Chinchila...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
palocas
Membro
Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india

quinta jan 22, 2009 9:09 pm

Nadeshda Escreveu:Olá.

Antes de mais, parabéns pelo novo peludo aí de casa! ;)

No que diz respeito à comida... tem razao, as melhores rações são aquelas que são só granulado, aquelas que têm guloseimas pelo meio acabam por ser prejudiciais porque elas comem as guloseimas todas primeiras e deixam o granulado. Dê-lhe mais uns dias para se habituar e depois pode fazer o "desmame"... na primeira semana de transiçao, dê-lhe 1/4 da raçao nova e 3/4 da antiga, na 2a semana, metade de uma e metade da outra, na 3a semana, 3/4 da nova e 1/4 da antiga. Se a qualquer momento vir que os cocós estão a perder consistência, adicione um pouco mais da raçao antiga, deixe estar assim uns dias e depois prossiga. Para além da raçao, elas têm também de ter sempre feno disponível. Quando comprar, procure um saco que esteja verdinho, se estiver tudo castanho, está muito seco e elas regra geral nao gostam tanto.

No que toca ao material para o ninho, elas não fazem ninho, só precisam é de qualquer coisa no fundo da gaiola, e aí pode usar aparas de pinho ou pode optar por aquele granulado de madeira prensada que se compra para os gatos, como a Cat's Best. Eu uso aparas, funcionam bem, não são caras e às vezes ainda aparecem lá no meio uns bocadinhos de pinho que elas se diverter a roer :)
Boa noite Nadeshda

Obrigada pela sua resposta.

Agora eu vejo que por muito que se pesquise e fale nos forums, nunca é a mesma coisa quando temos os animais connosco pela primeira vez. Confesso que tou muito ansiosa e receosa com todos os ruidos que o Joey faz. Sei que terei de ter muita paciência, mas a apreensão de não conhecer bem a especie nem os seus hábitos ou costumes acaba por nos deixar nervosos. Estou sempre observando se ele tem alguma pata entalada ou partida, se tem calor, se consegue beber água, enfim, coisas de participantes que nos deixam muito ansiosos... :?

No entanto, estou mais descansada pois sei que tenho aqui muitas pessoas dispostas a dar uma ajudinha e uma palavra de conselho, partilhando a experiência e o conhecimento com os que não sabem sobre a matéria. :)

Li algures neste forum que tambem se pode usar papel higiénico. Fará mal se eu colocar papel higiénico esfarrapado no ninho? (O ninho é uma caixa rectangular que está colocada no exterior da gaiola com uma abertura para o Joey passar da gaiola para dentro dele). Está-me a fazer confusão ver só o fundo da caixa sem mais nada... :?

Ai, que isto no inicio é tudo muito estranho :|

Cumps
Paula
Responder

Voltar para “Exóticos”