Construção de gaiola para Chinchila ( Novidades na pag. 2 )

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta out 21, 2009 8:50 pm

Loriath Escreveu:Não conheço as exigências das chinchilas, mas já agora pergunto: será que dava para construir uma gaiola usando os cubos de arrumação que se usam para fazer gaiolas para PDI e coelhos?

Se calhar tornava a tarefa mais fácil.
Se forem os cubos de arrumação da LaRedoute, podes sim, são em metal, só tens de ter paciencia para juntar os cubos de maneira a fazer uma gaiola e ligar tudo com arame e sem deixarpontas soltar, muito cuidado com isso.
Podes comprar um pack de 6 ou 10.
É uma solução facil, espaçosa e barata.
Depois podes fazer pratelerias com madeira de pinho, que pdoes comprar no Aki, Izi, maxmat etc.
Ate podes pedir para te cortarem á medida que queres, e com as sobras podes fazer uns brinquedos engraçados para os chins ;)

Espero ter ajudado.

P.s: Novidades na pag 1 no topico.

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta out 21, 2009 10:39 pm

Esse novo projecto parece-me muito, mesmo muito melhor. O único senão são os cheiros. Tem de limpar frequentemente para não deixar a madeira absorver urina.

Mas para já está de parabéns.
;)
xRubenx
Membro
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta out 21, 2009 11:00 pm

Olá

Obrigado Zahn ;)

A estante faz cerca de 3 gaiolas da que tenho :lol:

Para o chão vou colocar polipropileno alveolar, e umas placas de contraplacado que sobraram da traseira, para não deixar a urina passar para a madeira.
Com o litter em cima claro, como litter uso aparas de madeira + tronquitos.
Tronquitos porque absorve muito bem a urina e as aparas para "suavizar" o chão.
E tambem para evitar os tais cheiros, limpo a gaiola 2 vezes por semana.

Ainda vêm aí mais modificações, estou a pensar em colocar um hammock ou um tubo de pvc na prateleira de cima, uma esfera de feno, depois estou a fazer um brinquedos suspenso com arame e restos de madeira tambem ;)
Depois da gaiola velha vem a Casa Jesper l ( trixie ), bebedouro biba ( Savic ), Brinquedo de madeiracom guizo ( Trixie ) e o comedouro em inox ( loja dos chineses ).
Sem falar nas prateleiras, pequenas, apenas com 20cm, intermedias.

Depois estou a tentar informar-me sobre termometros para colocar lá um para ter a temperatura da gaiola sempre vigiada, estou a pensar um da Exoterra, ate já coloquei um post na part3 dos Repteis e Anfibios para me aconselhararem o melhor, analogico ou digital.

deixo aqui tambem essa pergunta.

Se quiserem dar sugestões estou aberto a elas :D

P.s: Zahn pode me tratar po "tu", só tenho 18 anos, a diferença de idades não é assim tanta.

Cumprimentos
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
boypets
Membro
Registado: segunda out 19, 2009 6:19 pm

quarta out 21, 2009 11:43 pm

está BEM PENSADO DEVES SER UM PERITO A FAZER ESTE TIPO DE COISAS
o problema tendo em conta cada "andar" e que é pequeno deveria ser maior mas tendo em conta o que ela pode correr de cima para baixo e de baixo para cima esta bem feito ! mostra depois a faze final :wink: :lol: :D :)

estou de olhos abertos a espera .... :o :o :o lol :lol:
xRubenx
Membro

quinta out 22, 2009 7:16 pm

boypets Escreveu:está BEM PENSADO DEVES SER UM PERITO A FAZER ESTE TIPO DE COISAS
o problema tendo em conta cada "andar" e que é pequeno deveria ser maior mas tendo em conta o que ela pode correr de cima para baixo e de baixo para cima esta bem feito ! mostra depois a faze final :wink: :lol: :D :)

estou de olhos abertos a espera .... :o :o :o lol :lol:
Olá

Não sou um perito, apenas fui pensando e procurando maneiras de lhe fazer um habitat novo, com baixo custo.
E ate prefiro este tipo de "gaiola" ás pre-fabricadas.

A distãncia entre andares rondar os 53cm de altura, 87cm de lagura e 40cm de profundidade.
Depois ainda vai levar umas prateleiras nos cantos, para ela pular á vontade ;)

Boypets obrigado pelo entusiasmo e pelo comentário :D

Cumprimentos
boypets
Membro
Registado: segunda out 19, 2009 6:19 pm

quinta out 22, 2009 10:46 pm

o meu problema e que tenho ideias mas depois para as construir.... É QUE É UM PROBLEMA!

