A minha chinchila (macho) - Russel :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
mustax
Membro Júnior
Registado: segunda jan 09, 2012 10:15 am

terça jan 10, 2012 2:38 pm

Eu forrei o fundo da gaiola com um saco preto dobrado ao meio. Só depois é que coloco o absorvente. Comprei um absorvente à base de papel que um amigo me recomendou (é o que ele usa para o porquinho da Índia dele).
Todos os sábados troco o absorvente e lavo o fundo da gaiola e as plataformas com água corrente e detergente (ooops :oops:), depois seco com um pano.

Ele continua com o comportamento normal. Dorme de dia e brinca e salta que se farta à noite (até altas horas). Normalmente come sempre por volta das 23h ou meia-noite.
Acho que é um animal feliz :)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jan 10, 2012 2:57 pm

mustax Escreveu:Todos os sábados troco o absorvente e lavo o fundo da gaiola e as plataformas com água corrente e detergente (ooops :oops:), depois seco com um pano.[/quote

Se achas que o detergente pode ser perigoso, experimenta usar vinagre! O vinagre não é tóxico e limpa muito bem.

Belo chin aí tens ;)
mustax
Membro Júnior

terça jan 10, 2012 3:09 pm

chinchilavis Escreveu:Quando estão numa loja é um pouco mais arriscado mas também há muitos criadeiros que fazem misturas sem saber as consequências que esses cruzamentos acarretam... A alimentação nem sempre é correcta, estão num sítio quente e barulhento...enfim... Já apresentei queixa de uma superfície onde vendiam chins...
Comprei numa loja grande de animais na zona industrial da Maia. A menina que me atendeu avisou-me dos cuidados a ter, especialmente das temperaturas. Eles parecia todos bem tratados e estavam praticamente todos aos saltos. Tinham 3 cores cinza, beje e brancos.
Curiosamente dos preços que depois fui vendo era o local mais barato.

Fazes criação?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça jan 10, 2012 3:17 pm

Saco? Não, não ponha saco. O fundo da gaiola dos chinchilas só pode ter aparas (das que se compram em lojas de animais ou agricultura) ou daqueles rolinos de madeira prensada (Cat's Best Universal). Tenho usado apenas as aparas mas já usei dos outros. Sacos não pode ter pois o chinchila pode roer e ter obstipação intestinal.
Mais uma ver alerto para o perigo dos detergentes. Não use em nada que esteja na gaiola pois é muito perigoso. O melhor desinfectante para lavar o fundo da gaiola é o vinagre, depois tem é de lavar muito bem com água quente. Bebedouro e comedouro (e esfera de feno) basta lavar muito bem só com água a ferver (ou bem quente). Tanto o fundo como o resto dos acessórios têm de ser bem secos antes de ser colocados na gaiola. Eu uso rolo de cozinha mas um pano também dá, desde que não seja usado para limpar mais nada a não ser a gaiola.
Veja o poder do vinagre. Há umas semanas lavei o fundo da gaiola só com água a ferver (não tinha cá vinagre). Passados 3 ou 4 dias já se sentia o cheiro intenso a chichi. Lavei o outro fundo (tenho um de reserva) com vinagre e muita água e assim não deita cheiro durante uma semana.

Nada de detergentes, sacos, papel, jornais ou rolos de papel higiénico na gaiola. Pedras de cálcio como a que tem, uma casota feita de pinho não tratado (tem de ser não tratado), brinquedos feitos com as sobras da casota ou comprados em lojas, cubos de alfafa... são suficientes para eles se entreterem em segurança. O passeio, sempre com vigilância apertada. 8)

São fantásticos e muito sensíveis. Posso contar uma das ternurices do meu chin. Antes estava numa casa alugada e o Teco estava no meu quarto, habituado aos mimos, à conversa. Houve uma altura em que, por excesso de trabalho, dei menos mimos e menos conversa e passei pela gaiola sem lhe falar. Pode não acreditar mas na próxima passagem pela gaiola, o maroto puxou-me a camisola do pijama para "reclamar". Resultado: mimos extra e gargalhadas durante um bom bocado. :D
Última edição por chinchilavis em terça jan 10, 2012 8:08 pm, editado 1 vez no total.
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 3:24 pm

mustax Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Quando estão numa loja é um pouco mais arriscado mas também há muitos criadeiros que fazem misturas sem saber as consequências que esses cruzamentos acarretam... A alimentação nem sempre é correcta, estão num sítio quente e barulhento...enfim... Já apresentei queixa de uma superfície onde vendiam chins...
Comprei numa loja grande de animais na zona industrial da Maia. A menina que me atendeu avisou-me dos cuidados a ter, especialmente das temperaturas. Eles parecia todos bem tratados e estavam praticamente todos aos saltos. Tinham 3 cores cinza, beje e brancos.
Curiosamente dos preços que depois fui vendo era o local mais barato.

