Gaiola para Esquilo Siberiano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

terça mar 27, 2012 9:58 pm

dare Escreveu:Todas os galhos vindos de árvores de fruto não são prejudiciais. Basta ferver durante um bocado, secar, lavar bem.
Sei que a pergunta não tem nada haver com o post mas tenho uma dúvida para tirar! O que referiu em relação aos galhos de árvores de fruta, que não são pejudiciais, também se pode adequar para chinchilas? É que queria arranjar uns ramos para meter na gaiola das minhas chinchilas para desgastarem os dentinhos :D
Floop
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

terça mar 27, 2012 10:47 pm

Nitara Escreveu:Não há problema Floop e obrigado pelo apoio.

Mas respondendo à sua questão, a gaiola que eu comprei apenas trazia a roda, um bebedouro e um comedouro.
Tive de ser eu a comprar os esconderijos ( dois ninhos para periquitos de tamanho diferente ), a fazer os patamares e a colocar os galhos e os brinquedos.

Acredito que hajam gaiolas já prontas, é uma questão de procurar.

O Yoshiro está a dormir neste momento :wink: .
Muito obrigado Nitara :wink:

Eu pergunteii aquilo da gaiola, no sentido de haver alguma mesmo qualificada (ja vi gaiolas quadradas de 45 cm e diziam que era para esquilo...).

Já agora, a roda e fechada, ou é de grades?
E à partida, ramos de nespereira e nogueira nao devem fazer mal, pois não?

E olha, ainda não deves ter reparado, mas o teu Yoshiro tem "cheiro" (desagradável)?

Adeus e um boa noite (se entretanto nao vier cá cuscar )

:oops:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta mar 28, 2012 8:51 am

Floop Escreveu: Muito obrigado Nitara :wink:

Eu pergunteii aquilo da gaiola, no sentido de haver alguma mesmo qualificada (ja vi gaiolas quadradas de 45 cm e diziam que era para esquilo...).

E olha, ainda não deves ter reparado, mas o teu Yoshiro tem "cheiro" (desagradável)?

A roda que eu tenho é de grades e veio com a gaiola. Eu não sou muito adepta das rodas abertas e pretendo adquirir uma fechada daqui a uns tempos.

Todos os animais têm o seu cheiro próprio. Quando peguei no Yoshiro notei o cheirinho característico ( mas temos de ver que ele veio de uma gaiola pequena com mais vinte e tal esquilos lá dentro ao monte e com comida e fezes/urina misturadas ). Se a higiene for efectuada como deve ser, o cheiro não se nota absolutamente nada.
Floop
Membro Júnior

quarta mar 28, 2012 9:32 am

Nitara Escreveu:

A roda que eu tenho é de grades e veio com a gaiola. Eu não sou muito adepta das rodas abertas e pretendo adquirir uma fechada daqui a uns tempos.

Todos os animais têm o seu cheiro próprio. Quando peguei no Yoshiro notei o cheirinho característico ( mas temos de ver que ele veio de uma gaiola pequena com mais vinte e tal esquilos lá dentro ao monte e com comida e fezes/urina misturadas ). Se a higiene for efectuada como deve ser, o cheiro não se nota absolutamente nada.
Obrigadíssimo Nitara (eu pergunto isto porque vivo com os meus pais, e a minha mãe (claro, sempre as mães :b) nao gosta muito de roedores porque tem o estereotipo de serem mal-cheirosos ) :lol:

Agora uma pergunta para os mais experientes (desculpa por tar a encher o teu tópico Nitara :oops:): eles roem muito (isto é, tudo o que vêm À frente, plásticos, papel, madeiras...) ou só roem comida e mais algumas coisas para desgastar os dentes?
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 28, 2012 9:56 am

Floop Escreveu:
Nitara Escreveu:

Obrigadíssimo Nitara (eu pergunto isto porque vivo com os meus pais, e a minha mãe (claro, sempre as mães :b) nao gosta muito de roedores porque tem o estereotipo de serem mal-cheirosos ) :lol:

Agora uma pergunta para os mais experientes (desculpa por tar a encher o teu tópico Nitara :oops:): eles roem muito (isto é, tudo o que vêm À frente, plásticos, papel, madeiras...) ou só roem comida e mais algumas coisas para desgastar os dentes?
deixa-me dizer que os roedores são mesmo roedores, eles roem muito! As minhas chinchilas já me roeram 2 ratos de computador, roem as grades da gaiola, sticks de madeira que eu meto lá...Tudo!

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Floop
Membro Júnior

quarta mar 28, 2012 10:09 am

Omlet24 Escreveu:

deixa-me dizer que os roedores são mesmo roedores, eles roem muito! As minhas chinchilas já me roeram 2 ratos de computador, roem as grades da gaiola, sticks de madeira que eu meto lá...Tudo!
:o impressionante...

Eu pperguntei poorque, sendo assim também roem plástico, e como calculo, não é benéfico para eles...
Nitara
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 10:18 am

Já que falaram no facto dos esquilos roerem tudo, coloco mais uma dúvida que tenho.

A gaiola que eu adquiri vinha com uma grade no fundo. Eu retirei-a ( não gosto muito de grades no fundo das gaiolas ). Acham que o esquilo pode começar a roer o plástico e fugir ?

