Dúvida Chinchila (Viveiro Exterior)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

sexta mar 09, 2012 5:13 pm

quando a fêmea tem crias não temos de separar o macho?
o macho depois da fêmea ter uma ninhada não irá logo tentar cruzar com a fêmea outra vez?
se a fêmea estiver sempre a ter ninhadas isso não irá provocar danos á saúde da fêmea?

alguém me pode responder :) obrigada
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta mar 09, 2012 7:01 pm

Tarax Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Mas onde é que lhe faltei ao respeito? Fui eu quem o chamei de Amigo? Não pois não?

As chinchilas são oriundas dos Andes. Mas essas nasceram lá e desde logo criaram defesas e adptabilidade às condições existentes no local.

No caso, não estamos a falar desses chins mas de animais que nascem em cativeiro. Só para lhe dar um exemplo, duas semanas depois de ter o meu chin estive quase a perdê-lo. Motivo? Uma corrente de ar que apanhou entre casa e o carro. Podemos pensar que o pêlo as protege mas não protege. Desde essa altura que quando tenho de o transportar vai com um saco plástico dos grandes a proteger a gaiola. Chegado ao local retiro imediatamente o saco.

No verão o problema é o calor. Onde vivo facilmente chega aos 38º, à sombra, no exterior. A divisão onde tenho o chin já chegou 26º e tive de tomar medidas para arrefecer a divisão.

Se quer companhia para o chin, porque não compra um macho? Se tiver um casal e fizerem criação tem capacidade para ficar com as crias? Ou vai vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais'

Antes de pensar em fazer criação, pense nisso tudo. Gostava de ter um animal bem tratado, vendê-lo e tempos depois ver o mesmo animal doente, triste e a morrer? Acho que não.

Não foi crucificado, foi informado. E nem todos os que por aqui andam gostam de animais, ao contrário do que pensa, infelizmente.
Mas também não fui eu que disse para dobrar a língua pois não??
Se eu chamasse inimiga ou qualquer coisa parecida poderia ficar chateada, agora Amiga/amiga não..

Mas esquecendo isso..

Elas têm origem nos Andes, tem razão que criaram defesas e adaptaram-se ás condições climatéricas de lá pois nasceram lá como bem referiu.
Contudo, Chapman retirou de lá espécimes com intuito de as adaptar a novas condições climatéricas.
Demorou um ano a descer as montanhas para que pouco a pouco as chinchilas se fossem habituando as novas condições climatéricas, visto antes estarem a uma altitude de 3500 metros.

Isso provou que Chapman conseguiu adapta-las a um novo clima totalmente diferente. Daí ter retirado aquele pequeno excerto.
Hoje as chinchilas existentes em nossas casas são provenientes desse grupo de espécimes de Chapman.
Não estou a dizer com isto que elas se poderiam habituar ao nosso clima (exterior) mas também por isso ter feito essa questão.
Poderia alguém já ter tentado.

Caso eu tivesse formado melhor a minha questão adicionando um pouco da minha pesquisa provavelmente iria mais de encontro ao meu contexto.

Lamento o sucedido com o seu Chin, situações assim é sempre mau para nós e principalmente para eles.. Espero que tenha sido só um susto e que agora esteja tudo bem.

No caso de vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais como disse, dou-lhe toda a razão acho que isso inclusive era assunto para outro tópico.

Andam aí lojas e mais lojas a vender chinchilas e outros animais como se fossem brinquedos, nem sequer conseguem preparar ou informar sobre as necessidades básicas de um animal. Claro que a obrigação do novo dono é já estar informado, mas muitos não estão e sem informação vejam as circunstâncias que poderão ficar o pobre animal.

Já eu, se vende-se ou oferece-se, teria em atenção a quem, disponibilizando a informação necessária para o animal em questão.

Até porque não sei porquê que as próprias lojas não fazem isso, há gastos, mas o interesse é do animal, no mínimo oferecerem um panfleto onde explica-se as necessidades básicas do animal de forma a que o novo dono se cativasse e ficasse ciente do que vinha pela frente.

Fui informado, tem razão, mas penso que foi um pouco agressiva no seu comentário.
E se realmente há aqui gente que não gosta de animais, então, é porque estão no site errado.

