tamanho adequado ou maior é extremamente raro deitar cheiro por 2 semanas, dependendo do tamanho da bandeja, por exemplo as dos meus Sírios são mudadas de 3 em 3 meses, podiam até ficar lá mais tempo, não deitam qualquer tipo de cheiro, mas são gaiolas maiores que o adequado (1m x 50cm x 75cm com mais dois andares com 8kgs de aparas de madeira cada uma, o que dá uma camada de aparas de cerca de 30cm).

É que mais que uma limpeza por semana é de um stress extremo para os pequenos, é como mudar a casa dele todas as semanas, sendo eles animais solitários e territoriais são animais que se stressam muito com limpezas de gaiola, pois estamos a mexer no território deles, a mexer no ninho deles, etc etc, resumindo, não é adequado lavar a gaiola mais que uma vez por semana, uma vez que uma de tamanho adequado não se suja em menos de uma semana.

Quanto à comida crocante, fiquei curiosa também de qual é a alimentação deles? Visto haver muito poucas marcas adequadas em Portugal, não basta dizer que é para hamster, deve ser feita uma avaliação à composição e aos níveis, por exemplo a Versele-Laga Nature é altamente desaconselhada para Russos devido aos diversos produtos demasiado açucarados e devido à gordura, que é alta de mais para um Russo, enquanto para Sírios pode ser dada (Embora não aconselhe como única ração).

Para Russos e das disponíveis que há por cá, as que mais aconselho são: Burgess Supahamster Harvest para Hamsters Anões, Versele-Laga Hamster Complete e a Behapar Care +, sendo que estas duas necessitam de ser misturadas com um pouco de mistura/muesli, visto que são totalmente extrusadas, seria interessante a mistura de uma destas duas últimas com a Burgess.
As outras que conheço por cá não são as melhores.
Shercane

domingo fev 23, 2014 6:17 pm

zinsciz0r Escreveu:
Shercane Escreveu:Estive a ler....

Verdade.
Papel macio, às tiras/fitas.
Como o papel higiênico
Muito obrigada. Isto de ser dona de hamsters assim de repente (fui "empurrada" pelas minhas filhas) não é fácil e não há manuais, que eu saiba. Assim agradeço quem leu e respondeu.
Shercane

domingo fev 23, 2014 6:30 pm

CristinaFrr Escreveu:O meu conselho é sempre para não pedir opiniões em lojas de animais, fazer toda a pesquisa em casa antes, de preferência em sites de confiança, pois infelizmente há por aí muitos blogs e sites com informação muito má.

Como já disseram a cima, use papel, apenas adiciono que deve ser sem perfumes nem cores, ou seja, aquele branco normal onde se limpa a boca ou o higiénico.

Se preferir algo mais profissional, a Cunipic tem um produto também, que é o Sweet Dreams de papel.
Coloquei a negrito para não ser confundido com a outra gama deles com o mesmo nome, que é feita de tecido como o algodão, logo é perigosa.

A minha opinião é que se poupa muito mais usando papel higiénico ou guardanapo, uma vez que esse produto da Cunipic além da difícil aquisição devido a não ser muito comum nas lojas de Portugal, também não trás nada de diferente, é papel às tiras também, não vale a pena.

Espero que não se importe de eu ter andado a ver o petsite do Teco e companhia e de ter lido também o diário, fascinada como sou por hamsters, gosto de ver os das outras pessoas, reparei que tinha o diário e acabei por o ler, posso-lhe dar mais umas dicas à cerca do que li lá se desejar.

Vou começar por perguntar qual é a gaiola do Teco? Eles vivem juntos? (Não devem viver juntos).
Uma vez que numa gaiola de tamanho adequado não é suposto estar suja duas ou três vezes por semana, na verdade, uma gaiola de tamanho adequado ou maior é extremamente raro deitar cheiro por 2 semanas, dependendo do tamanho da bandeja, por exemplo as dos meus Sírios são mudadas de 3 em 3 meses, podiam até ficar lá mais tempo, não deitam qualquer tipo de cheiro, mas são gaiolas maiores que o adequado (1m x 50cm x 75cm com mais dois andares com 8kgs de aparas de madeira cada uma, o que dá uma camada de aparas de cerca de 30cm).

É que mais que uma limpeza por semana é de um stress extremo para os pequenos, é como mudar a casa dele todas as semanas, sendo eles animais solitários e territoriais são animais que se stressam muito com limpezas de gaiola, pois estamos a mexer no território deles, a mexer no ninho deles, etc etc, resumindo, não é adequado lavar a gaiola mais que uma vez por semana, uma vez que uma de tamanho adequado não se suja em menos de uma semana.

Quanto à comida crocante, fiquei curiosa também de qual é a alimentação deles? Visto haver muito poucas marcas adequadas em Portugal, não basta dizer que é para hamster, deve ser feita uma avaliação à composição e aos níveis, por exemplo a Versele-Laga Nature é altamente desaconselhada para Russos devido aos diversos produtos demasiado açucarados e devido à gordura, que é alta de mais para um Russo, enquanto para Sírios pode ser dada (Embora não aconselhe como única ração).

Para Russos e das disponíveis que há por cá, as que mais aconselho são: Burgess Supahamster Harvest para Hamsters Anões, Versele-Laga Hamster Complete e a Behapar Care +, sendo que estas duas necessitam de ser misturadas com um pouco de mistura/muesli, visto que são totalmente extrusadas, seria interessante a mistura de uma destas duas últimas com a Burgess.
As outras que conheço por cá não são as melhores.
Vou tentar responder e desde já agradeço a sua atenção.

As gaiolas deles são pequeninas ... :( infelizmente a situação financeira não ajuda ... Assim, 3 jaulas têm 30x20 cm e a "grande terá uns 50x20.

