Gaiola chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

segunda mar 10, 2008 5:27 pm

Para a gaiola das minhas chins, apostei em madeira, rede, e melamina. A base da estrutura é feita em pinho não tratado (usámos barrotes largos), e os lados são em melamina. A melamina é melhor em relação à madeira porque é impermeável, é fácil de lavar. Contudo, não convém que elas a roam, pelo que o melhor é não deixar arestas nem cantos da melamina exposta. A rede, idealmente, deverá ser uma rede quadrada de 1,3cmsx1,3cms, para que as patas das chins não fiquem lá presas. As prateleiras que eu tenho são também em pinho não tratado, e estão seguras por aqueles suportes em L. Já estão um pouco roídas, mas não tenho qualquer problema com isso... afinal, elas têm de gastar os dentes em qualquer lado, sob pena de terem graves problemas dentários e trocar as prateleiras é tudo menos difícil. Para segurar a estrutura, use pregos, e parafusos onde vir que elas mais facilmente chegam com os dentes (para, caso tenha de trocar essa madeira, seja mais fácil tirá-la do que se for pregada). Cola, só se for não-tóxica, mas sinceramente, como não usei cola na das minhas, não lhe posso indicar colas seguras. Mas se fizer um bom trabalho, os pregos e os parafusos são mais do que suficientes para segurar a estrutura :)

PS -- tenho esta gaiola desde Setembro/2006 e sei de bastante gente que tem gaiolas feitas em madeira, rede e melamina, feitas por elas próprias, há já bastante tempo e só tiveram de substituir as prateleiras.
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

segunda mar 10, 2008 5:33 pm

realmente é para rir mesmo , lol as chinchilas roem e certo mas nao destroem uma gaiola de madeira assim
lol tb nao se fala em ripas , mas uma gaiola como deve ser , eu a anos e anos que tenho chins e epa as minhas nao sao assim ,

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
CristinhO
Membro Júnior
Registado: sexta mar 07, 2008 12:40 am

segunda mar 10, 2008 7:50 pm

hmmmm :p !! interessante :) ! Acho que me ajudaste !! E elas nunca se magoaram nos pregos ??? :p
Nadeshda
Membro

segunda mar 10, 2008 7:52 pm

Não, nunca se magoaram, mas também porque tivemos o cuidado de não haver pregos onde elas se pudessem magoar... os pregos estão todos enterrados na madeira, só fica mesmo a cabecita a ver-se. Têm mesmo de ficar assim, senão, sabendo como elas são, há desastre pela certa! :?
CristinhO
Membro Júnior

segunda mar 10, 2008 8:05 pm

está bom :) ! Tenho que ir ao aKi comprar o material, mas a melanina é necessario para que ?
Nadeshda
Membro

segunda mar 10, 2008 8:12 pm

Eu usei a melamina para os lados e para a parte de trás da gaiola, mas se preferir, pode fazer os lados em rede ou em madeira. Eu preferi a melamina porque é impermeável, ou seja, não absorve os odores da urina e é muito fácil de limpar. A melamina é o material branco que vê nas paredes da gaiola neste site: http://www.the-white-pages-of-chinchill ... com/cages/ Também se vende em lojas de bricolage, em "placas", tal como os contraplacados (mas já não me lembro que medidas há).
CristinhO
Membro Júnior

segunda mar 10, 2008 8:17 pm

Gaiolas muito engraçadas nesse site :pp ! e eles podem roer a melanina ?? é que realmente parece + interessante na parte de fundo pusest melanina tb? e usas areia ou aparas de madeira para fazerem o xixi? :P
Nadeshda
Membro

segunda mar 10, 2008 8:46 pm

As minhas nunca roeram a melamina, mas não tenho as arestas expostas (tenho +- como está naquele site, não há nenhum cantinho por onde elas possam pegar). Se não tiveres arestas expostas, é muito difícil que elas consigam roer aquilo do nada ;)