Cump
Felizmente foi só um susto. :D :D Mas nunca mais cometi o mesmo erro.

Não fui agressiva. Nem queira saber como fico quando fico agressiva :wink: . É que a questão que colocou põe em risco a vida dos animais. Por acaso perguntou antes de fazer mas se não tivesse perguntado ia correr mal.
Quanto às lojas, uma ou outra tem os animais nas condições adequadas. A maior parte delas não. Como disse, os lucros estão acima de tudo...
Há aqui pessoas que não gostam de animais. Dizer que se gosta de animais e depois negligenciá-los é tudo menos gostar. :roll:
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

segunda mar 12, 2012 10:22 am

Peço descp por responder só agora, mas este fim de semana foi complicado.

Se não foi agressiva, nem quero mesmo saber quando o é..acho que fugia a 7 pés então..
Estou a brincar.

Há situações de erros que dão sempre para aprender, mas eu nunca colocaria o chin no exterior sem antes estar bem explicíto, digamos, que vim aqui á Arca para finalizar a pesquisa, inclusive, a minha dúvida persistia exactamente pelo inverno e a temperatura do nosso clima. Mas também admito que deveria ter pesquisado melhor o clima dos Andes (Neste caso, a humidade).

Peço desculpa por qualquer inconveniente.

Cumprimentos
Tarax
Membro Júnior

segunda mar 12, 2012 10:32 am

pacoo Escreveu:quando a fêmea tem crias não temos de separar o macho?
o macho depois da fêmea ter uma ninhada não irá logo tentar cruzar com a fêmea outra vez?
se a fêmea estiver sempre a ter ninhadas isso não irá provocar danos á saúde da fêmea?

Caso o macho persista em acasalar com a fêmea é melhor retirar. Mas se não persistir não há problema. Contudo há formas, até objectos que se colocam na gaiola de forma a que a fêmea consiga escapar ao macho.

Aconselho a dar uma pesquisa, encontra bastante informação acerca disso.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mar 12, 2012 10:45 am

Tarax Escreveu:

Caso o macho persista em acasalar com a fêmea é melhor retirar. Mas se não persistir não há problema. Contudo há formas, até objectos que se colocam na gaiola de forma a que a fêmea consiga escapar ao macho.

Vou ser sincera, o Tarax vai ter de melhorar, e muito, os seus critérios de pesquisa. Li apenas uma frase do texto e fechei logo a janela, porque até doeu ler tanta barbaridade.

Deve-se SEMPRE separar o macho antes da fêmea ter as crias. A fêmea entra no cio logo após o parto e o cio dura, se não me engano, 5 dias. O macho fica doido atrás da fêmea e pode, inclusive, matar as crias. E sim, ter ninhadas seguidas é um perigo para as fêmeas. Pode levar até à morte no parto (ou no aborto). Quando o cio acaba pode voltar a juntar o casal e o mais provável é o pai ajudar a cuidar das crias.

Isto só prova que o melhor é o Tarax não se meter em criações, pelo menos por enquanto. Pesquise muito mais, contacte criadores (e eu falo de criadores decentes, como por exemplo a chinsdalinha ou o Chinchilas do Atlântico- acorchins aqui no fórum) e aprenda com eles. É o melhor que pode fazer pelos seus animais.
pacoo
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 5:30 pm

enganei-me desculpem
Última edição por pacoo em segunda mar 12, 2012 5:36 pm, editado 1 vez no total.
pacoo
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 5:34 pm

enganei-me desculpem
Última edição por pacoo em segunda mar 12, 2012 5:35 pm, editado 1 vez no total.
pacoo
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 5:35 pm

GSfanatic Escreveu:
Tarax Escreveu:

Vou ser sincera, o Tarax vai ter de melhorar, e muito, os seus critérios de pesquisa. Li apenas uma frase do texto e fechei logo a janela, porque até doeu ler tanta barbaridade.

Deve-se SEMPRE separar o macho antes da fêmea ter as crias. A fêmea entra no cio logo após o parto e o cio dura, se não me engano, 5 dias. O macho fica doido atrás da fêmea e pode, inclusive, matar as crias. E sim, ter ninhadas seguidas é um perigo para as fêmeas. Pode levar até à morte no parto (ou no aborto). Quando o cio acaba pode voltar a juntar o casal e o mais provável é o pai ajudar a cuidar das crias.

