News do Tambor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 14, 2012 11:58 am

Chiii Escreveu:Pois... :/

Não tenho qualquer formação veterinária, mas para mim, é quase senso comum que uma chin, depois do que aconteceu, o raio-x ou outro exame do género, era o mínimo que um vet devia fazer.

Um exame que se limita a olhar para ela e apalpar, numa coisinha tão pequenina, pode não ser suficiente.

O Ernesto fez um raio-x e aqueles ossinhos são muita pequeninos lol quase que parecia um desenho animado.

Conseguis-te encontrar um vet mesmo de exóticos? É que muitos não o são, mas nunca recusam um cliente, por motivos óbvios.

Não tenhas receio de insistir que ele faça um outro tipo de exame, caso ele se negue prontamente, se calhar pode é querer dizer que não sabe como o há-de fazer a um bicho tão pequeno como uma chinchila.

E uma segunda opinião, nunca é de mais: procura outro vet.
sim sim, eu fui mesmo a vet. que tinha medicina de exóticos, no infantado. Ele pareceu-me perceber bem sobre exóticos, verificou os cocós, os dentes, pesou-a, entre outras coisas... mas achou se calhar por bem não ter feito r-x :| Já era um médico com os seus 50-60 anos, portanto tinha que perceber alguma coisa de exóticos, acho eu :/

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta mar 14, 2012 12:07 pm

Omlet24 Escreveu:
Chiii Escreveu:Já agora, ele tirou algum raio-x?

Senão, era preferível...
Não, ele não tirou Raio-X, apesar de eu ter perguntado ao Dr. se não era melhor, mas ele disse que não era preciso porque ele fazia força nas patas e que era só durido, eu ainda fiquei naquela de insisitir, mas ele parecia que sabia o que dizia :roll:
O vet não quis que se fizesse raio x?
Essa é novidade pra mim... o meu vet dos exóticos fazia raio x a tudo e mais alguma coisa se eu deixasse.
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 14, 2012 12:10 pm

marianamar Escreveu:
Omlet24 Escreveu:
Chiii Escreveu:Já agora, ele tirou algum raio-x?

Senão, era preferível...
Não, ele não tirou Raio-X, apesar de eu ter perguntado ao Dr. se não era melhor, mas ele disse que não era preciso porque ele fazia força nas patas e que era só durido, eu ainda fiquei naquela de insisitir, mas ele parecia que sabia o que dizia :roll:
O vet não quis que se fizesse raio x?
Essa é novidade pra mim... o meu vet dos exóticos fazia raio x a tudo e mais alguma coisa se eu deixasse.
eu não disse que ele não quis, ele disse que não era preciso. Já agora acham que paguei muito pela primeira consulta? 28,50. Só por curiosidade, é que me disseram (quem me vendeu o tambor) que foi muito :roll:

SlbTelmo no Youtube
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quarta mar 14, 2012 12:21 pm

Não queiras economizar no que toca a chins, e já agora, qualquer outro animal, dá sempre mau resultado, seja porque acabas por ir mais vezes ao vet, seja pela consequências que a falta de cuidado, motivado pela contenção de despesas, podem causar, no qual não posso deixar de referir o sofrimento e a morte do animal.

A minha única comparação é com o meu vet e, face a isso, digo-te que a tua consulta foi barata.

Paguei cerca de 80 € numa vez que levei a minha primeira chin, o Gabriel, ao vet. Foi-me vendida por o que aqui na arca designam por criadeiro, (falha minha). No segundo dia em minha casa, fomos com ela ao vet e acabou por morrer lá, de tão mal que estava. Não comia, não se mexia, nada :'(

Com o Ernesto, foi pelo que expliquei anteriormente, paguei cerca de 90 €, consulta, raio-x e medicamentos para lhe dar em casa.

