PRECISO DE SABER ALGO URGENTE! Esquilo sem pelo na cauda!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Eu vou fazer o jantar, mas já que lhe venho responder. E veja lá se gosta mais deste smile
é que este é em relação à sua resposta.

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm
se pega chinchilas pela cauda, entao tambem se pode pegar nos cães e gatos? OMG, o amiga, não fica com a cauda na mão mas parte a quase de certeza, já agora não digam isso de pegar os coelhos pelas orelhas senao esta alminha ainda pensa que é verdade
(mais um smile)

<p> <strong>Quanto mais rápido cresce, mais rápido morre</strong></p>
-
- Membro Veterano
Não, nunca fiquei, sabe porquê? porque nunca agarrei nenhuma pela cauda. Se mordem usa-se uma luva mete-se uma mão por cima dolombo e outra por baixo da barriga,assim é que se agarra uma chinchila. Sabe quem faz isso de agarrar pela cauda? os criadores de peles.aanaa Escreveu:Não, efectivamente não estou a brincar.
Já alguma vez ficou com alguma cauda na mão para estar a dizer isso? Duvido que tenha ficado ou alguma vez fique pois é assim que se deve pegar nelas. É uma excepção ao que normalmente se deve fazer, mas nestes animais, e concerteza encontra livros tecnicos que o podem confirmar se procurar, não só se pode como se DEVE pegar nas caudas quando não estão habituados a colo e é necessário pegar-se, por exemplo, no veterinário.Obviamente que se o animal não precisar de ser pagado "à força"por exemplo para uma vacina, não se deve andar a puxar-lhe o rabo nem a chatea-lo. E quando se tem de fazer, há que fazer com delicadeza para evitar magoar o bicho e a sua cauda.
Não percebo os smiles tão agressivos e o gozar que usam sempre qe não concordam com alguma coisa.Não só agora mas na maioria dos topicos que vejo.É uma pena...inibem muitas pessoas de escrever e colocar questões que certamente iriam ajudar não só essas pessoas mas também os seus animais![]()
Não é para isso que existem os foruns?Para trocar informação, esclarecer duvidas e partilhar conhecimentos?
Estamos todos aqui por gostar de animais(uns mais que outros, é certo), mas só se beneficia com respostas objectivas e esclarecedoras...
é a minha opinião apenas.
Cumprimentos
Ana A.
Vacinas para chinchilas, você realmente percebe muito do assunto.
A cauda dos animais não existe para nós os agarrarmos por lá, nenhum animal deverá ser agarrado pela cauda especialmente por quem não o sabe fazer.
Eu não gozei, respondi, se não gostou da resposta, tenho pena, mas NUNCA, se deve agarrar seja que roedor for pela cauda. Seria o mesmo que segurá-la a sim pelas orelhas e deixá-la pendurada a aguentar o peso do seu corpo.
Madalena Marques
Madalena Marques
kitten,antes de mais quero pedir desculpa pois tive a ler a minha resposta e realmente dá a entender que me posso tar a dirigir a si quando falo em gozar.
Efectivamente referia-me aos comentarios sobre orelhas dos coelhos. A kitten foi a unica que deu a sua opinião independentemente de concordar ou não com a minha, o que merece todo o meu repeito, tal como teve todo o respeito por mim ao responder-me de forma coerente e sem piadas completamente desnecessárias e de mau gosto que podem levar foristas mais inexperientes a cometer alguma barbaridade.