Isto só prova que o melhor é o Tarax não se meter em criações, pelo menos por enquanto. Pesquise muito mais, contacte criadores (e eu falo de criadores decentes, como por exemplo a chinsdalinha ou o Chinchilas do Atlântico- acorchins aqui no fórum) e aprenda com eles. É o melhor que pode fazer pelos seus animais.
Tarax Escreveu:Chins em viveiros exteriores? Nunca!

1º lugar eu não admito que a "senhora" ou "menina" ou "criança" ou "você" fale comigo dessa forma. (Visto que não sei quem está desse lado)
Quem deve dobrar a lingua é quem falta a educação, neste caso não sou eu com certeza OK?

2º lugar fiz muita pesquisa sobre os chin, tenho informação retirada, tal como sites marcados com tudo o que tem de interesse sobre os mesmos.
Poderia ter faltado algo, mas por isso mesmo vim cá, com a finalidade de obter mais informação.
Simplesmente gostaria de saber se alguém já tinha feito essa experiência, uma vez que poderia dar melhores condições aos animais. (Em termos de espaço, não descartando que dentro de casa também as tem).

Quanto dos chin não poderem viver cá fora, tudo aponta e comprova para que não, mas a verdade é que eles nem sequer deveriam viver no nosso meio uma vez que pertencem as montanhas dos Andes.

Para quem não sabe........

"Em 1918, Mathias Chapman, um norte-americano que trabalhava como Eng. de minas no Chile, conseguiu autorização do governo Chileno para caçar algumas chinchilas selvagens para estudar seu comportamento. Chapman levou aproximadamente um ano para adaptar as chinchilas ás novas condições de vida pois originalmente viviam a 3500 metros de altura em um clima totalmente diferente do local aonde pretendia criá-las."

O que quero dizer com este pequeno excerto é que nem tudo é impossível.

3º Se faltei ao respeito a chamar-lhe Amiga, muito bem, peço desculpa, pensei que não faria mal interiorizar-me com os membros da comunidade mas pode ter a certeza que não a refiro mais como Amiga!!!

Finalmente....
Não sou nenhum criadeiro, tenho condições, conhecimento e dinheiro.
Simplesmente tenho um macho, quero obter uma fêmea e se for possibilitado irei fazer criação sim, sem aumentar o numero de progenitores..
Como disse apenas quero um casal para fazerem companhia um ao outro.

Sei perfeitamente que temos de dar tudo para manter os animais saudáveis.

Pode não compensar e o lucro ser baixo, mas também não me interessa, não estou pelo dinheiro.
Estou pelo carinho que fui criando inconscientemente por estes animais, que foi o impulso para procurar saber mais e desta forma ser cativado por esta maravilhosa espécie.

Depois disto tudo só digo: Venho tirar uma dúvida e sou logo crucificado

Acho que de certa forma entendo o que está a querer fazer entender, mas acho que devia ter dado uma resposta ao tópico algo menos agressivo.
Contudo, exprimiu bem aquilo que pensa.

Espero que não entremos em atrito, pois de longe é esse o meu pensar, gosto de animais como todos os membros que aqui estão, o que procuro é informação para não os deixar ficar mal.
obrigada :wink: então acho que não se justifica adquirir uma chinchila do sexo oposto. se o user tarax quer dar uma companhia é preferível uma do mesmo sexo. se for do sexo oposto quase não estão juntas.[/quote]
Tarax
Membro Júnior

terça mar 13, 2012 11:16 am

GSfanatic Escreveu:
Tarax Escreveu:

Muito obrigado pela chamada de atenção.

Contudo coloco aqui alguma pesquisa que vai de encontro ao que ambos dissemos.

Onde afirma que o macho poderá lá ficar, isto se não persistir com a fêmea, como disse anteriormente.

