ajuda para cuidar bem dos meus ratz....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 17, 2010 11:03 pm

Não digo que a ninhada deva ser abatida, porque ao separar ás 5 semanas da mãe, com dedicação e truques, vai conseguir-se ganhar confiança dos juvenis, e podemos logo de pequenas começar a habituar ao nosso cheiro e ás nossas mãos...claro que a mãe não vai gostar, é apenas mais trabalhoso e deve ter-se cuidado, podem nunca ficar tão confiantes...digo como conselho que se deve evitar cruzar ratz agressivas com finalidade de ninhadas para pet...mas não é proibido nem impossível conseguir crias dóceis filhas de mães desconfiadas ;)

e volto a frisar o que a kitten disse, elas entram em cio imediatamente após o parto e claro podem ficar logo gravidas ;)
aldaraokupa
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

sexta jun 18, 2010 10:41 am

dom dia gente||
bem , a Anubis desde ontem ja se chega a mim..tenho-lhe dado comida na mao e ela vem buscar...ontem estive a trabalhar no pc sentada ao lado da jaula dela, e ela aproximou-se da portinha aberta para me cheirar...estive a falar com ela e ela a ouvir...!=)
suponho que é um avanço!!

bem, eu pus-lhe um lençol de linho velho e umas meias velhas e papel de cozinha...suponho que chega para o ninho...o que acho estranho é que ela ainda nao saiu da prateleira onde ficou quando a pusemos nesta jaula...nao vai para a parrte de baixo, onde tem o material para o ninho e o substrato e ate uma piscina...

quanto ao de matar a ninhada...eu nao sou capaz de fazer isso!!!acredito que com algo de dedicaçao possa conseguir que os filhotes se habituem a mim...mas sabem, acho que o rapaz da loja de animais onde fui buscar a Anubis e o Hiru nao deve perceber muito de ratz...e talvez ela ja viesse de uma ninhada agressiva..mas pronto, ja que agora faz parte da familia, pois tentar dar-lhe o melhor a ela e aos filhos...e tentar que se socialize mais.

tava a pensar hoje em po-la no chao de uma das divisoes da casa para ver se ela sai e vem ter comigo...so que se ela nao sai da prateleira, nao vai ser facil...

agradeço tanto o interes que t~em mostrado, obrigada!!

quanto a isso ja sabia, que ficam com o cio logo depois de darem a luz...sao uma raça de sobreviventes mesmo!!!

mas tambem nao vou voltar a juntalos, se tudom correr bem fico com duas crias para por um macho com o Hiru e uma femea com a Anubis..
Raphahel
Membro
Registado: domingo mar 28, 2010 2:53 pm

sexta jun 18, 2010 5:29 pm

É bom ler essas novidades! Se ela já se chega para vir buscar a comida à mão é um bom indicio que ela não seja agressiva de natureza! Parece-me apenas que apanhou um grande susto antes de se ambientar à nova casa. O facto de ela estar quieta no mesmo sitio pode ser um sintoma de tristeza também já que ela tinha um companheiro,e agora encontra-se sozinha!
Sim, solta-la e deixa-la andar livremente,trepar por si,cheirar explorar vai ser bom para ela,principalmente sendo uma menina solitária (o macho também deve ser solto todos os dias e socializado! As coisas parecem estar a correr bem,e a ir no bom caminho!
Continue a dar noticias :)
aldaraokupa
Membro

sábado jun 19, 2010 10:04 am

BOM DIAA!!!!!
Ja nasceram...!!!!!!Agora mesmo quase!!!!Pelo momento sao 9...rosinhas e pequerrechos!!
Ela acabou por parir na plataforma, pusemos-khe papel de cozinha pois o resto que le tinhamos posto ela na foi buscar porque nao saiu da plataforma..mas pronto..!!!Que lindos sao...ja me babo toda!!!Acho que se pode considerar um avanço grande o facto de que, ainda agora, o meu rapaz meteu o braço lça dentro para por o papel e ela tipo, encostou-lhe o dente mas nao carregou foi so tipo um aviso..je..acho que ja ta a correr melhor a coisa!!quando souber como se poe fotos aqui. ponho.