Para começar quero deixar bem claro que obviamente quando digo que é para pegar pelo rabo não é para andar a passear o bicho de cabeça para baixo...sim, aí abilitamo-nos a partir. O que quero dizer é qiue a maneira que sempre me ensinaram nas aulas os profs a pegar nelas foi pelo rabo para que não fujam nem ao tentar fugir se magoem pois podem saltar da nossa mão. Pega-se pelo rabo e mal se pode estabiliza-se a chinchila com um braço e a cabeça escondida por baixo dele. Nunca se deve largar o rabo para o caso de entarem fugir não cairem e , aí sim, poderem ter a infeliz sorte de partir alguma coisa ao cairem mal.
O exemplo das vacinas foi realmente infeliz,tem toda a razão, mas como tava com pressa que ia sair foi a primeira coisa que me saiu. No que realmente queria falar era, por exemplo, quando se tem de dar algum farmaco e se usa, por exemplo a veia auricular(na orelha) por ser um dos locais de mais facil acesso para injecções intravenosas.
Não estando de modo algum a querer diminuir o conhecimento de ninguém, pois sei que muitas vezes o conhecimento adquirido pessoalmente tem mais valor do que 10000 livros, apenos quero referir que não fui buscar esta ideia "do nada". Foi-me ensinado e tive a sorte de ter aulas com uma grande autoridade em animais exóticos.
Eramos 10 por turma, havia 2 turmas com este tipo de aulas, e havia 4 chinchilas para todos. Todos nós eramos inexperientes com este tipo de animais e todos fomos obrigados a manusealos etc... Os animais eram usados na aula, portanto uma media de 2 vezes, o que dá cerca de 4 pessoas, quando não mais, por semana a mexerem-lhe, a pegar pela cauda e, nunca aconteceu nenhum ficar com cauda partida. Claro como já disse atras há que o tentar fazer com delicadeza.
Admito que também eu a primeira vez que vi a fazerem caiu-me tudo e não gostei nada (axei que o animal se não ficasse sem cauda ia plo menos ficar traumatizadissimo para o resto da vida
), mas realmente vim a comprovar que desde que com cuidado é muito mais seguro que ter o animal a tentar escapar enquanto temos uma seringa na mão : eu se fosse o chin tb fugia
É um metodo que alem de eficiente é seguro, pode estar descansada assim como todos os que pensam que ando a passear as chins de cabeça para baixo
Por ultimo: realmente não sei se é ou não como os criadores de peles pegam nelas, mas de certeza que é assim que os veterinarios o fazem e que as pessoas que querem pegar no seu chin que não está habituado a colo ou mesmo a elas sequer (apesar de deverem mas é deixar o bicho em paz)o deverem fazer para que se tentar fugir(o que vai acontecer naturalmente) não parta nada nem fuja para o pé do cão que tava na divisão ao lado e ai adeus chinchila
.
Aproveito para dizer que embora as informações destes sitios por vezes não sejam as mais correctas (MT INFELIZMENTE), aqui há uns tempos fui com a minha tia comprar umas chins a uma loja de animais e tb lhe disseram lá isso de pegar com o rabo(foi aí qu vi pela primeira vez e me caiu tudo, mesmo tudo, e pensei que o animal já era coitadito
)
Mas como mais tarde vim a confirmar nas aulas...já fiquei descansada ehehe
Isto já vai longo, mas espero ter mostrado a todos(mesmo o senhor que quer arrancar as orelhas ao coelho a pegar nele por elas) a razão que me leva a fazer o que digo que se faz...