1 - primeiro não tenho material

2- não tenho tempo para fazer-lo

3- as vezes dá-me a preguiça.... :D
Xhamster
Membro
Registado: quarta out 21, 2009 9:02 pm

quinta out 22, 2009 11:14 pm

O segundo projecto ficou de parabééns muito bom mesmoo espaçosa mais tem que limpar pq a madeira absrove muito o mijo :D
xRubenx
Membro

sexta out 23, 2009 12:41 am

Olá

Boypets, os materiais são facies de arranjar, basta ires ao Aki, Izi, mxmat, bricomarche, lá estão todos os materiais para poderes fazer uma gaiola.
Como no teu caso é para um gerbo, não precisa de ser uma estante tão alta, pode ser mais baixa, ou ate pode ser mesmo uma sapateira.
Só para teres uma noção, aquela minha gaiola ficou quase em 100€, mas é porque é revestida a madeira e pladour, mas se for fosse só a estante, revestida a arame, ficava-me em cerca de 50€.
Pode não se ver, mas a estante tem rodinhas, para a poder movimentar, ajuda imenso nos dias de calor e tambem para a limpeza exterior á gaiola.
Já vi umas sapateira, que com 2 portinhas, e uns acertos, fdavam umas optimas gaiolas para gerbos.
Quanto ao tempo e á preguiça, não te posso ajudar, mas digo-te que quando começares a fazer o novo espaço do teu bichinho, perdes logo a preguiça ;)
Vi numa loja de bricolage umas estantes e sapateiras, a menos de 20€, que com cerca de 30€ em material conseges fazer ali um bom palácio para um gerbo.
Xhamster, no fundo vou colocar polipropileno Alveolar, com o litter por cima, para não cair xixi na madeira, e assim evito maus cheiros ;)

Obrigado pelos comentários

Cumprimentos
xRubenx
Membro

sexta out 23, 2009 10:11 pm

Olá

Novidades, já comprei o termometro para ter a temperatura debaixo de olho, optei por um Analógico, da Exoterra.
Comprei tambem uma esfera armilar para colocar o feno e Areia da VL ( Prestige ).

Amanha Irei tentar fazer as portas da gaiola, e tentar dar uns ultimos retoques.

Penso que a mudança seja feita o mais tardar 3ª-Feira.

Mais uma vez agradeço os comentários e ajudas ;)

Sugestões, Ideias e Criticas são aceites de bom grado ;)

Cumprimentos
Zahn
Membro Veterano

sexta out 23, 2009 10:24 pm

Estava a ver o "alojamento" e lembrei-me. As madeiras usadas não estão tratadas ou contêm algum produto tóxico, certo?
xRubenx
Membro

sexta out 23, 2009 11:59 pm

Olá

Zahn, é tudo de pinho natural, mais simples e náo tratado não ha, eu bem sei que eles náo podem meter o dente em madeira tratada.
Até o Mdf ( ou contraplacado, como quiseres chamar ), tive atenção e comprei um de pinho, segurissimo.

Até vou fazer uma especie de "casulo" para colocar o termometro, para não haver trincas :P

O cháo da prateleira de baixo, vai ser isolado, e vai levar por cima uma placa de polipropileno Alveolar de 3mm, com o respectivo litter por cima ( aparas + tronquitos ).

Já me esquecia, não usei qualquer tipo de cola para fazer qualquer tipo de montagem, é tudo feito apenas com parafusos e pregos.
Os brinquedos que estou a fazer, apenas uso Madeira de pinho náo tratado e arame ( devidamente utilizado, não deixando quaquer tipo de aresta ).
Ou seja a gigi pode meter o dente em qualquer parte da gaiola, que não lhe faz mal ;)

Cumprimentos
Rúben
Zahn
Membro Veterano

sábado out 24, 2009 10:31 am

:)
xRubenx
Membro

quinta out 29, 2009 11:51 pm

Boas

O meu projecto está acabado, propriamente dito, faltam apenas as pequenas coisas, os pequenos detalhes como fixar o termometro e colocar a rede para impossibilidar que a gigi la chegue, os degraus das escadas.
As escadas em principio ficam assim, ela sobe, mas ando a "inventar" um design novo para leas.
Claro que ltam os brinquedos para ela roer, as tacinhas da comida, bebedouro, casa, pedra do calcio, etc, mas isso vem tudo da gaiola antiga ;)

Deixo aqui as fotos:
-> Gaiola
Imagem

-> Com as portas abertas:
Imagem
( Nota: Os tubos não são para ficar aí, apenas foram colocados aí para efeitos meremente decorativos.