Queria-vos preguntar, quando é que é aconselhavel começar a pegar neles sem que ela os possa rejeitar pelo cheiro humano...se alguem ja teve ninhada e me possa aconselhar.......e, de novo, um obrigado a todos!!!

ja sou avo...!!jeje :D :D :D
Raphahel
Membro

sábado jun 19, 2010 11:46 am

Pode pegar-lhes logo no primeiro dia,mas é aconselhável deixar a mãe instalar-se primeiro e deixa-la num sitio sossegado e silencioso pelo menos 24 horas!
Pegue neles para ver se estão bem alimentados (se estiverem vão ter um banda branca na zona do estômago) mas nunca por mais de alguns minutos, como não têm pêlo precisam do calor da mãe. Se algum deles morrer retire-o o mais rapidamente possível,eles ficam frios e roubam calor aos outros. Quando tiverem mais pelo pode pagar durante mais tempo.
As ratz dificilmente rejeitam as ninhadas,e pegar nas crias de vez em quando dá às mamas algum descanso.
O facto de ela ter dado à luz à vista de todos é um avanço! E não ter mordido quando la pôs a mão também,só estranho ela não ter procurado material para fazer o ninho.

Para postar fotos va ao ao site www.imageshack.com

Se só teve 9 crias teve mais sorte que eu...a minha deu à luz 14....e só tem 12 mamas!
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

sábado jun 19, 2010 11:58 am

vou roubar o topico^^

Raphahel e fotos dos teus bebes? eu queroooooooooo velos^^

por favor por favor por favor?
Raphahel
Membro

sábado jun 19, 2010 12:00 pm

Oh chinchy! Não foi por falta de vontade a sério XD mas não sei porque o meu bloqueia-me a máquina onde tenho as fotos :s
assim que puder ponho-as no meu tópico :D
aldaraokupa
Membro

sábado jun 19, 2010 1:05 pm

Raphahel Escreveu:Pode pegar-lhes logo no primeiro dia,mas é aconselhável deixar a mãe instalar-se primeiro e deixa-la num sitio sossegado e silencioso pelo menos 24 horas!
Pegue neles para ver se estão bem alimentados (se estiverem vão ter um banda branca na zona do estômago) mas nunca por mais de alguns minutos, como não têm pêlo precisam do calor da mãe. Se algum deles morrer retire-o o mais rapidamente possível,eles ficam frios e roubam calor aos outros. Quando tiverem mais pelo pode pagar durante mais tempo.
As ratz dificilmente rejeitam as ninhadas,e pegar nas crias de vez em quando dá às mamas algum descanso.
O facto de ela ter dado à luz à vista de todos é um avanço! E não ter mordido quando la pôs a mão também,só estranho ela não ter procurado material para fazer o ninho.

Para postar fotos va ao ao site www.imageshack.com

Se só teve 9 crias teve mais sorte que eu...a minha deu à luz 14....e só tem 12 mamas!
ela tinha o material debaoxo da plataforma, so que nao desceu.quando tava a dar a luz eu inda tava a dormir, o meu rapaz é que me acordou e foi ele que lhe pos logo as folhas de papel de cozinha...depoois pusemos-lhe mais e ela foi pegando e juntando e embrulho-os la =) e ela por cima...é tao engraçado!como lhes pega para os juntar é demais mesmo...!!!
hoje acho que nao a vou xatear..dei-lhe um bocado de couve flor que ela gosta e veio comer mas depoois voltou para la de novo.amanha ja tento pegar neles...so que sao tao pequenos que ate me da medo de os magoar...que lindos!