Daqui, avalia como entenderes ;)
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 14, 2012 12:25 pm

Chiii Escreveu:Não queiras economizar no que toca a chins, e já agora, qualquer outro animal, dá sempre mau resultado, seja porque acabas por ir mais vezes ao vet, seja pela consequências que a falta de cuidado, motivado pela contenção de despesas, podem causar, no qual não posso deixar de referir o sofrimento e a morte do animal.

A minha única comparação é com o meu vet e, face a isso, digo-te que a tua consulta foi barata.

Paguei cerca de 80 € numa vez que levei a minha primeira chin, o Gabriel, ao vet. Foi-me vendida por o que aqui na arca designam por criadeiro, (falha minha). No segundo dia em minha casa, fomos com ela ao vet e acabou por morrer lá, de tão mal que estava. Não comia, não se mexia, nada :'(

Com o Ernesto, foi pelo que expliquei anteriormente, paguei cerca de 90 €, consulta, raio-x e medicamentos para lhe dar em casa.

Daqui, avalia como entenderes ;)
não, não... claro que não economizo, dou-lhe tudo de melhor e gasto o € que for preciso...seja com o meu tambor seja com a minha Candy :oops: Sou um "Pai" Babado :twisted: :twisted:

Quanto à tua chin do criadeiro tenho muita pena :( Estou a ver que o Ernesto é como o meu Tambor, un ninja não? ahahah, apesar de tudo eles são sempre os nossos meninos MAGNIFICOS!!

SlbTelmo no Youtube
Chiii
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 12:35 pm

Sim, tenho duas chins, o Ernesto e o Simão, que foram carinhosamente apelidados por nós como o Mini Ninja e o Fat Nija xD

É vê-los a correr, a dar pulos que nos impressionam sempre, a fazer ricochete nas paredes, é só rir.

Felizmente o Ernesto ficou bom. Já tinhamos referência de um vet de exóticos, quando nos apercebemos não hesitámos e fomos logo lá, creio que já passava das 23h, motivo porque a consulta também foi um pouco mais cara.

Em casa, davamos medicação diluída em água através de uma seringa, o bicho quando nos via já fugia de nós, tadinho, mas teve de ser.

Eu pessoalmente solto os meus no wc. Fecho o tampo da sanita, não deixo nada com água, fecho a janela e lá andam eles. É um local mais fresco, não há cabos eléctricos nem coisas perigosas que possam roer e eles adoram pular da sanita para os nossos ombros e para o chão. E para limpeza, também é mais fácil, porque não há sítios onde eles se possam meter ;)
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 14, 2012 1:58 pm

Chiii Escreveu:Sim, tenho duas chins, o Ernesto e o Simão, que foram carinhosamente apelidados por nós como o Mini Ninja e o Fat Nija xD

É vê-los a correr, a dar pulos que nos impressionam sempre, a fazer ricochete nas paredes, é só rir.

Felizmente o Ernesto ficou bom. Já tinhamos referência de um vet de exóticos, quando nos apercebemos não hesitámos e fomos logo lá, creio que já passava das 23h, motivo porque a consulta também foi um pouco mais cara.

Em casa, davamos medicação diluída em água através de uma seringa, o bicho quando nos via já fugia de nós, tadinho, mas teve de ser.

Eu pessoalmente solto os meus no wc. Fecho o tampo da sanita, não deixo nada com água, fecho a janela e lá andam eles. É um local mais fresco, não há cabos eléctricos nem coisas perigosas que possam roer e eles adoram pular da sanita para os nossos ombros e para o chão. E para limpeza, também é mais fácil, porque não há sítios onde eles se possam meter ;)
ahahah, o meu tambor também é assim, Salta tudo, ricochete, foge de nós por causa dos medicamentos ahahah. Mas sim, tem que ser, eu solto-os no quarto e fico de vigia, uma, duas horas, não os deixo ir para o pé dos fios, abro o armário ele vão lá xD. Mas a candy é mais sossegada, apesar de estar a apanhar os vicios do tambor =DD.

