Dorothy (Chinchila, a sua história e casa nova)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
edro
Membro Júnior
Registado: terça jul 03, 2012 8:42 am

segunda jul 09, 2012 8:20 pm

chinchilavis Escreveu:Hummm...chins que gostem de banho de areia e que detestem voltar para a gaiola? Não conheço... :P :lol:
Ainda bem que estão a dar-se bem! E parece que a transição de ração correu bem, o que é excelente! :D
Quando ela se atira contra a parede podes rir-te, não há problema (como consegues conter o riso? :o :) ).
Só um conselho, que nunca é demais. Durante o dia não a soltes pois está calor (mesmo com A/C). Acima de 24º é muito perigoso. Podes soltá-la à noite (seguindo o processo que segues ou abrindo a janela antes de a soltares). Nunca deixes nenhuma janela aberta quando ela anda no passeio.

Quanto ao rebolar-se na areia que fica na gaiola é um comportamento normal. Haja areia que elas rebolam-se a qualquer hora do dia ou da noite. Não há problema mas podes colocar-lhe a areia fora da gaiola durante o passeio. Relembro que quando está calor (parece que vão subir temperaturas nos próximos dias) não há banho nem passeio.

Parece que está a adaptar-se bem a ti. :D
Há pouco, estava a tentar fazer-lhe festinhas no pescoço através da rede, que normalmente é algo que ela gosta, e quando dei por ela estava com o meu dedo na boca dela, e mordiscou-me 3 ou 4 vezes. Não magoou, mas depois de ter tirado o dedo ela começou a fazer aquele barulhinho que parece estar a chorar, o dito "barking". :(
Ela ao fim do passeio fica na frente da porta de rede, a olhar para mim com a carinha mais triste de sempre, fico sempre com pena dela. :evil:
Já agora, Chin, em relação aos banhos, com que frequência devem ser introduzidos durante a semana da Dorothy e quando devo mudar a areia para uma nova? (Sei que se ela tiver feito xixi na areia devo mudar imediatamente, e os chocapics, basta retirá-los antes de guardar a areia). Que comida tipo de comida dá(s) ao Teco?
A ração da minha é bastante diferente de algumas que por vezes vejo por aqui, será que não é a mais indicada?

A que dou à Dorothy é esta:

Imagem
Será que não é a mais indicada e devia optar pelas Pellets? :roll:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jul 09, 2012 8:43 pm

O meu Teco come dessa ração. :wink: Além da ração come feno da montanha, sabor dente-de-leão (não gosta de camomila e vai comendo outro que não sei bem o sabor pois é recente). Neste momento ando a cortar-lhe na ração para o obrigar a comer feno pois não anda a comer feno como devia. :roll: Além disso dou-lhe um cubo de alfafa 3 vezes por semana. :wink:

Quando ela estiver com esse ar tristinho faz-lhe festas debaixo do pescoço (por baixo dos "queixos"). Podias dar-lhe uma guloseima mas deixa passar mais uns dias para normalizar os cocós. As dentadinhas que te deu são dentadinhas amigáveis :D que eles dão quando querem mimo ou estão na fase de "refilar". :lol: Tenta falar-lhe baixinho e com calma e faz miminhos. Se por acaso lhe der para começar a destruir a gaiola nunca lhe fales com voz alta ou aos gritos ok? Eles são assim, há dias em que são uns miminhos fofos e outros em que parece que deitam a casa abaixo. :lol:

Quanto tempo dura o passeio? Cuidado com o calor que vai voltar em força ok?

Quanto ao banho há quem dê dia sim dia não, durante 10-15 minutos. Eu dou todos os dias (5 minutos) excepto quando estão mais de 24º. Aí não há banho nem passeio. Quanto à areia, com xixi tem de ser mudada. Caso contrário podes mudar uma vez por semana ou de 2 em 2 semanas. Podes é ir tirando os chocapics. Basta ter 2 cm de altura de areia. :wink:
edro
Membro Júnior
Registado: terça jul 03, 2012 8:42 am

segunda jul 09, 2012 9:18 pm

chinchilavis Escreveu:O meu Teco come dessa ração. :wink: Além da ração come feno da montanha, sabor dente-de-leão (não gosta de camomila e vai comendo outro que não sei bem o sabor pois é recente). Neste momento ando a cortar-lhe na ração para o obrigar a comer feno pois não anda a comer feno como devia. :roll: Além disso dou-lhe um cubo de alfafa 3 vezes por semana. :wink:

