Dúvida Sobre hamsters

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jun 13, 2010 9:23 pm

Pure Escreveu:
GSfanatic Escreveu:"Hamster Siberiano" não é correcto? Sempre pensei que fosse! Qual é o correcto?
Phodopus sungorus ou phodopus sungorus campbelli, depende da espécie a que se refere (leia-se "winter-white" ou "campbell").
Ah, ok. Obrigada ;)
RP900
Membro
Registado: segunda abr 26, 2010 7:58 pm
Localização: "este utilizador ainda não tem animais de estimação!"
Ter até tenho mas ninguém está interessado..

segunda jun 14, 2010 12:02 am

__dani__ Escreveu:
RP900 Escreveu: Acho que estamos a crer embirrar, então o user não tem um Gerbo da Mongolia mas sim um Meriones unguiculatus, é que quando referi os nomes dados eram os comuns e não científicos existe uma grande diferença... Se não distingue não tenho culpa disso...
Eu não estou a embirrar com ninguém, simplesmente a corrigi-lo! Se aceita melhor para si. Aprende. Eu gosto quando me corrigem! E já aprendi muito neste forum graças a muitas correcções.
Estamos aqui a falar de nome comum sim, não de científico! E o nome comum correcto é gerbo da mongólia. É um erro dizer-se esquilo!
Então porque não corrigir muitos biólogos?! Não fui eu que dei o nome ao animal... Simplesmente estou a dizer que também se podem chamar Esquilos da Mongólia, embora não pertençam a família de esquilos há quem chame esquilos da Mongólia... eu sempre chamei Gerbos mas nunca disse a ninguém que era errado chamar Esquilos da Mongólia até porque nem fui eu que descobriu o animal nem que lhe deu o nome... Acho que errado esta a ser da sua parte não aceitar o modo Esquilos da Mongólia.. É que eu agora estou a ficar confuso porque ha quem chame Gerbil, afinal onde ficamos Gerbil ou Gerbo da Mongólia?! você é que tem de aceitar estes modos como correctos, até porque não foi nenhum user aqui da nossa arca que se lembrou de chamar esquilos da Mongólia.. Mas sim biólogos segundo consta... Voçê é que não quer aceitar os nomes dados ao bichinho, não sou eu...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jun 14, 2010 1:41 am

RP900 Escreveu:
__dani__ Escreveu:
RP900 Escreveu: Acho que estamos a crer embirrar, então o user não tem um Gerbo da Mongolia mas sim um Meriones unguiculatus, é que quando referi os nomes dados eram os comuns e não científicos existe uma grande diferença... Se não distingue não tenho culpa disso...
Eu não estou a embirrar com ninguém, simplesmente a corrigi-lo! Se aceita melhor para si. Aprende. Eu gosto quando me corrigem! E já aprendi muito neste forum graças a muitas correcções.
Estamos aqui a falar de nome comum sim, não de científico! E o nome comum correcto é gerbo da mongólia. É um erro dizer-se esquilo!
Então porque não corrigir muitos biólogos?! Não fui eu que dei o nome ao animal... Simplesmente estou a dizer que também se podem chamar Esquilos da Mongólia, embora não pertençam a família de esquilos há quem chame esquilos da Mongólia... eu sempre chamei Gerbos mas nunca disse a ninguém que era errado chamar Esquilos da Mongólia até porque nem fui eu que descobriu o animal nem que lhe deu o nome... Acho que errado esta a ser da sua parte não aceitar o modo Esquilos da Mongólia.. É que eu agora estou a ficar confuso porque ha quem chame Gerbil, afinal onde ficamos Gerbil ou Gerbo da Mongólia?! você é que tem de aceitar estes modos como correctos, até porque não foi nenhum user aqui da nossa arca que se lembrou de chamar esquilos da Mongólia.. Mas sim biólogos segundo consta... Voçê é que não quer aceitar os nomes dados ao bichinho, não sou eu...
Desisto! Não estou minimamente preocupada se chama esquilos a gerbos ou gerbos a esquilos. Apenas o corrigi, quem quiser aceita quem não quiser não aceita! O mundo não para por isso.
Também há quem chame pinscher cavalinho ao pinscher miniatura, e só por isso está correcto?
Já agora, gerbil é o termo usado em outra língua para gerbo, se não estou em erro em ingles, logo foi buscar a mesma palavra, mas em outro idioma.
A negrito: Eu não tenho de aceitar um nome dado a uma espécie como correcto quando não o é, só porque outros assim o chamam. Já agora... 8)

