nao sei que roda tem, mas tendo em conta que o Alexandre é um sirio se nao tiver uma roda de metal (de 17cm, normalmente é ideal) ele pode sentir-se desconfortável e nao andar na roda.
falo por experiencia propria pois tambem tenho uma siria que tinha a roda das de 13-14cm, mas como nunca lhe pegou muito nem em pequenina pensei que fosse por nao gostar.
o problema é que notava que ela andava muito stressada sempre a roer as grades, quando via a porta aberta corria logo ca para fora, e entao compramos uma roda bem maior e ela nunca mais a largou, ja chegou a estar um dia inteiro sempre a andar na roda e continuou pela noite fora.
e agora alem de andar bem mais calma, tambem ja a notamos mais magrinha (um magro saudavel claro), o que é bom pois a obesidade nos hamsters (como em todos ou na maioria dos animais) leva a uma diminuição da esperança de vida.
acho que fazes bem em comprar lhe uma rodinha maior porque ate pode ser esse o problema do Alexandre, pode nao se sentir confortavel a andar na roda.
va dando novidades...