Neste momento tenho 3 machos, todo separados e tres femeas, sendo uma delas ainda muito jovem e filha da mais velha, e outra está com o Teco para fins .... "matrimoniais" ....

Será a 3ª ninhada a nascer e minha casa mas têm sido todos adoptados por pessoas em quem confio.

Que eu saiba estes pequeninos são hamsters chineses. O Teco faz-me pensar .... porque a pelagem dele mudou para branco ( ainda tem manchas escuras, mas ficou muito mais claro) e pus-me a investigar e penso se não terá uma mistura de winter white. Por isso o meu interesse em acasala-lo e ver resultados ...

Os meus hamsters têm estado a comer a comida que se vende nos hipermercados ou em lojas de animais .... Um "gold Mix" e um "Menu Especial hamsters" .... Confesso que nunca pensei que estas rações poderiam ser duvidosas .... Tb lhes dou maça, trevo, ... essencialmente maça e trevo. Sem saber entupi-os de amendoins ..... O Teco chegou a meter 4 nas bochechinhas :O

Eu sei .... devo mesmo parecer-vos desnaturada.... Mas o certo é que estão vivos e de saúde se bem que terei muito mais cuidado e seguirei os conselhos que me derem.

E continuo a adorar o cheiro almiscarado deles .... hehehehhehehe

A todos o meu obrigada
Shercane

domingo fev 23, 2014 6:44 pm

Já agora ... as minhas filhas todos os dias e aos fins de semana "pioram" brincam com os hamsters. As brincadeiras incluem SEMPRE pegar nelas e acaricia-los .... Espero que não lhes faça mal, aos hamsters. Até eu gosto imenso de lhes pegar e o Teco realmente PEDE para vir às nossas mãos... Sério, ele pede .... :S
CristinaFrr
Membro Veterano

domingo fev 23, 2014 9:02 pm

Algumas coisas precisam de ser mudadas mesmo, começando pelos alojamentos, é uma questão muito importante, pois se forem pequenos eles viverão stressados e tristinhos.

O meu sagrado conselho é acabar com a reprodução, não tem qualquer objectivo nem motivo, neste caso apenas arrisca a vida das fêmeas, quando não há um motivo nem uma razão para uma ninhada é preferível não fazer a fêmea passar por esse stress e desgaste enorme que é uma ninhada, para uma reprodução séria e responsável não basta ter um casal, há que estudar muito, genética, morfologia, temperamento, comportamento, saúde, etc etc, fazendo uma selecção rigorosa de cada parente, nem todos os casais são compatíveis.
Caso contrário, se não houver uma razão ou um motivo para melhora da espécie, a ninhada será desnecessária e apenas contribuirá indirectamente para o número de animais abandonados (sim, há hamsters abandonados, posso-lhe mostrar um dos casos que resgatei, vai ficar chocada :cry:) e é uma brincadeira com vidas (literalmente), uma vez que não sabendo genética, não sabendo nada sobre os parentes, etc etc, podemos estar a criar animais doentes, com problemas genéticos, etc etc.
As pessoas que os adoptaram poderiam estar a adoptar outros em risco, pense nisso.

Os seus pequenos são Anões Russos, não é possível haver cruzamentos entre Chinês e Russos, apenas entre Anão Russo Campbell e Anão Russo Winter-White, pois pertencem ambos à espécie Anão Russo, são sub-espécies (o que não fará sentido algum cruzá-los, pois eles são definitivamente Anões Russos), o que me leva a avisá-la ainda mais para parar com a reprodução, uma vez que eles podem muito bem tratar-se de híbridos (que não devem portanto se reproduzir), uma vez que neste momento quase todas as lojas só vendem híbridos, incluindo criadores do OLX, etc, a maioria é tudo híbrido.

Antes de mais nada, para uma reprodução ser responsável é necessário alojamentos adequados e alimentação adequada também, uma vez que a saúde e o conforto deles é o mais importante, antes de serem reprodutores, são animais de estimação que amamos, vidas que sofrem como nós.

Convém fazer uma mudança nos alojamentos como já informei, para cada um irá necessitar de 60cm x 40cm como mínimo, pode ter um pouco menos de tamanho no tabuleiro da gaiola se a mesma tiver mais andares, pode optar pelas famosas bin cages também, mas terá de fazer você, os preços costumam compensar no entanto.

Tendo em conta que as rações de maior qualidade não são muito mais caras que as dos hipermercados (uma vantagem nas rações de hamsters), aconselho vivamente a mudar a alimentação deles para algo melhor, eu quando usava Versele-Laga HAmster Complete pagava 2,85€ por 500gr, para a qualidade é barata.
Os amendoins podem ser dados cerca de 3 por semana.
Tente não lhes dar frutas com muito açúcar (A maçã tem algum, cuidado), os Anões Russos têm tendência a diabetes.

Quanto ao manuseamento, desde que não seja em exagero (entenda-se por horas), não terá problema, desde que seja bem feito e confortável para o hamster, ou seja, se forem devidamente manuseados sem os magoarem.
Os meus também são assim, são muito pegados a mim.
Só se lembre de respeitar os horários deles, não incomodar quando estiverem a dormir.

Espero que nada do que eu tenha dito possa ser levado para o lado negativo, uma vez que escrevi com todo o respeito e claro, apenas pelo bem dos pequenos.

Se precisar de mais ajuda, não hesite em dizer algo. :wink:

(O pequeno que está na sua mão na fotografia de perfil do petsite parece ser um Sapphire, dê uma vista de olhos no meu Darius se quiser, ele é dessa cor também :D )
Responder

Voltar para “Exóticos”