Se calhar vou passar a solta-los na casa de banho também. já agora, os teus saltam para os teus ombros? os meus não gostam de andar ao colo, apesar de às vezes deixarem fazer festas. O tambor já tentei andar com ele ao ombro, mas ele é mesmo super ninja, ele gosta de andar à solta e manda-se para cima da cama, para as minhas costas, etc...

SlbTelmo no Youtube
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta mar 14, 2012 2:15 pm

Não acho caro, costumo pagar 30.

Mas quando um ratz meu caiu de uma altura de um metro e ficou meio torto a primeira coisa que o vet fez foi um raio-x... e foi assim que confirmámos o diagnóstico (ombro deslocado). Assim desconfio de um vet que não faz um raio x a um bicho que caiu de uma altura de 5m... eu pedia uma segunda opinião, ou procurava outro vet para a próxima.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta mar 14, 2012 2:52 pm

Concordo com o que foi dito, ou seja, talvez não fosse má ideia pedires uma segunda opinião. O que o vet fez é algo que alguns de nós poderiam fazer :roll: . Não estou a dizer que ele não é competente mas se calhar está mais habituado a cães e gatos.

A consulta não foi cara (por uma consulta há uns anos paguei 34€) mas para mim o preço é muito menos importante do que a saúde dos nossos animais.

Com uma queda dessa altura um Rx é fundamental, nem c«que seja para ficares descansado.

Quanto aos ombros, cada chin tem a sua personalidade e com o tempo vão saltar-te para os ombros, para o colo, roer camisolas... :D

Com o tempo quente deves evitar passeios longos. No verão não dou passeios nem banho ao meu chin.

A WC, com os cuidados que a/o Chiii referiu, é um dos melhores lugares para o passeio. :wink:
Chiii
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 3:09 pm

Lá está, cada bicho tem a sua personalidade.

O Ernesto é meio arisco, se forçamos o contacto ele põe-se a fazer uns barulhinhos e foge de nós. Mas se o ignoramos, ele vem ter connosco e sobe para o colo.

Tanto um como o outro fazemos festinhas, eles adoram quando é na parte de baixo/lado do pescoço, torcem-se todos. Detestam que lhes mexam na cauda.

Mas de início? Jesus, ninguém fazia nada destes bichos lol. :D

No wc sentamo-nos no chão e eles com a exploração, estão sempre a ver para onde vão saltar a seguir, até que o Ernesto descobriu que para os ombros é giro, fica mais alto :)

O Simão já não, só sobe as vezes para o colo.

De início, soltava-os na cozinha, já devidamente preparada para o efeito, pois é lá que esta a gaiola deles, que é grandita. Até que um dia, o Ernesto se meteu atrás da máquina de lavar, por um espaço que eu até hoje juro que ele não cabia lá. O pêlo deles engana muito, sabes..
Chiii
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 3:14 pm

Ah e Omlet24, os meus também não gostam de andar ao colo. Eles gostam de saltar para o colo, para os ombros e depois para o chão ou outros locais.

Os nosso meninos são muito independentes :)
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta mar 14, 2012 3:18 pm

Sinceramente também acho estranho a falta desse importante meio de diagnóstico, numa queixa destas. :roll:

Mas também costumo confiar no que me diz a vet, afinal quem tirou o curso foi ela, mas também sabemos que nunca é demais estar de pálpebras bem abertas :wink:

Aqui o vet de exóticos também cobra 30 por consulta (seja a 1ª, sejam as seguintes), por isso também não acho caro.

Em relação a acidentes com chins, tenho o meu trauma.
Quando comprei o meu pequeno Rudolfo, comprei também a (maldita ) gaiola.
Própria para chinchilas, uma mansão como eu nunca tinha visto.

Só que com o passar do tempo, ele foi roendo todas as pecinhas de plástico da gaiola.Era feita de grades de metal, mas os fechos das portas e portinholas para os comedouros eram de plástico!!
Cheguei a ter que arranjar fechos com arames!
Ou seja, de vez em quando ele conseguia abrir uma porta, e durante a noite (era sempre durante a noite) o gajinho dava uma escapadela.Acordávamos com ele aos pulinhos na nossa cara.Quem nunca provou posso dizer que sabe tão bem, sabe a massagens :lol: , aquelas patinhas muito fofinhas!

