Chinchila doente, urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Bloqueado
rosekika
Membro
Registado: quinta ago 12, 2010 9:47 pm

terça ago 17, 2010 9:35 am

E esquecime de dizer que eu tenho uma gaiola benny 80 da imac é um pouco mais alta que a tua se quiseres a ver podes ir ao petsite da minha Chila boa sorte.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça ago 17, 2010 9:46 am

rosekika Escreveu:Eu tive a ver as gaiolas mas não eram nada boas para chinchilas achei a aquela de coelho demasiado pequena para eles saltarem eu ja disse ontem para improvisares ou fazes o seguinte levas a chinchila ao veterinario de exoticos e despois juntas a menina com o menino vai dando noticias boa sorte.
Apenas e somente quando ela estiver boa. Antes disso ela pode acabar por fazer mais esforço do que deve (imagine que o Chim quer brincar) e pode ter outra convulsão. Uma coisa de cada vez.

Realmente as gaiolas não são boas para chinchilas. Uma é de coelho e a outra, pelo que vi, tem grades na plataforma, o que pode levar a que os chins prendam lá as patas. É assim que muito chins partem as patas.

Para juntar 2 chins, com toda a certeza terá de arranjar uma gaiola maior. No entanto isso é algo em que deve pensar apenas depois de cuidar da menina.
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

terça ago 17, 2010 3:43 pm

A gaiola onde o macho está é grande e adequada =) nao tem grades na plataforma, as unicas grandes que tem é em volta, como o normal, para eles nao poderem sair. Sim a femea, esta agora numa mais peqena de coelhos, mas isso é porque nao a quero com o macho, porque ela esta fraquinha e doente, e o macho esta sempre a saltitar e pode magua-la, o que nao seria muito agradavel. Ela esta numa gaiola nao apropriada para ela eu sei, mas é so provisoriamente, e como referi, ela mal se mexe, por isso acho que a gaiola tem o espaço suficiente para o que é provisorio, e nao tem plataformas porque tambem nao quero que ela se atreva a saltar delas agora para nao se maguar.
Ah a gaiola onde viram os dois juntos, sim é a de coelhos tambem, onde ela se encontra, porque quando ela veio passava nas grades da gaiola grande, entao para os dois se conhecerem pus ambos na pequenina. acho que mais vale isso do que ela fugir-me da gaiola e arriscar-se a aleijar e morrer.
rosekika
Membro

terça ago 17, 2010 4:03 pm

Pois é que as chinchilas são animais que precisão de companhia e a gaiola de coelho é igual á minha .
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 5:11 pm

tonilda Escreveu:A gaiola onde o macho está é grande e adequada =) nao tem grades na plataforma, as unicas grandes que tem é em volta, como o normal, para eles nao poderem sair. Sim a femea, esta agora numa mais peqena de coelhos, mas isso é porque nao a quero com o macho, porque ela esta fraquinha e doente, e o macho esta sempre a saltitar e pode magua-la, o que nao seria muito agradavel. Ela esta numa gaiola nao apropriada para ela eu sei, mas é so provisoriamente, e como referi, ela mal se mexe, por isso acho que a gaiola tem o espaço suficiente para o que é provisorio, e nao tem plataformas porque tambem nao quero que ela se atreva a saltar delas agora para nao se maguar.
Ah a gaiola onde viram os dois juntos, sim é a de coelhos tambem, onde ela se encontra, porque quando ela veio passava nas grades da gaiola grande, entao para os dois se conhecerem pus ambos na pequenina. acho que mais vale isso do que ela fugir-me da gaiola e arriscar-se a aleijar e morrer.
Ah, ok então. ;)

O meu chin que foi operado também está numa gaiola nada apropriada para chinchilas. É uma gaiola de porquinhos da índia, de 50cm de comprimento e 30cm de largura (chamo-a de gaiola-posto médico, pois é aí que ficam os animais que precisam de cuidados). Como ele já está mais forte coloquei lá uma pequena plataforma de madeira, onde ele passa o tempo em que não está na casinha. Não gosto de o ver ali, mas enquanto ele não estiver a 100% não o tiro de lá.

