Hamster- perguntas e respostas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quinta set 18, 2003 10:41 am

Olá buzio!
à excepção de ter hamsters sírios juntos e o período de gestação
Eu devo de me ter explicado mal!

Eu tenho os meus hamsters, o Romeu numa gaiola e a Julieta noutra, o que eu tava a dizer é que quando se leva a femea á gaiola do macho passados 20 minutos deve-se retirar e coloca-la na sua propria gaiola (sozinha), quando tiver as crias passado um determinado tempo (4semanas +/-) deve-se separar por sexos (femeas numa gaiola e machos noutra, até se conseguir vender/dar), a partir do meio ano ja é complicado tê-los, porque os machos com machos começam a lutar o que faz as fmeas com femeas a mesma coisa, há quem os deixe lutar (há pessoas que interpretam isto por brincar) nao minha opiniao acho que nao se deve colocar a partir do meio ano machos com machos e femeas com femeas, se for o caso de ficar com lees todos aconselho um para cada gaiola o que vai ser muito dificil.

buzio- foi isto que quiseste dizer com o que eu citei?

beijinhos
mini
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta set 19, 2003 5:55 pm

sim e não. eu sei que tens os hamsters separados, mas não podemos deixar femeas (ou machos) juntos até aos seis meses. o ideal é separar aos 57 dias em gaiolas individuais. os hamsters normalmente lutam até à morte, por isso, não sei se alguém interpretaria por brincar. se pretender ficar com todos, tem de arranjar gaiolas individuais, por causa da luta. embora existam hamsters sírios que se conseguem juntar em gaiolas é muito raro. existe maneira de os treinar para ficarem juntos, mas o resultado, a maior parte das vezes não é o esperado e acaba-se por ter de os separar.
boas pesquisas - joana ;)
minidiogo
Membro Veterano
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta set 19, 2003 8:30 pm

Olá buzio!

Devo de me ter enganado no limite da data que eles (machos e femeas) devem ficar juntos!

Quanto ao lutarem/brincarem, há quem os deixe assim, machos numa gaiola e femeas noutra até morrerem, em termos de higiene já sao alguns a fazerem as suas necessidades tudo numa gaiola....cada um cria os seus hamsters, mas na minha opiniao sou contra em deixar machos e femeas, cada sexo numa gaiola!(sem ofensa aos que fazem)

beiijinhos
mini
confusa
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 08, 2003 6:13 pm

[quote=minidiogo]
Bom dia, boa tarde ou boa noite. :D

Decidi abrir este tópico mesmo só derigido aos hamsters (o nosso pequeno grande amigo), visto que ainda não existe o famoso Forum dos Hamsters acho bem colocar por enquanto (temporariamente) este tópico!

Se tiverem alguma duvida e que gostariam que fosse exclarecida, peço-vos para colcar neste tópico.

Este tópico tambem só vai ter vantagens, se alguem quiser saber mais informações sobre o Hamster, é só abrir este tópico, envez de andar a percorrer o forum inteiro dos exóticos.

beijinhos e abraços
mini
[/quote]
confusa

quarta out 08, 2003 6:13 pm

[quote=minidiogo]

Decidi abrir este tópico mesmo só derigido aos hamsters (o nosso pequeno grande amigo), visto que ainda não existe o famoso Forum dos Hamsters acho bem colocar por enquanto (temporariamente) este tópico!

Se tiverem alguma duvida e que gostariam que fosse exclarecida, peço-vos para colcar neste tópico.

Este tópico tambem só vai ter vantagens, se alguem quiser saber mais informações sobre o Hamster, é só abrir este tópico, envez de andar a percorrer o forum inteiro dos exóticos.

beijinhos e abraços
mini
[/quote]
confusa

quarta out 08, 2003 6:14 pm

[quote=minidiogo]

beijinhos e abraços
mini
[/quote]
confusa

quarta out 08, 2003 6:14 pm

[quote=minidiogo]

beijinhos e abraços
mini
[/quote]
minidiogo
Membro Veterano

quarta out 08, 2003 7:34 pm

Olá confusa!