Qualquer dia começo a ouvir chamar coelhos da mongólia! Então toca a chamar coelhos da mongólia porque há quem chame - logo (pela sua lógica) está correcto! :roll:
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

segunda jun 14, 2010 2:21 am

RP900 Escreveu:
__dani__ Escreveu:
Mas porquê que a culpa é dos Biólogos, pah? :P
__dani__
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 2:26 am

MartinhaNS Escreveu:
Mas porquê que a culpa é dos Biólogos, pah? :P
Concordo! Mas então que nome dão os biólogos ao bicho? :lol:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda jun 14, 2010 11:51 am

Cada vez gosto mais dos nomes científicos :lol:
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jun 14, 2010 12:04 pm

Pure Escreveu:Cada vez gosto mais dos nomes científicos :lol:
Os nomes comuns variam de zona para zona e muitas vezes o mesmo nome numa zona refere-se a um animal diferente noutra, o mais correcto é usar o nome científico que é universal. mas sendo a sub familia Gerbillinae acredito que os biologos os chamem de Gerbos e a seguir a zona de onde são originarios...neste caso da mongolia.
RP900
Membro

segunda jun 14, 2010 6:23 pm

Editado...
Martinha LOL Biologos mas não é você são só alguns... :wink:
Amigo bondage o mais correcto... 8)
Só gostava de colocar uma questão a menina dani, imagine que vai até a mongolia e lá o povo diz que aquilo é um esquilo da mongolia, o que é que você vai fazer em relação a isso??? Imaginemos só...
Claro que o nosso amigo bondage esclareceu tudo pelo menos para mim...
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

segunda jun 14, 2010 8:19 pm

Bondage2010 Escreveu:
Pure Escreveu:Cada vez gosto mais dos nomes científicos :lol:
Os nomes comuns variam de zona para zona e muitas vezes o mesmo nome numa zona refere-se a um animal diferente noutra, o mais correcto é usar o nome científico que é universal. mas sendo a sub familia Gerbillinae acredito que os biologos os chamem de Gerbos e a seguir a zona de onde são originarios...neste caso da mongolia.
Exactamente. Mas não são os biólogos que estabelecem os nomes comuns. E, a não ser na nossa vida quotidiana (era um bocado parvo chegarmos a uma loja de animais e pedirmos uma coleira para o nosso Canis lupus familiaris =/), não usamos nomes comuns. Usamos sim os nomes científicos, porque desse modo sabemos que estamos realmente a falar da mesma coisa. Quando são descobertas espécies novas são-lhes atribuídos nomes científicos, depois, no quotidiano das diferentes populações, é que vão surgindo os nomes comuns.

Pode ser tão parvo chamar Esquilo da Mongólia a um Meriones unguiculatus como chamar Porquinho-da-Índia a um Cavia porcellus. Ele não é da família dos porcos (nem tampouco da Índia) e no entanto tem o nome comum que tem.
__dani__
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 11:51 pm

RP900 Escreveu:Editado...
Martinha LOL Biologos mas não é você são só alguns... :wink:
Amigo bondage o mais correcto... 8)
Só gostava de colocar uma questão a menina dani, imagine que vai até a mongolia e lá o povo diz que aquilo é um esquilo da mongolia, o que é que você vai fazer em relação a isso??? Imaginemos só...
Claro que o nosso amigo bondage esclareceu tudo pelo menos para mim...
Se la dizem esquilos ou não a mim não me diz respeito. Na minha terra são gerbos. Não vale a pena andar a inventar! Esta discussão já me começa a soar ridícula. Eu tenho a minha opinião e o RP900 tem a sua. Alem do mais, este aspecto não me parece suficientemente relevante para continuarmos esta discussão, até porque pelos vistos, não chegaremos a lado nenhum.
RP900
Membro

terça jun 15, 2010 1:03 am

Bem tenho de concordar com ambas as meninas.... :wink:
Já esta a ser um bocado estúpido(da minha parte) :lol:
Obrigado pelo esclarecimento menina martinha... 8)
Responder

Voltar para “Exóticos”