"Reprodução:

Quase todo o processo reprodutivo da chinchila passa despercebido para nós. Em geral, um belo dia você acorda e encontra filhotes recém-nascidos na gaiola, algumas vezes até mesmo sem saber que a fêmea estava grávida. No entanto, aí vão algumas dicas para reconhecer os estágios reprodutivos:

Dados Gerais:

A partir dos 6-7 meses de vida, as chinchilas atingem a maturidade sexual e podem começar a procriar. Podem ocorrer de um a dois partos por ano, sendo mais comum apenas um. Podem nascer de 1 a 6 filhotes, embora a média seja de 2 por cria. O cio ocorre em média a cada 28 dias e a gestação dura, também em média, 111 dias.

Cio e Cópula:

Normalmente passa totalmente despercebido. Ocorre em média a cada 28 dias. Em algumas fêmeas pode-se identificar o cio através de um leve inchaço e vermelhidão na vagina. O que pode ser mais perceptível é o comportamento do macho. Quando o macho percebe o cio da fêmea, ele quer acasalar e vai começar a abanar a cauda de um lado para o outro, com um movimento parecido ao dos gatos e vai emitir um som característico. Ele vai correr pela gaiola atrás da fêmea, que poderá, em alguns momentos, irritar-se com o macho. Após a cópula, que pode ocorrer várias vezes, macho e fêmea limpam os genitais. No caso do macho, isso evita a formação de anéis de pêlo, que pode afetar a reprodução e causar outros problemas mais sérios e até mesmo fatais. Na fêmea, após a cópula, pode-se notar a região genital ou partes do pêlo na região mais baixas das costas molhadas.

Em geral é muito difícil comprovar que ocorreu o acasalemento.

Gestação:

Novamente, será difícil notá-la no início. No decorrer dos meses a fêmea vai ganhar pêso, mas mesmo isso poderá ser difícil de notar. Se a fêmea for pequena e houver somente um filhote, provavelmente você não irá perceber. Em fêmeas maiores ou em casos de gestações múltiplas, a gravidez é mais facilmente percebida.

No último mês de gestação pode-se notar que o abdomen da fêmea fica mais rígido e pode-se inclusive sentir os filhotes, apalpando-se a barriga gentilmente (mas evite apalpar). Nos últimos dias que precedem o parto pode-se ver os mamilos mais salientes, para isso é só assoprar os pêlos nas regiões laterais. Também nos últimos dias da gestação a fêmea vai ficar mais quieta, mais sonolenta, procurando dormir mais que o normal, buscando posições mais confortáveis, geralmente de lado. Na verdade, as fêmeas gestantes tendem a dormir de lado cada vez mais conforme a gravidez evolui, mas às vezes você só irá perceber isso nos últimos dias. Vai querer interagir menos com você e com outras chinchilas também. Por volta de um a dois dias antes do parto, a chinchila pode não querer comer muito e também apresentar leve amolecimento das fezes. Não se preocupe, isso é comum e voltará ao normal, mas caso não volte após o parto, dê a ela um pedaço pequeno de maçã por dia até se normalizar.

Se você notar que sua chinchila está grávida, você deverá tomar alguns cuidados para permitir que ela tenha uma gestação saudável. Aumente um pouco sua alimentação, forneça bastante alfafa e um suplemento de cálcio e vitaminas.

Parto:

O parto em geral ocorre nas primeiras horas da manhã. A fêmea entra em trabalho de parto quase sempre durante a madrugada. Se você tiver a oportunidade de presenciar o início do trabalho de parto, vai notar os seguintes sintomas: a fêmea começa fazer barulhinhos que se assemelham a pequenos soluços e apresentará contrações crescentes em intensidade. O macho quase sempre fica rondando a fêmea e ela às vezes o expulsa. Este processo pode levar de 2 a 3 horas, ao longo do qual a fêmea estará constantemente mexendo na vagina. Por este motivo, quando a bolsa estoura, o focinho da fêmea fica molhado.

