os meus bebes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

segunda ago 04, 2003 10:52 pm

Olá sportinguista!
de nada, sempre ás ordens!

Tenho um bom livro sobre cavalos, mas emprestei-o, e tinha lá algumas raças de cavalos, talvez eu pudesse ver alguma da égua.
Tenta ver a raça do cavalo quando tiveres o livro e tempo.....depois coloca aqui se descobrires alguma coisa se nao descobrires coloca na mesma! ;)

Adeus fica bem
8) 8) 8) 8)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda ago 04, 2003 11:19 pm

A história da égua está mais ou menos descrita no meu diário, mas vou repetir aqui mais completa. estas éguas pencas (que não prestam para nada............) são criadas nos açores para carne (matadouro), mas esta quando chegou ao continente foi guardada por causa da cor. foi comprada por alguém de carroça que lhe batia muito e que a tratava muito mal, foi trocada por um selim (de andar a cavalo) e o dono dela ia vende-la ao matadouro, mas como estva muito magra pediu-me para a por a pastar no meu terreno para engordar, e não a deixei sair mais de lá. dei o dinheiro que lhe dariam no matadouro por uma égua tão pequena e leve (na altura) 20 contos. e tratei dela apesar da minha fobia de cavalos. começou a comer ração, cortei-lhe as crinas, lavei-a, escovei-a, tirei-lhe as ferraduras, que de mal postas lhe estavam a partir os cascos e dei-a à minha filha de 5 anos. a égua é muito mansa, mas não podes levantar a mão que ela vira a cabeça a pensar que lhe vão bater (já tem pouco essa mania). tem neste momento 14 anos e uym resto de vida feliz pela frente. em minha casa, apesar de ter de estar à corda, porque não tenho vedação, engordou perto de 90 quilos, por isso dá para perceber como estava. estão convidados a vir dar uma voltinha, porque apesar de ter pulmoneira (uma espécie de asma que não lhe permite ficar em locais fechados nem andar muitos quilometros), ainda consegue dar as suas voltinhas.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda ago 04, 2003 11:34 pm

eu gostaria muito!

mas não sei se os meus pais iriam deixar, mas mesmo assim, ondeela está (ou onde moras?)?
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

terça ago 05, 2003 8:33 am

P/a a búzio:
parabéns pelos bebés, são lindos!
Parabéns pela égua e pela sua atitude em relação a ela!

p/ a sportinguista:
"Diogo, a espécie da égua é a mesma do cavalo, visto ela ser a fêmea do cavalo...
É da espécie dos equideos que engloba cavalos, burros e zebras, e mais as "mutações" (não são mutações, mas não sei o nome). "
De facto a égua é da mesma espécie do cavalo, mas não são da mesma espécie dos burros ou da zebras. São todos equídeos, mas de espécies diferentes.

Bjs
Responder

Voltar para “Exóticos”