Desculpa discordar contigo minidiogo, mas eu não utilizaria o seguinte:
- Areão: Faz pó, não impendem o cheiro da urina, alguns são aglomerantes, são abrasivos para as patas deles e podem ser ingeridos.
- Algodão para o ninho: Nem pensar! A probabilidade de se enlearem nos filamentos e dos ingerirem é enorme. Já me aconteceu ambos os casos. Duas crias perderam as patas da frente e vários morreram de obstrução intestinal. Qualquer site na net, avisa contra este perigo.
- Produtos quimicos de limpeza: uso APENAS àgua quente e depois uma borrifadela com produtos próprios para limpeza das gaiolas de roedores, é o mais seguro.
- Marca Avipar: É uma porcaria. A comida é bastante rica em sementes de girassol, o que é contraindicado, pois engorda que se farta e é desiquilibrada. Não tem muita variedade de sementes. Papa fortificante só de vez enquando e em alturas especiais ( doença, gravidez, aleitamento ou crescimento). A papa é igualzinha á dos pássaros.
Alternativas:
Eu uso uma espécie de litter para roedores que é feito de pó de madeira prensado em pequenos grânulos. Quando se molha, fica uma areia super fácil de limpar e impede a urina de mineralizar no fundo da gaiola. Chama-se "TOP FRESH" e é da Witt mollen.
Eu uso apenas nos cantos e depois coloco aparas de madeira por toda a superficie e por cima do litter, para ficar confortável para os hamsters.
Já agora, colocar uma tacinha com areia (para chinchilla é o ideal) mas tb pode ser da praia, desde que seja finhinha e sem pó. Os anões adoram rebolar-se lá e ao fim de algum tempo usam como WC, o que ajuda a mater a gaiola limpa e poupa muita mudança de palha.
A comida, eu uso comida especial para os anões: "country line da witt molen" ou quando não há, compro X-tra vital, ou vitakraft. Adiciono mistura para piriquito, pois os anões tem preferencia pelas sementes pequenas e alguns biscoitos para gato, pois tb tem necessidades de mais proteinas.
Guloseimas, uso fruta, iogurte, verduras e bocaditos de queijo, ovo, barritas, etc...
Papa tb uso, de pássaro mas apenas como fortalecimento.
Ponho uma pedra de minerais para irem lambendo
uma vez por semana, coloco na água, vitaminas especiais para roedores
Cama.. apenas feno e alguma palha especial para a cama de roedores, macia e sem pó. Tb há quem use, farripas de toalhetes de cozinha. são super limpos e quentes.
Coloco tb para enriquecer o seu ambiente, rolos vazios de papel higiénico e galhos pequenos de árvores de fruto para roerem.
Para saber mais, este site é fantástico:
http://www.petwebsite.com/hamsters.asp
espero ter ajudado.