Podes-te explicar....nao percebi o que querias dizer :? :?:

Adeus
mini
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta out 10, 2003 7:33 am

Bom dia
Ontem "deu-me na cabeça" e fui comprar um hamster, eu gosto muito destes pequenos bichinhos, e como ainda não tenho a minha cadela, pensei em experimentar ter um hamster, para ter companhia.

Tem 1,5 mês, é cinzentinho, e é um doce, muito meiguinho. A rapariga que estava na loja disse que este era mais meigo do que os brancos/bejes que ela lá tinha. Comprei a gaiola, com a roda para ele fazer exercicio, o algodão para a caminha e aquelas raspas de madeira para colocar no fundo da gaiola (ela disse que aquilo não deita cheiro).

Ela não me soube foi dizer se era macho ou fêmea, eu já fui espreitar (malandra ;) ) e parece-me que é um macho, mas como é que poderei ter a certeza de que é mesmo macho? Poderiam me ajudar?

Ontem já andei com ele/a ao colo a ver se se vai habituando, fartou-se de cheirar, mas tenho medo de o soltar mais um pouco, não vá ele escapulir e cair ao chão, são uns seres tão frágeis.... o meu marido é que não achou muita piada, mas lá de casa já não sai mais, o meu fofinho.
Última edição por besourinha em sexta out 10, 2003 7:52 am, editado 1 vez no total.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
besourinha
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 7:35 am

ah esqueci de dizer que se chama Pi (se for rapaz, se for rapariga é Gigi)

Carla</strong>
minidiogo
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 12:31 pm

Olá besourinha!

Fico muito feliz por teres adquirido uma hamster.

Bem so te vou completar um pouco o teu material, na minha opinião acho que deves colocar algo debaixo das rapaspinhas de madeira.Vou-te passar a explicar, compras uma saco de areão de gato sem cheiro (nota sem cheiro) de preferencia marca continente (é a melhor e a mais económica, é um saco verde), areão para gato sem cheiro e marca continente.Para aplicares coplocas no fundo da tua gaiola um pouco desse areão de maneira que tape o fundo todo, por deste colocas as raspinhas de madeira.

Aconselho-te também a lavares a gaiola (depende do tamanho) mas por norma de 4 em 4 dias, sempre que laves a gaiola arranjas duas bacias, uma para colocares a/o hamster e a outra para colocares agua quente para depois meteres os respectivos acessorios (todos menos o tabuleiro (fundo da gaiola)).Tambem te vou dar outro conselho utiliza este produto no fundo da tua gaiola quando a fores lavar Cif Oxy Gel with active oxygen o cheiro pode ser ocean. Coloca isto no fundo da gaiola e enquanto secas os acessorios aquilo faz o efeito (mas nao é muito produto, de maneira que tape os cantos da gaiola), secas muito bem os acessórios e depois com uma faca nao muito afiada passa no cantos.

A nivel de alimentaoçao utiliza papa fortificante da avipar e comida da avipar, a raspinhas de madeira tambem da marca avipar, o material do ninho (algodao) tambem da avipar.

Depois tambem podes dar guloseimas tais como cerelac uma colher de cafe e depois com um pouco de agua de maneira a ficar fino), um pouco de cenoura, maçã, couve coraçao, dá so uma guloseima por dia e nunca repetitiva

Quanto a ser macho ou femea, viras o hamter ao contrário e no anus se tiver dois pontos separados por 1cm é macho se tiver tudo junto é femea.

Bem desculpa o testamento:D

Se tiveres mais duvidas é so dizer.

beijinhos
mini
besourinha
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 12:39 pm

Olá Diogo

OBG pelas dicas, mas quanto ao produto que fala-te (CIF) eu não compro porque é mais um daqueles produtos que são testados em animais, eu pensava que não mas estive a ver na net e é. Posso é utilizar um gel c/lixivia ou s/lixivia que compro nos supermercados Dia, e que utilizo até para lavar os tabuleiros das gaiolas dos pássaros.