Uma altura, conseguiu escapar durante a noite, e também se escapou por uma janela.Mas o perigo até nem foi a altura, era rés do chão e ele saltou para o páteo das traseiras.
O problema foi a piscina cheia de água.Foi horrivel.Custou-me horrores.
E se o comedouro não tivesse ficado torto, eu nunca teria percebido como se deu a fuga:ele levantou o comedouro e passou por baixo!

São para além de animais irrequietos, extremamente inteligentes!
No caso do Rudolfo custou-lhe a vida.
:cry:
Chiii
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 3:31 pm

Tadinho, lamento imenso :(

Se eu com o Gabriel, que acabei por tê-lo nem por 48 horas, custou-me imenso, imagino a si...só nos resta aprender com os erros :(

Uma pessoa quase que tem de tirar um curso para tratar dos bichos, vemos tantos produtos com o rótulo "para chinchilas" que achamos que basta abrir os cordões à bolsa e podemos ficar descansados. Já para não falar de opiniões completamente antagónicas que abundam por aí.

São realmente muito inteligentes - dão-nos sempre a volta lol.
Omlet24
Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 14, 2012 3:36 pm

anioska Escreveu:Sinceramente também acho estranho a falta desse importante meio de diagnóstico, numa queixa destas. :roll:

Mas também costumo confiar no que me diz a vet, afinal quem tirou o curso foi ela, mas também sabemos que nunca é demais estar de pálpebras bem abertas :wink:

Aqui o vet de exóticos também cobra 30 por consulta (seja a 1ª, sejam as seguintes), por isso também não acho caro.

Em relação a acidentes com chins, tenho o meu trauma.
Quando comprei o meu pequeno Rudolfo, comprei também a (maldita ) gaiola.
Própria para chinchilas, uma mansão como eu nunca tinha visto.

Só que com o passar do tempo, ele foi roendo todas as pecinhas de plástico da gaiola.Era feita de grades de metal, mas os fechos das portas e portinholas para os comedouros eram de plástico!!
Cheguei a ter que arranjar fechos com arames!
Ou seja, de vez em quando ele conseguia abrir uma porta, e durante a noite (era sempre durante a noite) o gajinho dava uma escapadela.Acordávamos com ele aos pulinhos na nossa cara.Quem nunca provou posso dizer que sabe tão bem, sabe a massagens :lol: , aquelas patinhas muito fofinhas!

Uma altura, conseguiu escapar durante a noite, e também se escapou por uma janela.Mas o perigo até nem foi a altura, era rés do chão e ele saltou para o páteo das traseiras.
O problema foi a piscina cheia de água.Foi horrivel.Custou-me horrores.
E se o comedouro não tivesse ficado torto, eu nunca teria percebido como se deu a fuga:ele levantou o comedouro e passou por baixo!

São para além de animais irrequietos, extremamente inteligentes!
No caso do Rudolfo custou-lhe a vida.
:cry:
Eu tive sorte, também tenho piscina cheia e ele não foi para lá. Eu mudei tudo de plástico que tinha a gaiola, é tudo em metal, e prateleiras em madeira de pinho não tratada. A gaiola era da minha cunhada que teve um chin 5 anos, morreu não sabe do quê, mas eu tento mesmo dar de tudo do melhor para elas, e realmente uma distração como a chinchilavis disse pode ser fatal, como no seu caso anioska :(. Sinto muito

SlbTelmo no Youtube
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta mar 14, 2012 3:44 pm

Eu não me distraí, apenas não estive à altura.

Nunca pensei que uma chinchila tivesse capacidade para tanto.Fiquei chocada, espantada, sei lá.
E sim, comprei a gaiola, de uma marca que contrói gaiolas e acessórios para chinchilas, custou uma pequena fortuna, e no fim não era própria para chinchilas :evil:
Responder

Voltar para “Exóticos”