duvidas de um novato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
luistogad
Membro
Registado: segunda fev 19, 2007 3:01 pm

segunda fev 19, 2007 9:31 pm

sim claro o k estava a falar era se foçe uma ratazana ou assim nunca iria por um porquinho ali ... pois eu vou optar por algo mais pekeno tenho k pesquisar kais são os degus ek n conheço LOL bem vou sair ate mais lg 8)
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda fev 19, 2007 9:35 pm

A gaiola que utilizei para criar o habitat das ratazanas, eram dos dois gerbils que tinha... mas como eles eram muito bangunceiros, acabei por comprar uma gaiola de acrilico (ou seja lá o nome que são).
Tem as dimensões suficientes... mas acho que vou ter que comprar ou fazer uma maior...apesar de não ter muita certeza que se o vá fazer, visto que o aragon e o elfo, só a usam para passar a noite.
Antes que me esqueça... as ratazanas tal como os gerbils, são animais que vivem em comunidade.... e são criadas aos pares...
vou arranjar-t uns sites... lê com atenção
http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=186
http://www.aprome.com.pt/nrratazanas.htm
O resto... procura no forum e lê todos os topicos relacionados com "ratazanas"...
Fiquem bem, Vera
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda fev 19, 2007 9:36 pm

Informação sobre degus:
http://www.degus.org/

Foto de Degus:
Imagem
Vera_Carlos
Membro Veterano
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda fev 19, 2007 9:42 pm

Silly_Bublle Escreveu:Informação sobre degus:
http://www.degus.org/

Foto de Degus:
Imagem
Que fofo! que tal é sua interacção com o homem? tambem são sociaveis?
Fiquem bem, Vera
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 9:50 pm

Pelos relatos de pessoas amigas, a interacção é parecida com a das ratazanas e são muito sociáveis.:D
Vera_Carlos
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 10:03 pm

tivea dar uma olhada no site http://www.zooexotico.com/bichos/degus.htm ou http://animomania.blogspot.com/2006/04/degus.html e gostei do que li... axo que já os vi à venda numa loja não especializada... aliás... a esperança de vida é superiore àd as ratazanas... mas continuo a preferir os meus bebés... depois logo vejo... ñ posso abusar muito da sorte... ;)
Fiquem bem, Vera
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 10:06 pm

Eu se tivesse mais espaço em casa já tinha uns meninos destes e umas meninas das tuas.;)
Vera_Carlos
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 10:15 pm

Espaço é coisa que não me falta... mas tenho um pai que me mete um limite... só soube da existência do elfo 2 semanas depois de um trazer para casa... o Aragon... comprei debaixo das suas "barbas" e desconhece a sua existencia.
Compreendo as razões do meu pai, mas umas coisa é certa, todo o dinheiro que gasto com os meus bichinhos, sai-me do bolso... desde um tempo para cá, ele só paga o que quer pagar... ou seja... de vez enquando lá oferece alguma coisa... mas de resto, sou eu que comprou ou faço para os meus bebés... actualmente tenho menos bichinhos... mas gosto deles...
O elfo, já tá um mimo... o aragon, ainda tenho que manuseá-los mais tem tempinho té que ganhe confiança em mim...
Infelizmente... existem muitos poucos sites sobre como cuidar e amansar ratazanas :(
É irónico... quando tinha hamster, ñ encontrava informações sobre eles... Com o esquilo e os gerbils a mesma coisa... agora existe mais de um site, até "clubes" e de ratazanas... nada!
Enfim... não há-de ser nada... é só uma questão de muito amor e dedicação.
Fiquem bem, Vera
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda fev 19, 2007 11:54 pm

De ratazanas nada? Peço desculpa mas há locais com bastante informação sobre ratazanas e a vera_carlos sabe disso, ainda há pouco lhe responderam sobre uma questão que colocou!!

Vamos ver, eu tenho ratazanas e degus, entre uns e outros prefiro sem sombra de dúvida a ratazana, é muito mais inteligente e proporciona-nos uma maior interacção.
Os degus são animais muito simpáticos e curiosos, que parece que conversam connosco chilreando, mas não são para qualquer dono, têm uma alimentação mais exigente que a da ratazana e exigem maiores cuidados.

Quanto a doenças das ratazanas não percebi a questão, são doenças de que sofrem as ratazanas, ou as que podem ser transmitidas ao homem?