OBG

Carla</strong>
minidiogo
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 12:43 pm

Olá besourinha!

Tu la sabes, mas eu ja utilizo o meu produto desde que tenho hamsters e deixa um cheiro muito agradavel e disinfecta tudo e mais uma coisa nao mata os bichos eles até gostam;):D

Beijinhos
mini
Elsa
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 3:14 pm

Desculpa discordar contigo minidiogo, mas eu não utilizaria o seguinte:

- Areão: Faz pó, não impendem o cheiro da urina, alguns são aglomerantes, são abrasivos para as patas deles e podem ser ingeridos.

- Algodão para o ninho: Nem pensar! A probabilidade de se enlearem nos filamentos e dos ingerirem é enorme. Já me aconteceu ambos os casos. Duas crias perderam as patas da frente e vários morreram de obstrução intestinal. Qualquer site na net, avisa contra este perigo.

- Produtos quimicos de limpeza: uso APENAS àgua quente e depois uma borrifadela com produtos próprios para limpeza das gaiolas de roedores, é o mais seguro.

- Marca Avipar: É uma porcaria. A comida é bastante rica em sementes de girassol, o que é contraindicado, pois engorda que se farta e é desiquilibrada. Não tem muita variedade de sementes. Papa fortificante só de vez enquando e em alturas especiais ( doença, gravidez, aleitamento ou crescimento). A papa é igualzinha á dos pássaros.

Alternativas:

Eu uso uma espécie de litter para roedores que é feito de pó de madeira prensado em pequenos grânulos. Quando se molha, fica uma areia super fácil de limpar e impede a urina de mineralizar no fundo da gaiola. Chama-se "TOP FRESH" e é da Witt mollen.
Eu uso apenas nos cantos e depois coloco aparas de madeira por toda a superficie e por cima do litter, para ficar confortável para os hamsters.

Já agora, colocar uma tacinha com areia (para chinchilla é o ideal) mas tb pode ser da praia, desde que seja finhinha e sem pó. Os anões adoram rebolar-se lá e ao fim de algum tempo usam como WC, o que ajuda a mater a gaiola limpa e poupa muita mudança de palha.

A comida, eu uso comida especial para os anões: "country line da witt molen" ou quando não há, compro X-tra vital, ou vitakraft. Adiciono mistura para piriquito, pois os anões tem preferencia pelas sementes pequenas e alguns biscoitos para gato, pois tb tem necessidades de mais proteinas.
Guloseimas, uso fruta, iogurte, verduras e bocaditos de queijo, ovo, barritas, etc...
Papa tb uso, de pássaro mas apenas como fortalecimento.
Ponho uma pedra de minerais para irem lambendo
uma vez por semana, coloco na água, vitaminas especiais para roedores

Cama.. apenas feno e alguma palha especial para a cama de roedores, macia e sem pó. Tb há quem use, farripas de toalhetes de cozinha. são super limpos e quentes.

Coloco tb para enriquecer o seu ambiente, rolos vazios de papel higiénico e galhos pequenos de árvores de fruto para roerem.

Para saber mais, este site é fantástico:
http://www.petwebsite.com/hamsters.asp

espero ter ajudado. ;)
heartzinha
Membro
Contacto:

sexta out 10, 2003 3:31 pm

Olá besourinha,

Não se deve de forma alguma usar detergentes na gaiola. :o :o :o :o

Se for mesmo imprescindivel a utilização de produto de limpeza por sujidade excessiva usar um sabão neutro.

Eu lavo a gaiola e todos os acessórios dos meus hamsters e porquinhos da india sem nenhum detergente. Pode ser prejudicial aos pequenos...

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Exóticos”