Obrigado :wink: .
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quarta mar 28, 2012 10:28 am

JessiicaF Escreveu:
dare Escreveu:Todas os galhos vindos de árvores de fruto não são prejudiciais. Basta ferver durante um bocado, secar, lavar bem.
Sei que a pergunta não tem nada haver com o post mas tenho uma dúvida para tirar! O que referiu em relação aos galhos de árvores de fruta, que não são pejudiciais, também se pode adequar para chinchilas? É que queria arranjar uns ramos para meter na gaiola das minhas chinchilas para desgastarem os dentinhos :D
Sim, para todos os anmais, porque não tem propriedades tóxicas.
Gubaidulina
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 8:36 pm

quarta mar 28, 2012 11:18 am

Já que falaram no facto dos esquilos roerem tudo, coloco mais uma dúvida que tenho.

A gaiola que eu adquiri vinha com uma grade no fundo. Eu retirei-a ( não gosto muito de grades no fundo das gaiolas ). Acham que o esquilo pode começar a roer o plástico e fugir ?

Obrigado .

Os esquilos roem absolutamente tudo o que encontrem mas.... o fundo da minha gaiola também é de plástico e eles nunca roeram. Nitara, duvido mesmo que venhas a ter problemas com o fundo da gaiola porque não há nenhuma saliência de plástico onde eles possam começar o estrago, certo?

Compraste o bichano no Saldanha?

Quando à roda, não sei se tens paciência/jeito para essas coisas mas como a minha roda também é de grades... tive medo que eles se magoassem nas patinhas por isso revesti-a com pano e cosi à mão (ficou meio rústico mas engraçado - qualquer linha grossa ou de lã serve para o serviço). Enfim, é que as rodas nas lojas são caras e todas elas são destrutíveis pelo dente de esquilo siberiano, excepto as de metal que são de grades!
Por acaso eles nunca ligaram nenhuma à roda por isso, como é muito grande, acabou por ficar para o gorduchinho (esquilo terrestre de Richardson).

Vou ver se tiro uma foto da roda para pôr aqui. E já agora, a ver se tiro umas fotos giraças quando eles andarem a passear na varanda.
Nitara, estou curiosíssima para ver o teu rebelde.
Gubaidulina
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 8:36 pm

quarta mar 28, 2012 11:35 am

Imagem

Imagem

Vamos lá ver se me entendi a meter as fotos.
Ficou azul porque era o tecido que tinha à mão mas pode-se sempre fazer mais bonitinho :D
Nitara
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 11:53 am

Muito obrigado pela ajuda :wink: . E não, não o comprei no Saldanha.
Também acredito que não haja grandes problemas com o fundo. Eu fiz um apoio de madeira grossa por baixo do fundo de plástico com rodas ( para facilitar a movimentação da gaiola ), o que ajuda a impedir uma fuga caso eu só note que ele anda a roer o fundo tardiamente.

E agora vamos às novidades e a mais uma dúvida ( desculpem lá a quantidade de dúvidas :oops: ). O Yoshiro começou a fazer o ninho dentro do comedouro. Levou para lá feno, amandou a comida cá para fora e não sai de lá excepto para beber água.
Eu tirei o comedouro e espalhei a comida no patamar. Fiz bem ou mal ?

Ele agora está deitado no fundo por baixo da roda.

Obrigado :wink: .
Nitara
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 3:37 pm

Tenho notícias e boas!

Como disse no post anterior tirei o comedouro, mas voltei a pô-lo tirando só o rebordo ( o que para ele devia ser semelhante a um ninho :lol: ).
Ele foi lá para dentro mas já não se aninhou.
Bem, fui buscar um pedaço de cenoura, coloquei-o nas grades e afastei-me. O Yoshiro foi lá comer! Depois começou a saltar nos galhos. Está muito mais activo do que ontem, já se começa a adaptar :D . Mas só faz isto quando nós estamos afastados e já o considero uma vitória.

Qualquer comentário será bem vindo e obrigado a todos :wink: .
Floop
Membro Júnior

quinta mar 29, 2012 10:17 am

Nitara Escreveu:Tenho notícias e boas!

Como disse no post anterior tirei o comedouro, mas voltei a pô-lo tirando só o rebordo ( o que para ele devia ser semelhante a um ninho :lol: ).
Ele foi lá para dentro mas já não se aninhou.
Bem, fui buscar um pedaço de cenoura, coloquei-o nas grades e afastei-me. O Yoshiro foi lá comer! Depois começou a saltar nos galhos. Está muito mais activo do que ontem, já se começa a adaptar :D . Mas só faz isto quando nós estamos afastados e já o considero uma vitória.

Qualquer comentário será bem vindo e obrigado a todos :wink: .
:) :) Muito bem, é sinal que já se está a adaptar... Vais ver, daqui a pouco, já o tens a "saltitar" nas tuas mãos hehehe... :wink:

Felicidades pela vossa conquista!
Nitara
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 11:03 am

Obrigado Floop :wink: .

Bem, o Yoshiro das 17h e 18h de ontem passou o tempo a recolher feno para fazer o seu ninho ... no comedouro :lol: . Adorei vê-lo saltar nos galhos, são animais lindos.

Sei que os esquilos siberianos têm por hábito mudar de ninho, pelo que acredito que a estadia no comedouro seja temporária. Afinal, tem duas caixas de ninho para explorar.

À uns minutos coloquei nas grades um pedaço de maçã. Ele ficou logo de nariz empinado quando me aproximei. Espero que daqui a pouco esteja lá a comê-la, como fez ontem com a cenoura.

:wink:
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

quinta mar 29, 2012 4:16 pm

dare Escreveu:
JessiicaF Escreveu:
Sim, para todos os anmais, porque não tem propriedades tóxicas.
Obrigada pela resposta :)
Responder

Voltar para “Exóticos”