Espero ter ajudado partilhando o que sei. Agora claro cabe a cada um aceitar ou rejeitar as informações, que é para isso que temos espirito critico
Acredito que só queiram o melhor pos animais e por isso é que tenha havida exaltação por isso tou a tentar responder de modo a deixar todos o mais informados possivel
(e não kitten...não gostei do smile, nem vi necessidade em usar...afinal tamos todos a falar, que é a falar que a gente se entende
)
Nos proximos dias não vou ter inerternet, por isso se me reponderem é normal que nao responda, mas depois (espero vir a ter outra vez rapido) terei todo o prazer em faze-lo
Vou tentar ver se sei do nome de um livro de referencia em que confirme o que estou a dizer, e depois se alguem quiser posso dar para confirmarem.
(por isto é que não costumo participar nestes foruns...se me dão trela nunca mais me calo...)
Fiquem bem
Cumprimentos
Ana A.
Efectivamente referia-me aos comentarios sobre orelhas dos coelhos. A kitten foi a unica que deu a sua opinião independentemente de concordar ou não com a minha, o que merece todo o meu repeito, tal como teve todo o respeito por mim ao responder-me de forma coerente e sem piadas completamente desnecessárias e de mau gosto que podem levar foristas mais inexperientes a cometer alguma barbaridade.
Para começar quero deixar bem claro que obviamente quando digo que é para pegar pelo rabo não é para andar a passear o bicho de cabeça para baixo...sim, aí abilitamo-nos a partir. O que quero dizer é qiue a maneira que sempre me ensinaram nas aulas os profs a pegar nelas foi pelo rabo para que não fujam nem ao tentar fugir se magoem pois podem saltar da nossa mão. Pega-se pelo rabo e mal se pode estabiliza-se a chinchila com um braço e a cabeça escondida por baixo dele. Nunca se deve largar o rabo para o caso de entarem fugir não cairem e , aí sim, poderem ter a infeliz sorte de partir alguma coisa ao cairem mal.
O exemplo das vacinas foi realmente infeliz,tem toda a razão, mas como tava com pressa que ia sair foi a primeira coisa que me saiu. No que realmente queria falar era, por exemplo, quando se tem de dar algum farmaco e se usa, por exemplo a veia auricular(na orelha) por ser um dos locais de mais facil acesso para injecções intravenosas.
Não estando de modo algum a querer diminuir o conhecimento de ninguém, pois sei que muitas vezes o conhecimento adquirido pessoalmente tem mais valor do que 10000 livros, apenos quero referir que não fui buscar esta ideia "do nada". Foi-me ensinado e tive a sorte de ter aulas com uma grande autoridade em animais exóticos.
Eramos 10 por turma, havia 2 turmas com este tipo de aulas, e havia 4 chinchilas para todos. Todos nós eramos inexperientes com este tipo de animais e todos fomos obrigados a manusealos etc... Os animais eram usados na aula, portanto uma media de 2 vezes, o que dá cerca de 4 pessoas, quando não mais, por semana a mexerem-lhe, a pegar pela cauda e, nunca aconteceu nenhum ficar com cauda partida. Claro como já disse atras há que o tentar fazer com delicadeza.
Admito que também eu a primeira vez que vi a fazerem caiu-me tudo e não gostei nada (axei que o animal se não ficasse sem cauda ia plo menos ficar traumatizadissimo para o resto da vida