txxii....coitadinha da tua, logo 14 de uma vez!!e so com 12 maminhas....deve de estar bem cansadita... :D eu vou tendo atençao. a ver se me entendo com isso para por as fotos.e ja agora,vou cusca as fotos da sua menina..jeje.
Raphahel
Membro

sábado jun 19, 2010 1:24 pm

O que eu estranhei foi a sua não ter ido à procura de material para o ninho antes de dar À luz...mas se la ja juntou para o ninho dela está tudo bem então!
É bastante engraçado ver a mãe a pegar neles com as patitas! :D
aldaraokupa
Membro

sábado jun 19, 2010 1:32 pm

hmmm..ela pega com a boca...eu ate tive medo que os magoa-se mas nao me pareceu.depois"enrola-os" com as patas...é normal , na??

é que esta rapariga as vezes parece-me tao bruta!!hoje quando tava a comer a placenta por momentos cheguei a pensar que estava a comer algum deles, como fazem os hamsters!!!mas depois vi que nao.

eu tambem achei super estranho por acaso..mas pronto depois ja lhe pus ao lado dela e ela la pegou e foi juntando...a tua quantas vezes mais ou menos sai de ao pe deles para ir comer?
Raphahel
Membro

sábado jun 19, 2010 1:57 pm

A minha neste momento tem de os tirar da taça da comida para comer,porque eles por alguma estranha razão fizeram da taça uma cama...e ela para ajudar na festa da-lhes mama com eles lá pondo-se em cima da taça >_>
Mas o normal é ela sair de ao pé deles sempre que precisar de comer,mas nunca por muito tempo.
Na próxima sexta feira vou separa-los todos que já fazem 5 semanas,e ja apanhei alguns dos meninos a ''brincarem'' aos crescidos com outros... >_>
Dizem k é de pequenino que se torce o pepino :P
aldaraokupa
Membro

sábado jun 19, 2010 2:03 pm

jajajajaja :lol:

que sessao!!!que traquininhas devem de ser...!!ai, ja sabes que os bixinhos..puxa-lhes o instinto desde cedo e tal..jeje
agora que falaste em taças de comida, o meu hiru o que mais gosta de fazer é virar a taça por cima dele e ficar com a cabeça cheeiaa de comida em cima!!nao sei pk, mas da-lhe pa isso!!

e vais ficar com eles todos??eu tou mortinha para que cresçam um bocadito para os ver brincar e os trazer ca para fora!!=) depois das duas semanas ja se pode, nao é??
Raphahel
Membro

sábado jun 19, 2010 2:17 pm

Vou ficar com uma ou duas femeas pa ficarem coma mãe,e um ou dois macho pa ficarem co pai...o resto é pa dar!
Lol! cada ratz tema sua personalidade e pancada! XD a minha gosta de explorar as coisas com os dentes...e isso ontem valeu um sangramento na orelha....pela primeira vez trepou por mima ciam e andou a passear nos meu ombros, viu uma orelha e deve ter pensado...''que é isto...?'' pimba uma trinca >_> a ferida não é maior k um arranhão...mas sangrou que se fartou. Não foi uma mordida de agressão...simplesmente andava ali a ver e axou piada à orelha :\
aldaraokupa
Membro

domingo jun 20, 2010 7:48 pm

olaa gente!!!ke tal??

bem, dando novidades da anubis e dos filhotes, afinal sao12, um morreu :cry: , por isso ficaram 11.parece estar tudo bem...

agora, tou aqui ha um b :cry: cado ao pe deles, e a mae nao se costuma demorar muito a or para ao pe deles depois de vir comer, mas agora esta a demorar mais do que habitualmente e deitou-se um bocado noutro canto,,e agora esta-se a lavar bah...isso nao significa que os rejeite, nao??é que fico logo assusttada de ver os pequenotes sozinhos...
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo jun 20, 2010 7:54 pm

Como disse num outro tópico: deixe a ratita fazer o trabalho dela. Ela sabe quando é que tem de dar de mamar, ir para ao pé deles e assim... :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Responder

Voltar para “Exóticos”