Faz muito bem em ter esses cuidados.

Juntá-la ao macho, só mesmo quando ela estiver a 100%. Aliás, a 110%.

Levou-a ao veterinário aqui indicado?
tonilda
Membro
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

terça ago 17, 2010 6:02 pm

obrigado pelo apoio! =)
vou daqui a pouco para lisboa, para ela nao apanhar calor no caminho, e amanha de manha vou la ao dr. rui sim.
rosekika
Membro

terça ago 17, 2010 6:12 pm

E despois digame como foi boa sorte.
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 6:16 pm

tonilda Escreveu:obrigado pelo apoio! =)
vou daqui a pouco para lisboa, para ela nao apanhar calor no caminho, e amanha de manha vou la ao dr. rui sim.
Óptimo! Vai ver que gostará dele. ;)

Boa sorte e aqui estaremos à espera de notícias.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

terça ago 17, 2010 6:20 pm

creio que possivelmente seja epilepsia.
depois diga o que o dr rui disse. outra coisa e espero que nao leve a mal.... porque tem 2 chinchilas se tem dificuldade a pagar o vet? mais vale por vezes ter apenas uma mas ter dinheiro sempre disponivel para algum possivel imprevisto. isto para qualquer dono de animais: é necessario fazer uma boa reflexao e contas antes de adquirir um animal de estimacao. o melhor é angariar dinheiro numa conta antes até de o adquirir para se certificar que nunca faltam meios para os imprevistos. depois de ter o animal pode se por algum dinheiro a parte (20-30euros/mes) pois ter uma chinchila nao é apenas pagar racao areia feno e aparas de madeira... pode ser pagar vet de emergencia, operacoes, visitas regulares assim como medicaçao... e uma cirurgia pode ascender aos 300 euros... fora a medicaçao que por vezes tem de ser dada cronicamente ao longo da vida (como é o caso da epilepsia).
pensem bem antes de adquirir pois um animal nao é só felicidade mas também despesas de dinheiro e afliçoes.
depois conte como correu =) boa sorte
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

terça ago 17, 2010 8:22 pm

o que a user goylias disse é verdade..mas convinhamos, os veterinarios exploram um pouco as pessoas...muita gente quer dar uma vida melhor ao seu animal mas por vezes não consegue fazer consultas de rotina e isso pq os preços são absurdos...dou o meu exemplo..

pra tratar do meu chin gastei quase 200€. foi 63€ pra consulta e raio-x (35€ pra raio-x!) mais 130€ para amputação, contando com alojamento de 15@ por dia e cerca de 3 seringas de medicação que lhe dou agora...e ainda querem que paga,´só por ver, se a ferida está a sarar bem, numa consulta de acompanhamento, cerca de 32€, fora medicação... :?
eles abusam um pouco, convinhamos...adoro os meus animais mas quando se aleijam fico logo preocupada com a conta que vai ser no veterinario mas não os iria deixar morrer claro nem muito menos com a pata partida..o que quero dizer com este testamento é que os vets deveriam pensar um pouco mais nos donos que por amor aos seus animais só querem que fiquem bons e não devem é pensar só no dinheiro mas no bem-estar dos animais. de certeza que muita gente não vai ao vet numa emergencia e pode deixar o animal a sofrer só por causa da conta astronómica com que vai ficar... :|
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

terça ago 17, 2010 8:36 pm

rosekika Escreveu:Pois é que as chinchilas são animais que precisão de companhia e a gaiola de coelho é igual á minha .
mas se a gaiola é de coelho por que raio metem ai chinchilas que os habitos sao completamente diferentes dos coelhos?
minimo dos minimos gaiolas com 1 metro de altura por 60*60 de comprimento e largura
rosekika
Membro

