Algumas duvidas urgentes - Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Froz3n
Membro
Registado: domingo jul 20, 2008 12:22 pm

segunda jul 21, 2008 10:41 pm

Eu amanha vou fazer então isso, mas será que seria pedir demais para pores uma foto de como puseste então para não haver duvida de erro?

Por em volta uma espécie de pano para ela não se molhar não funciona melhor?

Se não der não faz mal, apenas não quero cometer um erro assim :oops:
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

segunda jul 21, 2008 10:51 pm

Atenção que as chinchilas não se devem molhar pois ficam com fungos
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

segunda jul 21, 2008 10:57 pm

Froz3n Escreveu:Eu amanha vou fazer então isso, mas será que seria pedir demais para pores uma foto de como puseste então para não haver duvida de erro?

Por em volta uma espécie de pano para ela não se molhar não funciona melhor?
Eu até punha a foto de boa vontade, o problema é que não tirei nenhuma e por isso agora só posso pôr amanhã.
Até que pode pôr os panos, mas tem de ter MUITO cuidado com o tipo de pano que põem, porque ele se começar a roer o pano, pode ingerir os fios e isso pode entupir o sistema digestivo deles. Por isso é que eu opto por não pôr e ir limpando. Assim, aproveito e vejo se é necessário mudar as covetes! :wink:
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 11:11 pm

jmiguel15 Escreveu:Eu até punha a foto de boa vontade, o problema é que não tirei nenhuma e por isso agora só posso pôr amanhã.
Até que pode pôr os panos, mas tem de ter MUITO cuidado com o tipo de pano que põem, porque ele se começar a roer o pano, pode ingerir os fios e isso pode entupir o sistema digestivo deles. Por isso é que eu opto por não pôr e ir limpando. Assim, aproveito e vejo se é necessário mudar as covetes! :wink:
Não tinha pensado nas linhas dos panos realmente :? ... Bom então sendo assim fico a espera da sua foto para me ajudar ;)

Há um senão... É que na gaiola, onde a chin costuma estar (na prateleira superior) é feita de madeira não tratada, ou seja, qualquer tipo de liquido, inclusive agua, será absorvido pela madeira e apodrece-a salvo erro :( ... Estou certo?

Se for esse o caso, penso que terei que por mesmo panos...

No caso de por por exemplo ao pé do chão, ao pé da casa onde é plástico, ela não irá para dentro da casa visto que estará mais refrescada?

TiagoGrilo Escreveu:Atenção que as chinchilas não se devem molhar pois ficam com fungos
Disso nunca me esqueço mas obrigado na mesma ;) Todos os conselhos são bem-vindos :D
jmiguel15
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 11:24 pm

Hum...

Eu conheço a gaiola em questão, pois estive bastante tentado em comprá-la. Eu não sei se a madeira apodrecerá, mas é muito provável que não, porque as diferenças de temperatura não dão origem a água suficiente para que isso aconteça. Quanto a isso acho que não tem com o que se preocupar.

Pelo que estou a ver, a melhor opção será mesmo comprar meia dúzia de azulejos e acabar por utilizar este método.

Eu não tenho esse tipo de problemas porque as prateleiras da gaiola da minha menina são de metal e por isso, é mais fácil de arranjar métodos de refrescamento. Este tipo de prateleiras também são boas porque depois de retirar os azulejos as prateleiras continuam frescas! :lol:
Por acaso não tem azulejos que tenham sobrado de quando comprou ou mandou fazer a sua casa? É que normalmente costumam sobrar, e assim não precisava de andar a gastar dinheiro desnecessariamente! :wink:

TiagoGrilo
Membro Veterano

segunda jul 21, 2008 11:27 pm

Froz3n: nas fotos que postou...onde é que poe o feno?..e que eu nao vi :roll: :roll:
Froz3n
Membro

segunda jul 21, 2008 11:51 pm

TiagoGrilo Escreveu:Froz3n: nas fotos que postou...onde é que poe o feno?..e que eu nao vi :roll: :roll:
Ela odeia feno ;) Quando o pus dentro da casota, ela tirou o cá para fora, e depois de cá para fora, fora da gaiola :lol: :lol:

Sim os azulejos em causa são de uma casa de banho que remodelei, mas estas estão numa outra casa que tenho, que vou la na 4ª feira, e a chin virá comigo... Embora ela odeie viajar e ficar presa naquela casotinha pequena de transporte, mas terá que ser...

Mas eu gostaria de facto refrescar a menina já amanha, para não se sentir mal, visto que o dia de amanha vai ser ainda pior que o de hoje... Portanto, na 4ª feira já terei como resolver esse assunto, falta é o amanha...

Outra coisa, ao arrefecer o azulejo e depois quando ele aquece, irá se formar agua com certeza, donde da parte de baixo, será absorvida por talvez um paninho que lá ponha, mas a parte de cima, não passará para a pele da chin? :|
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:06 am

dificilmente...essa agua evapora...nao ponhas panos na gaiola :?
Já exprimentaste por alfafa em rama em vez de feno? :wink:
jmiguel15
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:10 am

Froz3n Escreveu:
Ela odeia feno ;) Quando o pus dentro da casota, ela tirou o cá para fora, e depois de cá para fora, fora da gaiola :lol: :lol:
Mas atenção que o feno é essencial!

