Problema com a Porquinha Da India (Resolvido)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta out 28, 2011 9:49 am

Silvanna, tem-na pesado?
Ja fez pesquisa sobre porquinhas gravidas?
Ja pensou em leva-la ao veterinario?

Ja sabe o que fazer aos bebes?
Ja sabe em que idade devem ser desmamados?

No forum pode encontrar algumas orientacoes sobre como cuidar de um porquinho, mas questoes de saude devem mesmo ser colocadas a um vet. E pela fotografia, pessoalmente nao consigo perceber nada.

Uma das minhas porquinhas, por exemplo, pesa 1,200gr, tem barriguita, obviamente e nao esta gravida...

Nao sei o que sao saramagos.
Mas se a porquinha estiver realmente gravida, acho melhor nao dar.
Tal como salsa e coentros nao devem ser dados a porquinhas gravidas.
Guie-se pela piramide que lhe foi dada. Se tiver duvidas, nao de!

Uma questao: o que usa para forrar a gaiola da porquinha? e muda com que frequencia? Pela foto parece-me jornal...

Cump,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Silvanna
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 11:11 pm

sexta out 28, 2011 5:43 pm

martaldf Escreveu:Silvanna, tem-na pesado?
Ja fez pesquisa sobre porquinhas gravidas?
Ja pensou em leva-la ao veterinario?

Ja sabe o que fazer aos bebes?
Ja sabe em que idade devem ser desmamados?

No forum pode encontrar algumas orientacoes sobre como cuidar de um porquinho, mas questoes de saude devem mesmo ser colocadas a um vet. E pela fotografia, pessoalmente nao consigo perceber nada.

Uma das minhas porquinhas, por exemplo, pesa 1,200gr, tem barriguita, obviamente e nao esta gravida...

Nao sei o que sao saramagos.
Mas se a porquinha estiver realmente gravida, acho melhor nao dar.
Tal como salsa e coentros nao devem ser dados a porquinhas gravidas.
Guie-se pela piramide que lhe foi dada. Se tiver duvidas, nao de!

Uma questao: o que usa para forrar a gaiola da porquinha? e muda com que frequencia? Pela foto parece-me jornal...

Cump,
Olaa :D

Não tenho como pesar!
Sim, ja fiz um pesquisa sobre isso :)
Ja meti essa hipótese.

As meninas iram ficar comigo, e os macho dou! :)
Com 3 semana acho eu(nao me lembo de momento) :D

A gaiola é forrada com feno e serradura(de compra)! 2 vez por semana!
Não é jornal,é tecido para ela aquecer-se :P

Cumprimentos,
Silvanna
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 29, 2011 7:46 am

Vai ter de comprar uma balanca de cozinha entao.
A pesagem eh muito importante!
http://www.guinealynx.info/weigh.html

Veja bem isso do vet.

Na gaiola, mude as aparas nos sitios em que vir que estao muito ensopadas, mesmo que nao mude tudo.

Em relacao ao resto, muito bem ;)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado out 29, 2011 11:56 am

Pesei hoje as minhas porquinhas:
- A Spoty tem 1150 gramas e tem 10 meses;
- A Flufy tem 750 gramas e tem 5 meses.

O peso delas está normal?

Obrigada. :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 30, 2011 10:32 pm

Acho que sim.
Ate diria que a Spoty ou esta grandalhona ou pesadota, uma vez que nem sequer tem um anito e ja bateu 1kg!

As minhas com 2 anos tem cerca de 900gr (miya e Toffee) e 1kg200 (sookie)
Mas a Sookie eh uma porquinha grande e macica, nao a acho obesa.

Se fores pesando semanalmente, ou de 15 em 15 dias, consegues avaliar as oscilacoes de peso e perceber se estao a ficar magras, gordas ou se estao bem.
Tambem ajuda, ja que tens 2 porquinhas e eh muito normal roubarem a comida umas as outras, e eventualmente uma podera comer mais que a outra.

Toma atencao ah Spoty, penso que mais de 1200gr ja nao sera aconselhavel.
A racao engorda...

Cump,
<p>**martaF**
CataPetLover
Membro Veterano

segunda out 31, 2011 9:57 am

martaldf Escreveu:Acho que sim.
Ate diria que a Spoty ou esta grandalhona ou pesadota, uma vez que nem sequer tem um anito e ja bateu 1kg!