Coisas para a gaiola:
Casa Jesper L da Trixie
Pedra do calcio da Trixie
Bola para colocar feno de 12cm
bebedouro "biba" da Savic
Brinquedo com guizo da Trixie
Comedouro em inox
Recipiente Wc em inox
Termometro Analógico Exoterra
Brinquedos de madeira ( Em construção )
Azulejos de "arrefecimento" ( Cor bege 15x15 )

Dados sobre a construção:
-> Dimensões: 172cm de altura, 87cm de largura e 40cm de profundidade.
-> Tipo de madeira usada: Pinho natural não tratado e MDF de pinho ( é seguro para chins e só foi utilizado na traseira )
-> Tipos de afixamento dos varios componentes: Pregos e Parafusos ( maioritariamente parafusos )
-> Tipo de "chão utilizado": Polipropileno Alveolar de 3mm
-> Duração da construção: 15 Dias ( Devido á minha disponibilidade para realizar a gaiola )
-> Custo total: 150€ ( Devido a ser toda tapada, se fosse com as laterais em rede ficaria em cerca de 60/70€ )

Já esta feita :D

Agradeco todo o tipo de comentários, sugestões, criticas :D

Como vêm, a outra gaiola era apenas um "pouso" temporario, penso que esta já suporta muito bem a Gigi, e quem sabe um amiguito daqui a uns tempos.

Já agora deixo uma informação, como litter, vou utilizar uma mistura de Tronquitos de madeira + aparas + Corncubs ( Restinhos de milho que se vendem )
Já agora deixo uma pergunta, eles comem os pedacinhos de milho do chão?

Cumprimentos
xRubenx
Membro

sábado out 31, 2009 1:52 am

Olá a Todos/as

Novidades fresquinhas a gigi já esta na nova gaiola, a parece ter gostado, já andou a explorar os 3 andares e anda feliz da vida :D

Deixo aqui umas fotos da nova gaiola, desde o inicio ate ao fim:
-> A estante normal montada ( Fase I ):
Imagem
-> Fase I - Comparação de tamanhos:
Imagem

-> A estante já com as laterais, fundo e pratelerias montadas ( Fase II ):
Imagem

-> Já completamnete montada, com portas e tudo ( Fase III )
Imagem

-> Já no fim das obras e já com a gigi lá dentro:
Imagem
Imagem

E agora uma foto da gigi toda entretida a roder um pedacinho de cartão:
Imagem

Todos os acessorios foram mudados para a gaiola nova, mas antes foram todos limpinhos e bem lipinhos.

Deixo aqui a lista:
Casa Jesper L da Trixie
Pedra do calcio da Trixie
Pedra de Cálcio
Bola para colocar feno de 12cm
Bebedouro "biba" da Savic ( 250ml )
Brinquedo com guizo da Trixie
Comedouro em inox
Recipiente Wc em inox
Termometro Analógico Exoterra
Brinquedos de madeira ( Em construção )
Azulejos de "arrefecimento" ( Cor bege 15x15 )
Rolos de papel higienico
Pedacinhos de madeira que sobraram da construção

Dados sobre a construção:
-> Dimensões: 172cm de altura, 87cm de largura e 40cm de profundidade.
-> Tipo de madeira usada: Pinho natural não tratado e MDF de pinho ( é seguro para chins e só foi utilizado na traseira )
-> Tipos de afixamento dos varios componentes: Pregos e Parafusos ( maioritariamente parafusos )
-> Tipo de "chão utilizado": Polipropileno Alveolar de 3mm
-> Duração da construção: 15 Dias ( Devido á minha disponibilidade para realizar a gaiola )
-> Custo total: 150€ ( Devido a ser toda tapada, se fosse com as laterais em rede ficaria em cerca de 60/70€ )
-> Litter: Mistura de tronquitos de madeira + aparas + corncubs ( Ainda não está na giola, só coloquei os tronquitos ainda )

Ainda faltam umas coisinhas pequeninas, mas depois faço updates

Comentem a evolução do projecto e se gostaram ou não do novo habitat, da gaiola nova da Gigi, é bem maior que a natiga, faz cerca de 3 das antigas, tem 3 pisos, espaço onde ela pode pular, etc

Sugestões, criticas, elogios, aceita-se tudo ;)

Cumprimentos
Zahn
Membro Veterano

sábado out 31, 2009 2:13 am

Agrada-me bastante. Parabéns pela mudança radical. :)

Só acho que deverias arranjar maneira de "abrir" as plataformas de forma a que a chin pudesse saltar de prateleira em prateleira, mantendo as rampas, claro.
;)
Responder

Voltar para “Exóticos”