Chinchila solitária

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

domingo mar 14, 2010 12:39 am

GSfanatic Escreveu: Quanto a dar legumes e fruta fresca, mais um erro. Os porquinhos podem (e devem) comer legumes, mas os chinchilas não. Os chinchilas precisam de ração (própria), feno e alfafa de 2 em 2 dias. Mais nada! Pode dar também passas 1 vez por semana (bom para a flora intestinal) e maçã desidratada (visto que ele não gosta de banana). Agora, legumes e fruta frescos... nunca! Pode provocar problemas intestinais e uma bela de uma diarreia.

Isto são coisas que pode fazer agora e pode crer que o seu chinchila e a menina que lhe fizer companhia serão muito mais saudáveis. :wink:

Já agora, posso perguntar qual o tamanho da gaiola onde vão estar os meninos?
Não há NENHUM tipo de legume ou fruta que eu possa dar à chinchila?

Nunca mais pergunto nada a um lojista! Logo no início, quando me
deram o Tobias, eu perguntei que tipo de comida era o mais aconselhado e ele indicou-me uma ração e disse para eu complementar com fruta fresca porque eles podiam ficar com uma deficiência em Fe e ter problemas de saúde graves. :S Eu fiquei assustadissima com esta perspectiva e comecei a ver que tipo de comida fresca é que o Tobias gostava, mas (e ainda bem, pelos vistos) ele não se mostrou fã de nada.

Já estive a ver noutros tópicos as rações mais aconselhadas e estou a pensar seriamente mudar para a Chinchila Pro. Que acham?
MartinhaNS
Membro

domingo mar 14, 2010 12:41 am

Ah, a gaiola tem 1,40m c x 80cm l x 1m al.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo mar 14, 2010 12:52 am

A Chinchila PRO é boa (é a que uso), mas parece que a Versele-Laga vai trocar novamente a ração e a PRO anda esgotada por todo o lado (estou quase a entrar em pânico, por acaso).

Até as coisas se ajeitarem lá pela Versele-Laga o melhor é dar-lhe Chinchila Nature (que também é muito boa, mas terá de retirar as guloseimas). Lembre-se que deve fazer a troca devagar. Junte a nova ração à antiga e aos poucos vá colocando menos da antiga e mais da nova, até que um dia deixa de dar a antiga.

E sim, não volte a acreditar nos lojistas. São autênticos baús de tretas. Não há NENHUM legume que possa dar ao seu chin.

E também se algum veterinário lhe disser que pode dar legumes, não acredite, porque decerto tratar-se-á de um veterinário que ainda não sabe muito (ou talvez não saiba nada) sobre chinchilas. Há por aí aos potes!

Quanto à gaiola é pena que não seja 1,40m de altura e 1m de comprimento, mas de qualquer das formas é bem espaçosa. :wink:
MartinhaNS
Membro

domingo mar 14, 2010 1:00 am

Não volto a perguntar não. Talvez se não me tivesse acreditado no lojista o Nestum ainda estivesse de boa saúde agora...

Se a Versele-Laga anda a fazer essas transições, se calhar vou esperar mais umas semanas até eles se decidirem em vez de trocar de ração duas vezes, não será melhor?

Num outro tópico li um post de alguém que dizia que dava água engarrafada à sua chinchila. Eu dou sempre água da torneira. :S Estou a prejudicar o Tobias?
GSfanatic
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 1:11 am

Se é a água que você bebe e ainda aqui está, então porque não dar água da torneira? Todos os meus animais bebem água da torneira, tal como a animala da dona.:P

O problema é que isto pode demorar mais do que umas semanas. A PRO já está esgotada em quase todos os sítios (digo isto porque tenho esperança de que alguma loja ainda tenha) há cerca de 3 semanas. Ainda nem sequer se sabe o que vai substituir a PRO (se é que vai ser mesmo substituída).

A sério, eu estou a dar em doida com isto tudo!

Qual é a ração que dá ao seu chin? Se for uma ração razoável (de chin mesmo), talvez possa esperar mais algum tempo, até as coisas voltarem ao normal. Esperemos é que não tenhamos de esperar muito tempo, porque senão serei obrigada a dar a Nature aos meus chins, o que não é muito bom porque é necessário fazer a transição de uma ração para a outra e eu não tenho PRO suficiente para fazer isso.

Nota-se que estou a dar em doida?
MartinhaNS
Membro

domingo mar 14, 2010 1:23 am

Eu até dizia a marca, mas neste momento não estou em casa e não tenho a certeza do nome, portanto não vou arriscar-me a dzr asneira. Mal possa, partilho. ;)

Sim, é ligeiramente visível. LOL.

Outra coisa, eu nunca usei pó anti-fungico, sempre tive medo daquilo provocar uma reacção alérgica ou algo do género. É realmente aconselhável usar?
GSfanatic
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 1:51 am

É, é aconselhável, mas é muito difícil encontrar um que seja bom.

Sobre isso envio-lhe mp. ;)
MartinhaNS
Membro

quinta mar 18, 2010 8:30 pm

Olá a todos!