Quando o filhote já estiver em posição, ela vai puxá-lo com os dentes. Assim que o filhote nasce, a mãe irá secá-lo e acolhê-lo. Se houver um único filhote, em seguida será expelida a placenta, que a fêmea come pois é cheia de nutrientes. Ela vai limpar não só o filhote como também os vestígios de sangue da gaiola, comendo inclusive a serragem onde houver sangue. O macho tentará acasalar novamente logo após o nascimento do primeiro filhote - às vezes, inclusive durante o parto. Se você estiver presenciano o nascimento, fique atento(a) para ver se as investidas do macho não estão irritando demais a fêmea. Se ela aceitar a presença dele sem grandes e violentos protestos, ele poderá ficar na gaiola, pois ajudará conforme os filhotes nascem. Caso contrário, convém retirar o macho da gaiola. A fêmea poderá ficar agressiva com ele e, em casos de partos múltiplos, quando o macho tenta cruzar e um dos filhotes fica no meio do caminho, ele pode ficar agressivo com o filhote. De qualquer forma, mesmo permitindo a presença do macho na gaiola, após o término do parto é indicado separar o casal para evitar um novo acasalamento. Duas gestações em sequência são prejudiciais à saúde da fêmea e dos filhotes.

Fique atento aos filhotes que já nasceram. A fêmea fará o possível para secá-los e aquecê-los, mas enquanto está em trabalho de parto talvez ela não consiga dar atenção a todos. Se os filhotes estiverem aquecidos, não se preocupe. Eles estarão já tentando mamar e vão sempre procurar ficar próximos à mãe. No entanto, se estiver muito frio e você notar que o filhote está sozinho, perdido pela gaiola, coloque-o próximo à mãe para que ele possa se aquecer e se alimentar. Se ele não ficar, talvez você precise segurá-lo para que ele fique aquecido e não morra de frio. Mas atenção, só faça isso em último caso, pois não convém interferir demais, embora entre as chinchilas não seja comum a rejeição de filhotes por manuseio humano. É simplesmente uma questão de deixar a natureza seguir seu próprio curso.

Após o parto, o banho da fêmea precisa ser suspenso por aproximadamente 10 dias para evitar infecções vaginais na mãe e conjuntivite nos filhotes, provocadas pela entrada de grãos de carbonato nos olhos delicados do bebê."

Não se preocupe, de momento só estou em pesquisa, inicialmente só quero uma companhia para o meu chin, se mais tarde me achar preparado para iniciar uma criação então aí irei fazer. Por enquanto não.
E sim, vou seguir o seu conselho e procurar mais informações com mais criadores.

Obrigado
GSfanatic
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 2:42 pm

Pode colocar aqui o link de onde retirou isso? Sempre que faz cópia de algo encontrado na net deve colocar também a fonte.

E continuo a dizer que precisa de melhorar os seus critérios. Tem de pensar também por si mesmo. Imagine que faz criação e a sua chinchila entra em trabalho de parto enquanto você dorme. O macho anda atrás dela e não há lá quem a proteja a ela e aos filhotes. O macho mata os filhotes para poder acasalar com a fêmea e você acorda para um cenário de terror. Meses mais tarde a fêmea, que engravidou naquela altura, inicia o parto, não tem forças e morre. As crias, não tendo leite, morrem também. Ou nem sequer saem de dentro da mãe, pois a mãe não as conseguiu tirar. Volta o Tarax a acordar para um cenário de terror.

Agora diga-me se continua a acreditar na conversa de que pode deixar o macho com a fêmea e apenas "ficar de olho".

Sinceramente para mim é muito simples: a fêmea entra em cio, o macho quererá acasalar... separa-se e pronto. O que dizem as "internetes" não me diz nada. Nem que fosse escrito pelo Papa!
Tarax
Membro Júnior

terça mar 13, 2012 3:06 pm

GSfanatic Escreveu:Pode colocar aqui o link de onde retirou isso? Sempre que faz cópia de algo encontrado na net deve colocar também a fonte.

E continuo a dizer que precisa de melhorar os seus critérios. Tem de pensar também por si mesmo. Imagine que faz criação e a sua chinchila entra em trabalho de parto enquanto você dorme. O macho anda atrás dela e não há lá quem a proteja a ela e aos filhotes. O macho mata os filhotes para poder acasalar com a fêmea e você acorda para um cenário de terror. Meses mais tarde a fêmea, que engravidou naquela altura, inicia o parto, não tem forças e morre. As crias, não tendo leite, morrem também. Ou nem sequer saem de dentro da mãe, pois a mãe não as conseguiu tirar. Volta o Tarax a acordar para um cenário de terror.