terça ago 17, 2010 8:52 pm

Voces podem ter razão as consultas para animais exoticos são mesmo carissimas as pessoas pedem logo muito dinheiro e é por isso que não levo as minhas ao veterinario e acho que as minhas vivem bem sem isso mas boa sorte com o veterinario.
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 17, 2010 9:13 pm

rosekika Escreveu:Voces podem ter razão as consultas para animais exoticos são mesmo carissimas as pessoas pedem logo muito dinheiro e é por isso que não levo as minhas ao veterinario e acho que as minhas vivem bem sem isso mas boa sorte com o veterinario.
Sim, até ao dia em que uma fica doente e precisa de cuidados médicos. Aí o que faz? Fica à espera que ela melhore sozinha?

O que é mais importante aqui? O dinheiro ou a saúde dos nossos animais? Para mim a saúde dos meus animais está em primeiro lugar. A prova disso é que eu gastei mais de 200€ para cuidar do meu chinchila e não me arrependo nem um pouquinho de ter gasto esse dinheiro. Sempre que vejo o meu menino fora da casinha ou o oiço por trás de mim a comer, fico com um sorriso na cara do tamanho do mundo.

Já foi dito várias vezes neste fórum que quem tem dificuldades pode sempre falar com o veterinário para poder pagar em prestações. Sendo assim, só não cuida do seu animal quem não quer. Ou será que têm vergonha de admitir que não podem pagar tudo de uma só vez?
tonilda
Membro

terça ago 17, 2010 10:46 pm

Sim, golyas tem razao. embora as economias este mes nao estejam muito boas, eu fui a correr com ela para o veterinario e la deixei 110€, ela veio para casa e deixou de comer e parece que ficou pior e a queixar-se das patinhas, nao sei se foi por ter tado a soro ou nao, mas a patinha do soro parecia mesmo muito dorida.
amanha la vou eu de novo, a outro veterinario (Dr. Rui), fazer tudo de novo, e gastar nao sei quanto. é verdade que é um grande sacrificio, pq de facto nao estava a contar com isto, mas sei que deixalo a sofrer nao é a soluçao, ate pq a adoro, e so eu sei como fico acordada ate tarde e sempre a escuta, nao va ela ter qalqer coisinha.
Mas os veterinarios podiam realmente facilitar um pouco a vida, e como referi anteriormente, acho que percorrer grandes distancias para chegar ate um veterinario que as possa tratar é um pouco absurdo, tendo em conta que sao animais frageis e sensiveis ao calor.

Tekilla, aqui ninguem tem as chinchilas em gaiolas de coelhos. alias, sim eu tenho a que esta doentinha, mas e provisorio... sei o que faço pq adoro o meu bichinho. e pior seria se tivessem numa gaiola sem espaço e nc fossem soltas tambem, o que nao e o caso. =/

DiCosta, como está o teu chim? esta melhorar e a adaptar.se bem?
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

terça ago 17, 2010 11:38 pm

rosekika Escreveu:Voces podem ter razão as consultas para animais exoticos são mesmo carissimas as pessoas pedem logo muito dinheiro e é por isso que não levo as minhas ao veterinario e acho que as minhas vivem bem sem isso mas boa sorte com o veterinario.
Mais uma vez a mesma história!

Será que não tem nada de útil para escrever?

Honestamente devia ter vergonha no que escreve, pois demonstra que é negligente.

Os veterinários são caríssimos da mesma forma que as consultas médicas para humanos também são. Pois, são pessoas que estudaram anos com afinco e que terão de estudar a sua vida toda para se manterem actualizados.
São caríssimos pois os utensílios, materiais, tratamentos e substâncias que utilizam são igualmente caríssimos.
E uma clínica veterinária não se abre sozinha; há impostos, salários, rendas ou créditos que não se pagam sozinhos ou pela vontade da Santa Engrácia.
Bloqueado

Voltar para “Exóticos”