o macho depois da fêmea ter uma ninhada não irá logo tentar cruzar com a fêmea outra vez?
se a fêmea estiver sempre a ter ninhadas isso não irá provocar danos á saúde da fêmea?
alguém me pode responder

Felizmente foi só um susto.Tarax Escreveu:Mas também não fui eu que disse para dobrar a língua pois não??chinchilavis Escreveu:Mas onde é que lhe faltei ao respeito? Fui eu quem o chamei de Amigo? Não pois não?
As chinchilas são oriundas dos Andes. Mas essas nasceram lá e desde logo criaram defesas e adptabilidade às condições existentes no local.
No caso, não estamos a falar desses chins mas de animais que nascem em cativeiro. Só para lhe dar um exemplo, duas semanas depois de ter o meu chin estive quase a perdê-lo. Motivo? Uma corrente de ar que apanhou entre casa e o carro. Podemos pensar que o pêlo as protege mas não protege. Desde essa altura que quando tenho de o transportar vai com um saco plástico dos grandes a proteger a gaiola. Chegado ao local retiro imediatamente o saco.
No verão o problema é o calor. Onde vivo facilmente chega aos 38º, à sombra, no exterior. A divisão onde tenho o chin já chegou 26º e tive de tomar medidas para arrefecer a divisão.
Se quer companhia para o chin, porque não compra um macho? Se tiver um casal e fizerem criação tem capacidade para ficar com as crias? Ou vai vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais'
Antes de pensar em fazer criação, pense nisso tudo. Gostava de ter um animal bem tratado, vendê-lo e tempos depois ver o mesmo animal doente, triste e a morrer? Acho que não.
Não foi crucificado, foi informado. E nem todos os que por aqui andam gostam de animais, ao contrário do que pensa, infelizmente.
Se eu chamasse inimiga ou qualquer coisa parecida poderia ficar chateada, agora Amiga/amiga não..
Mas esquecendo isso..
Elas têm origem nos Andes, tem razão que criaram defesas e adaptaram-se ás condições climatéricas de lá pois nasceram lá como bem referiu.
Contudo, Chapman retirou de lá espécimes com intuito de as adaptar a novas condições climatéricas.
Demorou um ano a descer as montanhas para que pouco a pouco as chinchilas se fossem habituando as novas condições climatéricas, visto antes estarem a uma altitude de 3500 metros.
Isso provou que Chapman conseguiu adapta-las a um novo clima totalmente diferente. Daí ter retirado aquele pequeno excerto.
Hoje as chinchilas existentes em nossas casas são provenientes desse grupo de espécimes de Chapman.
Não estou a dizer com isto que elas se poderiam habituar ao nosso clima (exterior) mas também por isso ter feito essa questão.
Poderia alguém já ter tentado.
Caso eu tivesse formado melhor a minha questão adicionando um pouco da minha pesquisa provavelmente iria mais de encontro ao meu contexto.
Lamento o sucedido com o seu Chin, situações assim é sempre mau para nós e principalmente para eles.. Espero que tenha sido só um susto e que agora esteja tudo bem.
No caso de vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais como disse, dou-lhe toda a razão acho que isso inclusive era assunto para outro tópico.
Andam aí lojas e mais lojas a vender chinchilas e outros animais como se fossem brinquedos, nem sequer conseguem preparar ou informar sobre as necessidades básicas de um animal. Claro que a obrigação do novo dono é já estar informado, mas muitos não estão e sem informação vejam as circunstâncias que poderão ficar o pobre animal.
Já eu, se vende-se ou oferece-se, teria em atenção a quem, disponibilizando a informação necessária para o animal em questão.
Até porque não sei porquê que as próprias lojas não fazem isso, há gastos, mas o interesse é do animal, no mínimo oferecerem um panfleto onde explica-se as necessidades básicas do animal de forma a que o novo dono se cativasse e ficasse ciente do que vinha pela frente.
Fui informado, tem razão, mas penso que foi um pouco agressiva no seu comentário.
E se realmente há aqui gente que não gosta de animais, então, é porque estão no site errado.