É um metodo que alem de eficiente é seguro, pode estar descansada assim como todos os que pensam que ando a passear as chins de cabeça para baixo

Por ultimo: realmente não sei se é ou não como os criadores de peles pegam nelas, mas de certeza que é assim que os veterinarios o fazem e que as pessoas que querem pegar no seu chin que não está habituado a colo ou mesmo a elas sequer (apesar de deverem mas é deixar o bicho em paz)o deverem fazer para que se tentar fugir(o que vai acontecer naturalmente) não parta nada nem fuja para o pé do cão que tava na divisão ao lado e ai adeus chinchila

Aproveito para dizer que embora as informações destes sitios por vezes não sejam as mais correctas (MT INFELIZMENTE), aqui há uns tempos fui com a minha tia comprar umas chins a uma loja de animais e tb lhe disseram lá isso de pegar com o rabo(foi aí qu vi pela primeira vez e me caiu tudo, mesmo tudo, e pensei que o animal já era coitadito

Mas como mais tarde vim a confirmar nas aulas...já fiquei descansada ehehe
Isto já vai longo, mas espero ter mostrado a todos(mesmo o senhor que quer arrancar as orelhas ao coelho a pegar nele por elas) a razão que me leva a fazer o que digo que se faz...
Espero ter ajudado partilhando o que sei. Agora claro cabe a cada um aceitar ou rejeitar as informações, que é para isso que temos espirito critico

