Esquilo de richardson - Procriar não é com eles...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta nov 12, 2008 9:43 am

kitten Escreveu:Quanto aos richardson, a minha femea mais velha que morreu no inicio do ano, num inverno muito frio há uns anos, entrou em hibernação, mas poucos dias, assim que o tempo aqueceu um pouco voltou à mesma actividade do costume.

Na questão de reprodução em cativeiro, eu tenho aqui a prova de que é possível, uma cria nascida no principio deste ano duma ninhada de 6. Neste momento tenho um casal, vamos ver lá para Fevereiro se há reprodução ou não.
Pois Kitten pela informação a que tenho conseguido aceder parece que o periodo de torpor por que passam na natureza tem um caracter flutuante, com periodos em que a sua temperatura interna chega quase aos 0º, completamente em shut down, e outros periodos de maior actividade, com um ritmo cardiaco e temperatura interna mais alta.

Se os factores externos se mostrarem favoráveis o ritmo e temperatura vai subindo, e rápidamente saem do torpor, adaptando o seu nivel de actividade com a temperatura ambiente.

De facto essa informação é muito boa Kitten. Implica aliás que a hibernação não é uma condição necessária para a reprodução, e não está intimamente ligada à descida e subia dos testiculos nos machos.

Justhalo:
Não te esqueças que para que seja possivel a reprodução, em cativeiro ou no estado selvagem, é necessário que ambos tenham atingido a maturidade sexual, que parece ser aos 11 meses de idade. Com o nosso clima lá para fim de fevereiro/principio de Março pode ser que os Kikos consituam familia....
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta nov 12, 2008 11:11 am

Justhalo Escreveu:Na questão de reprodução em cativeiro, eu tenho aqui a prova de que é possível, uma cria nascida no principio deste ano duma ninhada de 6. Neste momento tenho um casal, vamos ver lá para Fevereiro se há reprodução ou não.
Que boa notícia que me dá! Podia falar um pouco mais de como aconteceu? e se tomou alguns cuidados?
Os meus estão sempre a refilar um com o outro ( ou a brincar, não sei)
E só vejo o macho a querer agarrar a pata à fêmea....[/quote]

Não posso porque a ninhada não é minha, foi da esquila de uma amiga, que também costuma aqui participar, a Omega2.

De qualquer modo, esquilos não são ratos, têm altura própria de cio e não é por estarem em cativeiro que deixam de ter essa altura. Nada como esperar que cheguem a adultos e lá para Fevereiro ver se cruzam se não.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”