Quando ela estiver com esse ar tristinho faz-lhe festas debaixo do pescoço (por baixo dos "queixos"). Podias dar-lhe uma guloseima mas deixa passar mais uns dias para normalizar os cocós. As dentadinhas que te deu são dentadinhas amigáveis :D que eles dão quando querem mimo ou estão na fase de "refilar". :lol: Tenta falar-lhe baixinho e com calma e faz miminhos. Se por acaso lhe der para começar a destruir a gaiola nunca lhe fales com voz alta ou aos gritos ok? Eles são assim, há dias em que são uns miminhos fofos e outros em que parece que deitam a casa abaixo. :lol:

Quanto tempo dura o passeio? Cuidado com o calor que vai voltar em força ok?

Quanto ao banho há quem dê dia sim dia não, durante 10-15 minutos. Eu dou todos os dias (5 minutos) excepto quando estão mais de 24º. Aí não há banho nem passeio. Quanto à areia, com xixi tem de ser mudada. Caso contrário podes mudar uma vez por semana ou de 2 em 2 semanas. Podes é ir tirando os chocapics. Basta ter 2 cm de altura de areia. :wink:
Eu ontem dei-lhe um pedaço pequeno de maçã seca/desidratada, não sei qual o nome correcto, que comprei numa loja de animais, vi por aqui que era uma guloseima que poderia dar de vez em quando, e pegou nela com as duas patitas e devorou-a em segundos! Sexta-feira vou tentar oferecer-lhe uma uva-passa, para ver se gosta. :)
Eu sou uma pessoa muito calma, acho que era preciso muuuito para sequer elevar a voz com a pequena.

Desde sexta-feira que ainda tem o mesmo cubo de alfafa na gaiola, vou mudar-lhe agora para outro, tem algumas dentaditas, mas não o consegue fazer desaparecer! O feno que tem é simples, sem sabor nenhum, quando comprei não sabia se poderia ou não ter desses aromas. Amanhã se passar num shopping já trago para experimentar. Para trocar de feno, tenho que o fazer gradualmente também, correcto? :roll:

O passeio tem durado 15/20 minutos, aqui nos últimos dias tem estado pouco calor, hoje quando fui para o passeio com ela estavam cerca de 19º na divisão, na rua deviam estar pouco mais de 22º.

O banho dei duas vezes, dois dias seguidos, para ver se ela se animava um pouco e estava mais ao menos as temperaturas que referi ali em cima.
E os chocapics tiro sempre. :wink:

Uma fotografia tirada com o telemóvel da pequena, ao bocadinho:

Imagem
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jul 09, 2012 9:30 pm

Sim, o feno deve ter uma transição gradual. Mas se ela come bem o que lhe dás (é o Natural Hay?) não lhe dês já outro (até porque pode não gostar). Convinha manteres esse feno ok? Se for mesmo Natural Hay. Se for de outra marca e ela comer bem, continua a dar esse. Não convém andar sempre a mudar, sobretudo porque está a fazer a transição de ração. E como está a comer bem esse, não é preciso mudares, por enquanto.

Lá para sábado podes dar meia uva-passa se os cocós forem normais. Quanto ao cubo, pode ainda não lhe apetecer. Estão dentro da validade? Podes tentar partir um bocadinho do cubo e dar-lhe com a mão.

Eu sei que o tempo tem estado fresco por esses lados :wink: .

Mas para amanhã já dão uma ligeira subida. Para a próxima semana alerta amarelo para os donos de chins: parece que vem aí nova vaga de calor e tens de estar prevenido.

Tens de mudar de telemóvel...a foto está...má :lol: :P . Mas mesmo assim dá para ver que ela está activa. :wink:
Última edição por chinchilavis em segunda jul 09, 2012 9:32 pm, editado 1 vez no total.
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

segunda jul 09, 2012 9:31 pm

Não fizes-te como eu :)
Eu quis ser logo o melhor amigo da minha, e só fiz foi assusta-la :/

Posso te dar uma sugestão:
Se te fizer, também, confusão a areia de banho, usa uma daquelas coisas tipo peneira.
A mim, dá-me imenso jeito!
Responder

Voltar para “Exóticos”