Acredito que só queiram o melhor pos animais e por isso é que tenha havida exaltação por isso tou a tentar responder de modo a deixar todos o mais informados possivel
(e não kitten...não gostei do smile, nem vi necessidade em usar...afinal tamos todos a falar, que é a falar que a gente se entende

Nos proximos dias não vou ter inerternet, por isso se me reponderem é normal que nao responda, mas depois (espero vir a ter outra vez rapido) terei todo o prazer em faze-lo

Vou tentar ver se sei do nome de um livro de referencia em que confirme o que estou a dizer, e depois se alguem quiser posso dar para confirmarem.
(por isto é que não costumo participar nestes foruns...se me dão trela nunca mais me calo...)
Fiquem bem
Cumprimentos
Ana A.
-
- Membro Veterano
A Ana até poderia ter tido aulas com a maior sumidade do mundo em exóticos que continua a ser errado agarrar uma chinchila pela cauda. Chinchila e qualquer animal de cauda. Quem não o sabe fazer corre o risco de lesionar seriamente o animal.
Madalena Marques
Madalena Marques
Parece-me que a Ana esclareceu que aprendeu como faze-lo correctamente para nao lesionar o animal. Tambem sou da opinião de que nao se deve pegar em que animal seja pela cauda mas se de facto há tecnicas para o fazer ,falando apenas no caso das chins, e a Ana teve aulas e aprendeu como faze-lo, nao vejo porque este alarido todo, ja tou como ela.. parece que nao se pode dizer nada aqui já vêm logo com 7 pedras nao mao, o que nao foi este caso, mas em vários topicos vejo isto. Quando se dá uma opiniao que acham errado começam a criticar e a fazer esses smiles, como se metesse um grande medo, em vez de elucidarem a pessoa com educaçao. Enfim. Nao estou a dizer isto para criar conflitos para ninguem. Mas certamente nao sou a unica a pensar desde modo. E Kitten , antes de mais, nao estou a falar directametne para si. Apenas citei a sua resposta devido a parte a bold.kitten Escreveu:A Ana até poderia ter tido aulas com a maior sumidade do mundo em exóticos que continua a ser errado agarrar uma chinchila pela cauda. Chinchila e qualquer animal de cauda. Quem não o sabe fazer corre o risco de lesionar seriamente o animal.
-
- Membro Veterano
A Ana pode ter aprendido a fazê-lo, eu sei como fazê-lo, não venho é para foruns dizer que chinchilas se seguram pela cauda porque é o único método seguro de as segurar, 1º.porque não é verdade e 2º. porque venho incentivar quem não o sabe fazer a faze-lo com o risco de lesionar seriamente o animal.
Como já disse anteriormente quem agarra chins pela cauda são os criadores de peles, nunca quem mantém uma chin como pet.
Aqui infelizmente diz-se de tudo, o que está correcto e o que não está, o que não se pode é contrariar ninguém, se se contraria e se corrige somos todos muito maus. Também lhe digo mais, pobres animais cujos donos não aceitam uma critica quando têm um procedimento menos correcto.
É que "receitar" certas técnicas aqui é o mesmo que condenar animais ao sofrimento. Uma das minhas maiores amigas neste momento, começou como conhecimento virtual depois de me ter dado aqui uma descasca por causa dum par de gerbos. Eu não discuti o conhecimento dela aceitei porque não percebia nada do assunto, não fiquei ofendida nem a tratei mal como é hábito fazerem por aqui a quem tenta ajudar.
De qualquer modo como até os animais nem são meus é parvoíce da minha parte estar a dar conselhos. Façam como quiserem, agarrem os animais todos pela cauda e depois sentem-se à espera que cresça. Na certeza porém que tão cedo não escrevo nem mais uma palavra aqui.
Como já disse anteriormente quem agarra chins pela cauda são os criadores de peles, nunca quem mantém uma chin como pet.
Aqui infelizmente diz-se de tudo, o que está correcto e o que não está, o que não se pode é contrariar ninguém, se se contraria e se corrige somos todos muito maus. Também lhe digo mais, pobres animais cujos donos não aceitam uma critica quando têm um procedimento menos correcto.
É que "receitar" certas técnicas aqui é o mesmo que condenar animais ao sofrimento. Uma das minhas maiores amigas neste momento, começou como conhecimento virtual depois de me ter dado aqui uma descasca por causa dum par de gerbos. Eu não discuti o conhecimento dela aceitei porque não percebia nada do assunto, não fiquei ofendida nem a tratei mal como é hábito fazerem por aqui a quem tenta ajudar.
De qualquer modo como até os animais nem são meus é parvoíce da minha parte estar a dar conselhos. Façam como quiserem, agarrem os animais todos pela cauda e depois sentem-se à espera que cresça. Na certeza porém que tão cedo não escrevo nem mais uma palavra aqui.
Madalena Marques
Madalena Marques
eu não vi ninguem a falar aqui com sete pedras na mão, vi apenas um gesto que não é o mais correcto (segurar a chin pela cauda), um gesto muuuuuuito errado (que é aconselhar os outros a segurar as chins pela cauda e assegurar que é a forma mais segura) e vi quem tentasse contrapor o que estava a ser dito, com o respectivo conhecimento de causa.
acham que isso é ser mau, ou responder mal?
é que se acham isso, então desculpem lá se ferimos sensibilidades...
eu só queria mesmo saber qual era a escola onde ensinam a segurar animais pela cauda. quando tiver semiologia de exóticos logo pergunto isso ao meu professor...
acham que isso é ser mau, ou responder mal?
é que se acham isso, então desculpem lá se ferimos sensibilidades...