As minhas com 2 anos tem cerca de 900gr (miya e Toffee) e 1kg200 (sookie)
Mas a Sookie eh uma porquinha grande e macica, nao a acho obesa.

Se fores pesando semanalmente, ou de 15 em 15 dias, consegues avaliar as oscilacoes de peso e perceber se estao a ficar magras, gordas ou se estao bem.
Tambem ajuda, ja que tens 2 porquinhas e eh muito normal roubarem a comida umas as outras, e eventualmente uma podera comer mais que a outra.

Toma atencao ah Spoty, penso que mais de 1200gr ja nao sera aconselhavel.
A racao engorda...

Cump,

Pois... a Spoty custuma sempre comer a sua ração, e se apanha a Flufy destraída, come a dela também...

Daqui a uma ou duas semanas vou com elas ao Veterinário para fazerem a desparasitação e ele costuma pesa-las, por isso, depois vejo o que é que ele diz em relação à Spoty.

Obrigada mais uma vez! :wink:
Catarina Lopes

martaldf
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 31, 2011 10:43 am

Um check up no vet eh sempre bom. :)

De qualquer forma, deves ganhar o habito de as pesar em casa regularmente, anotando num caderninho.
Insisto, nao so pela obesidade mas para poderes controlar outras doencas que so olhando nao conseguiras despistar.

Quando achei que a Sookie estava a ficar um pouco gorda demais, cortei na racao e passei a dar ah boca. Assim dava-lhe menos e as outras comiam mais :)
- Ela nao ficou la muito contente com a ideia...
<p>**martaF**
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

segunda out 31, 2011 11:38 am

CataPetLover Escreveu:Pesei hoje as minhas porquinhas:

bom dia.
peço desculpa pela intromissão. em relação ao peso da spoty, realmente deve estar um bocadito gordita porque a minha pandora tem 13 meses, está grávida de umas 6 semanas e pesa 1,189kg. quanto a flufy acho que está bem. o meu kiko te 6 meses e pesa cerca de 900gr e quando fui da ultima vez com eles a vet ela disse que estava tudo bem.
CataPetLover
Membro Veterano

segunda out 31, 2011 11:54 am

martaldf Escreveu:Um check up no vet eh sempre bom. :)

De qualquer forma, deves ganhar o habito de as pesar em casa regularmente, anotando num caderninho.
Insisto, nao so pela obesidade mas para poderes controlar outras doencas que so olhando nao conseguiras despistar.

Quando achei que a Sookie estava a ficar um pouco gorda demais, cortei na racao e passei a dar ah boca. Assim dava-lhe menos e as outras comiam mais :)
- Ela nao ficou la muito contente com a ideia...

Eu peso-as sempre que posso. Ou semanalmente ou de quinze em quinze dias! :wink:
Catarina Lopes

martaldf
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 31, 2011 11:56 am

Ah, desculpa.
Pelo que tinhas escrito antes nao dava a entender isso
Daqui a uma ou duas semanas vou com elas ao Veterinário para fazerem a desparasitação e ele costuma pesa-las, por isso, depois vejo o que é que ele diz em relação à Spoty.
:)
<p>**martaF**
Silvanna
Membro

terça nov 01, 2011 3:40 am

sofassis Escreveu:

bom dia.
peço desculpa pela intromissão. em relação ao peso da spoty, realmente deve estar um bocadito gordita porque a minha pandora tem 13 meses, está grávida de umas 6 semanas e pesa 1,189kg. quanto a flufy acho que está bem. o meu kiko te 6 meses e pesa cerca de 900gr e quando fui da ultima vez com eles a vet ela disse que estava tudo bem.
Ola sofassis :D

Podias me ajudar?
É que penso que a minha porquinha pode estar gravida mas nao tenho a certesa!
como posso ter a certesa? Ela esta a ficar com barriginha:)
Podes me dar umas dicas??

beijoss
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

terça nov 01, 2011 7:59 pm

Silvanna Escreveu:
sofassis Escreveu:

bom dia.

Podias me ajudar?

beijoss

Olá!