Agora diga-me se continua a acreditar na conversa de que pode deixar o macho com a fêmea e apenas "ficar de olho".

Sinceramente para mim é muito simples: a fêmea entra em cio, o macho quererá acasalar... separa-se e pronto. O que dizem as "internetes" não me diz nada. Nem que fosse escrito pelo Papa!
Não discordo do que disse, nem sequer disse que discordava, apenas salientei que pode. Referindo inclusive certos objectos que dão para as fêmeas escaparem aos machos. Referi também que deverá acompanhar o parto.
Respondi baseado no que tenho pesquisado. Não tenho nem nunca tive experiência de criação, mas ok, se calhar não deveria ter sido eu a responder a pacoo visto haver aqui gente mais instruída onde pudesse dar uma resposta mais completa.

Eu já deixei aqui no fórum algumas vezes, mas têm-me apagado, calculo que tenha a haver com a possibilidade de estar a fazer publicidade. A meu ver não estou.

Mas aqui deixo novamente.

[Editado pela moderação]

Concordo que por vezes poderemos apanhar informação incorrecta. Nesse caso só temos que a avaliar, debater e chegar a um consenso.

Cump
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça mar 13, 2012 4:02 pm

O único "objecto" que pode impedir o macho de acasalar com a fêmea é uma rede a separá-los...

:roll:
Última edição por chinchilavis em terça mar 13, 2012 6:46 pm, editado 1 vez no total.
GSfanatic
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 6:37 pm

Olhe Tarax, sinceramente desisto. Quer acreditar que pode deixar o macho com a fêmea na altura do parto, pois pense como quiser. Só é pena que não seja capaz de pensar por si mesmo e siga apenas aquilo que vê na net. E desses links o único site decente é... ah, espere, nenhum deles é decente.

Se mesmo após o cenário que indiquei, que já aconteceu a IMENSAS pessoas, continua a pensar que é possível deixar o macho com a fêmea na altura do parto, então tem mesmo muito a aprender. E sinceramente eu é que não vou perder mais tempo a tentar ensinar.

Só lhe digo que já tenho chinchilas há quase 4 anos, já fiz todas as pesquisas, já conversei com vários BONS criadores e sei perfeitamente daquilo que falo. Mas pronto, prefere acreditar nos "caras legais" desses sites, pois muito bem. Boa sorte. Para a chinchila.

E dizer que não discorda e depois afirmar o contrário daquilo que eu disse... não é discordar? Ok.
Tarax
Membro Júnior

quarta mar 14, 2012 12:15 am

GSfanatic Escreveu:Olhe Tarax, sinceramente desisto. Quer acreditar que pode deixar o macho com a fêmea na altura do parto, pois pense como quiser. Só é pena que não seja capaz de pensar por si mesmo e siga apenas aquilo que vê na net. E desses links o único site decente é... ah, espere, nenhum deles é decente.

Se mesmo após o cenário que indiquei, que já aconteceu a IMENSAS pessoas, continua a pensar que é possível deixar o macho com a fêmea na altura do parto, então tem mesmo muito a aprender. E sinceramente eu é que não vou perder mais tempo a tentar ensinar.

Só lhe digo que já tenho chinchilas há quase 4 anos, já fiz todas as pesquisas, já conversei com vários BONS criadores e sei perfeitamente daquilo que falo. Mas pronto, prefere acreditar nos "caras legais" desses sites, pois muito bem. Boa sorte. Para a chinchila.

E dizer que não discorda e depois afirmar o contrário daquilo que eu disse... não é discordar? Ok.
Não discordei, tanto que completei a informação:

"O macho tentará acasalar novamente logo após o nascimento do primeiro filhote - às vezes, inclusive durante o parto. Se você estiver presenciano o nascimento, fique atento(a) para ver se as investidas do macho não estão irritando demais a fêmea. Se ela aceitar a presença dele sem grandes e violentos protestos, ele poderá ficar na gaiola, pois ajudará conforme os filhotes nascem. Caso contrário, convém retirar o macho da gaiola. A fêmea poderá ficar agressiva com ele e, em casos de partos múltiplos, quando o macho tenta cruzar e um dos filhotes fica no meio do caminho, ele pode ficar agressivo com o filhote. De qualquer forma, mesmo permitindo a presença do macho na gaiola, após o término do parto é indicado separar o casal para evitar um novo acasalamento. Duas gestações em sequência são prejudiciais à saúde da fêmea e dos filhotes."