eu só queria mesmo saber qual era a escola onde ensinam a segurar animais pela cauda. quando tiver semiologia de exóticos logo pergunto isso ao meu professor...

Isto uma vez aconteceu com o esquilo que a minha irmã teve quando era miúda. A minha mãe foi limpar um bocado a gaiola e a esquila assustou-se. Nem lhe estava a pegar pela cauda, estava a tentar pegar nela e ela "esquivou-se" por entre os dedos e ficou com a cauda "entalada". Ninguém que eu conheça pegaria num esquilo pela cauda, isso não me parece muito boa ideia.
De qualquer modo, não é grave. Segundo o veterinário ao qual a levámos na altura, desde que a cauda não se tenha partido (não foi o caso, foi mesmo o pêlo só que caiu), como ela também não sangrou foi mais um "susto" do que propriamente algo gravíssimo. Não me recordo dos pormenores, já foi há imenso tempo.

De qualquer modo, não é grave. Segundo o veterinário ao qual a levámos na altura, desde que a cauda não se tenha partido (não foi o caso, foi mesmo o pêlo só que caiu), como ela também não sangrou foi mais um "susto" do que propriamente algo gravíssimo. Não me recordo dos pormenores, já foi há imenso tempo.
Internet finalmente de volta
Em que sitio ensinam a pegar chins pelo rabo? qualquer um que tenha profs ligados a exoticos e que saibam ensinar metodos de contenção.
qual o nome do prof que referi...eu nao estudo em portugal, e uma vergonha mas so sei pronunciar o nome nem perto escrever, já que onde estudo tem letras diferentes. lê-se algo do género "djinchow"(nao e assim que se escreve de certeza:( (tenho aulas em ingles)
Posso dizer que o senhor é o chefe de departamento de animais exoticos e do seu ambulatorium no hospital universitario. Tem também uma clinica privada onde vem pessoas de varios sitios apontadas por outros vets pois ele é mesmo muito conhecido. Dá palestras em varios paises etc...
Eu não disse que nao se podia contrariar, apenas que acho certos comentarios que nao acrescentam informação valida nem de valor ao topico poderiam ser contidos. ate disse que , por exemplo a kitten, merecia todo o meu respeito por me ter respondido de forma coerente(concordasse ou nao comigo). Obviamente que se a pessoa tem uma outra visao do caso pode e deve "falar" . Enfim...nao percebo onde foram buscar a ideia de que eu axava que tavam todos a ser "muito maus" por nao concordarem...mas e o mal de isto ser ecrito, muitas vezes intrepretasse erradamente
Penso que já dei todos os motivos na minha resposta anterior sobre o assunto, como tal nao vale a pena tar aqui a repetir td. Qualquer pessoa que queira e tenha essa possibilidade informe-se em livros ou sites (ou aulas de semiologia de exoticos) tecnicos da especialidade se quiser confirmar. Agradeço que caso encontrem alguma informação em contrario me digam...está se sempre a aprender e eu ate agora aprendi uma coisa qe foi me dita por fontes muito credivei, mas se há algo que sei nesta vida é que não existem dogmas e, portanto, não tiro da possibilidade do conhecimento "evoluir" e que se venha a confirmar que nao e bom pas chins esta forma de contenção...até prova(cientifica ou pratica) em contrario, continuarei a fazer e recomendar este metodo.
A unica coisa que quero acrescentar a este topico é que a razao que os criadores os pegam pelo rabo é que estes animais em situações de stress largam pelo quand pegados sem ser pela cauda, o que é obviamente mau para as peles.Mas penso que ninguem e não so os criadores desejam que o seu animal anda a largar o pelo todo por todo o lado, e muito menos em cima de si
.
Resumindo: pegar pela cauda e um metodo de contençao seguro nas chins, mas obviamente que se o animal estver habituado ao colo não se deve sujeitar ao stress de pegar pela cauda. Como metodo de contenção que é deve ser utilizado para isso: conter. No caso do senhor que pos este post , se em vez de um esquilo fosse uma chinchila , nao teria tido probs em apanhalo pelo rabo. Nestes casos e em casos em que seja NECESSARIO conter o animal deve-se segurar na cauda para que não fuja e parta alguma coisa ao fugir ou tentar escapar.
Espero ter ajudado,
Cumprimentos
Ana A.

Em que sitio ensinam a pegar chins pelo rabo? qualquer um que tenha profs ligados a exoticos e que saibam ensinar metodos de contenção.
qual o nome do prof que referi...eu nao estudo em portugal, e uma vergonha mas so sei pronunciar o nome nem perto escrever, já que onde estudo tem letras diferentes. lê-se algo do género "djinchow"(nao e assim que se escreve de certeza:( (tenho aulas em ingles)
Posso dizer que o senhor é o chefe de departamento de animais exoticos e do seu ambulatorium no hospital universitario. Tem também uma clinica privada onde vem pessoas de varios sitios apontadas por outros vets pois ele é mesmo muito conhecido. Dá palestras em varios paises etc...
Eu não disse que nao se podia contrariar, apenas que acho certos comentarios que nao acrescentam informação valida nem de valor ao topico poderiam ser contidos. ate disse que , por exemplo a kitten, merecia todo o meu respeito por me ter respondido de forma coerente(concordasse ou nao comigo). Obviamente que se a pessoa tem uma outra visao do caso pode e deve "falar" . Enfim...nao percebo onde foram buscar a ideia de que eu axava que tavam todos a ser "muito maus" por nao concordarem...mas e o mal de isto ser ecrito, muitas vezes intrepretasse erradamente

