Saco? Não, não ponha saco. O fundo da gaiola dos chinchilas só pode ter aparas (das que se compram em lojas de animais ou agricultura) ou daqueles rolinos de madeira prensada (Cat's Best Universal). Tenho usado apenas as aparas mas já usei dos outros. Sacos não pode ter pois o chinchila pode roer e ter obstipação intestinal.
Mais uma ver alerto para o perigo dos detergentes. Não use em nada que esteja na gaiola pois é muito perigoso. O melhor desinfectante para lavar o fundo da gaiola é o vinagre, depois tem é de lavar muito bem com água quente. Bebedouro e comedouro (e esfera de feno) basta lavar muito bem só com água a ferver (ou bem quente). Tanto o fundo como o resto dos acessórios têm de ser bem secos antes de ser colocados na gaiola. Eu uso rolo de cozinha mas um pano também dá, desde que não seja usado para limpar mais nada a não ser a gaiola.
Veja o poder do vinagre. Há umas semanas lavei o fundo da gaiola só com água a ferver (não tinha cá vinagre). Passados 3 ou 4 dias já se sentia o cheiro intenso a chichi. Lavei o outro fundo (tenho um de reserva) com vinagre e muita água e assim não deita cheiro durante uma semana.
Nada de detergentes, sacos, papel, jornais ou rolos de papel higiénico na gaiola. Pedras de cálcio como a que tem, uma casota feita de pinho não tratado (tem de ser não tratado), brinquedos feitos com as sobras da casota ou comprados em lojas, cubos de alfafa... são suficientes para eles se entreterem em segurança. O passeio, sempre com vigilância apertada.
São fantásticos e muito sensíveis. Posso contar uma das ternurices do meu chin. Antes estava numa casa alugada e o Teco estava no meu quarto, habituado aos mimos, à conversa. Houve uma altura em que, por excesso de trabalho, dei menos mimos e menos conversa e passei pela gaiola sem lhe falar. Pode não acreditar mas na próxima passagem pela gaiola, o maroto puxou-me a camisola do pijama para "reclamar". Resultado: mimos extra e gargalhadas durante um bom bocado.