Dúvidas sobre ratazanas domésticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta jun 12, 2009 10:13 pm

Diabinha, se ainda estiver com dúvidas sobre os tipos de substracto, estes são dois dos principais:
- corn cobs http://www.biomedicalresearchconsultant ... 62_628.png
- cat's best (ou outras marcas no género) http://1.bp.blogspot.com/_WyIc2oXjvmc/R ... loseup.jpg

Os corn cobs algumas põem-se a comer como doces...
Com o cat's best só preciso de mudar uma vez por semana ^_^
No início por mau conselho usei feno como substracto... e o cheiro tornava-se insuportável em dois dias... Só pra bedding mesmo.

Eu sei que para mim foi difícil perceber quais eram os substractos disponíveis, porque pesquisei em sites estrangeiros, e lá há muita coisa que por cá não se encontra :roll:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado jun 13, 2009 12:28 am

Boas

Só aqui um aparte. O que chamam de cat´s best é litter, restos de madeira moida e presenda, porque raio lhe chamam cat´s best e porque referem os gatos?
A "posta" pode parecer parva, mas, já reparei que há iniciados a pensar que "material" usado para gatos é bom para a rataria.
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 12:30 am

Element, chamo-lhe Cat's Best porque é a marca de litter que uso e com a qual fiquei mais satisfeita. Não sei o que tem a ver com gatos, provavelmente também é usado em wc de gatos. Mas é apenas o nome da marca.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado jun 13, 2009 1:18 am

kitten Escreveu:Tantos técnicos de ratz que de repente aqui apareceram 8)
Mesmoo!! Eu cai aqui de para-quedas ( desculpem:oops: ), só queria que a forista não caisse nesse erro que é muito comum.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado jun 13, 2009 2:37 am

Diabinha95 Escreveu:Olá!
Estou a pensar em comprar uma ratazana doméstica. Já me informei sobre elas, mas ainda tenho uma dúvida:
1ª: o que pôr no fundo? Porque soube que elas são alérgicas ao pó e não se pode pôr qualquer material...
Obrigada :wink:
Neste momento o que me preocupa não é o que pôr no fundo...
Diabinha, por aquilo que pesquisei e muitos foristas confirmam, o ideal é ter duas ou mais ratazanas, uma ratazana sózinha sentiria-se infeliz pois são animais que vivem em "sociedade".
Aconselho a ter 2 elementos da espécie e do mesmo sexo, para evitar futuras ninhadas, se o seu objectivo não for o de procriar (alguém me corrija se estiver a errar pf).
Ter em atenção ás dimensões da gaiola e á dimensão entre as grades da mesma que devem ser pequenas para não ocorrerem fugas.
Ter atenção á alimentação, sobretudo ás sementes de girassol (só em quantidades muito reduzidas).
Não invalidando os outros foristas, os conselhos do Native, Kitten, Búzio, Marianamar, Siwain, Miguelabm são de ter em conta, pois têm ratz há bastante tempo e conhecem bem a espécie, aprendi e continuo a aprender muito com eles.

Por experiência, tal como a Marianamar, reparei que ao usar feno como substrato em poucos dias o cheiro era bastante intenso (para não usar a mesma palavra "insuportável"), por isso não aconselho.
Neste momento só utilizo litter no wc, por opção.

Outra coisa, não te intimides se tiveres dúvidas, é preferível perguntar, nem que seja coisas minimas, desde que fiques totalmente esclarecida ;)

Beijinhos
kath
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 2:43 am

Kath, eu na verdade só tenho ratz hà uns dois meses :wink:
Desculpa corrigir-te mas não quero ouvir ninguém a reclamar depois!...
Kathamina
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 2:56 am

Pronto, pronto, antes que alguém me dê uma coça...lol
Disse o teu nome, porque vejo que pesquisas muito e tens "sede" de saber mais e mais, claro que não valida o facto de dares bons conselhos sobre o assunto, mas (calma mulher que eu disse MAS :P) certamente os conhecimentos que adquiriste até aqui conciliados com o facto de teres ratz, fazem-te também alguém entendida na matéria, nem que sejam avaliados com uma experiência de dois meses (tá um bocadinho confuso, mas acho que dá para perceber o que quero transmitir) ;)

Mas também digo uma coisa, antes de ter ratz pensava que tinha muitas dúvidas, depois de as ter, descobri que tenho milhares, não é assim tão linear como parece, as pesquisas, o anotar tudo...agora com elas é que eu vou aprender...espero é que não cometer erros, pois não posso ragar a folha e passar o texto a limpo...

(sorry são 4 da manhã, é impossivel não dissertar um bocadinho :oops: )
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 3:02 am

Eheh, está compreendido :D

Eu percebo o que queres dizer, e depois é um animal com tanta História, e com perspectivas tão diferentes de país para país (na América por exemplo, já há tantos ratz abandonados que fazer criação é muito mal visto), enfim tanta coisa para ver que é impossível não ficar embebido! na pesquisa!...

Mas tu deves saber, também já imagino cheia de bookmarks no firefox com páginas e páginas sobre ratz... :twisted:
Kathamina
Membro Veterano

sábado jun 13, 2009 3:18 am

É fascinante (o pesquisar e procurar saber mais e mais), as ratz são animais fascinantes, para não dizer viciantes :twisted:
Mas essa pesquisa aliada á observação diária...a maneira como seguram a comida com as mãos e comem...pronto, pronto, começo a falar nelas, já se sabe...

