gaiola para chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jan 10, 2011 10:34 pm

Só vi agora as fotos. A gaiola tem de ser bem limpa e desinfectada com vinagre. Apenas e só vinagre. Depois passe por água abundante. Não use nenhum detergente ou lixivia. A base da gaiola vai levar com xixi por isso coloque o fundo de forma a mudar o substrato com facilidade. Cuidado com algum sitio onde as chins possam ficar com as patitas presas. :wink:

Qualquer dúvida é só dizer. :wink:
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

segunda jan 10, 2011 10:50 pm

chinchilavis Escreveu:Na sala ou num quarto, ocupado ou desocupado. :wink:
Cuidado com o local por causa do calor, durante o Verão.
Pois com isso eu nao tenho problemas mesmo que esteja calor na rua na minha casa nunca faz muito calor, em qualquer divisão.
chinchilavis
Membro Veterano

segunda jan 10, 2011 11:32 pm

cinza2009 Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Na sala ou num quarto, ocupado ou desocupado. :wink:
Cuidado com o local por causa do calor, durante o Verão.
Pois com isso eu nao tenho problemas mesmo que esteja calor na rua na minha casa nunca faz muito calor, em qualquer divisão.
Isso é excelente para as chins. :D :wink:
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça jan 11, 2011 7:25 am

Bom dia a todos!...
Desde ja obrigada pelas respostas...

A gaiola vai ficar num local abrigado dentro de casa, numa divisão onde temos a maquina de lavar e afins...é um sitio que nao é muito quente no verão e no inverno tambem temos aquecimento central em casa portanto penso que nao haja problema por aí..

Ok farei a desinfecção com vinagre entao...

Em relação aos materiais encontrarei essa madeira de que me falam por exemplo no Izi ou no Leroy Merlin?da para pedir para cortar a medida que queremos exacta?....

O fundo da gaiola é revestido de uma grade (como o meio), mas tambem esta é irremovivel, tendo só um tabuleiro por baixo...Ela nao podera ficar directamente numa grade certo? terei de forrar o fundo a madeira por exemplo?...

Obrigada pela vossa ajuda e desculpem-me as inumeras perguntas...
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 1:12 pm

Não tem de pedir desculpa por querer proporcionar todas as condições aos seus animais. :wink:

Não podem ter grade no fundo, em contacto com o chin. Ou seja, coloque uma tábua (O ideal seria outro material como aluminio, mas a madeira é segura) cortada à medida do fundo da gaiola no fundo, por cima da grade. Por cima da tábua coloque o substrato (corncubs ou aparas ou as 2 coisas). Como eles fazem xixi no fundo, terá de mudar a tábua assim que notar que está a ficar estragada.... Se encontrar em aluminio ou plástico (daqueles que imitam vidros de polibans) peça para cortar com a medida exacta do fundo da gaiola (para eles não poderem roer essa parte.
A madeira que colocar na gaiola terá de ser pinho não tratado. Não use tintas, colas, vernizes. Lave a gaiola. Depois pode vaporizá-la toda com vinagre e aguarde um pouco. Depois lave muito bem a gaiola com água. Não use detergentes.
Por mp digo onde já vi desse tal plástico (cuidado porque os chins não podem roer plástico por isso é que tem de ter as medidas exactas da gaiola, sem folga, nem que seja de uns milimetros) e a madeira de pinho não tratado.
zorbita
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 1:59 pm

Obrigada pelas explicações :)...
Eu calculei que nao pudessem ficar directamente na grade claro...mas vou manter a grade que ela tambem nao irá atrapalhar se lhe puzer a madeira por cima como me explicou, será util...

A madeira de pinho nao tratado encontra-se facilmente no leroy ou lojas do genero?...é so essa madeira que pode ser utilizada ou ha mais alguma que eu possa usar?