A ratazana ou fancy rat é, contrariamente ao que se pensa um animal muito asseado e que deita muito pouco cheiro, são animais activos e muito simpáticos.
As ratazanas que podem eventualmente transmitir doenças são as bravas, não as nossas de casa.
Espero ter ajudado
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Vera_Carlos
Membro Veterano

terça fev 20, 2007 12:03 am

kitten Escreveu:De ratazanas nada? Peço desculpa mas há locais com bastante informação sobre ratazanas e a vera_carlos sabe disso, ainda há pouco lhe responderam sobre uma questão que colocou!!

Quando digo que existe pouco informação sobre ratazanas, refiro-me a sites portugueses ou pelo menos na língua portuguesa. Tenho alguma dificuldade em ler o inglês... (por incrivel que pareça)
E o que sei actualmente, aprendi ou soube com voces, aliás... aprende-se muito mais com kem tem, cria e ama, do que em alguns sites generalistas...
Fiquem bem, Vera
luistogad
Membro

terça fev 20, 2007 2:03 am

bem agradeço as voças respostas ajudaram todos em relação as doenças das ratazanas tava a falar nas 2 partes mesmo (pessoas e o animal em si)
:D os degus são giros mas n sei n é isso k procuro lol as ratazanas tb parecem ser fx's mas ainda estou com um pé atraz lol
as ratazanas são como os hamsters tb se espalmam todos e entram em todos os buracos mesmo os pekeninos ? e não acontece o caso de a ratazana ser má e ter tendencia a morder ? :roll:
luistogad
Membro

terça fev 20, 2007 2:28 am

bem estou um pouco indeciso entre os gerbos da mongolia as ratazanas e um hamster sirio (o unico k conheço bem lol)
ja agr as ratazanas têm grande capacidade para roer não e verdade ?e as gaiolas????
que me podem dizer a cerca do gerbo da mongolia ja estive a pesquisar um pouco ja sei k é derivado do esquilo e que é sociavel mas é sociavel com o homem? por exemplo capaz de fikar no colo a ser mimado ? :roll:
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça fev 20, 2007 9:54 am

Quanto ao gerbo da mongolia, sem duvida um animal fascinante, tens como as ratazanas, de ter sempre um par, nunca um so, sao mt sociaveis, adoram cavar (ter uma gaiola com o fundo alto ou um terrario), nao têm custos elevados, so tens de dar é muito cartao para roerem, depois podes ve-los a pentearem-se, tomarem banho na areia, a piscarem os olhos um ao outro (por vezes ao dono), veem comer-te a mao e agradecem piscando o olho. e muitas outras coisas, vai vendo no forum dos gerbos.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça fev 20, 2007 9:56 am

Vera_Carlos Escreveu:
kitten Escreveu:De ratazanas nada? Peço desculpa mas há locais com bastante informação sobre ratazanas e a vera_carlos sabe disso, ainda há pouco lhe responderam sobre uma questão que colocou!!

Quando digo que existe pouco informação sobre ratazanas, refiro-me a sites portugueses ou pelo menos na língua portuguesa. Tenho alguma dificuldade em ler o inglês... (por incrivel que pareça)
E o que sei actualmente, aprendi ou soube com voces, aliás... aprende-se muito mais com kem tem, cria e ama, do que em alguns sites generalistas...
Desculpe mas no local onde colocou a sua pergunta sobre o sangue no nariz da ratazana tem muita e boa informação e toda em português.
... que me podem dizer a cerca do gerbo da mongolia ja estive a pesquisar um pouco ja sei k é derivado do esquilo
De onde retirou esta informação? O gerbo da mongólia não tem nada a ver com o esquilo, excepto o facto de ser também ele um roedor. São animais sociais que vivem em grandes comunidades. São bastante sociaveis para o homem desde que habituados a serem manuseados, têm uma capacidade de destruição acima da média e como qualquer roedor não são animais de colo. Saõ sim animais fascinantes com uma estrutura familiar bem definida.

Para quem tem falta de experiência com roedores o ideal é ficar-se pelas ratazanas.

Aqui http://www.mundodosanimais.com/foruns/i ... pic=8274.0 tem muita e boa informação sobre ratazanas e toda em português.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
luistogad
Membro

terça fev 20, 2007 1:53 pm

LOL ent parece k fui eu k li mal :roll: porque dizes k uma pessoa com pouca esperiencia devia ir para a ratazana em vez do gerbo? não posso dizer k seija muito esperiente em roedores mas tive 1 coelho e 2 hamster's é assim tanta diferença para o tratar bem um gerbo ?
Responder

Voltar para “Exóticos”