Ah, esqueci-me da pessoa que mais me atura com conversas e perguntas sobre ratz...o Ac99 (forista no MDA).
Agradeço a ajuda e contribuição para o meu vicio: Ratz, muahahah (pronto, vou-me deitar, que isto a partir desta hora tende a piorar)

Beijinhos
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

sábado jun 13, 2009 10:13 am

marianamar Escreveu:Diabinha, se ainda estiver com dúvidas sobre os tipos de substracto, estes são dois dos principais:
- cat's best (ou outras marcas no género) http://1.bp.blogspot.com/_WyIc2oXjvmc/R ... loseup.jpg

Não mencionei corn cobs porque li recentemente que não são uma boa opção porque podem trazer ou criar fungos prejudiciais à saúde das ratz. Pelo que percebi, cria fungos com alguma facilidade. :)

Cat's best é uma marca de madeira prensada (ou aglomerada). Onde vivo, a única marca disponível chasa-se Sivogreen.
Kathamina Escreveu:Aconselho a ter 2 elementos da espécie e do mesmo sexo, para evitar futuras ninhadas, se o seu objectivo não for o de procriar (alguém me corrija se estiver a errar pf)
Não estás errada! :D Só quero adicionar que mesmo que o objectivo seja procriar, o ideal é ter dois grupos do mesmo sexo e não deixar que macho e fêmea viva sempre juntos, juntando-os apenas quando as quer cruzar. Como passariam a maior parte do tempo separados, tanto o macho como a fêmea precisariam de um companheiro/a do mesmo sexo.
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

sábado jun 13, 2009 10:15 am

Siwain Escreveu:
marianamar Escreveu:Diabinha, se ainda estiver com dúvidas sobre os tipos de substracto, estes são dois dos principais:

Não mencionei corn cobs porque li recentemente que não são uma boa opção porque podem trazer ou criar fungos prejudiciais à saúde das ratz. Pelo que percebi, cria fungos com alguma facilidade. :)

Cat's best é uma marca de madeira prensada (ou aglomerada). Existem várias marcas disponíveis no mercado, por exemplo Sivogreen (a única marca que consigo arranjar onde vivo). ;)
Kathamina Escreveu:Aconselho a ter 2 elementos da espécie e do mesmo sexo, para evitar futuras ninhadas, se o seu objectivo não for o de procriar (alguém me corrija se estiver a errar pf)
Não estás errada! :D Só quero adicionar que mesmo que o objectivo seja procriar, o ideal é ter dois grupos do mesmo sexo e não deixar que macho e fêmea viva sempre juntos, juntando-os apenas quando as quer cruzar. Como passariam a maior parte do tempo separados, tanto o macho como a fêmea precisariam de um companheiro/a do mesmo sexo.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado jun 13, 2009 10:33 am

bem, vou dissertar um bocadinho acerca de substratos, utilizando os conhecimentos de outros países e que cá temos poucas hipoteses de cunprir dado que o nosso mercado não tem os produtos que lá fora têm.

areia de gato: totalmente desadequada tendo em conta que é calcária e queima mucosas e patas, que nas ratz são nuas.

aparas de madeira: desadequadas porque são feitas de pinho e deita vapores tóxicos, além de serem tóxicas se ingeridas

cats best: desadequadas porque ficam em papa quando têm urina. também deitam pó dado que se trata de serradura e por vezes causa problemas nos olhos.

corn cobs: propiciam o desenvolvimento de fungos causando problemas de pele e intestinais

Cubetto straw: inócuo mas também propicia o aparecimento de fungos dado que é palha prensada

litter friskies roedores: desadequado se ingerido

cartão prensado (biolliter): tem algumas tintas e produtos tóxicos, como cola, logo também tem desvantagens

e não me lembro de mais nenhum. Como podem ver, são todos desadequados mas:
-Se a limpeza for frequente acabam-se com a maioria das desvantagens como o aparecimento de fungos, fazendo com que, corn cobs, cubetto straw e bioliter sejam adequados
- As ratazanas não costumam comer a maioria dos litter fazendo com que as aparas tb sejam adequadas
- As ratazanas costumam passar a maior parte da vida a escalar, fazendo com que o cats best (originalmente fabricado para gatos) seja adequado.

A areia de gato não presta nem para gato. Se formos pelas desvantagens... não usamos substrato nenhum, assim, é necessário minimizar riscos, mas não é necessário ser assim tão selectivo...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado jun 13, 2009 12:30 pm

Até pode ser uma grande asneira o que vou dizer e estou a fazer... :oops:

Nas minhas estou a usar tiras de papel, tiradas daqueles trituradores de papel. É económico, elas divertem-se à brava com aquilo, escondem-se e fazem emboscadas umas às outras, outras vezes amontoam tudo e saltam lá para cima... etc. E continuo a fazer a limpeza uma vez por semana, na boa....sem cheiros ....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jun 13, 2009 12:43 pm

Eu acho é que em tudo tem que haver bom senso, se as tuas se dão bem com as tiras de papel não vejo porque não continuares a usar.
Eu usei durante bastante tempo corncobs que comprava em sacas de 45 lts, usava porque conseguia arranjar a preços muito bons. Neste momento voltei a utilizar as aparas de madeira, faço a higiene normal semanal e também não há cheiros.
Há que frisar que eu não tenho propriamente 2 ratazanas e 1 gaiola, logo tenho que procurar o modo mais inócuo e económico, no caso aparas.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado jun 13, 2009 5:53 pm

no caso das tiras de papel aplica-se o que foi dito relativamente ao cartão.
Responder

Voltar para “Exóticos”