Fazes criação?
Não, não faço criação. A minha profissão não me permitia. Os que vi em condições deficientes era naqueles sítios onde têm animais e ferramentas. :roll: Avisei-os duas vezes do que estava mal e não ligaram. Mais tarde foram visitados por quem não queriam.
Quanto a lojas de animais, não conheço muitas mas as que conheço têm boas condições. E sim, o teu chin parece bem tratado. :D Dás a ração que lhe davam na loja? As transições de ração e feno, quando necessárias, têm de ser feitas gradualmente. Quando começar o calor, o teu chin vai reclamar pois nessa altura não há passeios. :lol:
mustax
Membro Júnior

terça jan 10, 2012 3:31 pm

O saco está no fundo da gaiola e coberto pelo absorvente. No sábado não tinha marcas de dentadas. Em termos de cheiro não noto rigorosamente nada.
Em todo o caso na próxima troca de absorvente retiro-o do fundo da gaiola.
Eu tenho o cuidado de falar com ele sempre que chego a casa para ele se habituar à rotina.
mustax
Membro Júnior

terça jan 10, 2012 3:34 pm

chinchilavis Escreveu: Dás a ração que lhe davam na loja? As transições de ração e feno, quando necessárias, têm de ser feitas gradualmente. Quando começar o calor, o teu chin vai reclamar pois nessa altura não há passeios. :lol:
Sim. A menina da loja disse-me que marcas de feno, ração e areia lhes estavam a dar. Trouxe tudo igual ao que ele comia lá.
No verão eles não passeiam porquê? Por causa do calor?
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 3:54 pm

Fizeste bem trazer tudo igual. Há lojas em que dão comida de coelho aos chins... só para veres como há coisas estranhas...

Quando está muito calor (acima dos 22º/24º) os chins não podem passear pois é fácil sofrerem golpes de calor que podem ser fatais. Como não transpiram, acumulam o calor e podem ter convulsões e morrer. Nessa altura, o banho de areia pode ser dado dia sim dia não, dentro da gaiola e sempre quando está mais fresco. Nessa altura convém comprares um termómetro para ires verificando a temperatura. Eu tenho uma gaiola de coelho que serve de transportadora, casa provisória e Spa, onde o meu chin toma banho. Mesmo com todos os cuidados, posso dizer-te que na divisão onde o tenho (a mais fresca da casa no verão), as temperaturas chegam aos 28º. Aí, há truques que temos de ter para arrefecer os chins sem os colocar em risco.
mustax
Membro Júnior

terça jan 10, 2012 4:09 pm

a minha casa é relativamente temperada, de inverno estão 18-20º na sala de verão pode chegar aos 26º. Ele está na cozinha, pois o chão é todo em mármore e deixo um pouco a porta da marquise aberta para ir entrando ar fresco. Tenho o cuidado de não o deixar na linha da corrente de ar. No verão efetivamente tenho que ver qual é a divisão mais fresca para ele. A sala não é alternativa e a cozinha vai depender muito do dia. No limite vai para casa dos meus pais que é muito mais fresca.

Vou ter que comprar o termómetro. Vi que posso colocar gelo dentro de uma caixa fechada e envolta numa saca ou pano para ele o ajudar a arrefecer.
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 5:28 pm

Nesta altura, não há perigo de calor em excesso pois as casas estão frias (pelo menos onde vivo). Sim, ele não pode apanhar correntes de ar. O termómetro será necessário lá mais para a frente pois agora não há temperaturas altas.

Quando chegar o calor (daqui a uns meses) o truque que referes é um dos mais usados. Com o meu Teco não resultou pois ele roía a toalha :P . Tive de comprar uma assadeira de vidro (das baratas) e punha as garrafas ou os acumuladores de gelo lá dentro, com a tampa por cima :wink: . Há quem coloque azulejos no frigorífico e vá mudando. E há outros truques. Por enquanto, não há motivos para preocupação. Está o tempo bem fresquinho. :P
mustax
Membro Júnior

terça jan 10, 2012 5:35 pm

Já tenho o número da veterinária que falaste :) Vou ver se depois marco a consulta.
mariota2000
Membro
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

terça jan 10, 2012 7:46 pm

Quanto custou essa fofura?
Desde quando é que rolinhos de Madeira prensada são corncubs??
Numa das fotos parece um porco por causa do focinho!! :P
chinchilavis
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 8:07 pm

mariota2000 Escreveu:Quanto custou essa fofura?
É disto (Cat's Best Universal):
http://imageshack.us/photo/my-images/82 ... c720d.jpg/

Também há quem chame de litter mas nada tem a ver com os pellets para as lareiras.
mustax
Membro Júnior

terça jan 10, 2012 10:42 pm

mariota2000 Escreveu:Quanto custou essa fofura?
90€
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jan 10, 2012 10:50 pm

mariota2000 Escreveu:Desde quando é que rolinhos de Madeira prensada são corncubs??
São corn cobs quando são feitos de carolos de milho... e não de madeira ;)
Como estes: http://www.livefoods.co.uk/images/chipsi_corn_cob.jpg
Responder

Voltar para “Exóticos”