O meu fundo é 1/3 em madeira (fizemos de forma a ser facilmente substituivel para quando começar a cheirar mal da urina) e 2/3 em rede. Por baixo da parte em rede temos duas caixas grandes em plástico, assentes em carris, com aparas de pinho. Na parte em madeira, não tenho aparas, só mesmo nas caixas de plástico :) eu acho que tenho aqui perdidas no pc algumas fotos, se quiseres, e se eu as encontrar, posso po-las :)
CristinhO
Membro Júnior

segunda mar 10, 2008 8:56 pm

hmmmm :p estou vendoooo !! mas eles nao se magoam na rede ? :S:S:S podem ficar com as patas presas né ?? ai aiii ! estive agora a brincar com a minha chincha eheheh ! eu ando numa fase má pk comprei uma nova e ta a ser mt complicado junta-las :S

era em grande que arranjasses umas fotos da tua eheheh !
Nadeshda
Membro

segunda mar 10, 2008 9:50 pm

Sim, se a rede for demasiado grande, pode haver risco de ficarem com as patas presas. Mas com a tal rede quadriculada de 1,3cmsx1,3cms é muito difícil mesmo ficarem com as patinhas presas ;) Pois, para elas se juntarem é preciso muuuuita paciência e muito tempo... por isso é que comprei logo as minhas em bebés ao mesmo criador, tinham sido criadas juntas e por isso não houve problemas.

Seguem então as fotos ;) A gaiola está com um aspecto imaculado porque na altura ainda não as tinhamos recebido :P Não pus as fotos directamente porque ficavam gigantescas e davam cabo do layout

A gaiola de frente:
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4640.jpg

Com as portas abertas:
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4659.jpg

As tais caixinhas:
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4655.jpg

Como elas deslizam:
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4657.jpg

Os carris em que elas deslizam:
http://i91.photobucket.com/albums/k312/ ... CT4658.jpg

Entretanto já fizemos algumas alterações... pusemos-lhe umas rodas, mais prateleiras, tirámos a roda (deram cabo dela em três tempos, estamos agora a fazer uma a partir de uma forma de bolo LOL), pusémos uns hammocks e compramos umas casotas de madeira :)
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

quarta mar 12, 2008 11:37 pm

Imagem
gaiola 100 euros
Imagem
telhado da casinha roido
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catlf
Membro Júnior
Registado: terça fev 19, 2008 5:36 pm

sexta mar 14, 2008 4:09 pm

Adorei a gaiola do forista Nadesha. E também aquela gaiola do link que está neste tópico.
Acho k vou tirar umas ideias para tentar fazer uma para as minhas chinchilas. Tenho-as numa daquelas gaiolas que se compram nas lojas, mas acho k elas iam adorar ter ma gaiola nova...cheia de brinquedos em madeira para roerem...sim, pk o rodapé da sala onde elas estão já está todo marcado de dentadinhas que elas dão quando as solto para tomarem banho!
Se sair alguma coisa de jeito, depois deixo aqui as fotos!
Ritota
Registado: sábado fev 03, 2007 4:18 pm

domingo abr 13, 2008 4:01 pm

Para quem percebe de chinchilas sabe que as chinchilas veludo preto não devem acasalar. :evil:
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda abr 14, 2008 11:06 pm

Realmente, chinchilas veludo não devem acasalar entre si... sejam veludo preto ou veludo castanho, devido a um factor letal.
Pela mesma razão também não se acasalam chinchilas brancas entre si.
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

sexta abr 18, 2008 10:23 am

Um ano passou e o espaço das minhas chinchilas continua assim:

Frente com portas fechadas:
Imagem

Tive que instalar aquele fecho de segurança porque a Chica aprendeu a abrir o fecho magnético. Realmente a chinchila é muito inteligente e tem boa memória consciente.

Plataforma superior:
Imagem

Plataforma do meio:
Imagem

O abrigo situado em baixo da plataforma do meio:
Imagem

Troncos que dão acesso ao "posto de vigia" que fica na parte superior direita da foto (não aparece na imagem):
Imagem

Tudo o que está dentro do habitat das chins foi criado a "pedido" delas, captado depois de muitas horas de observação do seu comportamento.

Os troncos não têm qualquer vestigio de quimicos, pois são apanhados no mato e desinfectados.
A madeira é o pinho (habitat e troncos) sem qualquer tratamento quimico.

Até agora não tive estragos pois elas preferem roer os troncos e como tenho sempre "á mão", é só substituir.

Espero que gostem.
Responder

Voltar para “Exóticos”