Cump
Caso o macho persista em acasalar com a fêmea é melhor retirar. Mas se não persistir não há problema. Contudo há formas, até objectos que se colocam na gaiola de forma a que a fêmea consiga escapar ao macho.pacoo Escreveu:quando a fêmea tem crias não temos de separar o macho?
o macho depois da fêmea ter uma ninhada não irá logo tentar cruzar com a fêmea outra vez?
se a fêmea estiver sempre a ter ninhadas isso não irá provocar danos á saúde da fêmea?
alguém me pode responderobrigada
Vou ser sincera, o Tarax vai ter de melhorar, e muito, os seus critérios de pesquisa. Li apenas uma frase do texto e fechei logo a janela, porque até doeu ler tanta barbaridade.Tarax Escreveu:Caso o macho persista em acasalar com a fêmea é melhor retirar. Mas se não persistir não há problema. Contudo há formas, até objectos que se colocam na gaiola de forma a que a fêmea consiga escapar ao macho.pacoo Escreveu:quando a fêmea tem crias não temos de separar o macho?
Aconselho a dar uma pesquisa, encontra bastante informação acerca disso.
GSfanatic Escreveu:Vou ser sincera, o Tarax vai ter de melhorar, e muito, os seus critérios de pesquisa. Li apenas uma frase do texto e fechei logo a janela, porque até doeu ler tanta barbaridade.Tarax Escreveu:Caso o macho persista em acasalar com a fêmea é melhor retirar. Mas se não persistir não há problema. Contudo há formas, até objectos que se colocam na gaiola de forma a que a fêmea consiga escapar ao macho.pacoo Escreveu:quando a fêmea tem crias não temos de separar o macho?
Deve-se SEMPRE separar o macho antes da fêmea ter as crias. A fêmea entra no cio logo após o parto e o cio dura, se não me engano, 5 dias. O macho fica doido atrás da fêmea e pode, inclusive, matar as crias. E sim, ter ninhadas seguidas é um perigo para as fêmeas. Pode levar até à morte no parto (ou no aborto). Quando o cio acaba pode voltar a juntar o casal e o mais provável é o pai ajudar a cuidar das crias.
Isto só prova que o melhor é o Tarax não se meter em criações, pelo menos por enquanto. Pesquise muito mais, contacte criadores (e eu falo de criadores decentes, como por exemplo a chinsdalinha ou o Chinchilas do Atlântico- acorchins aqui no fórum) e aprenda com eles. É o melhor que pode fazer pelos seus animais.
obrigadaTarax Escreveu:Chins em viveiros exteriores? Nunca!
1º lugar eu não admito que a "senhora" ou "menina" ou "criança" ou "você" fale comigo dessa forma. (Visto que não sei quem está desse lado)
Quem deve dobrar a lingua é quem falta a educação, neste caso não sou eu com certeza OK?
2º lugar fiz muita pesquisa sobre os chin, tenho informação retirada, tal como sites marcados com tudo o que tem de interesse sobre os mesmos.
Poderia ter faltado algo, mas por isso mesmo vim cá, com a finalidade de obter mais informação.
Simplesmente gostaria de saber se alguém já tinha feito essa experiência, uma vez que poderia dar melhores condições aos animais. (Em termos de espaço, não descartando que dentro de casa também as tem).
Quanto dos chin não poderem viver cá fora, tudo aponta e comprova para que não, mas a verdade é que eles nem sequer deveriam viver no nosso meio uma vez que pertencem as montanhas dos Andes.
Para quem não sabe........
"Em 1918, Mathias Chapman, um norte-americano que trabalhava como Eng. de minas no Chile, conseguiu autorização do governo Chileno para caçar algumas chinchilas selvagens para estudar seu comportamento. Chapman levou aproximadamente um ano para adaptar as chinchilas ás novas condições de vida pois originalmente viviam a 3500 metros de altura em um clima totalmente diferente do local aonde pretendia criá-las."
O que quero dizer com este pequeno excerto é que nem tudo é impossível.
3º Se faltei ao respeito a chamar-lhe Amiga, muito bem, peço desculpa, pensei que não faria mal interiorizar-me com os membros da comunidade mas pode ter a certeza que não a refiro mais como Amiga!!!
Finalmente....
Não sou nenhum criadeiro, tenho condições, conhecimento e dinheiro.
Simplesmente tenho um macho, quero obter uma fêmea e se for possibilitado irei fazer criação sim, sem aumentar o numero de progenitores..
Como disse apenas quero um casal para fazerem companhia um ao outro.
Sei perfeitamente que temos de dar tudo para manter os animais saudáveis.
Pode não compensar e o lucro ser baixo, mas também não me interessa, não estou pelo dinheiro.