Já entendi que a madeira é bem mais segura que o plástico e que o aluminio, portanto acho que optarei pela madeira para colocar no fundo e posteriormente posso ir trocando as "placas de madeira", porque com os chichis e assim vai apodrecendo certo?...esse tal plastico que diz que me envia por mp, é o que sugere colocar por cima da tabua (mesmo á medida)no fundo certo?

muito obrigada
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
cinza2009
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 2:27 pm

No fundo basta tirar a grade e deixar so o tabuleiro é sufeciente depois pode comprar ou fazer uma casa de banho deste genero que no meu caso com cat best Imagem, assim com o tempo as chins começam a faxer so nesse sitio.
Quanto as parteleiras eu falei lhe no pastico pk em termos de higiene é sempre melhor quer a madeira pk nunca vai absorver os xis xis, mas por outro lado tem os seios contras de elas roerem, nao sei se fax mal ou nao, pelos menos a madeira que lhe falei nao faz, o problema é que absorve mnais os xis xis, mas se limpar todas as semanas com vinagre ou como eu faço que misturo 0 vinagre num bocado de água a ferver e depois passar com um pano humido, para secar maisdepressa na madeira, o tal plastico ouvi dixer que se vende nas tipografias as placas, a madeira eu comprei nos Hortas uma placa de 2*2.60 se nao estou em erro pk nao vendiao o tamanho que queria, nessas casas nao sei se vendem contraplacado maritimo mas se nao venderem tb pode usar pinho natural.
zorbita
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:00 pm

pois tenho andado a pesquisar e tambem ja tinha visto esses "WC's" e parece-me bem eles habituarem-se a fazer so nessa zona...

a grade nao da para tirar so se for serrada pelos cantos é que fica idrectamente o tabuleiro, mas depois tenho medo das pontas que podem ficar afiadas e poderá ser fatal....
<p>Sara</p>
cinza2009
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:27 pm

Eu disse isso pk a minha tb trazia um grelha no fundo so que a minha dava para tirar, entao quer dixer que tb nao consegues sakar o fundo para fora? para poderes limpar mais facilmente.
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:37 pm

As prateleiras podem ser em pinho não tratado. Plástico não pode ser, pois ela roem. As minhas são de metal, que é o ideal e muito higiénico. Será que não era melhor comprar uma gaiola (menos de 40€ e sem problemas de forragem)? :wink:
Depois de pulverizar com vinagre lave muito bem com água e deixe secar completamente.
Nem todos os chins fazem xixi no wc. A maior parte não faz. :lol:
O fundo deve ter cat's best e aparas ou um destes dois. Nunca pode ter feno....
vou mandar pm com o nome da loja, mas se calhar com o que vai pagar com as adaptações, será mais barato e fácil comprar uma gaiola. :)
cinza2009
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:41 pm

Mas uma gaiola dessas nunca é mesma coisa que um viveiro, na minha opinião essas gaiolas nao sao muito boas para as chins. Axo um despredissio de dinheiro ir comprar uma gaiola muito mais pequena, quando tem uma gaiola excelente para chins bastando apenas fazer umas alterções.
Claro que de vez enquando elas fazem nas parteleiras, mas se meter o que lhe disse no fundo da gaiola ao fim de alguns tempos elas começam-se habituar, claro que nem todas como é obvio.
Última edição por cinza2009 em terça jan 11, 2011 3:49 pm, editado 1 vez no total.
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:45 pm

Se for só um chin, são boas. :wink:

O problema é que onde estão as grades, devia ser um tabuleiro removível...
cinza2009
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:50 pm

chinchilavis Escreveu:Se for só um chin, são boas. :wink:

O problema é que onde estão as grades, devia ser um tabuleiro removível...
Pois no caso da forista secalhar so furrando o fundo com uma chapa em ferro.
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:53 pm

Exacto. é o mais seguro para os dentitos afiados não estragarem. :lol:
cinza2009
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 3:59 pm

chinchilavis Escreveu:Exacto. é o mais seguro para os dentitos afiados não estragarem. :lol:
O chato é depois limpar o fundo da gaiola... é que eu cheguei a ver gaiolas iguais á da forista á venda quando andava a ver gaiolas para compar e nunca me aprecebi desse promenor.
Responder

Voltar para “Exóticos”