Como estou a pensar seriamente em arranjar um amigo para o Tobias, a minha chinchila, para que ele tenha uma distracção no tempo em que eu não estou em casa, decidi hj verificar se o Tobias era realmente um macho. E é que NÃO é mesmo um macho...?! -_____-'

Ele foi comprado como sendo macho, confirmamos isso nas primeiras semanas em que ele esteve cá, e depois nunca mais incomodamos o bicho com esta questão. Hj fomos a ver e o que parecia ser um pénis está mesmo mesmo junto do ânus, logo é uma fêmea, right?

Coitada, vai ser perseguida para o resto da vida com um nome de menino... :S
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta mar 18, 2010 8:41 pm

Martinha, se calhar antes de adquirir os animais poder-se-ia ter informado sobre eles não? É que me parece que percebe muito pouco quer de chins ou de PDI's e está a prejudicar os animais mesmo sem querer. A internet é um mundo vasto e cheio de informações, e mesmo aqui na arca poderá encontrar tópicos úteis. Agora tente pensar bem nos prós e contras todos ANTES de comprar o animal ok?
GSfanatic
Membro Veterano

quinta mar 18, 2010 8:46 pm

LOL, tadinha. Experimente chamá-la Bia. Pode ser que pegue. Os meus foram adoptados já adultos, após já terem tido outros donos e outros nomes e no espaço de um mês (mais coisa menos coisa) aprenderam o novo nome.
MartinhaNS
Membro

quinta mar 18, 2010 9:01 pm

Charlie2 Escreveu:Martinha, se calhar antes de adquirir os animais poder-se-ia ter informado sobre eles não? É que me parece que percebe muito pouco quer de chins ou de PDI's e está a prejudicar os animais mesmo sem querer. A internet é um mundo vasto e cheio de informações, e mesmo aqui na arca poderá encontrar tópicos úteis. Agora tente pensar bem nos prós e contras todos ANTES de comprar o animal ok?
Sim, concordo. Mas quando mo ofereceram garantiram-me que era um macho e na altura até comparamos com fotos da internet e realmente achamos que era um macho. Só agora, como se calhar lhe vou arranjar uma companhia, é que me quis certificar qual o sexo.
(Ainda por cima, ontem estive a ler o tópico de quando o xRubenx descobriu que afinal o Gigio dele era uma Gigi e fiquei a pensar se também eu não me teria enganado a ver o sexo do Tobias)

Quando ao meu PDI, o Nestum, ele tinha muito boa condições, tudo o que vem vindo a ser dito ao longo destes tópicos. Errei na escolha da ração porque confiei na palavra de uma pessoa que julguei ser uma pessoa informada, dado que trata de diversos animais todos os dias.
MartinhaNS
Membro

quinta mar 18, 2010 9:03 pm

GSfanatic Escreveu:LOL, tadinha. Experimente chamá-la Bia. Pode ser que pegue. Os meus foram adoptados já adultos, após já terem tido outros donos e outros nomes e no espaço de um mês (mais coisa menos coisa) aprenderam o novo nome.

Mas agora também é esquisito chamar-lhe outro nome. :S
GSfanatic
Membro Veterano

quinta mar 18, 2010 9:17 pm

Então mantenha Tobias, que ela não se importa. ;)

Já sabe o nome da ração que lhe dá?

Já sabe, não volte a confiar em lojistas. Eles estão lá para vender e é muito raro darem-se ao trabalho de saber algo sobre as espécies que vendem. Por isso mesmo é que o melhor é comprar animais a criadores. Esses sim sabem o que fazem.

Falo de criadores sérios, não de criadeiros que às vezes vendem animais em piores condições do que os que estão nas lojas. Atenção a isso.
MartinhaNS
Membro

quinta mar 18, 2010 9:42 pm

GSfanatic Escreveu:Então mantenha Tobias, que ela não se importa. ;)

Já sabe o nome da ração que lhe dá?

Sim, mas não é de nenhuma marca. É feita por um produtor aqui do Porto. (No pacote tem o nome dele). Tem 16% de proteína bruta, 3,4% de gordura bruta, 20% celulose bruta, 4,2% de cinzas, 1,0% cálcio, 0,5% de fósforo e 12,5% de humidade.
No entanto, pelos tópicos que fui lendo aqui, quase toda a gente dá rações da Versele-Laga, por isso hoje já comprei um saco de PRO e comecei a fazer a transição (de forma gradual, como já foi explicado noutros tópicos).

Também lhe comprei umas goluseimas, as Crock Herbs da Prestige, mas ele mandou-me a mim comê-las.. =/
GSfanatic
Membro Veterano

quinta mar 18, 2010 9:49 pm

Pois, elas são muito esquisitas :D.

Fez bem em comprar a PRO (mesmo que haja a possibilidade de ser substituída por outra), porque não confio nem um pouco nessa ração que comprava. Não que eu seja expert nisso. Simplesmente não confio.
Responder

Voltar para “Exóticos”