Eu não sigo a risca o que está na net, caso contrário não estaria aqui a falar.
Não estou a duvidar da sua palavra nem da sua experiência, nem tão pouco a persistir.
Simplesmente comentou a minha resposta e eu argumentei em base da minha pesquisa.

Eu apenas estou a tentar obter mais informação, não estou a pensar que sei mais que alguém, muito pelo contrário, eu sei que sei muito pouco, mas as questões e o contexto têm fundamento das pesquisas. Eu não tive problemas em expor as fontes, como viu está lá bem divulgado.

Esses "caras legais" foram dos primeiros a fazerem criações de chinchilas, a partida têm muita experiência.

Agora se a fonte não é credível isso já é outra história.

Eu sei que tenho muito para aprender como também já teve.

E ainda teve sorte que conseguiu encontrar bons criadores que não se importaram de perder seu tempo para o ensinar.
GSfanatic
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 1:16 am

Ah, os brasileiros foram dos primeiros a criar chinchilas? Ok... não quererá dizer que os donos d'A Toca foram dos primeiros a criar chinchilas para animais de estimação NO BRASIL? E ainda por cima com chinchilas vindas de criadores de chins para venda de peles. Melhores genes não existem, sem dúvida. E acha mesmo que quem começa criação com 300 chinchilas está a fazer algo decente? Eu não acho.

Não completou informação nenhuma. Deu uma informação que vai contra a informação que eu dei. Eu digo que o macho DEVE SER retirado de perto da fêmea dias antes do parto, aquilo que você colocou aqui diz que o macho PODE ficar com a fêmea, tendo o dono de colocar esconderijos e ficar de olho. Logo, tendo como fundamento a Língua Portuguesa... está a discordar. É que é tão simples quanto isso.

Não basta ler muito na internet. Há que saber distinguir o que está correcto do que está errado. E se pensar por si mesmo e olhar, com olhos de ver, para o cenário que eu descrevi no outro post, verá o quão errada está a informação aqui colocada por si.

E não digo que está errada porque acho que é impossível conseguir impedir que o macho engravide a fêmea ou mate os filhos. Digo que é errada porque acho demasiada idiotice correr o risco de tal coisa acontecer. Para quê remediar quando se pode prevenir? É que basta uma rede a dividir a gaiola, esperar 5/6 dias após o parto e depois retirar a rede. É assim tão difícil? Vale mesmo a pena correr riscos desnecessários?

Já o link Bichos do Mato, perdeu logo qualquer credibilidade ao incluir isto no seu texto:

"Se a gaiola tiver o fundo de arame, este deve de ser coberto com cartão ou jornais e aparas de madeira para que as crias não enfiem uma patita nos buracos da rede e se magoem."

Primeiro erro: não deixar claro que fundo de arame é perigoso e nem sequer deve existir.
Segundo erro: afirmar que devem ser utilizados jornais (com tintas tóxicas).

Foi logo a primeira coisa que li e tal como disse anteriormente, fechei logo a janela.

E já que falamos em quem foi "dos primeiros" a criar chinchilas para companhia...

Anos 80 – Nos estados Unidos, Canada e alguns países da Europa a Chinchila é cada vez mais conhecida como animal de companhia.

De "anos 80" para 1997 ainda vão alguns aninhos. Portanto os "caras legais" não foram "dos primeiros a criar chinchilas". Antes deles ainda foram os EUA, Canadá e alguns países da EUROPA.

Mais argumentos não posso dar. Penso que são argumentos bastante claros e "na mouche", mas você lá sabe. Quando quiser fazer criação, faça o que a sua consciência indicar. Não se esqueça é de se preparar para as consequências se cometer o erro de seguir as indicações escritas nesses textos. São consequências desastrosas.
Responder

Voltar para “Exóticos”