Estou pelo carinho que fui criando inconscientemente por estes animais, que foi o impulso para procurar saber mais e desta forma ser cativado por esta maravilhosa espécie.
Depois disto tudo só digo: Venho tirar uma dúvida e sou logo crucificado
Acho que de certa forma entendo o que está a querer fazer entender, mas acho que devia ter dado uma resposta ao tópico algo menos agressivo.
Contudo, exprimiu bem aquilo que pensa.
Espero que não entremos em atrito, pois de longe é esse o meu pensar, gosto de animais como todos os membros que aqui estão, o que procuro é informação para não os deixar ficar mal.
Muito obrigado pela chamada de atenção.GSfanatic Escreveu:Vou ser sincera, o Tarax vai ter de melhorar, e muito, os seus critérios de pesquisa. Li apenas uma frase do texto e fechei logo a janela, porque até doeu ler tanta barbaridade.Tarax Escreveu:Caso o macho persista em acasalar com a fêmea é melhor retirar. Mas se não persistir não há problema. Contudo há formas, até objectos que se colocam na gaiola de forma a que a fêmea consiga escapar ao macho.pacoo Escreveu:quando a fêmea tem crias não temos de separar o macho?
Deve-se SEMPRE separar o macho antes da fêmea ter as crias. A fêmea entra no cio logo após o parto e o cio dura, se não me engano, 5 dias. O macho fica doido atrás da fêmea e pode, inclusive, matar as crias. E sim, ter ninhadas seguidas é um perigo para as fêmeas. Pode levar até à morte no parto (ou no aborto). Quando o cio acaba pode voltar a juntar o casal e o mais provável é o pai ajudar a cuidar das crias.
Isto só prova que o melhor é o Tarax não se meter em criações, pelo menos por enquanto. Pesquise muito mais, contacte criadores (e eu falo de criadores decentes, como por exemplo a chinsdalinha ou o Chinchilas do Atlântico- acorchins aqui no fórum) e aprenda com eles. É o melhor que pode fazer pelos seus animais.
Não discordo do que disse, nem sequer disse que discordava, apenas salientei que pode. Referindo inclusive certos objectos que dão para as fêmeas escaparem aos machos. Referi também que deverá acompanhar o parto.GSfanatic Escreveu:Pode colocar aqui o link de onde retirou isso? Sempre que faz cópia de algo encontrado na net deve colocar também a fonte.
E continuo a dizer que precisa de melhorar os seus critérios. Tem de pensar também por si mesmo. Imagine que faz criação e a sua chinchila entra em trabalho de parto enquanto você dorme. O macho anda atrás dela e não há lá quem a proteja a ela e aos filhotes. O macho mata os filhotes para poder acasalar com a fêmea e você acorda para um cenário de terror. Meses mais tarde a fêmea, que engravidou naquela altura, inicia o parto, não tem forças e morre. As crias, não tendo leite, morrem também. Ou nem sequer saem de dentro da mãe, pois a mãe não as conseguiu tirar. Volta o Tarax a acordar para um cenário de terror.
Agora diga-me se continua a acreditar na conversa de que pode deixar o macho com a fêmea e apenas "ficar de olho".
Sinceramente para mim é muito simples: a fêmea entra em cio, o macho quererá acasalar... separa-se e pronto. O que dizem as "internetes" não me diz nada. Nem que fosse escrito pelo Papa!
Não discordei, tanto que completei a informação:GSfanatic Escreveu:Olhe Tarax, sinceramente desisto. Quer acreditar que pode deixar o macho com a fêmea na altura do parto, pois pense como quiser. Só é pena que não seja capaz de pensar por si mesmo e siga apenas aquilo que vê na net. E desses links o único site decente é... ah, espere, nenhum deles é decente.
Se mesmo após o cenário que indiquei, que já aconteceu a IMENSAS pessoas, continua a pensar que é possível deixar o macho com a fêmea na altura do parto, então tem mesmo muito a aprender. E sinceramente eu é que não vou perder mais tempo a tentar ensinar.
Só lhe digo que já tenho chinchilas há quase 4 anos, já fiz todas as pesquisas, já conversei com vários BONS criadores e sei perfeitamente daquilo que falo. Mas pronto, prefere acreditar nos "caras legais" desses sites, pois muito bem. Boa sorte. Para a chinchila.
E dizer que não discorda e depois afirmar o contrário daquilo que eu disse... não é discordar? Ok.