Eu também não tenho muita experiência, é a 2ª ninhada que vou ter. Na verdade, 2ª e 3ª porque tenho as 2 fêmeas grávidas :D
Não é muito fácil perceber se elas estão grávidas, pelo menos até às 4/5 semanas (digo isto pela experiência com as minhas meninas). No meu caso, eu tinha a certeza de que estavam grávidas pois fui eu quem as juntou com os respectivos machos, com os quais estiveram durante 1 mês.
As minhas meninas, durante uma 2 semanas no início da gravidez bebem muita água. Neste momento estão de cerca de 6 semanas e já lhes sinto os bebés! Experimenta pegar nela (sempre com muito cuidado e com uma mão a apanhar a barriga para lhe dar apoio mas sem apertar) e pousá-la no chão. Depois põe uma mão de cada lado da barriga e apalpa-a ao de-leve. Nas minhas meninas eu sinto uma espécie de "ovo" de cada lado! Na 1ª gravidez da Pandora, nos últimos dias, cheguei a sentir os bebés mexerem, foi uma sensação fantástica!
Depois diz alguma coisa!
Silvanna
Membro

terça nov 01, 2011 11:06 pm

sofassis Escreveu:
Silvanna Escreveu:
sofassis Escreveu:

bom dia.

Podias me ajudar?

beijoss

Olá!

Eu também não tenho muita experiência, é a 2ª ninhada que vou ter. Na verdade, 2ª e 3ª porque tenho as 2 fêmeas grávidas :D
Não é muito fácil perceber se elas estão grávidas, pelo menos até às 4/5 semanas (digo isto pela experiência com as minhas meninas). No meu caso, eu tinha a certeza de que estavam grávidas pois fui eu quem as juntou com os respectivos machos, com os quais estiveram durante 1 mês.
As minhas meninas, durante uma 2 semanas no início da gravidez bebem muita água. Neste momento estão de cerca de 6 semanas e já lhes sinto os bebés! Experimenta pegar nela (sempre com muito cuidado e com uma mão a apanhar a barriga para lhe dar apoio mas sem apertar) e pousá-la no chão. Depois põe uma mão de cada lado da barriga e apalpa-a ao de-leve. Nas minhas meninas eu sinto uma espécie de "ovo" de cada lado! Na 1ª gravidez da Pandora, nos últimos dias, cheguei a sentir os bebés mexerem, foi uma sensação fantástica!
Depois diz alguma coisa!

Olá :D

Como não foi eu que juntei a minha Indy com um macho, não sei se esta gravida ou não:S
Mas como a senhora que me deu ela dize que era bem possivel ela estar gravida! Mas gostava tanto que tivesse :wink:

Amanha irei fazer o que me disse, para ver se sinto alguma coisa :)

Beijos, e Muito Obrigada :D
peixada
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 8:37 pm

sexta nov 04, 2011 10:15 pm

Boa noite, só por curiosidade, até que ponto os porquinhos da índia são sociáveis com o Homem? Pergunto isto porque nunca tive e não conheço ninguém próximo que tenha este animal. Ah, e são animais que pode-se deixar um pouco soltos pela casa? Pra finalizar, eles aprendem a fazer as necessidades sempre num mesmo sítio ou nem por isso?

Esperando resposta, cumprimentos e bom fim de semana a todos aqui do fórum!
CataPetLover
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 10:21 am

peixada Escreveu:Boa noite, só por curiosidade, até que ponto os porquinhos da índia são sociáveis com o Homem? Pergunto isto porque nunca tive e não conheço ninguém próximo que tenha este animal. Ah, e são animais que pode-se deixar um pouco soltos pela casa? Pra finalizar, eles aprendem a fazer as necessidades sempre num mesmo sítio ou nem por isso?

Esperando resposta, cumprimentos e bom fim de semana a todos aqui do fórum!

Olá!

Pelo que tenho aprendido com as minhas porquinhas, cada uma tem o seu feitio. Uma gosta mais de colo e de festas e a outra nem tanto, gosta mais que brinque com ela quando está solta. Mas em geral são bastante sociáveis e nada agressivos (falo pelas minhas...)

Eu solto as minhas porquinhas todos os dias para poderem correr à vontade. No inicio soltava-as num sítio sem possíveis esconderijos pois elas adoram esconder-se, mas agora, abro a porta da gaiola e elas correm livremente na divisão onde a gaiola está colocada.

Na gaiola, elas fazem as necessidades onde calha, sendo por isso necessária uma limpeza regular. Quando estão a brincar fora da gaiola ou quando estão ao meu colo, raramente fazem necessidades...

Se estiver a pensar adquirir estes animais, informe-se bem, e boa sorte! :wink:
Catarina Lopes

Responder

Voltar para “Exóticos”