Sim os azulejos em causa são de uma casa de banho que remodelei, mas estas estão numa outra casa que tenho, que vou la na 4ª feira, e a chin virá comigo... Embora ela odeie viajar e ficar presa naquela casotinha pequena de transporte, mas terá que ser...
MUITO CUIDADO com as viagens nesta altura. Se tem mesmo que a fazer, então opte por a fazer nas horas mais frescas do dia, ou seja à noite. Eu outro dia quando fui desparasitar a minha chinchila, fui logo de manhã, mas mesmo assim quando eu pousei a transportadora em cima do balcão de entrada do vet, tive de ir logo a correr para dentro de uma sala, porque a minha menina começou a ter convulsões. Estas, não foram apenas por causa do calor mas também por causa do stress!

Mas eu gostaria de facto refrescar a menina já amanha, para não se sentir mal, visto que o dia de amanha vai ser ainda pior que o de hoje... Portanto, na 4ª feira já terei como resolver esse assunto, falta é o amanha...

Outra coisa, ao arrefecer o azulejo e depois quando ele aquece, irá se formar agua com certeza, donde da parte de baixo, será absorvida por talvez um paninho que lá ponha, mas a parte de cima, não passará para a pele da chin?
Muito provavelmente vai, por isso eu tenho a sorte de a minha menina não se deitar por cima do azulejo, deitar-se ao lado deste. Apenas tem de ter atenção aos momentos depois de colocar o azulejo dentro da gaiola. Tem de ver como é que a chin reage ao objecto intruso e o que é que ela vai fazer! :|

Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 12:17 am

TiagoGrilo Escreveu:dificilmente...essa agua evapora...nao ponhas panos na gaiola :?
Já exprimentaste por alfafa em rama em vez de feno? :wink:
Então não há perigo da chin se molhar nos azulejos certo? :D

Ela tem os seus cubinhos de alfafa que destrói-os ao longo da semana... E qualquer tipo de feno ou alfafa em rama, ela simplesmente deita fora porque lhe incomodam as patinhas. :P É uma teimosa eu sei, mas talvez tente de novo na época do inverno, porque estará mais frio e já estará mais crescida :)

Alem do mais, tentar por de novo qualquer tipo de aconchego a casa, só iria fazer ainda mais calor :( De momento a casa está limitada o mais possível para que não haja o perigo de aquecer, até a roda tirei a pouco :wink:

Mas obrigado pela dica, quanto mais dicas melhor, e de facto irei por essa questão da alfafa em rama, mas para já não :D

Por curiosidade, o que usam para transportar as vossas chins?
Eu uso uma casota de transporte para "coelho" digamos, é ainda meio grandita e tem algumas grades, mas ela sente-se tão aflita... E na 4ª terei que fazer uma viajem grande ainda... A casota é grande demais para caber no carro, dai ter que a desmontar...

Muito provavelmente vai, por isso eu tenho a sorte de a minha menina não se deitar por cima do azulejo, deitar-se ao lado deste. Apenas tem de ter atenção aos momentos depois de colocar o azulejo dentro da gaiola. Tem de ver como é que a chin reage ao objecto intruso e o que é que ela vai fazer!
Se ela se deitar em cima, que opções me restam?? :| :|

Quanto a viagem mesmo que seja feita de tarde, o meu carro tem ar-condicionado, portanto ponho-a a sombra do carro com o ar ligado para ficar fresca ;) Mas obrigado pelo aviso e como já disse, quantos mais melhor!
Última edição por Froz3n em terça jul 22, 2008 12:20 am, editado 1 vez no total.
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:19 am

"E qualquer tipo de feno ou alfafa em rama, ela simplesmente deita fora porque lhe incomodam as patinhas"
Onde é que punhas o feno para ela comer? :?
Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 12:24 am

TiagoGrilo Escreveu:"E qualquer tipo de feno ou alfafa em rama, ela simplesmente deita fora porque lhe incomodam as patinhas"
Onde é que punhas o feno para ela comer? :?
Passo a explicar... É lhe dada alfafa em cubos para ela comer, e o feno era apenas para ela claro comer, mas também para se aconchegar nele... ao principio estava dentro da casota e ela rejeitou o, depois ao pé da casa e ela não lhe tocava, mas a alfafa desaparecia sempre toda.

Penso que com a alfafa, o feno não será preciso então certo? Ou terei que arranjar maneira de ela comer a alfafa e o feno?
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:32 am

Penso que o feno tem "nutrientes" que a alfafa não tem e vice-versa
TiagoGrilo
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 12:37 am

As minhas tambem regeitam o feno se tiver no comedor ou no chao (dentro ou fora da casinha)
Mas eu arranjei uma "coisa" para prender o feno..uma especie de bola..e agora comem o feno todos os dias..
aqui tens uma foto para perceberes melhor
Imagem
Froz3n
Membro

terça jul 22, 2008 12:43 am

TiagoGrilo Escreveu:Penso que o feno tem "nutrientes" que a alfafa não tem e vice-versa
Eis algo que não consigo encontrar explicação, mas do que vejo ou é alfafa ou feno lol... De facto é uma boa pergunta para fazer a um vet :)

Essas bolinhas para segurar o feno de facto são bestiais ;) Mas uma vez que ela já tem a alfafa e está habituada, por agora vou deixa-la com ela para não a "embarrotar" demasiado :)

Mas tu usas alfafa para as tuas chins??

Cumprimentos e obrigado a todos pelas grandes ajudas
Responder

Voltar para “Exóticos”