Penso que já dei todos os motivos na minha resposta anterior sobre o assunto, como tal nao vale a pena tar aqui a repetir td. Qualquer pessoa que queira e tenha essa possibilidade informe-se em livros ou sites (ou aulas de semiologia de exoticos) tecnicos da especialidade se quiser confirmar. Agradeço que caso encontrem alguma informação em contrario me digam...está se sempre a aprender e eu ate agora aprendi uma coisa qe foi me dita por fontes muito credivei, mas se há algo que sei nesta vida é que não existem dogmas e, portanto, não tiro da possibilidade do conhecimento "evoluir" e que se venha a confirmar que nao e bom pas chins esta forma de contenção...até prova(cientifica ou pratica) em contrario, continuarei a fazer e recomendar este metodo.
A unica coisa que quero acrescentar a este topico é que a razao que os criadores os pegam pelo rabo é que estes animais em situações de stress largam pelo quand pegados sem ser pela cauda, o que é obviamente mau para as peles.Mas penso que ninguem e não so os criadores desejam que o seu animal anda a largar o pelo todo por todo o lado, e muito menos em cima de si
.
Resumindo: pegar pela cauda e um metodo de contençao seguro nas chins, mas obviamente que se o animal estver habituado ao colo não se deve sujeitar ao stress de pegar pela cauda. Como metodo de contenção que é deve ser utilizado para isso: conter. No caso do senhor que pos este post , se em vez de um esquilo fosse uma chinchila , nao teria tido probs em apanhalo pelo rabo. Nestes casos e em casos em que seja NECESSARIO conter o animal deve-se segurar na cauda para que não fuja e parta alguma coisa ao fugir ou tentar escapar.
Espero ter ajudado,
Cumprimentos
Ana A.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm
eu acho que o que é preciso é ter dois dedos de testa, uma chinchila é pesada, e a cauda tem como a revestir uma fina camada de pele e pelo, ora se formos, a pegar pela cauda e a chin a contorcer se, basta fazer as contas, quem diz chinchils diz outros animais., cada qual sabe do seu
<p> <strong>Quanto mais rápido cresce, mais rápido morre</strong></p>
-
- Membro Veterano
Resumindo, pegar chinchilas pela cauda é a melhor maneira de ficar com uma cauda na mão.Resumindo: pegar pela cauda e um metodo de contençao seguro nas chins, mas obviamente que se o animal estver habituado ao colo não se deve sujeitar ao stress de pegar pela cauda. Como metodo de contenção que é deve ser utilizado para isso: conter. No caso do senhor que pos este post , se em vez de um esquilo fosse uma chinchila , nao teria tido probs em apanhalo pelo rabo. Nestes casos e em casos em que seja NECESSARIO conter o animal deve-se segurar na cauda para que não fuja e parta alguma coisa ao fugir ou tentar escapar.
Eu até acredito que a Ana saiba como agarrar CORRECTAMENTE, numa chinchila pela cauda, mas 90% dos users deste forum não o sabem fazer. Eu seguro sem problemas outro tipo de roedores pela cauda, chinchilas não, mas atenção eu sei onde segurar.
Mais uma vez lhe volto a afirmar, quem segura chins pela cauda são os criadores de peles o resto dos comuns donos de chinchilas não devem faze-lo NUNCA.
Madalena Marques
Madalena Marques
hà uns 10 anos, o meu tio fazia criação pra peles e ele pegava pela cauda pra nao deixar marcas no pelo do dorso, porque se nao nao as vendia.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
aanaa, ainda estou para perceber como administra a injecção na veia auricular, estando a Chin de cabeça para baixo e na sua outra mão a seringa!? Pelo menos é o que depreendo das suas palavras...ou está uma pessoa a segurar pela cauda, outra no corpo e ainda outra a administrar a injecção?O exemplo das vacinas foi realmente infeliz,tem toda a razão, mas como tava com pressa que ia sair foi a primeira coisa que me saiu. No que realmente queria falar era, por exemplo, quando se tem de dar algum farmaco e se usa, por exemplo a veia auricular(na orelha) por ser um dos locais de mais facil acesso para injecções intravenosas.

Então é preferível partir a cauda?Mas penso que ninguem e não so os criadores desejam que o seu animal anda a largar o pelo todo por todo o lado, e muito menos em cima de si
Realmente pegar pela cauda, o animal nem se vai contorcer nem nada...antes partir a cauda que largar pelo ou cair....sem dúvida, das 2 é a melhor solução.
Agora sem ironia á mistura, acho que quem ler (espero eu) percebe que é arriscado para o animal se o pegarem pela cauda.